Sunteți pe pagina 1din 27

O QUE REDAO TCNICA?

Primeiramente, vejamos esses dois termos em separado:

Redao o ato de redigir, ou seja, de escrever, de exprimir pensamentos e ideias atravs da escrita.
Tcnica o conjunto de mtodos para execuo de um trabalho, a fim de se obter um resultado.

Logo, para que voc escreva uma redao tcnica necessrio que certos processos sejam seguidos, como o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaamento, a forma de iniciar e finalizar o texto, dentre outros. Dessa forma, a necessidade de certa habilidade e de se ter os conhecimentos prvios para se fazer uma redao tcnica imprescindvel!

A redao tcnica engloba textos como:


Ata; Parecer;

Circular;
Certificado;

Procurao;
Recibo;

Contrato;
Memorando;

Relatrio;
currculo.

EXIGNCIAS DA REDAO TCNICA A redao tcnica apresenta um certo nmero de exigncias, das quais as trs a seguir destacam-se pela sua importncia: 1. Supe o pleno domnio da lngua, isto , exige conhecimentos bsicos de gramtica, sobretudo dos aspectos relacionados com a ortografia, pontuao, crase, concordncia, colocao de pronomes, regncia, mecanismo da frase e uso adequado dos pargrafos. 2. Requer razovel domnio do vocabulrio comum e tcnico. 3. Exige o conhecimento do assunto sobre o qual se vai discorrer.

O ESTILO NA REDAO TCNICA Estilo a utilizao individual dos recursos da lngua. Quem escreve SELECIONA as palavras e as COMBINA dentro de uma determinada estrutura. A redao tcnica objetiva, informativa adota o estilo "gramatical ou lgico", elaborado de acordo com as normas da lngua. Para a sua aquisio suficiente o conhecimento do idioma. A redao tcnica apia-se na linguagem referencial. Assim, no cabe ao redator externar emoes nem recorrer a metforas e outras figuras. As palavras devem ter valor denotativo; e as frases, escritas na ordem direta, devem ser desprovidas de floreios que possam desvi-las do que indispensvel e necessrio.

TERMOS TCNICOS Vocabulrio tcnico o conjunto de termos usados por uma determinada rea do conhecimento tcnico ou cientfico. Termos so as palavras que, com um determinado significado, se tornaram de uso corrente em determinadas profisses. Os termos tcnicos provm de trs fontes: da linguagem comum, emprestados de uma rea afim ou criados dentro da prpria lngua (quando no existe um termo capaz de comunicar, com preciso, aquilo que se quer expressar). O que caracteriza e distingue um termo seu significado. Assim, um mesmo termo pode apresentar mais de um significado, no s entre diferentes cincias, como tambm dentro de um mesmo campo profissional. Da a importncia das consultas aos vocabulrios tcnicos, que trazem os termos de uma determinada rea, com os respectivos significados.

O USO DE TERMOS TCNICOS


O emprego de termos tcnicos num texto depende da natureza do assunto e das caractersticas do leitor. Assim, por exemplo, num relatrio de "tcnico para tcnico", os termos tcnicos podem ser usados normalmente, pois fazem parte da linguagem por eles utilizada. Contudo, se o que se escreve destina-se a leigos ou pessoas de pouco conhecimento do assunto, todos os termos tcnicos devem ser suficientemente esclarecidos em linguagem simples. Quem escreve no pode correr o risco de ser entendido de modo diferente por diferentes leitores. Os termos tcnicos no devem ser usados para impressionar o leitor leigo, nem para demonstrar o conhecimento do autor. Usar termos tcnicos como "cortina de fumaa" no prprio de bons redatores.

PARA QUEM SE ESCREVE


O texto tcnico ou cientfico deve adequar-se s caractersticas e necessidades do leitor.

AO ESCREVER SEJA CONCISO!!!


- clareza e a preciso primordial.

- linguagem simples, porm culta.


- Dispensar as redundncias, os chaves, as expresses em desuso, entre outros fatores, que acabam interferindo de forma direta na qualidade da mensagem. Eis, pois, alguns casos representativos:

APOSTILA, PGINA 10 11
Exigncias da redao tcnica...

O estilo da redao tcnica...


Termos tcnicos... O uso de termos tcnicos... Para quem se escreve...

A carta comercial, tambm chamada de correspondncia tcnica, um documento com objetivo de se fazer uma comunicao comercial, empresarial. A redao comercial tem como caractersticas comuns: a) clareza: o texto, alm de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar mltiplas interpretaes, o que prejudica os comunicados e negcios. b) esttica: a fim de causar boa impresso, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturao cabvel. No pode haver rasuras ou sujeiras impregnadas ao papel. c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informaes necessrias, sem ficar usufruindo de recursos estilsticos. Seja impessoal, ou seja, no faa uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da lngua.

muito importante que haja correo, pois um possvel equvoco pode gerar desentendimento entre as partes e possveis prejuzos de ordem financeira.

Vimos pela presente comunicao / Vimos por meio desta..., sendo que o mais recomendvel entrar diretamente no assunto.

Inteiramente disposio de nossos clientes..., uma vez que somente disposio de nossos clientes j o bastante.
Chegamos a uma concluso que... , quando o correto somente dizer conclumos que... No caso das datas, o recomendvel que sejam assim expressas: So Paulo, 7 de outubro de 2009. Quanto saudao final, vale lembrar que devemos utilizar respeitosamente em se tratando de autoridades superiores ao destinatrio, e atenciosamente no caso de hierarquias iguais ou inferiores a ele. No espao reservado assinatura, no necessrio colocar mais o trao para demarc-la, por isso perceba o exemplo:

(Fulana de tal) Chefe do Departamento Pessoal

Modelo de carta comercial


Loja da Maria Maria e Cia. Ltda. Comrcio de utenslios Av. Joo, 1000 Goinia GO. Goinia, 03 de maro de 2008. Ao diretor Joaquim Silva Rua das Amendoeiras, 600 Belo Horizonte MG Prezado Senhor: Confirmamos ter recebido uma reivindicao de depsito no valor trs mil reais referente ao ms de fevereiro. Informamos-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1 de maro, na agncia 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresrios. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por no termos feito o depsito anteriormente, mas no tnhamos ainda a nova conta bancria. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e considerao. Atenciosamente, Amlia Sousa Gerente comercial

ATA CARACTERSTICAS LINGUSTICAS A ata. Esta tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituio, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada redao tcnica, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada.
Diante disso, representativo: vejamos um exemplo

CONSTRUINDO UMA ATA


Ata um documento usado para relatar todas os acontecimentos, discusses, propostas, votaes e decises ocorridas numa sesso, reunio, assembleia, congresso, evento, etc...
A ata deve ser redigida em linguagem corrente, sem pargrafos, a fim de impedir a introduo de modificaes e alteraes indevidas;

No deve apresentar rasuras nem emendas;


Nos casos de erro ou esquecimento de algo importante no momento em que voc estiver escrevendo-a, basta escrever a palavra digo seguida da forma correta; Ex.: ....e foram trados, digo, trazidos para a assembleia....

Quando as falhas e erros s forem percebidas aps a redao da ata, voc deve utilizar a expresso em tempo, seguida da correo; Ex: Em tempo: na dcima stima linha desta ata, onde lse foram escolhidos os representantes, leia-se foram escolhidos 2 (dois) representantes.

melhor que os nmeros sejam escritos por extenso em parnteses, para que no ocorram dvidas ou falsificaes;
Ex: sortearam-se 3 (trs) vagas no curso de capacitao. No caso de importncia em dinheiro, necessrio escrever assim: Ex: R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais)

NO DEVEMOS USAR ABREVIATURAS; Ex.: SSA. para dizer Salvador. Quando se tratar de reunies ou assembleias previstas em estatutos e regulamentos, a ata ser lavrada (escrita) em livro prprio, com as pginas do livro enumeradas e autenticadas pelo responsvel; Usamos letras maisculas para escrever as iniciais das seguintes palavras e expresses: Assembleia Geral Ordinria, Assembleia Geral Extraordinria, Reunio da Diretoria, Reunio do Conselho, Presidente, Mesa, Livro de Presena, Edital; Quando o responsvel por escrever a ata no encontra-se na reunio ou assembleia, os participantes da sesso escolhem entre os presentes, pessoas que escrevero a ata;

Ex.: ...para esta Reunio da Diretoria, no estando presente o encarregado de redigir ad doc a ata, (ad doc expresso do latim que quer dizer para isto ou para esta reunio) foi eleito pelos membros de diretoria presentes, Joo Silva que substituir o encarregado, especialmente nesta reunio.

A REDAO DA ATA OBEDECE A SEGUINTE SEQUNCIA:

Dia, ms, ano, hora e local da reunio ou evento;


Nomeao das pessoas presentes, com suas qualificaes e cargos;

Referncia ao modo utilizado para a convocao da reunio ou assembleia (se foi edital, aviso, comunicado, carta);
Referncia abertura dos trabalhos pelo presidente, que geralmente, l a ata da reunio anterior para que sejam feitas as correes ou alteraes de acordo com a vontade dos participantes; Registro do cumprimento da pauta ou ordem do dia (assuntos a serem discutidos), seguindo a descrio fiel e resumida de todas as ocorrncias e das decises que tiverem sido discutidas e adotadas pela maioria dos participantes;

FECHO, CONTENDO OS SEGUINTES DIZERES:


Ex: Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, secretrio ad hoc que a redigiu e lavrou, pelo Presidente que dirigiu os trabalhos e pelos que estiveram presentes na qualidade de participantes da Sesso (reunio, assembleia, etc.). As assinaturas devem ser colocadas logo aps a ltima palavra do texto, para no deixar espao livre. OBS: alm desse modelo tradicional de ata em algumas ocasies de carter menos oficial e solene possvel adotar a Ata-Sntese, conforme modelo 02 a seguir.

OBS: comum que todos os presentes assinem todas as pginas da Ata.

MODELO 02 FORMULRIO DE ATA SNTESE

Reunio de:
Ata da Reunio ASSUNTOS TRATADOS: Convocados: Assinaturas:

No compareceram:

Encaminhamentos: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ____________________________________________

Data:

Coordenador:

Ata referente ao primeiro conselho de classe realizado pela (nome completo da instituio) Aos vinte e trs de maro de 2010, s dezessete horas e trinta minutos, sob o comando do diretor (nome completo), da coordenadora pedaggica (nome completo) e demais professores, realizou-se o primeiro conselho de classe referente ao 1 bimestre, tendo por objetivo a anlise do rendimento de todos os educandos, usando como instrumento de verificao as avaliaes formais. Dentre as propostas inerentes ao evento, destacaram-se as medidas a serem tomadas no que diz respeito s possveis falhas obtidas mediante o processo avaliativo, com vistas a contornlas. Constatados e discutidos todos os propsitos, a reunio se encerrou, na qual eu (nome da secretria escolar) lavrei a ata, lida e assinada por todos os presentes. Belo Horizonte, 23 de maro de 2010.

Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida: 1 passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabealho, com as informaes necessrias (nome, endereo, logotipo da empresa). Normalmente, j vem impresso. 2 passo: Coloque o nome da localidade e data esquerda e abaixo do timbre. Coloque vrgula depois do nome da cidade! O ms deve vir em letra minscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espao. Use ponto final aps a data. 3 passo: Escreva o nome e o endereo do destinatrio esquerda e abaixo da localidade e data. 4 passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

5 passo: Inicie o texto fazendo referncia ao assunto, tais como: Com relao a..., Em ateno carta enviada.., Em ateno ao anncio publicado..., Atendendo solicitao..., Em cumprimento a..., Com relao ao pedido..., Solicito que..., Confirmamos o recebimento, dentre outras. Observao: Evite iniciar com Atravs desta, Solicito atravs desta, Pela presente e similares, pois so expresses pleonsticas, uma vez que est claro que o meio de comunicao adotado a carta.

6 passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviaes do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatrio: V.S.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.
7 passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual o encerramento da mesma. Despea-se em tom amigvel: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreo, Saudaes cordiais, etc. Observao: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeo-me).

A expresso Curriculum Vitae vem do latim onde vitae vida e curriculum tem o sentido de trajetria, curso ou carreira. Logo, se fssemos traduzir a tal expresso seria algo como a trajetria da vida.
Ento, o Curriculum Vitae ter como objetivo trazer uma sntese das qualificaes, experincias profissionais, formao acadmica e dados pessoais. Neste ltimo, no se usa mais colocar naturalidade, filiao, no caso de RG e CPF, s quando solicitado, caso contrrio, no necessrio. A foto, que foi banida h algum tempo, volta com nfase total e permite at mesmo um leve sorriso.

A estrutura do Curriculum Vitae apresenta-se, hoje em dia, da seguinte forma:

a) Dados pessoais: Nome, idade, estado civil, endereo, telefones e e-mail, foto (tamanho 3x4) ao lado. Se colocar telefone de recado, especifique o nome da pessoa responsvel.
b) Objetivos: Especifique seus objetivos no cargo pretendido. c) Qualificaes: Neste espao voc coloca suas qualificaes, suas qualidades profissionais, d em mdia 5 exemplos (habilidade com pessoas, excelente escrita, boa comunicao verbal, etc.)

d) Escolaridade: Formao Acadmica: coloque somente a ltima formao. (Ex: superior incompleto em Cincias Econmicas, perodo, ano de concluso). Caso tenha psgraduao, especifique-a. e) Cursos de aperfeioamento: Seminrios, palestras, simpsios, etc. (desde que tenha certificado). Coloque s os dois ltimos ou o que o ajudaria no emprego almejado.

f) Idiomas e Informtica: Neste local, s especifique o seu nvel de ingls. Se for s o bsico, melhor no colocar. No caso da Informtica, indique os cursos que fez ou que domina.
g) Experincia Profissional: Coloque s as trs ltimas, se tiver. h) Referncia Profissional: De preferncia do ltimo ou penltimo emprego. Coloque o nome e telefone de contato do ex-chefe, ou ex-diretor. Algum que possa falar bem de sua vida profissional dentro da empresa.

Por fim, se houver necessidade, especifique a pretenso salarial. Nunca coloque a combinar, pois se o empregador est solicitando, porque quer saber. Na dvida, pesquise os salrios pagos no mercado para a funo almejada.

Observao importante: O CV deve ter no mximo 2 folhas inteiras! E mais: toda informao deve ser verdica! Nunca invente nada, mesmo porque se for testado na entrevista a respeito de algo que declarou falsamente, ir passar vergonha!

S-ar putea să vă placă și