Sunteți pe pagina 1din 16

O sistema cardiovascular

Disciplina:Anatomia Curso: Psicologia 2 perodo Turma A

SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema cardiovascular ou circulatrio uma vasta rede de tubos de vrios tipos e tamanhos (vasos) que pe em comunicao todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contraes rtmicas do corao.

SISTEMA CARDIOVASCULAR
Componentes:
corao; vasos sangneos:
artrias, veias, capilares.

SISTEMA CARDIOVASCULAR
Transporte de nutrientes Absorvidos pelo trato Gastrointestinal para o resto do corpo

FUNES

Transporte de gases: O2 dos rgos respiratrios para os tecidos e CO2 no sentido oposto
Transporte de hormnios e produtos metablicos de uma parte do corpo para a outra

Transporte de produtos de Excreo das clulas ou Orgos onde so formados Para os orgos excretores
Regulao da temperatura Corprea, transferindo Calor das partes mais internas Para a superficie, onde o mesmo pode ser dissipado

Defesa contra agentes patognicos, permitindo a ao de processos imuno-celulares desempenhados pelo sangue por todo organismo e coagulao sanguinea

CORAO
rgo muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda Msculo cardaco miocrdio tecido muscular estriado esqueltico. Apresenta quatro cavidades: duas superiores trios; duas inferiores ventrculos.

VLVULAS CARDACAS
Vlvula tricspide: comunica trio e ventrculo direitos. Vlvula bicspide ou mitral comunica trio e ventrculo esquerdos. Funo garantir que o sangue siga uma nica direo, sempre dos trios para os ventrculos.
.

Vlvulas semilunares Pulmonar (direita) e artica (esquerda). Funo: impedir o refluxo de sangue. .

SSTOLE E DISTOLE CARDACAS


As cmaras cardacas contraem-se e dilatam-se alternadamente 70 vezes por minuto, em mdia: contrao = sstole; relaxamento = distole: acontece entre uma sstole e a seguinte. Ciclo cardaco: ciclo completo de contrao (sstole) e relaxamento (distole) das cmaras cardacas corresponde a um batimento cardaco. Freqncia cardaca: quantidade de ciclos ou batimentos por minuto. Dbito cardaco: volume de sangue bombeado pelo corao por minuto aproximadamente 5 litros/minuto em um adulto em repouso ] tambm chamado volume-minuto cardaco.

PRESSO ARTERIAL
a presso exercida pelo sangue contra a parede das artrias.
Em um adulto com boa sade, a presso nas artrias durante a sstole ventricular presso sistlica ou mxima da ordem de 120 mmHg (milmetros de mercrio). Durante a distole, a presso diminui, ficando em torno de 80 mmHg; essa a presso diastlica ou mnima.

Pulso ou Pulsao:

O ciclo de expanso e relaxamento arterial pulso ou pulsao pode ser percebido facilmente na artria radial do pulso ou na artria cartida do pescoo. Corresponde s variaes de presso sangnea na artria durante os batimentos cardacos.
Irrigao do Corao: artrias coronrias. So as artrias que irrigam o corao, quando entopem, causam o infarto do miocrdio.

ATIVIDADE ELETRICA DO CORAO


Ndulo (n) sinoatrial (SA) ou marcapasso regio especial do corao, que controla a freqncia cardaca: Localiza-se perto da juno entre o trio direito e a veia cava superior. Constitudo por um aglomerado de clulas musculares especializadas freqncia rtmica de aproximadamente 72 contraes por minuto.

VASOS SANGUNEOS
VASOS SANGNEOS: Trs tipos principais:
Artrias: vasos que saem do corao levam sangue do corao aos pulmes (artria pulmonar) e ao corpo (artria aorta): pequenas artrias = arterolas. Veias: vasos que chegam ao corao trazem o sangue dos pulmes (veias pulmonares) e do corpo (veias cavas) ao corao: em seu interior existem vlvulas que impedem o refluxo de sangue; pequenas veias = vnulas. Capilares:levam sangue aos tecidos e ligam artrias e veias.

CIRCULAO

Circulao: Pulmonar e Sistmica: A circulao sangnea pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmes, para oxigen-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as clulas do corpo circulao dupla.

CIRCULAO
Circulao Pulmonar ou pequena circulao: ventrculo direito artria pulmonar pulmes veias pulmonares trio esquerdo. Circulao sistmica ou grande circulao: ventrculo esquerdo artria aorta sistemas corporais veias cavas trio direito.

FIM

S-ar putea să vă placă și