Sunteți pe pagina 1din 18

Centro Universitario Geraldo Di Biase UGB Curso de Pos-Graduacao em Microbiologia Clinica

Caracterizao e Identificao de Erysipelothrix rhusiopathiae isoladas de um Anfitrio no natural, um gato, com uma manifestao clnica da Depresso

Leone e Daniele

Setembro/2011

TAXONOMIA
Classificao cientfica Reino: Filo: Classe: Ordem: Famlia: Gnero: Bactrias Firmicutes Erysipelotrichi Erysipelotrichales Erysipelotrichidae Erysipelothrix

Espcies:

E. rhusiopathiae Nome binomial Erysipelothrix rhusiopathiae Migula , 1900

MORFOLOGIA

Bacilo Gram-positivo pleomrfico, variando de bastonetes curtos em cadeias curtas a longos filamentos em sua forma rugosa, anaerbio facultativo, imvel, oxidase-negativa e fermentador lento da glicose.

Erysipelothrix rhusiopathiae

Agente da erisipela suna e da manqueira, apresenta grande relevncia devido s perdas econmicas relacionadas principalmente alta incidncia de abortamentos e a forma crnica que reduz a taxa de crescimento

Importncia microbiolgica
. Sua

importncia microbiolgica reside na dificuldade de isolamento e identificao. J foi isolada a partir de amostras de mamferos, aves, rpteis, anfbios, peixes e crustceos, assim como de carcaas em decomposio e resduos de batedouros. agente etiolgico de formas clnicas erisipelides que afetam sunos, ovinos, caprinos e bovinos alm de aves (avestruz, galinhas, patos e perus).

Erisipelide rara doena de pele causada pela bactria Erysipelothrix rhusiopathiae. As bactrias so introduzidas acidentalmente a partir de animais infectados atravs de feridas de pele pr-existentes. . Erisipelide humana em grande parte uma doena ocupacional dos trabalhadores dos matadouros, os trabalhadores agrcolas, e os da carne de movimentao e indstrias de pesca.

Resumo

Neste artigo, os autores, recuperaram a amostra de E.. rhusiopathiae a partir de um gato da raa russo azul de 4 meses com uma pobre condio corporal

Foram realizados experimentos em gatos e camundongos com isolado clnico de E. Rhusiopathiae. As amostras forma inoculadas de forma oral e subcutnea em gatos; e subcutnea e intraperitoneal em camundongos, e o organismo foi recuperado a partir do bao e sinovial e fluidos do pericrdio.

Os gatos apresentaram depresso e emagrecimento em conjunto com leso, eritema localizado de pele acompanhado . por secreo ocular purulenta. Em anlises hematolgicas, o nmero total de glbulos brancos foi alto em comparao com a de gatos normais. O exame histolgico revelou congesto e inflamao moderada com necrose focal.

Os autores publicaram este artigo, pois este estudo pode fornecer uma viso sobre as bactrias como uma causa potencial . de infeco por E. Rhusiopathiae em companheiros animais, como gatos com o possvel significado epidemiolgico e implicaes como uma fonte potencial de infeco a outros animais, incluindo seres humanos.

IDENTIFICAO

. Foram realizados para identificao testes bioquimicos, testes de sensibilidade antimicrobiana e testes de patogenicidade dos isolados de camundongos e gatos. Os autores observaram que os isolados cresceram tanto em gar sangue quanto em caldo enriquecido e a maioria dos isolados pareciam pequenas colnias com uma estreita zona de alfa-hemlise em placas de gar sangue. As colnias apresentaram-se morfologicamente com pouca transparncia e forma lisa convexa,

Nos testes bioquimicos apresentaram-se negativos para catalase,oxidase, vermelho de metila, indol, esculina, reduo de nitrato, reao Voges-Proskauer e para o teste de liquefao de gelatina. No teste de PCR os produtos foram: spaA-937 e 813, spaB-904 e spaC-1.011. No duplo teste de precipitao em gar gel para sorotipagem foi designada como sorotipo 2b.

ANTIMICROBIANOS

O isolado clnico foi resistente cefalotina, trimetoprim/sulfametoxazol, vancomicina, colistina, cido nalidxico, canamicina e estreptomicina e suscetveis a amicacina, cefazolina, gentamicina ampicilina, cloranfenicol, eritromicina, norfloxacina, penicilina, tetraciclina e amoxicilina/cido clavulnico.

DISCUSSO
A espcie de E. rhusiopathiae um microrganismo ubiquitrio e tem sido isolado de muitas espcies, sendo um importante agente causador de erisipela suna e tambm causa a Erispelide em seres humanos. Os autores apresentaram algumas manifestaes clinicas citadas em outros trabalhos como endocardite, poliartrite, septicemia aguda e leses cutneas locais. Apesar da ampla gama de hospedeiros com casos infecciosos, sintomas clnicos em gatos e suas possveis implicaes epidemiolgicas so limitados.

Os autores apresentam uma citao de Imada et al., sugerindo que o sorotipo 2b seja um patgeno crucial para erisipela suna. Outro trabalho citado sugere que cpsula de hialuronidase e neuraminidase sejam tambm fatores de virulncia envolvidos na patogenicidade. No entanto, sabe-se pouco sobre a patogenicidade do sorotipo 2b em outros animais, como gatos e ratos.

CONCLUSO

Os autores concluiram que os casos de depresso em gatos podem estar associados com a infeco por E. rhusiopathiae, onde esta descoberta pode fornecer informaes sobre uma bactria como uma potencial causa da infeco de E. rhusiopathiae em animais de companhia tais como gatos, com o possvel significado epidemiolgico e implicaes como fonte de infeco para animais e humanos.

S-ar putea să vă placă și