Sunteți pe pagina 1din 14

Um Oceano de plstico

Durabilidade, estabilidade e resistncia a desintegrao. As propriedades que fazem do plstico um dos produtos com maiores aplicaes e utilidades ao consumidor final, tambm o tornam um dos maiores viles ambientais. So produzidos anualmente cerca de 100 milhes de toneladas de plstico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta frao vm de terra firme.

Ocean Plastic

Foto do vrtex

No oceano pacfico h uma enorme camada flutuante de plstico, que j considerada a maior concentrao de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extenso, vai da costa da Califrnia, atravessa o Hava e chega a meio caminho do Japo e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vrtex de lixo cerca de 100 milhes de toneladas de plsticos de todos os tipos.

Pedaos de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tnis, isqueiros, sacolas plsticas, caiaques, malas e todo exemplar possvel de ser feito com plstico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plstica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

O oceangrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha h 15 anos compara este vrtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, voc tem praias cobertas de lixo plstico de ponta a ponta.

Tartaruga deformada por aro plstico

A bolha plstica atualmente est em duas grandes reas ligadas por uma parte estreita. Referemse a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela rea no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a viso do oceano de lixo plstico a sua frente. 'Como foi possvel fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.

Pesquisadores alertam para o fato de que toda pea plstica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que no foram recicladas, ainda esto em algum lugar. E ainda h o problema das partculas decompostas deste plstico. Segundo dados de, Curtis Ebbesmeyer em algumas reas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentrao de polmeros de at seis vezes mais do que o fitoplncton, base da cadeia alimentar marinha.

Ave morta com o estmago cheio de pedaos de plstico

Todas a peas plsticas direita foram tiradas do estmago desta ave

Segundo PNUMA, o programa das naes unidas para o meio ambiente, este plstico responsvel pela morte de mais de um milho de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta rea, como tartarugas marinhas, tubares, e centenas de espcies de peixes.

E para piorar essa sopa plstica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regies estar ingerindo altos ndices de venenos, que podem ser introduzidos, atravs da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos terra retorna ns, seres humanos.

Ver essas coisas sempre servem para que ns repensemos nossos valores e principalmente nosso papel frente ao meio ambiente, ou o ambiente em que vivemos. Antes de reciclar, reduza!

S-ar putea să vă placă și