Sunteți pe pagina 1din 18

A aula como Forma de Organizao do Ensino

A aula a forma predominante de organizar o ensino. Onde se desenvolve os temas e os alunos assimilam o conhecimento, habilidades, atitudes e convices e desenvolve as capacidades cognocitivas. O tipo mais comum de aula a expositiva, to criticada, mas como vimos nos mtodos anteriores que deve ser considerado como uma etapa no conjunto das formas didticas de conduo da aula. A aula deve ser preparada com mtodos didticos e de ensino de forma que o aluno possa interagir com o contedo novo. No captulo sero trabalhados os seguintes temas: -Caractersticas gerais da aula; - estruturao didtica da aula; - tipos de aula e mtodos de ensino.

Caractersticas gerais da aula


Considerando o processo de ensino como uma ao conjunta do aluno e do professor, na qual o professor por meios didticos dirige o processo de ensino e aprendizagem. Podemos dizer que a aula toda situao didtica na qual se pem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios, com fins instrutivos e formativos, que incitam as crianas e jovens a aprender. Sendo que muitas vezes no temos apenas uma aula mas um conjunto de aulas, visto que para atingir o resultado esperado no se faz sem uso de um conjunto de mtodos didticos, a aula deve satisfazer as seguintes exigncias:

Ampliao do nvel cultural e cientfico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados; Seleo e organizao de atividades dos alunos que possibilitem desenvolver sua independncia de pensamento, a criatividade e o gosto pelo estudo; Empenho permanente na formao de mtodos e hbitos de estudo; Formao de habilidades e hbitos, atitudes e convices, que permitam a aplicao de conhecimentos na soluo de problemas em situaes da vida prtica; Desenvolvimento das possibilidades de aproveitamento escolar de todos os alunos, diferenciando e individualizando o ensino para atingir nveis relativamente iguais de assimilao da matria; Valorizao da sala de aula como meio educativo, para formar as qualidades positivas de personalidade dos alunos; Conduo do trabalho docente na classe, tendo em vista a formao do esprito de coletividade, solidariedade e ajuda mtua, sem prejuzo da ateno s peculiaridades de cada aluno.

Estruturao didtica da aula


O professor como agente de ensino intencional e planejado deve preparar a aula levando em conta os diversos mtodos didticos que utilizar ao longo da aula ou das aulas, os recursos didticos oferecidos e a caractersticas dos alunos obtidas por avaliao diagnstica. Estar atento aos passos didticos ou etapas como tarefas do processo do ensino relativamente constantes e comuns a todas as matrias, considerando-se que no h entre elas uma seqncia necessariamente fixa, e que dentro de uma etapa se realizam simultaneamente outras. Os passos didticos so os seguintes: -Preparao e introduo da matria; - tratamento didtico da matria nova; -Consolidao e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades; -Aplicao; -Controle e avaliao.

A preparao e a introduo recordam a matria antiga e prepara a assimilao da matria nova, atravs dos passos didticos obter um enlace da matria antiga com a nova para haver assimilao e entendimento do contedo usando as habilidades adquiridas pelo aluno objetivando um resultado a ser alcanado no seu aprendizado. Vejamos algumas indicaes para o desenvolvimento das fases ou passos didticos:

Preparao e introduo da matria


Esta fase engloba a preparao da aula ou um conjunto de aulas usando os mtodos e os recursos didticos relacionando o contedo velho com o novo, onde o professor far com que o aluno faa o enlace dos dois contedos preparando para que possa ser assimilado pelo aluno. Criando condies e incitando o aluno ao aprendizado, que muito importante.

A motivao inicial uma volta ao contedo anterior com perguntas para verificar o aprendizado do mesmo e h uma recapitulao e retificao do contedo para que haja uma sondagem do assunto anterior para preparar os alunos para enfrentar os novos assuntos. O contedo novo no deve ser mais do que uma continuao do anterior e a colocao do assunto deve partir do vnculo com o cotidiano do aluno, mediante problemas a ser resolvidos que tenham ligao com a vida do aluno que vo se tornando problemas do seu dia-a-dia, podendo assim o professor inserir de forma didtica os objetivos, que devem ser atingidos com o estudo da nova matria que possibilita o encontro de solues para os problemas. O professor e o aluno devem cuidar para que assuntos secundrios no venham tirar a direo de cada etapa do ensino. A durao desta etapa depende da matria, do tipo de aula, do preparo prvio ou do nvel de assimilao dos alunos para enfrentarem o assunto novo. Evidentemente, se incio de uma unidade de ensino, o tempo ser maior.

Tratamento didtico da matria nova


O tratamento didtico da matria a fase do ensino que ocorre a assimilao do objetivos, forma os conceitos do contedo por meios internos e externos dos mtodos. Meios externos: a explicao do professor, a atividade realizada pelo aluno, a elaborao conjunta (conversao). Meios internos: funes mentais que desenvolvem no processo de cognio, como a percepo, as representaes, o pensamento abstrato, mobilizados pelas funes ou fases didticas. Os meios externos devem ser baseados nos mtodos internos do aluno para aprender/assimilar partindo dele para entender o melhor mtodo externo a ser utilizado pelo professor, deve entender como o aluno organiza os seus processos cognitivos. Boa parte do conhecimento do 1 grau se inicia pela percepo ativa da realidade. A percepo uma qualidade da nossa mente que permite o conhecimento ou a tomada de contato com as coisas e fenmenos da realidade, por meio dos sentidos.

A percepo traz atravs dos sentidos a nossa conscincia os fenmenos e relaes do ensino a primeira forma de contato com o objeto ou fenmeno do estudo e que atravs dela leva a formar os conceitos e a aprendizagem. Algumas atividades preparam o aluno para a percepo ativa como descrever o objeto, escrever no quadro negro o que se sabe sobre o objeto e colocar problema no qual o conhecimento da nova matria ajude a resolv-lo. A percepo pode ser: Direta: confronto direto com o objeto ou seja demonstrao do que estudado. Indireta: Por meio da explicao da matria, onde as noes do objeto pode ser formado por conversao dirigida, desenhos, mapas e a prpria representao verbal dos objetos.

Cabe ao professor utilizar os dois, de forma a produzir um resultado satisfatrio da matria nova. A via direta mais rica, mas a freqentemente usada a indireta onde o professor deve ser o mais claro, pois a primeira percepo a mais importante para a formao dos conceitos. O conhecimento sensorial e racional se ligam de forma que um depende do outro.Segundo David Ausubel (EUA) o conhecimento antigo uma ncora para o novo conhecimento. O conhecimento ultrapassa o conhecimento sensorial que deve ser formado pelo conhecimento racional onde o conhecimento antigo se junta ao novo e forma o conhecimento. A assimilao da matria nova um processo de interligao entre percepo ativa, compreenso e reflexo, de modo a culminar com a formao de conceitos cientficos que so fixados na conscincia e tornados disponveis para a aplicao. A percepo ativa conduzida didaticamente deve ter em mente o alcance do conhecimento com a realidade do aluno para ele possa sentir a realidade do conhecimento. Podemos sintetizar os momentos interligados do processo de transmissoassimilao, que a base metodolgica para o tratamento didtico da matria nova:

Uma aproximao inicial do objeto de estudo para ir formando as primeiras noes, atravs da atividade perceptiva, sensorial. Isso se faz, na aula, atravs da observao direta, conversao didtica, explorando a percepo que os alunos tm do tema estudado; deve-se ir gradativamente sistematizando as noes; - Elaborao mental dos dados iniciais, tendo em vista a compreenso mais aprofundada por meio da abstrao e generalizao, at consolidar conceitos sobre os objetos de estudo; - Sistematizao das idias e conceitos de um nodo que seja possvel operar mentalmente com eles em tarefas tericas e prticas, em funo da matria seguinte e em funo da soluo de problemas novos da matria e da vida prtica. A preparao do contedo importante pois nesse momento acontece a assimilao do contedo e no novo conhecimento inseparvel cada etapa da assimilao a avaliao.

3. Consolidao e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades


Nas fases anteriores deu-se a compreenso da matria atravs de conceitos e exerccios, agora necessrio organizar e fixar na mente do aluno para que possa utiliz-lo. Para que haja a aplicao do contedo necessrio que esteja assimilado e fixado no aluno aquilo que ensinado atravs de conceitos, percepo e exerccios de reviso. A consolidao se d em qualquer etapa do processo didtico, se d quando h a assimilao e compreenso da matria. A consolidao pode ser: Reprodutiva: reproduz os conhecimentos assimilados e aplica em uma situao conhecida; Generalizadora: o conhecimento assimilado usado para a obteno de um novo conhecimento, novas situaes e fatos da prtica social; Criativa: tarefas que levam ao aprimoramento do pensamento independente e criativo. Os procedimentos de consolidao j vistos se interpenetram.

4. A aplicao
A aplicao ocorre em todas as etapas, mas aqui vemos como uma passagem da teoria para a prtica, da sala de aula para a sua vida social. Onde por meios de exerccios, provas e tarefas medido a capacidade do aluno transferir conhecimentos para situaes novas, uma compreenso mais global do objeto de estudo da matria. A aplicao de conhecimentos e habilidades supe o atendimento de determinadas exigncias didticas, de responsabilidade do professor: - Formulao clara de objetivos e adequada seleo de contedos que propiciem conhecimentos cientficos, noes claras sobre o tema em estudo, sistematizao de conceitos bsicos que formam a estrutura dos conhecimentos necessrios compreenso de cada tema; - Ligao dos contedos da matria aos fatos e acontecimentos da vida social e aos conhecimentos e experincias da vida cotidiana dos alunos, de modo que a realidade social concreta suscite problemas e perguntas a serem investigados no processo de transmisso/assimilao da matria e em relao aos quais se d a aplicao de conhecimentos.

5. Controle e avaliao dos resultados escolares


A verificao e controle do rendimento escolar um forma didtica de percorrer todas as etapas do ensino, das atividades planejadas e executadas pelo professor ao meio no qual o aluno aprende. A avaliao do processo de ensino e aprendizagem diz em valores a ocorrncia da realizao da transmisso do conhecimento e avalia o trabalho do professor e a assimilao do aluno. A avaliao cumpre, ao menos trs funes: A funo pedaggico-didtica se destina a obter os meios e condies para avaliar os alunos e as formas de consegui-la. Funo diagnstica analisa a aplicao do ensino feito pelo professor ao aluno e permite o cumprimento da funo anterior. Funo de controle analisa os resultados dos aprendizados dos alunos com notas e conceitos. A utilizao das trs funes no deixam ser um elemento isolado, visando apenas a quantidade, alm disso a avaliao diagnstica permite ao aluno controlar a sua atividade, pois ele sujeito ativo do seu aprendizado.

Tipos de aula e mtodos de ensino


Cabe ao professor planejar e escolher o melhor mtodo ou passo para cada aula ou para a aula e isso depende da complexidade da matria e do aprendizado dos alunos. Deve se ter condies de desenvolvimento de cada passo at a avaliao por meio de tarefas e outros exerccios. Conforme o tipo de aula, a matria, os objetivos e contedos (estudo de assunto novo, formao de habilidades, discusso, exerccios, aplicao de conhecimentos etc.), escolhe o mtodo de ensino, dentro das variaes de cada um. Mtodos expositivo e elaborao conjunta todos os alunos se ocupam do mesmo assunto; Mtodo de trabalho relativamente independente trabalho de cada aluno e pode ser a mesma tarefa para todos ou diferente para alguns, permite acompanhar o aprendizado de cada aluno; Mtodo de trabalho em grupo um grupo resolve uma tarefa, possibilitando ajuda do professor ao aluno, assim como aluno a aluno.

No existe um mtodo nico, mas sim mtodos que de forma consistente atende as complexidades e agrega da melhor forma os passos do aprendizado cabe ao professor escolher o mais adequado que possa introduzir e relembrar os contedos anteriores, assimilar e avaliar de forma que cada passo didtico se conectem.

A tarefa de casa
A tarefa de casa um importante complemento didtico, pois atravs dela pode observar as dificuldades dos alunos e mostra ao professor onde deve aprimorar, como tambm uma forma de interao pai professor -pai que v na tarefa o trabalho do professor. A tarefa deve estar ligada ao assunto de sala de aula e que foi bem compreendido pelo aluno, para no delegar aos pais o papel de professor; bem como deve ser planejada e explicada em sala de aula, no somente dado um frustrante visto e para criana que no dispe de condies objetivas para resolver a tarefa a escola deve destacar uma sala e um professor para acompanhar o aluno fora do horrio de aula. As tarefas de casa no devem constituir-se apenas de exerccios; consistem, tambm, de tarefas preparatrias para a aula (leituras, redaes, observaes) ou tarefas de aprofundamento da matria ( um estudo dirigido individual, por exemplo).

S-ar putea să vă placă și