Sunteți pe pagina 1din 34

A DIMENSO PESSOAL SOCIAL DA MORAL

Trabalho Realizado por: Daniela Moreira 10B N12 Ano lectivo - 2010-2011

TICAS KANTIANA E UTILITARISTA


As ticas kantiana e utilitarista exigem que adoptemos um ponto de vista tico. Adoptar um ponto de vista tico nas decises morais significa dizer que ao actos ditados pelo nosso interesse pessoal no tm valor moral. Deve lembrar-se que para Mill ter em conta o interesse geral e coloca-lo acima dos interesses do prprio agente quando se decide o que fazer, condio fundamental da moralidade de um acto. Para Kant, moralmente errado que o agente abra excepes para si prprio e faa depender o cumprimento do dever da satisfao dos seus interesses e desejos. A imparcialidade uma exigncia comum as duas teorias.

PONTO DE VISTA TICO OU MORAL

Ponto de vista imparcial. Quando adoptamos este pondo de vista damos o mesmo peso aos interesses de todas as pessoas afectadas por uma dada aco. O grande problema desta perspectiva definir em que circunstancias moralmente exigvel adoptar um ponto de vista imparcial e em que casos moralmente permissvel ou at obrigatrio sermos parciais.

POR QUE RAZO DEVO AGIR MORALMENTE?


perguntar por que razo devo colocar-me de um ponto de vista universal, no ser egosta , ter em conta os interesses e necessidades dos outros. Por que no agir tendo unicamente em conta os meus prprios interesses? O maior adversrio da adopo do ponto de vista tico o egosmo, opondo-se de duas formas: A) afirma que todas as aces so fundamentalmente egostas. Assim sendo, no possvel adoptar o ponto de vista universal B)afirma que todas as nossas aces devem ser egostas. Assim sendo, no devemos adoptar aquele ponto de vista. Cada individuo unicamente deve procurar satisfazer os meus interesses

EGOSMO PSICOLGICO

OU DESCRITIVO

Teoria que defende serem todas as aces humanas motivadas pela satisfao de interesses pessoas.

SER QUE TODAS AS


NOSSAS ACES SO EGOSTAS

EXEMPLO DE LINCOLN :

Durante uma viagem Lincoln discutia com um amigo sobre as motivaes do comportamento humano e defendia a ideia de termos uma natural inclinao para sermos egostas mesmo quando fazemos bem aos outros. O seu amigo discordava. A certa altura a carruagem em que viajava passou por uma ponte e viram uma porca cujos leites estavam prestes a afogar-se. A porca fazia um barulho terrvel.

Lincoln ordenou ao cocheiro que parasse e saiu correndo para a gua. Retirou os leites do lodo e colocou-os em segurana na margem do rio. Quando Regressou, o seu amigo perguntou: Ento Abe, o que tem este episdio a ver com a tua ideia de que somos todos egostas ? Lincoln retorquiu : Deus te abenoe, Ed, isto foi a prpria essncia do egosmo. Ficaria com a conscincia pesada todo o dia se tivesse ignorado o sofrimento da porca.

ARGUMENTO DE LINCOLN
Lincoln argumenta que no h aces desinteressadas ou genuinamente altrustas, No fundo, o que motivou a sua aco no foi propriamente a preocupao com o bem-estar da porca e dos leites. A motivao fundamental do que fez foi sentir-se bem consigo prprio, no ficar com problemas de conscincia. Muitas pessoas pensam como Lincoln Acreditam que todos os seres humanos agem sempre em funo dos seus prprios interesses ou pelos menos em nome do que acreditam ser seu interesse. Esta crena uma teoria que se d o nome de egosmo psicolgico.

EGOSMO PSICOLGICO
Esta teoria diz-nos que se fazemos bem aos outros, porque queremos a simpatia e amizade ou eventual ajuda no futuro . Se no roubamos, porque no queremos que nos roubem . Se criamos e educamos os nossos filhos com cuidado e amor, porque mais tarde desejamos ser por eles tratados com amor e cuidado. Em suma ,para o egosta psicolgico, todos ns esperamos, no imediato ou a mdio e longo prazo, ganhar algo com o que fazemos. Segundo o egosmo psicolgico, assim que somos e no podemos deixar de o ser. O prazer, o bem-estar, os nossos interesses tm sempre a ultima decisiva palavra . Actos genuinamente altrustas so iluses.

SER VERDADE?
Pensemos no caso do casal em tempo de privaes d os melhores alimentos disponveis aos filhos e passa fome. plausvel dizer que o seu prprio bem-estar a motivao fundamental do seu comportamento ? Ser admissvel dizer que agiram assim para no ficarem de conscincia pesada? Mas sentir problemas de conscincia neste caso no significa que o bem estar dos outros a preocupao fundamental? E a me e o pai que sacrifica a sua vida para preservar a do filho age por motivos egostas?

A abnegao, a coragem e a benevolncia no parecem ser sempre determinadas pelo interesse pessoal. Como egosmo psicolgico afirma que todas as nossas aces so, em ultima anlise, determinadas pela preocupao com o nosso bem estar ou o nosso interesse pessoal, suficiente encontrar um contra-exemplo plausvel para contestar a verdade de tal teoria. E parece evidente que mais fcil provar que nem todos ns agimos sempre por motivos egostas do que mostrar que somos todos egostas.

ALTRUSMO PSICOLGICO

Teoria que defende haver aces motivadas exclusivamente pela preocupao com o bem-estar dos outros.

SER QUE TODAS AS NOSSAS ACES DEVEM SER EGOSTAS?

O egosmo psicolgico no implica o egosmo tico, isto , no h uma relao logicamente necessria entre dizer que todas as nossas aces so egostas e afirmar que todas as nossas aces devem ser egostas. O egosmo psicolgico unicamente descreve como julga que de facto agimos, mas no prescreve como devemos agir. Assim, no h qualquer inconscincia em defender o egosmo psicolgico e negar o egosmo tico ou em advogar o egosmo tico negando o egosmo psicolgico.

MAS O QUE O EGOSMO TICO ?

Teoria normativa de tipo consequencialista segundo a qual todos ns em todas as nossas aces devemos fazer o que serve os nossos interesses. Cada um de ns tem a obrigao moral de pensar que os seus interesses tm prioridade sobre os interesses dos outros . O egosta tico no um forada- lei que vive ostensivamente prejudicar os outros, roubando, violando ou agredindo. Tenta respeitar os interesses dos outros porque isso do seu interesse. No quer uma sociedade em que reine a insegurana ou a guerra de todos contra todos porque haveria sempre algum mais forte e astuto do que ele. A tica tica da astcia. Em termos figurativos, cada qual cultive o seu jardim sem se preocupar com os jardins dos outros.

O EGOSMO TICO UMA TEORIA MORALMENTE CREDVEL ?

O egosmo uma teoria pouco plausvel em termos morais porque no justifica deveres ou obrigaes positivas a respeito dos outros. O critrio egosta sempre fazer o que me beneficia quer a curto quer a longo prazo no justifica a obrigao moral de salvar quem se est a afogar mesmo que isso seja possvel e simples, a no ser que algum interesse pessoal esteja em jogo.

EXEMPLO DE ALBERT:
Suponha que ofereceram a Albert 1 milho de euros para matar algum e que Albert conhece uma forma de o fazer que lhe garante ser muito improvvel vir a ser descoberto. Dado que lhe interessa ganhar essa quantia, no lhe interessa que a referida pessoa viva. moralmente aceitvel mat-la? O egosmo tico no considera ser nossa obrigao moral bsica ajudar os outros ou evitar prejudica-los, ou seja, essas regras da moral comum so mais regras de prudncia do que princpios morais. Dado que o fim o exige, o meio moralmente aceitvel.

Se as pessoas devem agir sempre apensas motivadas pelo seu interesse aceitvel qualquer aco que, no acarretando prejuzos ao agente satisfaa essa finalidade. Os interesses dos outros (o seu bem - estar , a sua sade a preservao da sua vida) no tm importncia, a no ser que o meu prprio interesse seja afectado ao prejudica-los ou ao benefici-los. A nica coisa moralmente relevante quando se trata de decidir como devo agir se o que farei vai ou no satisfazer o meu interesse pessoal O egosmo tico para muitas pessoas uma teoria sem credibilidade.

PODE O EGOSMO TICO RESOLVER CONFLITOS DE INTERESSES?


O egosta adopta este principio bsico: Deves pensar no que beneficio para ti e no no que serve o interesse dos outros. E admite que esse principio seja adoptado por todos. Isto significa que, se s devo pensar no que bom para mim, tambm devo admitir que os outros pensem unicamente no que bom para eles. esta posio sustentvel ?

EXEMPLOS :
1) Imagine que estou interessado numa mulher que tambm interessa a outro homem. Defendo a teoria do egosmo tico. O que implica isso? Que ao mesmo tempo defendo que o meu rival deve procurar conquistar essa mulher porque do seu interesse e que no deve procurar conquist-la porque isso no do meu interesse 2) Imagine tambm que do interesse do proprietrio de um prdio incendi-lo para receber o dinheiro do seguro. Mas evidente que isso colide com os interesses dos inquilinos e da prpria companhia de seguros. 3) E no caso do casal que se separa reivindicando marido e mulher a custdia do filho?

Parece difcil encontrar uma resposta recorrendo ao principio do egosmo tico porque este unicamente diz que cada pessoa deve encararse a si mesma como um caso especial.

O egosmo tico parece ser incapaz de resolver conflitos de interesses dado basear-se no principio de que todas as pessoas devem procurar satisfazer nica e exclusivamente os seus interesses pessoais. Se assim , eu devo satisfazer o meu interesse e os outros devem satisfazer os seus. Ora, se a defesa dos meus interesses implicar que prejudique os outros, no tenho tambm de admitir que os outros me prejudiquem para defenderem os seus .

Se procura satisfazer o seu interesse pessoal e advoga que os outros devem fazer o mesmo, ir aperceber-se rapidamente de que essa regra pode ser a negao dos seus interesses porque os outros estaro em competio consigo.

COMO SAIR DESTA SITUAO ?

Pode fingir que se preocupa com os outros e louvar tal virtude, enquanto pela calada continua a ser egosta. O resultado pode ser satisfatrio, mas esta posio no pode ser uma teoria moral. Est a defender um principio ajudar os outros - e a agir segundo outro que o nega. A isto chama-se desonestidade.

O EGOSMO TICO E O PONTO DE VISTA MORAL :

Para a maioria dos estudiosos da tica, a refutao decisiva do egosmo tico o facto de ser incompatvel com o ponto de vista moral. Por ponto de vista moral entende-se, como j dissemos, uma atitude imparcial prpria de pessoas que no pensam s nos seus interesses pessoais nem somente nos interesses do grupo a que pertencem. Vimos com Kant e Mill que considerar de forma imparcial os interesses dos seres humanos era uma condio fundamental da moralidade. O ponto de vista moral exige que superemos o nosso ponto de vista pessoal tranformando-nos em observadores ideais.

DUAS CONDIES QUE SO INDISPENSVEIS


PARA ATINGIR ESTE PONDE DE VISTA

UNIVERSAL:

1) que no nos consideremos casos especiais como houvesse uma diferena relevante entre ns e os outros seres humanos; 2) que consigamos atravs da imaginao identificarnos com qualquer pessoa envilvida numa dada situao.

Os egostas ticos no conseguem adoptar o ponto de vista universal e imparcial . Por principio, so condicionados pelos seus prprios interesses e reivindicam um estatuto privilegiado e tratamento diferente em todas as questes e situaes. Defendem a sua posio afirmando que h diferenas relevantes entre eles e os outros seres humanos. Para James Rachels, o egosmo tico uma teoria moral arbitrria e semelhante na sua forma ao racismo.

DEVEMOS POIS PERGUNTAR O SEGUINTE:

PODE UM RACISTA APONTAR UMA DIFERENA ENTRE, DIGAMOS BRANCOS E NEGROS QUE POSSA JUSTIFICAR TRATA-LOS DE MANEIRA DIFERENTE?

Os racistas tentam por vezes fazer isso descrevendo os negros como estpidos, falhos de ambio, e outras coisas que tais. Se isso fosse verdade, poderia justificar-se trat-los de forma diferente, pelo menos em algumas circunstncias. ( Este o propsito de fundo dos esteretipos racistas, oferecer as diferenas relevantes necessrias para justificar as diferenas de tratamento.) mas naturalmente isso no verdade , e de facto no h tais diferenas genricas entre as raas. Portanto, o racismo uma doutrina arbitrria, pois advoga o tratamento diferenciado das pessoas, apesar de no existirem entre elas diferenas que o justifiquem.

O egosmo tico uma teoria moral do mesmo gnero. Advoga que cada pessoa divida o mundo em duas categorias de pessoas ns e todos os outros - e que encare os interesses dos do primeiro grupo como mais importantes do que os interesses dos do segundo grupo. Mas, pode cada um de ns perguntar:

Qual afinal a diferena entre mim e todos os outros que justifica colocar-me a mim mesmo nesta categoria especial ? Serei mais inteligente? Gozarei mais a minha vida? Sero as minhas realizaes mais notveis? Terei necessidades e capacidades assim to diferentes das necessidades e capacidades dos outros ?

EM RESUMO, O QUE TORNA TO ESPECIAL?


Ao no fornecer uma resposta, o egosmo tico revela-se uma doutrina arbitrria, no mesmo sentido em que o racismo arbitrrio. Alm de explicar a razo pela qual o egosmo tico inaceitvel, isto lana tambm alguma luz sobre a questo de saber por que devemos importar-nos com os outros

James Rachels,Problemas de Filosofia, Lisboa,Gradiva, pg 133

DILOGO DE PLATO, REPUBLICA, NO LIVRO


DOIS Um dos protagonistas Glaucon, conta a histria de um pastor, Gyges, que encontra um anel mgico que torna invisvel quando o coloca no dedo. Gyges usa o anel para satisfazer a sua ambio. Seduz a rainha e conspira com ela para matar o rei e tomar conta do poder. Mediante a invisibilidade que o anel lhe confere, escapa a qualquer sano externa da sociedade, s suas leis e sua censura. Glaucon sugere que no seria razovel da parte de Gyges resistiria a tentao escolhendo em alternativa continuar a ser um honesto mas pobre pastor? No agiramos como ele ? O ponto de vista universal, isto , julgar o que ns e os outros devemos fazer de um ponto de vista imparcial, exige que se d um valor igual aos interesses de todas as pessoas que provavelmente sero afectadas pela aco.

O que Glaucon afirma parece ser uma forte objeco . Com efeito , diz-nos que s no agimos sempre de forma egosta por receio se sermos castigados. Houvesse a possibilidade de agir sem termos de responder pelos nossos actos e todos, mesmo os que so considerados justos seguiriam o mesmo caminho: a satisfao, acima de tudo, dos seus interesseira.

A MENOS QUE BENEFICIE COM UMA ACO, QUE RAZO TENHO PARA REALIZAR?

H quem responda que o ponto de vista moral, agir por razes em que no est envolvido de forma determinante o meu interesse pessoal , nos torna seres humanos mais completos e mais auto realizados, que uma vida sem aces genuna e espontaneamente altrustas no tem grande valor. Mais importante do que aquilo que obtemos com o que fazemos aquilo em que nos tornamos.

S-ar putea să vă placă și