Sunteți pe pagina 1din 52

Ciberfeminismo: Novos discursos do feminino em redes eletrnicas

Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC-SP

Marina Gazire Lemos Ciberfeminismo: Novos discursos do feminino em redes eletrnicas Mestrado em Comunicao e Semitica

So Paulo 2009

Tese apresentada Banca Examinadora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de mestre em Comunicao sob a orientao do Profa. Doutora Giselle Beiguelman

BANCA EXAMINADORA :
GISELLE BEIGUELMAN (Orientador(a) e Presidente) [PUC/SP] EDUARDO ANTONIO DE JESUS [PUC/MG] MARIA LUCIA SANTAELLA BRAGA [PUC/SP] PATRICIA MORAN FERNANDES (Suplente) [USP] ROGERIO DA COSTA SANTOS (Suplente) [PUC/SP]

RESUMO

As novas tecnologias de comunicao possibilitam um redimensionamento dos modos de organizao de inmeros movimentos sociais como, por exemplo, o feminismo, que a partir da popularizao de redes eletrnicas de comunicao, apresenta uma nova prtica denominada Ciberfeminismo. O trabalho pretende investigar como a organizao em redes eletrnicas permite aos grupos ciberfeministas novas construes do discurso feminista. Os objetos de estudo so o grupo VNS Matrix, Old Boys Network, etc.

Do ponto de vista terico, a pesquisa se apia na teoria do Ciborgue de Donna Haraway (1984), os estudos sobre o Ps-Humano de Mark Dery (1997) e Lcia Santaella (2003-2008).
Apresentaremos os fenmenos descritos acima tanto em mbito terico quanto emprico, procurando investigar as diferentes possibilidades do discurso Ciberfeminista e sua relao com a tecnologia.

Palavras-chave: ciberfeminismo, ciborgue, internet, ativismo, arte, ps-humano.

Objetivo
O Ciberfeminismo surgiu em uma poca onde so cada vez mais em conflito as narrativas, as identidades e as prprias tecnologias. O significado da comunicao e da informao, e conseqentemente, sua globalizao, criaram novos espaos de ao coletiva que so considerados na anlise do objeto. Muitos dos grupos Ciberfeministas utilizam as tecnologias de comunicao, como a Internet, no s para se organizarem em rede, mas tambm para construrem novos discursos que problematizam as questes de gnero atravs de trabalhos que vo desde a produo audiovisual, experincias com mdia-arte s experimentaes artstico-ativistas na Internet. Procuramos investigar de que maneira esses processos possibilitam mudanas no padro cultural da mulher de uma maneira libertadora dentro das novas tecnologias.

Captulos: Introduo Captulo I: Feminismo e as redes sociais tecnolgicas


1.Breve Contextualizao 1.2 As lutas de identidade e as tecnologias da comunicao 1.3 Os movimentos feministas 1.4 O feminismo e suas narrativas miditicas 1.5 A tecnologia e os movimentos feministas 1.6 Breve introduo ao Ciberfeminismo

Captulo II: Ciberfeminismo e as novas narrativas do feminino ciborgue


2.1Ciberfeminismo: Breve contextualizao 2.2. O Ciberfeminismo e as teorias do Ps-Humano 2.3. O ciborgue de Haraway 2.4. As teorias ciberfeministas 2.5 Os Ciberfeminismos 2.6 O Ciberfeminismo no Brasil

Captulo III: Ps-Ciberfeminismo: nova prtica esttico-poltica para mulheres


3.1 O Ciberfeminismo e a mdiarte 3.2 As polticas de identidade de Coco Fusco 3.3 A body-art ciborgue de Heidi Kumao 3.4 As bricolagens ciberfeministas de Nancy Mauro-Flude 3.5 O gnero ciborgue nas imagens de Helga Stein

Concluso

Breve Introduo ao Ciberfeminismo:


O Ciberfeminismo teve origem em inmeras redes, anteriores a rede World Wide Web (WWW), como BBS e Intranets universitrias .
Ciberfeminismo, de maneira geral, parte do entendimento de que o espao poltico da mulher deve ser tambm entendido no contexto das novas tecnologias. Uma das defesas do Ciberfeminismo a de que os debates polticos feministas devem ser ampliados para os meios eletrnicos, e estes devem ser utilizados como redes de comunicao para a causa feminista. Investigaremos o procedimento desta questo recortando o campo de atuao do Ciberfeminismo, que como os demais movimentos de identidade, multicultural e possui diferentes manifestaes, ocorridas a partir dos fim dos anos 1990 e incio dos anos 2000.

Recortes do Objeto de Estudo


No caso do nosso objeto, aps sua delimitao, escolhemos as atuaes significativas de coletivos artsticos e ativistas como as Old Boys Network (1997-2001) e VNS Matrix (1991-1997) e algumas artistas como Coco Fusco(2001-2003) e Heide Kumao(2002-2008), Nancy Mauro-Flude(2008) que pelos seus trabalhos manifestam um discurso alinhado as teorias ciberfeministas dos anos 1990, e que foram influenciadas, indiretamente ou diretamente, pelo movimento.
No Brasil tambm contamos com o desenvolvimento, cada vez mais crescente, de trabalhos que problematizam a questo da mulher e da tecnologia, como por exemplo, os centros de fomento relao entre gnero e tecnologia como o CEMINA, bem como a srie de trabalhos da artista Helga Stein, Andro-Hertz (2004), que posteriormente sero analisados ao longo dessa dissertao.

Embasamento Terico
Em primeiro momento, utilizamos as teorias dos estudos culturais, mais especificamente nas teorias de Stuart Hall e sua explicao para a crise da identidades coletivas a partir dos novos movimentos sociais. (HALL, 2001, p.30)
Tambm, empregamos as teorias sobre subjetividades maqunicas de Flix Guattari (GUATTARI, 1992, p.14), como uma estratgia de abordagem das diferentes instncias individuais, coletivas e institucionais que se afirmam atravs das tecnologias. Em contrapartida, colocaremos em discusso com as teorias de Hall e Guattari algumas teorias feministas sobre a identidade, como as de Martha Rosler(2001) e mais especificamente, as teorias do Ciborgue Donna Haraway(1984). Na segunda parte, para a anlise Ciberfeminismo como movimento social e artstico, nos apoiamos nos pressupostos de tericas do ciberfeminismo, como Sadie Plant (1997), Alluqure Sandy Stone (1997), Faith Wilding (1997) e ensaios crticos de outros autores como Alex Galloway (1997) e Tatiana Wells (2005).

Embasamento Terico
Analisamos a produo terica e artstica do Ciberfeminismo em relao a outras vertentes do contexto da Cibercultura, e para tal nos apoiamos nas teorias de Mark Dery, que em Velocidade de Escape (1995) analisa a esttica das culturas ciberpunk, uma das influncias da arte Ciberfeminista.

Os estudos de Lcia Santaella Culturas e Artes do Ps-humano (2003) e Linguagens Lquidas na era da Mobilidade (2008) tambm oferecem uma base terica sobre os movimentos artsticos e sua relao com as novas tecnologias miditicas.

Diacronia do Objeto de Estudo


O primeiro captulo da presente dissertao contextualiza os movimentos sociais, partindo dos primeiros feminismos da dcada de 1960, sob a luz de recentes teorias sobre a construo de identidades e teorias que expliquem a influncia das tecnologias da comunicao nessas novas construes. O Ciberfeminismo tem sua origem em outros feminismos que no necessariamente utilizaram um suporte miditico de ponta como a Internet para se organizar em rede. A co-habitao entre as tecnologias e os movimentos sociais um fato que marca a contemporaneidade, como por exemplo, o hacktivismo, as rdios comunitrias, dentre outras manifestaes. Um exemplo so os movimentos de Arte Feminista que aparecem nos Estados Unidos no fim da dcada de 1960. As redes de comunicao, ainda que no tivessem o carter contguo das redes eletrnicas atuais foram apropriadas e a gerao de contedo e panfletagem feminista, surgiu como uma nova forma de uso das tecnologias miditicas e ampliou o debate sobre as mltiplas possibilidades de subjetivao do feminino.

Exemplos das relaes histricas do entre a Arte Feminista e o Ciberfeminismo


O Feminist Art Program (1971) no ento recentemente fundado Disney Funded California Institute of the Arts (Cal Arts), em Los Angeles. A fundao do Programa foi muito importante para as mulheres americanas de vrias partes. Poucos anos depois, diferenas sobre as possibilidades de haver um programa feminista verdadeiro, como instituio estabelecida, levou o Feminist Art Program a dissoluo e, posteriormente, ao surgimento, articulado por Chicago e outras (mas no Shapiro), do Womans Bulding (1972)

a body-arte e a videoarte surge em um cenrio das artes performticas, at ento quase inteiramente dominado pelos homens, comeou a ser povoado pelos trabalhos de mulheres que encontraram nos seus corpos exatamente aquilo que as fazia diferente dos homens. Ironizando o corpo como diferena, muitas artistas alinhadas s questes de uma iconografia vaginal, como j dito anteriormente, viam na figura da Vulva um smbolo de questionamento do corpo feminino bem como libertao.

Arte Feminista

Womans Building, So Francisco, Califrnia

Arte Feminista

Judy Chicago, The Dinner Party- (1974-1979)

Arte Feminista

Shigeko Kubota Vaginal Painting (1965)

Faith Wilding, Waiting (1972)

Carolee Schnemmann, Eye/Body ( 1963)

Arte Feminista

Martha Rosler, Semiotics of the Kitchen (1975)

Exemplos das relaes histricas do entre a Arte Feminista e o Ciberfeminismo

Aps o movimento de arte feminista da dcada de 1970, Faith Wilding (artista formada pelo Womans Building) e outras feministas tm percebido as complicadas e sutis articulaes que deram origem indiretamente ao Ciberfeminismo. Wilding em seu artigo Notes on the Political Condition of Cyberfeminism (1997), afirma que os movimentos feministas de 1960 e 1970, por terem tido uma anlise poltica e uma agenda, abalou a continuidade da cultura de massa e da alta cultura a respeito da representao da mulher.Para Faith Wilding, o Ciberfeminismo da dcada de 1990 compartilhou das mesmas origens utpicas da arte feminista e dos feminismos da dcada de 1960. O vdeo e os veculos de comunicao de massa se tornaram um dos suportes das feministas da dcada de 1960, bem como de outros movimentos sociais, servindo como instrumentos que potencializaram o debate sobre as estruturas de gnero na sociedade.

As teorias do Ps-humano e sua influncia no pensamento Feminista


Alm do surgimento da cultura Ciberpunk como fator para seu aparecimento, as teorias do Ps-humano se do, tambm, no contexto da emergncia das redes computacionais, na miniaturizao de dispositivos de comunicao e no contexto de novas teorias sobre gentica e manipulao biolgicas. Partindo da idia de que a natureza, humana ou qualquer outra, perdeu sua naturalidade para sempre, algumas tericas Ciberfeministas empreenderam estudos sobre as possveis transgresses da natureza do corpo feminino em relao s tecnologias. O Ciberfeminismo a partir disse contexto, se apropriou de conceitos e figuras da fico cientfica como estratgica retrica e forma de expresso artstica: questes como a obsolescncia do corpo e dos gneros nos espaos-virtuais de comunicao e novas formas hbridas de organismo e mquina, foram convertidas e redimensionadas dentro da perspectiva e leitura feminista.

Manifesto Ciborgue: marco terico do Ciberfeminismo


No contexto das teorias do ps-humano , surge o Manifesto ciborgue: cincia, tecnologia, e feminismo-socialista ao final do sec. XX., de Donna Haraway (1984), no qual proposta uma leitura progressista e feminista do mito do ciborgue, uma das figuras amplamente apropriadas pela cultura Ciberpunk. Para Mark Dery, o manifesto ciborgue no somente uma denncia da concepo ocidental do mundo, mas tambm, uma severa crtica ao feminismo, particularmente s teorias feministas tecnofbicas do movimento feminista durante as dcadas 1960 e 1970, voltadas a celebrao do corpo feminino e a imagem da vulva como forma de autoafirmao das caractersticas que seriam naturais s mulheres. Haraway prope uma revoluo Ciborgue atravs das mulheres, que ao se apropriarem estrategicamente do conceito ciborgue e das tecnologias de comunicao, poderiam assim promover uma nova articulao dos espaos fsicos e discursivos.

Manifesto Ciborgue: marco terico do Ciberfeminismo


Donna Haraway afirma que a questo no somente o uso de tecnologias para a formao de ativismo em rede, mas a redefinio do conceito do Ciborgue, que no apenas seria um hbrido entre criatura orgnica e mquina, mas uma criatura de realidade social e tambm uma criatura de fico. O Ciborgue seria tambm a possibilidade de se conectar em redes e assim dessa forma poder estar sempre entre fronteiras, cada vez mais crescentes, advindas de uma acelerada circulao da informao.

Como afirma Haraway o conceito do ciborgue significa tanto construir quanto destruir mquinas, identidades, categorias, narrativas espaciais. Embora estejam envolvidas, ambas, numa dana em espiral, prefiro ser uma ciborgue a uma deusa. (HARAWAY, 1984, 109)

Manifesto Ciborgue

AN IRONIC DREAM OF A COMMON LANGUAGE FOR WOMEN IN THE INTEGRATED CIRCUIT

Origens do Ciberfeminismo
Nascido em Adelaide, Austrlia, no incio dos anos 1990, um grupo de artistas e ativistas, nomeado VNS Matrix, foram as responsveis por cunhar o termo Ciberfeminismo. O grupo composto, por 4 mulheres, se auto-proclamou Ciberfeministas a partir de um manifesto por elas composto, o Manifesto Ciberfeminista (1991). Em 1997, aconteceu em Kassel, Alemanha, a primeira Internacional Ciberfeminista. O encontro foi resultado da Bienal de Berlim e aconteceu paralelamente a Documenta X, reunindo inmeros grupos com atuaes em mdiarte, ciberativismo, videoarte e tambm professores universitrios.

A Internacional Ciberfeminista durou oito dias e foi organizada pela lista Nettime e pela Documenta, unindo mulheres e grupos com diferentes origens, culturas e atuaes que atravs de workshops, debates e apresentaes discutiram novas maneiras de representao e atuao da mulher nos meios tecnolgicos. (OLD BOYS NETWORK, 1997)

Manifesto Ciberfeminista VNS Matrix


The clitoris is a direct line to the matrix

Teorias Ciberfeministas
Sadie Plant em seu livro Zeros and Ones (1997) toma como ponto de partida a histria de Ada Lovelace, a primeira programadora de computadores do mundo. Como assistente de Charles Babbage, Lovelace ajudou a construir as primeiras mquinas de calcular, como a mquina de Engenho Diferencial. A autora argumenta que as estruturas de poder, que favorecem desigualmente aos homens e a sociedade masculina, deveriam se tornar mais igualitrias atravs do processo de revelao e valorizao atravs de elementos femininos da tecnologia. Outra vertente das teorias Ciberfeministas a teoria dos Corpos Virtuais (1997) de Allucqure Rosanne Stone (Sandy Stone), transexual e terica da histria do ciberespao. O ensaio de Stone, Will the real body please stand up (1991) , ajudou a estabelecer pontos para o debate contemporneo sobre o corpo nas comunidades virtuais. STONE, Sandy. (1991). O lugar do corpo central para o Ciberfeminismo. Stone argumenta que os binarismos como natureza-cultura funcionam como uma estratgia para manter as fronteiras para fins econmicos e polticos e tambm uma maneira de produzir significados. (STONE, 1991)

Ciberfeminismo: arte e ativismo na dcada de 1990

As pioneiras do Ciberfeminismo, o coletivo VNS Matrix (VeNuS Matrix), proveram uma linha de frente na guerrilha ttica para os esforos tericos de Stone e Plant. O VNS Matrix era composto por Josephine Starrs, Julianne Pierce, Francesca da Rimini e Virginia Barratt. Na poca de seu surgimento, o grupo perpetrou uma srie de intervenes Ciberfeministas voltadas para garotas. Foram responsveis pelo primeiro manifesto Ciberfeminista, o Cyberfeminist Manifesto for the 21st century (1991) e pelo manifesto Bitch Mutant Manifesto (1996). A Old Boys Network surgiu dentro do Internacional Ciberfeminista, como uma aliana que une atravs da Internet grupos de ciberativistas, artistas e tericos, que se definem e atuam como Ciberfeministas. A Primeira Internacional Feminista reuniu um variado e diversificado grupo de mais de trinta mulheres, com um ncleo fixo de mais ou menos 10, que trabalharam e viveram juntas durante o evento.

VNS MATRIX

O VNS Matrix era composto pelas artistas Josephine Starrs, Julianne Pierce, Francesca da Rimini e Virginia Barratt.

VNS MATRIX

Em 1993 o coletivo elabora o trabalho All New Gen, um jogo hipertextual onde o interator deve ajudar a personagem ANG a sabotar o banco de dados do personagem antagnico Big Daddy Frame, o homem edpico

VNS MATRIX

All New Gen, VNS MATRIX (1993)

OLD BOYS NETWORK

The Mode is the message. The code is the colective

O Ciberfeminismo no Brasil
Tatiana Wells publicou o artigo O ciberfeminismo nunca chegou Amrica Latina (2005), analisando as diferenas e assimetrias tericas e culturais do movimento, que ento tinha fora significativa nos EUA, Austrlia e Europa atravs de diferentes representaes aqui j explicitadas como, por exemplo, a Old Boys Network, os encontros da Internacional Ciberfeminista, dentre outras. Wells afirma que o Ciberfeminismo no chegou ao Brasil com a mesma fora que em outros pases pela ento falta de debate pblico entre as questes de relao de gnero e tecnologias (biotecnologia, ciberntica, etc.). A autora narra o esforo de alguns grupos isolados, Centros e Ongs, que atravs das novas tecnologias de rede, no caso a Internet, ainda realizam esforos para a insero das mulheres do pas nas redes digitais, como por exemplo o CEMINA e o Projeto SOFTWARE LIVRE MULHERES.

CEMINA

O CEMINA- Comunicao, Educao e Informao em Gnero uma Organizao No Governamental que teve suas atividades iniciadas na dcada de 80, como espao de insero para a mulher na indstria radiofnica CEMINA_ disponvel em: http://www.cemina.org.br/

Projeto Software Livre Mulheres

Outro projeto que segue a linha dos exemplos citados por Wells o projeto Software Livre Mulheres (2004) uma iniciativa de um grupo de mulheres ativas na comunidade de Software Livre que participam e se identificam com o Projeto Software Livre Brasil. http://mulheres.softwarelivre.org/theproject.php

Ps-Ciberfeminismo: nova prtica esttico-poltica para mulheres

Os trabalhos coletivos do VNS Matrix acabaram por influenciar uma nova gerao de artistas, ao utilizarem as tcnicas de colagem, mixagem, bem como a apropriao de imagens em circulao na mdia o que tambm foi feito por inmeras artistas feministas durante a dcada de 1970 embora as temticas fossem um tanto diferentes. Estratgias de criao baseadas na re-contextualizao de fragmentos, no copy-paste, no so uma novidade, mas a diferena no campo da arte Ciberfeministas est na mediao direta das interfaces maqunicas como elemento artstico. Corpos articulados com escrituras digitais que interrompem os discursos de dualidade e questionam a representao feminina, a figura do ciborgue como sujeito nas mltiplas morfologias das interfaces eletrnicas so um dos principais modos de posicionamento artstico.

Ps-Ciberfeminismo: nova prtica esttico-poltica para mulheres


O objetivo do Ciberfeminismo, bem como sua arte, era um novo espao de discurso para novas formas e redimensionamento do feminismo, livre de suas velhas amarras conceituais. Fizemos uma anlise de alguns trabalhos de artistas que mesmo aps o arrefecimento do Ciberfeminismo como movimento, se alinha a algumas das perspectivas implantadas pela sua arte e discurso. Os trabalhos de Coco Fusco (2001-2003) e Heide Kumao (2002-2008) e Nancy MauroFlude (2007-2008) so um exemplo do desdobramento de questes iniciadas pelas Ciberfeministas. Aps essas anlises falaremos de alguns trabalhos do panorama brasileiro, discutindo o trabalho da artista Helga Stein (2004) .

COCO FUSCO e as polticas de identidade mediadas pela tecnologia

A hispano-americana Coco Fusco uma artista interdisciplinar. Fusco j realizou inmeras palestras e performances e atualmente ocupa a cadeira do Fine Art Department da Parsons

The New School for Design de Nova Iorque.


Seus trabalhos mais recentes combinam mdia eletrnica e performances em diversos formatos, incluindo projees em larga escala e performances ao vivo via Internet que exigem a interatividade por parte do pblico. Atualmente a artista est desenvolvendo uma srie de performances que investigam os papis das mulheres durante a guerra contra o terrorismo no perodo Bush.

Dolores from 10th to 10th (2002)

Coco Fusco com sua performance Dolores from 10th to 10th (2002) apresenta uma narrativa sobre a tica e a interferncia das tecnologias de comunicao em relao ao corpo feminino e as assimetrias de Gnero no mercado de trabalho transnacional.

body-art ciborgue de Heidi Kumao

Heidi Kumao, bem como Coco Fusco, uma artista interdisciplinar. Trabalha com a criao de vdeos e mquinas artsticas que tm por objetivo explorar as interaes sociais e suas nuances em relao tecnologia. Suas obras fazem uma interseo entre escultura, teatro e engenharia, resultando no que artista chama de tecnologias performticas.

Wired wear-performative Technologies

Neste captulo selecionamos a srie Wired wear-performative Technologies, desenvolvidas entre o ano de 2002 e 2008 por Kumao, no s por se identificar com uma das premissas da arte performtica feminista dos anos 70, mas tambm por se relacionar diretamente com o a questo do corpo ciborgue e dispositivos protticos amplamente usados como alegorias no discurso Ciberfeminista.

Wired wear-performative Technologies

Bricolagens-ciberfeministas de Nancy Mauro-Flude

A artista australiana Nancy Mauro-Flude uma mdia-artista, performer e escritora cujos trabalhos experimentam a interseo entre novas mdias e performances teatrais. Suas prticas artsticas envolvem combinaes incomuns de bricolagem, glitch e software art. Atualmente realiza pesquisas que investigam o estilo neovitoriano, nascido dentro do estilo cyberpunk, e as ambigidades entre as questes de gnero e tecnologia.

Paraphernalia dances with her shadow (2007)

Em Paraphernalia: dances with her shadow (2007) o principal objetivo da performance o de amalgamar objetos comumente vistos como lixo ou parafernlia. Mas, a caracterstica peculiar esttica Ciberfeminista neste trabalho est na criao de autmatos que so um misto de bonecas e joysticks, lembrando as andrides femininas de inmeros contos de fico cientfica.

O gnero ciborgue nas imagens de Helga Stein

A arista brasileira Helga Stein fotgrafa e designer grfica, trabalhando com o desenvolvimento de interfaces grficas para web desde 1995. Mestre em Comunicao e Semitica pela Puc-SP, a artista vem desenvolvendo projetos artsticos que discutem as mudanas nos paradigmas estticos, simblicos e representativos propiciados pela cultura digital, envolvendo fotografia, vdeo, msica e Internet.

Narkes (2003)

A questo narcisista de uma imagem perfeita substituda pela a da imagem onde as mscaras, o avatar, so feitos das falhas e obsolncia do corpo, que se torna um ubquo e fantasmagrico. Em Narkes a artista questiona a eterna perda freudiana de si mesma na busca de eterna de uma imagem que preencha esses vazios e possibilidades. Mas a o ponto alto deste trabalho est no direcionamento da imagem pelas redes eletrnicas, onde a imagem nunca ser inteira e sempre aberta.

ANDROS HERTZ

J Andros Hertz (2001-2007) um work in progress onde a artista questiona a cultura dos auto-retratos espalhados pelas redes sociais, blogs e fotologs. O nome refere-se androgenia e a unidade de medida de freqncia igual a um ciclo por segundo, que comumente a medida de velocidade de processamento de dados dos computadores pessoais.

ANDROS HERTZ

Stein, Self-Portrait Twin- (Srie Portraits) -2006

ANDROS HERTZ

Helga Stein, Body- 2006

Concluses
Aps o percurso dessa pesquisa, pudemos entender e verificar diferentes variaes e entendimentos sobre a relao entre o feminino a e tecnologia dentro do discurso feminista. O Ciberfeminismo como uma nova prtica feminista que procura desvelar as assimetrias de gnero dentro das relaes sociais ainda permanece pouco estudado dentro do mbito acadmico. As referncias bibliogrficas na lngua portuguesa so pouqussimas, sendo que grande parte dos textos so tradues de estudos e artigos advindos principalmente da Europa e Estados Unidos. Dentro dos estudos de gnero no Brasil so poucos os artigos que consideram a relao entre mulher e tecnologia, bem como as relaes histricas entre os movimentos feministas e suas manifestaes artsticas. Ao longo desse estudo, encontramos diferentes perspectivas sobre o Ciberfeminismo como movimento em si. Como afirmamos desde o incio, o Ciberfeminismo tanto em seu corpus terico quanto em suas manifestaes ativistas e artsticas, possui um carter difuso e descentralizado.

Concluses
Alguns autores como Susan Hawthorne e Renate Klein (1999) afirmam que ao Ciberfeminismo como movimento, falta-lhe o envolvimento com as polticas sociais para insero da mulher no mundo da tecnologia. Para essas autoras, o corpus terico Ciberfeminista estaria por demais concentrado em questes hipotticas, como por exemplo, a discusso sobre o ps-humano e do conceito ciborgue em detrimento de uma discusso a cerca das diferentes realidades sociais vividas pelas mulheres em relao s tecnologias. O fato que ao perodo de seu surgimento do Ciberfeminismo, as teorias feministas haviam sofrido uma virada copernicana em seu corpus, atualizando assim questes revisadas por outras teorias como o ps-estruturalismo e o ps-humanismo. Mas ainda sim, a conectividade o corao do feminismo. Nos anos 1970 o movimento se agrupou em torno do conceito de irmandade e desafio da ideologia patriarcal que colocava as mulheres como inimigas delas mesmas. J no Ciberfeminismo essa conectividade ser levada as ltimas conseqncias atravs da apropriao das tecnologias de comunicao como meio de expanso do discurso, bem como objeto terico.

FIM????

Essa apresentao foi dedicada a Nancy Spero 1926-2009

JOSEPHINE STARRS, EX-MEMBRO DO VNS MATRIX, ME ACEITOU COMO AMIGA NO FACEBOOK E ME DESEJOU BOA SORTE COM A DEFESA DA DISSERTAO

S-ar putea să vă placă și