Sunteți pe pagina 1din 81

Jos Aristides da Silva Gamito

Introduo disciplina

A legitimidade de uma filosofia brasileira. A histria da filosofia no Brasil.

Principais pensadores brasileiros.


A carncia no Brasil do ensino da filosofia. A filosofia no Ensino Mdio.

Controvrsias

POSIES NEGATIVAS
CLVIS BEVILACQUA Ora,... se bem a

poesia floresce no Brasil, em decorrncia do fato de se enraizar no sentimento, no ocorre isso, no entanto, com a filosofia, terreno no qual os brasileiros limitam-se a copiar o pensamento dos europeus, sem que exista uma escola prpria, ou um conceito original de vulto.

FERNANDO

GONZLES OCHOA Quem colnia por dentro... concebe a liberdade como cmbio de dono.

POSIES POSITIVAS
ROBERTO GOMES - do ponto de

vista de um pensar brasileiro, Noel Rosa [compositor popular] tem mais a nos ensinar que o senhor Immanuel Kant, uma vez que a filosofia, como o samba, no se aprende no colgio.

ALBERTO PALACIOS - considera que

at agora a cultura filosfica latinoamericana foi caudatria do pensamento europeu. Essa circunstncia muda a partir da Primeira Guerra Mundial, que revelou a decadncia da Europa. A Amrica Latina, no sentir de Palacios, sente-se na iminncia de dar luz uma nova filosofia, perfeitamente original.

POSIO MODERADA
MIGUEL REALE -... a criao filosfica contempornea ocorre preferencialmente sob a forma de meditao sobre problemas e no como formulao das grandes perspectivas transcendente e transcendental (que j foram fixadas por Plato e por Kant, respectivamente), ou como construo de

sistemas (modalidade adotada pela meditao filosfica ocidental at o final do sculo passado). Posio compartilhada por: Antnio Paim, Lus Washington Vita e outros.

Sculo XVI ao XVIII

PRINCIPAIS NOMES: Manoel da Nbrega,

Gomes Carneiro,
Nuno Marques Pereira ,

Souza Nunes,
Antnio Vieira.

A filosofia foi introduzida no Brasil

pelos colgios jesutas. Em 1572, comea o ensino da disciplina no Colgio da Bahia. E, em 1580, no Colgio de Olinda. Portanto, o pensamento introduzido no final do sculo. E se caracteriza basicamente pelo tomismo.

NUNO MARQUES PEREIRA Nuno

(Cairu, 1652 Lisboa, 9 de dezembro de 1728) foi um padre e escritor de cunho moralista luso-brasileiro do barroco. Principal obra: Peregrino da Amrica (1731). Filosofia: Escolstica.

Nuno Marques Pereira o tpico filsofo do

chamado saber de salvao. A filosofia em sua concepo est submissa teologia. Ela define filosofia como a porta de todas as faculdades. Mas a melhor filosofia aquela que ajudar a compreender as Escrituras. Ele subdivide a tarefa filosfica em 4 etapas: 1 a definio da matria, do assunto; 2 a justificao do problema, levantamento das razes; 3 a demonstrao do problema; 4 Definio de sua veracidade ou falsidade.

Em sua concepo filosfica, a moral superior

dialtica. Portanto, o saber vlido aquele que auxiliar o homem te uma vida virtuosa e merecedora da salvao. A utilidade do conhecimento a prtica da justia.
... vereda perigosa a cincia, se a f e a humildade

no guiam seus passos (PEREIRA apud PAIM,).

1772 a 1830

PRINCIPAIS NOMES: Luiz Antnio Verney, Silvestre Pinheiro Ferreira, Marqus de Pombal (Reformador da educao portuguesa).

Com as reformas do Marqus de

Pombal surgiu o empirismo mitigado que era caracterizado por uma viso cientificista. Silvestre Pinheiro Ferreira introduziu no Brasil o empirismo e inaugurou um movimento de reao anti-escolstica, reinterpretando Aristteles com base no empirismo.

SILVESTRE PINHEIRO FERREIRA

SILVESTRE PINHEIRO FERREIRA (Lisboa, 31 de Dezembro de 1769 Lisboa, 2 de

Julho de 1846) foi um importante filsofo e poltico portugus que ocupou diversos postos governamentais nos primeiros anos da dcada de 1820, entre os quais os de ministro do Reino, ministro da Guerra e ministro dos Negcios Estrangeiros. Obra: Prelees Filosficas (1813). Filosofia: Empirismo.

Silvestre introduziu no Brasil o empirismo e

inaugurou um movimento de reao antiescolstica, reinterpretando Aristteles com base no empirismo. De origem portuguesa, veio para o Brasil em 1810 junto com a famlia real. Durante os anos de 1813 e 1820 ministrou aulas de filosofia no Rio de Janeiro.

As principais ideias nela contidas so a

admisso da experincia sensvel como fundamento, a unidade do conhecimento, a filosofia tida como asseguradora do xito da aquisio do conhecimento e desenvolve uma correspondncia entre linguagem e realidade.

1818 a 1830

PRINCIPAIS NOMES: Martim

Francisco

Ribeiro

de

Andrada, Antnio Ildefonso Ferreira, Diogo Antnio Feij, Vicente Ferrer Neto Paiva.

A entrada da filosofia kantiana no Brasil se

deu pela primeira vez atravs de Martim Francisco Ribeiro de Andrada (1775-1844) que ministrou aulas sobre Kant em So Paulo. J o krausismo entrou por meio de Neto Paiva e pretendia a superao do empirismo e defendia o liberalismo moderado. Salientava a participao do esprito no processo cognitivo. No Brasil, tentou se eliminar o sensualismo.

DIOGO ANTNIO FEIJ

Feij (184-1843) ministrou aulas de

Filosofia em Itu entre 1818 e 1821. Redigiu os Cadernos de Filosofia. Ele adotou o conceito de metafsica de Kant. E definiu filosofia como a cincia do pensamento. E faz a distino entre filosofia dogmtica e filosofia crtica.

Feij discorre sobre uma teoria do conhecimento

nos moldes kantianos. A sensibilidade fornece a matria enquanto o entendimento a forma, versando sobre fenmenos. O conhecimento vem pelos sentidos s que o entendimento que fornece as leis. O pensador d nfase imaginao no processo cognitivo. A crtica kantiana do conhecimento comentada na linha do psicologismo. Mas sua filosofia moral permanece a tradicional.

1850 a 1880

PRINCIPAIS NOMES: Eduardo Ferreira Frana, Domingo Gonalves de Magalhes.

Os eclticos procuraram dar uma

resposta espiritualista ao problema do homem e da liberdade. Eles retomaram o aspecto espiritual negligenciado pelo empirismo.

EDUARDO FERREIRA FRANA

Eduardo Ferreira Frana em sua obra

Investigaes de Psicologia afirma que a vontade determina a conscincia, sem influncia dos estmulos externos. O mtodo empregado nesta filosofia o psicolgico. O conhecimento tratado do ponto de vista da cincia.

DOMINGOS GONALVES DE MAGALHES

Segundo este filsofo, ns agimos bem

quando estamos em consenso com nossos semelhantes. Para isso ele estuda as categorias da percepo. Espao, tempo e causa so invariveis ao contrrio dos sentidos que dependem do indivduo. O juzo sobre os fatos noo imediata da razo. As sensaes no modificam o esprito.

180 a 1870

PRINCIPAIS NOMES:
Romualdo Antnio de Seixas, Antnio Rangel Torres Bandeira, Pedro Autran da Mata Albuquerque,

Braz Florentino Henrique de Souza.

Romualdo, arcebispo da Bahia, na

dcada de 40, passou a combater o ecletismo. Propunha o tradicionalismo e defendia a monarquia constitucional. O religioso editou o Compndio de Filosofia Elementar.

1870

PRINCIPAIS NOMES: Miguel Lemos, Teixeira Mendes, Pereira Barreto, Tobias Barreto, Slvio Romero, Clvis Bevilacqua, Artur Orlando, Fausto Cardoso.

Na dcada de 70 do sculo XIX, houve

segundo Slvio Romero um surto de novas ideias. Com as transformaes sociais e polticas dentro do Imprio passa predominar no pas o esprito crtico.

1870 a 1930

PRINCIPAIS NOMES: Miguel Lemos, Teixeira Mendes, Lus Pereira Barreto, Alberto Sales,

Pedro Lessa,
Paulo Egydio, Ivan Lins,

Jlio de Castilhos,
Benjamin Constant Botelho de Magalhes.

O positivismo prima pelo cientificismo

que se caracteriza como um movimento de exaltao da cincia e de apresentao da mesma sociedade como indispensvel. Ento, a idia de cincia aplicada a todas as esferas da vida.

1860 a 1914

PRINCIPAIS NOMES: Tobias Barreto, Slvio Romero, Artur Orlando.

A Escola de Recife foi iniciada por

Tobias Barreto na dcada de 60 do sculo XIX. Prope-se a combater o positivismo, entende a filosofia no sentido neo-kantiano como crtica da cincia. A escola desenvolve o culturalismo, ou seja, a criao humana vista como objeto filosfico.

TOBIAS BARRETO

Tobias Barreto entendia a filosofia

como patrocinadora da sntese das cincias e entendia o homem como conscincia. E neste sentido, entra no tema da cultura. Para ele esta anttese da natureza, um sistema de foras combatentes. O fato natural no plano da cultura se torna moral.

O natural no justifica o cultural. A

natureza imoral, a cultura criao do homem sem se inspirar no natural. A cultura adapta o homem sociedade. Dentro da sociedade a moral e o direito so constituintes. O homem sobressaise por dirigir suas aes para um fim. Ele se doma.

SLVIO ROMERO

Slvio Romero fundou o culturalismo

sociolgico e Alcides Bezerra contribuiu para o culturalismo filosfico. A Escola reformou a compreenso do direito, sistematizou a histria da cultura brasileira, modernizou as instituies.

FARIAS BRITO

Raimundo de Farias Brito (1862-1917) lutou

pela restaurao do espiritualismo durante uma poca dominada pelo positivismo. Os seus seguidores acabaram transitando para o catolicismo. Ele procura salvar a metafsica, priorizando o ego, a conscincia e a interioridade como espaos do saber absoluto. As suas principais obras so A filosofia como atividade permanente do esprito (1895) e A verdade como regra das aes (1905).

1893 a 1923

NOMES PRINCIPAIS: Jlio de Castilho, Borges de Medeiros.

Esta teoria poltica prope que o

poder legislativo no seja autnomo, as leis so elaboradas pelo executivo. A presidncia tem direito reeleio, prima-se por um autoritarismo republicano. A origem do poder o saber.

1930

PRINCIPAIS NOMES: Lenidas de Rezende, Hermes Lima, Edgardo de Castro Rabelo,

Caio Prado Jnior.

O marxismo teve dois segmentos:

O acadmico e o poltico. Este foi representado por Caio Prado Jnior.

CAIO PRADO JNIOR

marxismo poltico teve como expoente Caio Prado Jnior (19071990). A principal tese que a economia um fator determinante na evoluo social. Muitos socilogos o seguem.

1930 a 1960

PRINCIPAIS NOMES: Leonel Franca, Alceu Amoroso Lima, Leonardo Van Acker.

Nesta

fase, vrios pensadores brasileiros faz conciliaes do tomismo com outras filosofias: Alvino Moser (existencialismo), Antnio Joaquim Severino (fenomenologia), Evaldo Pauli (kantismo) e Ireneu Perma (maritainismo).

A partir da Dcada de 30

PRINCIPAIS NOMES: Alcides Bezerra,


Djacir Menezes, Miguel Reale.

uma das mais importantes correntes

filosficas do sculo XX. uma corrente herdeira da crtica ao positivismo feita pela Escola de Recife. Esta corrente quebrou o cientificismo vigente no pas e centrou seu pensamento sobre o homem e na sua criao (cultura).

MIGUEL REALE

Para Reale, a filosofia a busca pela

universidade, pelos princpios ltimos do conhecimento. O saber filosfico tem um carter axiolgico e crtico. O conhecimento depende do contexto histrico.

A partir da Dcada de 30

PRINCIPAIS NOMES:
Henrique Cludio de Lima Vaz, Leonardo Boff, Paulo Freire.

A caracterstica desses pensadores a

pobreza e a libertao como temas discusso filosfica e teolgica. Prximo a esse grupo destaca-se o marxista Caio Prado Jnior.

LIMA VAZ

Os pensadores do projeto imanentista

da libertao so Henrique Cludio de Lima Vaz, Leonardo Boff e Paulo Freire. A caracterstica desses pensadores a pobreza destaca-se o marxista Caio Prado Jnior.

sucesso da produo filosofia est intimamente ao mtodo usado no ensino da disciplina. No Brasil, predominaram trs metodologias: a) O mtodo da Ratio Studiorum de base tomista; b) O ensaio livre sem vnculo com a tradio; c) O mtodo historiogrfico implantado na USP na dcada de 40 pelos professores franceses.

Os

aspectos negativos do mtodo historiogrfico so o medo de ousar, de filosofar sobre o texto. Torna-se uma postura que produz pouco. No ensino mdio brasileiro houve a ausncia da filosofia desde 1971 at 2008. Os PCNs propem objetivos polticos e sociais para o ensino da filosofia, mas esta muito mais.

O retorno da filosofia ao ensino mdio

veio com dois modelos de professores: I Aquele formado e habituado a ler os textos sem exegese e sem relao com problemas contemporneos. II Aquele formado em outra rea e com conhecimento superficial da disciplina.

A distino entre historiador da filosofia e filsofo problemtica. No Brasil, geralmente os bons alunos de filosofia se concentram no ensino superior. E quem no tm aptido para a pesquisa se torna professor no ensino mdio. O ensino mdio possui uma estrutura historiogrfica. Uma sada para isso seria investir no mtodo temtico.

REFERNCIAS:
PAIM,

Antnio [1967]. Histria das idias filosficas no Brasil. 1 edio. So Paulo: Grijalbo/Edusp, 1968.

PAIM, Antnio [1979]. O estudo do pensamento

filosfico brasileiro. 1 edio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

S-ar putea să vă placă și