Sunteți pe pagina 1din 25

POR QUE SE SANTIFICAR?

Levtico 20:7 Deus. 1 Ts 4:3 -

Deus santo

Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso

Ele deseja isto um exerccio do cristo Ela nos confirma diante de

Pois esta a vontade de Deus: a vossa santificao, que vos abstenhais da prostituio
1 Ts 4:4 -

Que cada um de vs saiba possuir o prprio corpo em santificao e honra 1 Ts 3:13 -

Deus

A fim de que seja o vosso corao confirmado em santidade, isento de culpa, na presena de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos

Hebreus

voc salvo:

12:14

Sem ela no ser


-

Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor.

O Cristo algum que foi separado do mundo Para Deus!

SANTIFICAR-SE :
separar-se cada vez mais, do mundo, do pecado, e achegar-se para Deus...

So os olhos a lmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser luminoso; Mateus 6:23 se, porm, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estar em trevas. Portanto, caso a luz que em ti h sejam trevas, que grandes trevas sero!
Mateus 6:22

So os olhos a lmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser luminoso; se, porm, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estar em trevas. Portanto, caso a luz que em ti h sejam trevas, que grandes trevas sero! (Mateus 6:22-23 )

VAMOS ANALISAR O TEXTO


Jesus define o que so os olhos: Os olhos so como uma luz para o corpo Uma afirmativa positiva: quando os olhos de vocs so bons, todo o seu corpo fica cheio de luz Uma afirmativa negativa: Porm, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficar cheio de escurido.

Um diagnostico determinante: Assim, se a luz que est em voc virar escurido, como ser terrvel essa escurido!

Veja que o texto esta em um lugar estratgico:


Os versos anteriores (v. 19-21) Jesus diz: No ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traas e a ferrugem destroem, e onde os ladres arrombam e roubam. Pelo contrrio, ajuntem riquezas no cu, onde as traas e a ferrugem no podem destru-las, e os ladres no podem arrombar e roub-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, a estar o corao de vocs.

OLHOS MAUS - COBIA


OLHOS BONS - SERVO
Os versos posteriores (v. 24) Jesus diz: Um escravo no pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou ser fiel a um e desprezar o outro. Vocs no podem servir a Deus e tambm servir ao dinheiro.

PORTANTO, OS SEUS OLHOS SERO DEFINIDOS PELA LUZ QUE ENTRA NELES

O PRIMEIRO CASAL PREFERIU A DESOBEDINCIA Gnesis 3:6 -7 Vendo a mulher que a rvore era boa para se comer, agradvel aos olhos e rvore desejvel para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu tambm ao marido, e ele comeu. Abriram-se, ento, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. C OMO CONSEQUNCIA

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

OS NOSSOS OLHOS PRECISAM SER RESTAURADOS


Romanos 5:18 Pois assim como, por uma s ofensa, veio o juzo sobre todos os homens para condenao, assim tambm, por um s ato de justia, veio a graa sobre todos os homens para a justificao que d vida. PORTANTO, Em Cristo os nossos olhos so restaurados

Romanos 5:15 Todavia, no assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um s, morreram muitos, muito mais a graa de Deus e o dom pela graa de um s homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.

AGORA, em Cristo precisamos andar em novidade de vida. (2 Corntios 5:17) E, assim, se algum est em Cristo, nova criatura; {criatura; ou criao} as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas. ENTO, voltamos ao diagnostico do OFTALMOLOGISTA por excelncia. Lucas 11:34 So os teus olhos a lmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficar em trevas.

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


QUE OS TEUS OLHOS S PODEM ADORAR AO DEUS VERDADEIRO:
(Deuteronmio 4:19-20) E quando olharem para o cu, no caiam na tentao de adorar o sol, a lua ou as estrelas. Pois o SENHOR, nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas entre os outros povos, para que eles os adorem. Mas vocs so o povo que o SENHOR tirou do Egito, aquela fornalha acesa, para serem somente dele, como, de fato, so.

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


A PALAVRA DE DEUS DEVE SEMPRE EST AOS NOSSOS OLHOS: (Deuteronmio 11:18) Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso corao e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mo, para que estejam por frontal entre os olhos.

A PALAVRA DE DEUS QUEM ILUMINA OS NOSSOS OLHOS: (Salmos 19:8) Os preceitos do SENHOR so retos e alegram o corao; o mandamento do SENHOR puro e ilumina os olhos.

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


OS MEUS OLHOS PRECISAM SER ABERTOS POR DEUS PARA ENTENDER A SUA PALAVRA: Salmos 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. OS MEUS OLHOS PRECISAM SER GUIADOS POR DEUS: Salmos 119:37 Desvia os meus olhos, para que no vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

Ns aprendemos pela Escritura que a cobia nos atrai e nos seduz: Ao contrrio, cada um tentado pela sua prpria cobia, quando esta o atrai e seduz. Ento, a cobia, depois de haver concebido, d luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tiago 1:14-15)
Cobia = arrastar . Ser atrado: como em caa e pesca a presa atrada de seu esconderijo, assim o ser humano, abandonando a segurana do autodomnio, atrado pela isca do pecado. Atrai = iscar. Capturar com uma isca. Ser enganado atravs de agrados, fascinar, seduzir, iludir
Seduz = desejo, anelo, anseio, desejo pelo que proibido, luxria

Quase sempre somos atrados quando olhamos

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


QUE OS OLHOS PODEM SER INSTRUMENTO DE ENGANO E TRAPAA: (Provrbios 6:12-13) Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. QUE EXISTEM SETE COISAS QUE DEUS DETESTA. ENTRE ELAS O OLHAR ORGULHOSO: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a stima a sua alma abomina: lhos altivos, lngua mentirosa, mos que derramam sangue inocente, corao que trama projetos inquos, ps que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmos. Provrbios (6: 16-19) Salmos 101:5 Ao que s ocultas calunia o prximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e corao soberbo, no o suportarei.

Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros.

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


FALANDO SOBRE OS FALSOS MESTRES OS QUE TEM OLHOS DESEJOSOS PELO PECADO: Eles tm prazer em satisfazer em pleno dia os seus desejos imorais. Quando se renem com vocs, so uma vergonha e um escndalo, divertindo-se o tempo todo com os seus modos enganosos. No podem ver uma mulher sem a desejarem, e o seu apetite pelo pecado nunca fica satisfeito. (2 Pedro 2:13-14)

O DIO CEGA OS OLHOS:

Aquele, porm, que odeia a seu irmo est nas trevas, e anda nas trevas, e no sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1 Joo 2:11 )

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


O QUE AGRADA AOS OLHOS NEM SEMPRE PROCEDE DE DEUS: Nada que deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso no vem do Pai, mas do mundo. (1 Joo 2:16) O OLHAR COM INTENO IMPURA PECADO: Eu, porm, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura, no corao, j adulterou com ela. (MATEUS 5:28-30) QUEM NO AMA O IRMO QUE V E DIZ QUE AMA A DEUS MENTIROSO: Se algum disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmo, mentiroso; pois aquele que no ama a seu irmo, a quem v, no pode amar a Deus, a quem no v. (1 Joo 4:20)

Eu, porm, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura, no corao, j adulterou com ela.

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


Lucas 6:42 Como que voc pode dizer ao seu irmo:

Me deixe tirar esse cisco do seu olho, se voc no repara na trave que est no seu prprio olho? Hipcrita! Tire primeiro a trave que est no seu olho e ento poder ver bem para tirar o cisco que est no olho do seu irmo.
Tirar a trave Trave no meus olhos

Ver o cisco no olho do outro

EU

Hipcrita! Tire primeiro a trave que est no seu olho e ento poder ver bem para tirar o cisco que est no olho do seu irmo.

O QUE A BBLIA AFIRMA SOBRE OS OLHOS


JESUS RADICAL AO FALAR SOBRE NECESSIDADE DE SANTIFICARMOS O NOSSOS OLHOS: Mateus 5:29 Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no seja todo o teu corpo lanado no inferno.

JESUS NOS CONVIDA A SERMOS RESTAURADOS EM NOSSOS OLHOS


Apocalipse 3:18 Aconselho-te que de mim compres

ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que no seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colrio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

S-ar putea să vă placă și