Sunteți pe pagina 1din 47

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PAR

IESP FORMAO DE OFICIAIS

2011

FUNDAMENTOS DE GESTO PBLICA


PROFESSORA TACIANNA SAUMA GONTIJO

OBJETIVO DA DISCIPLINA NO CURSO


Proporcionar ao aluno conhecimentos bsicos

sobre a Administrao Pblica, bem como,


habilitar o futuro oficial a desempenhar funes administrativas nas sees da Corporao, e entender os trmites da execuo oramentria na Administrao Pblica.

ETIMOLOGIA
A palavra ADMINISTRAO (latim) AD= direo para, tendncia MINISTER =

comparativo

de

inferioridade
TER = subordinao, obedincia Em sua origem, a palavra administrao significa funo que se desenvolve sob o comando de outro.

O QUE ADMINISTRAR ?
Significa no s prestar servio,

execut-lo,

como,

outrossim,

dirigir,

governar, exerce a vontade com o objetivo

de obter um resultado til; e que at, em


sentido vulgar administrar quer dizer traar
programa de ao e execut-lo.(Mello, 1979:33-34).

O administrador de qualquer escalo, planeja, organiza, dirige e controla todos os recursos necessrios, desde financeiros,

humanos at mquinas e equipamentos. Cabe a ele buscar o mximo de resultados com o mnimo de esforos.

ADMINSTRAO X PROPRIEDADE

Na administrao o dever e a finalidade so predominantes; no domnio, a vontade (Lima, 1952:51-52).

Em sentido lato, administrar gerir interesses segundo a Lei, a moral e a finalidade dos bens entregues guarda e conservao alheias.

Se

os

bens

interesses

geridos

so

individuais, realiza-se administrao particular,

se so da coletividade, realiza-se

administrao pblica.

Sentido subjetivo, formal ou orgnico: Designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer uma das funes em que se triparte a atividade estatal: a funo administrativa. (Di Pietro, 2003:54)

SENTIDO OBJETIVO, FUNCIONAL

MATERIAL

OU

Designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a

Administrao Pblica a prpria


administrativa predominantemente, (Di Pietro, 2003:54) que

funo
incumbe,

ao Poder Executivo.

INTRODUO ADMINISTRAO PBLICA


1. Os princpios constitucionais da Administrao Pblica;

2. O Estado: Povo, Territrio e Governo Soberano;


3. Poderes de Estado: Legislativo, Executivo e Judicirio; 4. Governo e Administrao Pblica; 5. Entidades Polticas e Administrativas (Estatais, Autrquicas, Fundacionais, Empresariais e Paraestatais); 6. rgos e Agentes Pblicos; 7. A Administrao Pblica na Constituio Federal do Brasil e na Constituio Estadual do Par; 8. Corpo de Bombeiros na estrutura organizacional do Governo do Estado.

Administrao Pblica tem como principal objetivo o interesse pblico, seguindo os princpios constitucionais.
Constituio Federal DA ADMINISTRAO PBLICA Seo 1 Disposies Gerais

Art. 37: A administrao Pblica de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da

Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficincia e , tambm....

LEGALIDADE
Nasceu com o Estado de Direito;
Garantia de respeito aos direitos individuais; Vontade da Administrao Pblica decorre da lei; Atos administrativos vinculado lei;

IMPESSOALIDADE Atos administrativos so imputveis no ao servidor que o pratica, mas ao rgo ou entidade da Administrao Pblica; Proibio de smbolos, nomes ou imagens que caracterizem promoo pessoal

MORALIDADE Saber distinguir no s o legal e o ilegal, mas tambm o bem e o mal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente; Ligada a ideia de desvio de poder;
Controle feito internamente;

PUBLICIDADE

Ampla divulgao praticados;

dos

atos

Todos tm direito a informao de carter particular ou coletivo;

EFICINCIA Realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional;


Demisso aps inabilitao em estgio probatrio;

Conflito : legalidade x eficincia;

OUTROS PRINCPIOS
Supremacia do interesse pblico

(confronto de interesses, prevalece o coletivo); Presuno de legitimidade ou de veracidade (certeza dos fatos); Especialidade ; Controle ou tutela (controle externo/ freios/contrapesos); Autotutela (controle interno
/anulao/revogao);

Hierarquia (reviso de

Cont.
Continuidade do servio pblico (encampao); Razoabilidade ou proporcionalidade (proporo meio e fim), inobservncia implica nulidade); Motivao; (indicao dos pressupostos /atos vinculados) Segurana jurdica (nova interpretao sem efeito sobre casos j resolvidos); Devido processo legal: (contraditrio e ampla defesa/ normas processuais, violao invalida o processo)

PRINCPIOS IMPLCITOS NA CONSTITUIO FEDERAL


Investidura de cargo pblico. (art. 37, inc.II, CF) Acessibilidade aos cargos pblicos. (art. 37, inc.I, CF)

Acumulao remunerada de cargo pblico. (art. 37, inc. XVI,CF)


Compras, contratao e alienaes atravs de licitao pblica. (art. 37, inc. XXI, CF)

Participao popular. ( 3, art. 37, CF)


Sanes a atos de improbidade administrativa. ( 4, art. 37, CF) Imprescritibilidade da reparao por dano ao errio. ( 5, art. 37, CF) Responsabilidade objetiva da Administrao Pblica. ( 6, art. 37, CF)

ORGANIZAO DO ESTADO
1) Forma Federativa de Estado (clusula ptrea, artigo 60 4, I CF/88) 2) Sistema de governo: Presidencialista (presidente o chefe do executivo) 3) Forma de governo: Republicana (eletividade e temporariedade) A Federao compreende a Unio, os Estados - membros, o Distrito Federal e os Municpios, que tambm so chamados entidade estatais com autonomia poltica reconhecida pela CF/1988, artigo 18.

PODERES DO ESTADO
LEGISLATIVO: elaborao de leis normativa) (funo

EXECUTIVO: converso da lei em ato individual e concreto ou seja dar execuo diante dos casos concretos (funo administrativa) JUDICIRIO: aplicao coativa da lei aos litigantes (funo judicial)

COMPONENTES DO ESTADO
POVO: o componente humano do Estado TERRITRIO: a base fsica do Estado

GOVERNO SOBERANO: o elemento condutor do Estado, que detm e exerce o poder absoluto de autodeterminao e auto-organizao emanado do povo.

ORGANIZAO E ESTRUTURA DA ADMINISTRAO PBLICA


CENTRALIZAO: O Estado executa suas tarefas diretamente por meio dos rgos e agentes administrativos que compe sua estrutura funcional.

DESCONCENTRAO: distribuio de competncias no mbito interno da prpria entidade encarregada de prestar o servio.

DESCENTRALIZAO: O Estado executa por meio de outras pessoas jurdicas. Outorga ou Delegao.

Outorga: O Estado cria uma entidade e a ela

transfere tarefas e poderes. Mediante lei, transfere


a titularidade e a execuo.

Delegao:

Estado

transfere

por

contrato

(concesso ou consrcio pblico) ou ato unilateral

(permisso ou autorizao), para que esta outra PJ


execute por sua conta e risco, mas sob as condies que o Estado impe. Transfere-se a

execuo.

ADMINSTRAO DIRETA
Controle finalstico
Princpio da
Especializao

Tutela Administrativa

ADMINISTRAO INDIRETA

ADMINISTRAO DIRETA
o conjunto de rgos que integram as pessoas polticas do Estado.

EX: Presidncia da Repblica e Ministrios, Governos de Estado e Secretarias, Prefeituras e Secretarias alm de rgos auxiliares (Casa Civil, Advocacia Geral da Unio, Controladoria Geral da Unio e outros).

RGOS
rgo pblico um ou centro seja, de uma competncias, unidade que despersonalizado,

congrega atribuies exercidas pelos agentes pblicos que o integram, do com o na objetivo de expressar definio a da Estado,

vontade

excelente

professora Maria Sylvia di Pietro.

ADMINISTRAO INDIRETA
constituda por pessoas jurdicas distintas do estado para o exerccio de forma descentralizada de atividades administrativas. AUTRQUICAS: Autarquias em regime especial, Agncias Executivas e Agncias Reguladoras
FUNDACIONAIS: assistncia social, assistncia mdica hospitalar, educao, pesquisa e atividades culturais. PARAESTATAIS: Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista, Servios Sociais Autnomos (Hely Lopes Meirelles); PARAESTATAIS: Servios Sociais Autnomos, Organizaes Sociais (OS), Organizao da Sociedade Civil de interesse Pblico (oscip). ( Doutrina Majoritria)

ENTIDADES
ENTIDADE: Unidade de personalidade jurdica . atuao dotada de

ENTIDADES ESTATAIS: pessoas jurdicas de Direito Pblico que integram a estrutura constitucional do Estado e tm poderes polticos e administrativos.

AUTARQUIAS
Pessoa jurdica de direito PBLICO; Criada por lei (outorga); Desempenham funes ADMINISTRATIVAS prprias e tpicas do Estado; Sem subordinao hierrquica, apenas controle finalstico; No possuem autonomia poltica e sim administrativa; Patrimnio, oramento e receita prprios; Regime de pessoal, em regra estatutrio. Exemplos: BACEN, INSS, INCRA, IBAMA, DETRAN.

FUNDAES
Autorizadas por lei; Personalidade jurdica de direito PBLICO ou PRIVADO; Destinada a atividades do estado na ordem SOCIAL; No possuem autonomia poltica e sim administrativa; Patrimnio, oramento e receita prprios; Regime de pessoal, em regra estatutrio.

EX: FUNASA, FUNAI, Fundao Santa Casa,

EMPRESAS PBLICAS
Pessoa jurdica de direito PRIVADO; Criadas por autorizao legislativa (LTDA, S.A.); Capital exclusivamente PBLICO; Atividades de carter econmico ou prestao de servios; Regime de pessoal: CLT (obrigatoriedade de concurso); No possuem qualquer privilgio fiscal no extensivo ao setor privado; Patrimnio, oramento e receita prprios; Ex: CORREIOS, CEF, EMBRAPA, EMATER.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA


Pessoa jurdica de direito PRIVADO; Criadas por autorizao legislativa ( S.A.); Formada por capital pblico e privado; Controle acionrio do poder PBLICO; Atividades de carter econmico ou prestao de servios no exclusivos do Estado; Regime de pessoal: CLT No possuem qualquer privilgio fiscal no extensivo ao setor privado; Patrimnio, oramento e receita prprios;
Ex: Banco do Brasil, Banco da Amaznia, Petrobrs.

ORGANIZAO SOCIAL
So pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos; Institudas, em regra, por iniciativa de particulares; Qualificadas por decreto Poder Executivo como Oss; Atividades se destinam pesquisa cientfica, meio ambiente, cultura, preservao e conservao do meio ambiente e sade; Firmam contrato de gesto.

ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO


So constitudas por iniciativa de particulares; Sob o regime jurdico de direito privado; Sem o intuito de lucro; Prestam servios sociais no-exclusivos do Estado; Incentivo e fiscalizao do Poder Pblico; Vnculo jurdico junto ao Estado por meio de termo de parceria

AGENTE PBLICOS
Conceito na Lei n . 8.429/1992. Art. 2.: Reputa-se agente pblico aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo na Administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito federal, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou em entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual.

AGENTES PBLICOS
Agente pblico toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta. (Di Pietro, 2003:431). 1) Agentes polticos; 2) Servidores pblicos; 3) Militares; e 4) Particulares em colaborao com o Poder Pblico

TIPOS DE AGENTES PBLICOS


Agentes Polticos: integram o governo, so
investidos por eleio para o exerccio de atribuies constitucionais. Podem ser eleitos, nomeados ou designados. Ex: Presidente, governador, prefeito, ministro, membros dos Tribunais de Contas e Ministrio Pblico.

Servidores Pblicos: vinculam-se ao Estado


ou s suas entidades autrquicas ou fundacionais. Sujeitam-se hierarquia funcional.
1) Servidores estatutrios; (estatutrio) 2) Empregados pblicos; (celetista) 3) Servidores temporrios. (contrato/funo)

PARTICULARES EM COLABORAO COM O PODER PBLICO


Agentes honorficos: so cidados convocados,
designados ou nomeados para prestar servios transitoriamente, sem vnculo, e em geral sem remunerao. Ex: jurados, mesrios.

Agentes

so particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio, e as realiza segundo as normas do estado. Ex: concessionrios, permissionrios, leiloeiros, serventurios notariais.

delegados:

NA CONSTITUIO FEDERAL

CAPTULO VII DA ADMINISTRAO PBLICA SEO I - Disposies Gerais Artigo 37 e 38 SEO II Dos servidores pblicos Artigo 39, 40 e 41 SEO III Dos militares dos estados, do distrito Federal e dos territrios. Artigo 42

NA CONSTITUIDO ESTADUAL

CAPTULO III DA ADMINISTRAO PBLICA


SEO I Disposies Gerais ART. 20 SEO V DOS MILITARES ART. 45 ART. 46

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PAR NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO GOVERNO DO ESTADO


CONSTITUIO ESTADUAL TTULO VI DA SEGURANA PBLICA CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 193. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos, subordinados ao Governador do Estado:
I - Polcia Civil; II - Polcia Militar; III - Corpo de Bombeiros Militar.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PAR NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO GOVERNO DO ESTADO

ATIVIDADES PARA UNIDADE


DIVIDIR EM GRUPOS; UTILIZAR A INTERNET; PESQUISAS A CONSTITUIO FEDERAL E A CONSTITUIO ESTADUAL DE SEU ESTADO; NA CE PESQUISAR OS PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS; PESQUISAR A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA (DIRETA E INDIRETA DE SEU ESTADO); IDENTIFICAR EXEMPLOS DE AUTARQUIAS, FUNDAES, SEM E EP;

FIM DA UNIDADE 1

S-ar putea să vă placă și