Sunteți pe pagina 1din 16

Os germes e as Origens das Infeces: como nos proteger durante nosso trabalho

A limpeza e a higiene so, hoje, um diferencial em um servio de sade. At porque a exigncia dos clientes e profissionais de sade maior, passando a exigirem e cobrarem mais, inclusive com grande repercusso na mdia.

AS PESSOAS QUE COMEM ALIMENTOS CONTAMINADOS COM PERIGOS BIOLGICOS, QUMICOS OU FSICOS PODEM SE FERIR FICAR DOENTES...

O que so germes?
Conceito:
Os germes so seres vivos infinitamente pequenos, no sendo possvel v-los a olho n. Para serem visualizados, precisamos da ajuda de um microscpio. Por isso so chamados de microrganismos ou micrbios = micro (pequeno) bio (vida). Estes micrbios so classificados em: protozorios fungos vrus bactrias

Doenas Causadas pelos germes


Giardase, doena intestinal que causa diarria; Doena de Chagas causada pelo trypanossoma; Toxoplasmose, doena transmitida pelo gato ou carne mal cozida de porco e carneiro contaminados; Micoses de pele e a Candidase oral (sapinho) ou vaginal; vrus temos a Gripe, a Hepatites e a AIDS. Os furnculos, as amigdalites, as cistites, as diarrias e as pneumonias causadas por estes germes so alguns exemplos.

Infeco
uma doena caracterizada pela presena de agentes infecciosos que provocam danos em determinados rgos ou tecidos do nosso organismo causando febre, dor, eritema (vermelhido), edema (inchao), alteraes sangneas (aumento do numero de leuccitos) e secreo purulenta do local afetado, muitas vezes.O nosso contato com microrganismos no significa obrigatoriamente que desenvolveremos doenas,

Como nos proteger durante nosso trabalho em Sade


Precaues Universais Durante nosso trabalho na rea da sade, diariamente entramos em contato com material biolgico como: sangue, secrees e excrees tipo vmito, urina, fezes, smen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais. Desta forma, na nossa rotina de trabalho sempre devemos estar conscientes da importncia de nos protegermos ao manipularmos materiais, artigos, resduos e ambiente sujos de sangue e/ou secrees.

Precaues Universais
Para nossa proteo usaremos as Precaues Padro,Precaues de Contato e de Gotculas que so cuidados e equipamentos que iro bloquear a transmisso de microrganismos evitando a nossa contaminao, a dos pacientes e do ambiente de trabalho.

Precaues Padro
Cuidados: Lavagem das Mos A lavagem rotineira das mos com gua e sabo, elimina alm da sujidade (sujeira) visvel ou no, todos os microrganismos que se aderem a pele durante o desenvolvimento de nossas atividade mesmo estando a mo enluvada. Indicao da Lavagem das mos Devemos lavar as mos sempre, antes de iniciarmos uma atividade e logo aps seu trmino, assim como fazemos em nosso dia a dia antes das refeies e aps a ida ao banheiro.

Precaues Padro
Indicao da Lavagem das mos Mesmo que, durante os procedimentos, as luvas sejam utilizadas, aps a retirada das luvas as mos devem ser lavadas. Aps tocar fluidos, secrees e itens contaminados; Aps assoar o nariz, pentear o cabelo e manusear dinheiro;

Precaues Padro
Tcnica de Lavagem das mos 1. Retirar anis,pulseiras e relgios; 2.Abrir a torneira e molhar as mos sem encostar na pia; 3.Colocar o sabo liquido nas mos; 4.Ensaboar as mos friccionando dando ateno s unhas, meio dos dedos, polegar , palmas e dorso por 15 seg; 5.Enxaguar com gua corrente abundante; 6.Enxugar com papel toalha; 7.Fechar a torneira com a mo protegida com papel toalha.

Precaues de Contato
Uso

de Luvas No exclui a lavagem das mos Uso de Avental Higienizao das mos

Precaues para Gotculas


Higienizao das mos Uso de mscaras

S-ar putea să vă placă și