Sunteți pe pagina 1din 31

Calor

Cincias/Fsica 9 ano Prof.(a) Analu

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Temperatura: Medida da agitao molecular. Calor: Energia trmica em trnsito. Equilbrio trmico: o estado onde a temperatura de dois ou mais corpos so iguais. Assim, quando um corpo est em equilbrio trmico em relao a outro, cessam os fluxos de troca de calor entre eles. Obs: O calor sempre flui espontaneamente do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

Relao entre as Escalas Termomtricas

Presso de 1 Atm

Equaes de Converso

Relao de Converso de Variaes

ESCALAS DE TEMPERATURA
Escala Celsius Escala Fahrenheit Escala Kelvin Ponto de Ebulio 373 K

Ponto de Ebulio
100 C

Ponto de Ebulio
212 F

0 C Ponto de Fuso

32 F Ponto de Fuso

273 K Ponto de Fuso

EQUAES DE CONVERSO
100 C 212 F 373 K

0 C

32 F

273 K

Macete: como as trs escalas mostram a mesma temperatura ambiente, temos:

Meio p Meio p Meio p cabea p cabea p cabea p

EQUAES DE CONVERSO continuao:


100 C 212 F 373 K

0 C

32 F

273 K

K 273 C 0 F 32 100 0 212 32 373 273

Portanto:

C F 32 K 273 100 180 100


Simplificando:

Dividindo os denominadores por 20, temos:

C F 32 K 273 5 9 5

Exemplo:
01 (UFBA) A temperatura doa corpo humano de aproximadamente 36,7 C. Qual a leitura que a escala Fahrenheit e Kelvin fornecem para essa mesma temperatura? Passando de Celsius para Kelvin: Pensando !!!! Pela equao de converso temos:

C F 32 K 273 5 9 5
Passando de Celsius para Fahrenheit:

C K 273 5 5

36,7 K 273 5 5

C F 32 9 5
36,7 F 32 5 9

66,06 F 32

36,7 K 273 36,7 273 K

66,06 32 F
F 98,06F

F 32 7,34 9

K 309,7K

Transmisso de Calor
Definio de Calor: Calor energia trmica em trnsito motivada por uma diferena de temperatura, sendo sempre transferida do meio mais quente para o meio mais frio.

Tipos de Transmisso: dada de trs maneiras por conduo, por conveco e por irradiao.

1. Conduo trmica a propagao de calor em que a energia trmica passa de partcula para partcula, sem transporte de matria. Ocorre principalmente nos metais (condutores trmicos).

So exemplos de isolantes trmicos: gua, gelo, ar, l, isopor, vidro, borracha, madeira, serragem, etc. Aplicaes de isolantes trmicos: Exemplo1: Os iglus, embora feitos de gelo, impedem a conduo de calor para o meio externo. Elevando, assim sua temperatura interna.

Exemplo2: As roupas de frio so um exemplo de isolante trmico; o ar que fica retido entre suas fibras dificulta a conduo de calor. Os pelos dos animais e a serragem tambm so bons isolantes trmicos porque retm ar.

2. Conveco trmica a propagao de calor com transporte de matria. Ocorre somente nos lquidos e gases. Exemplo1: gua no fogo. A gua quente na parte inferior, menos densa, sobe, enquanto a gua fria na parte superior, mais densa, desce. Esse movimento de gua quente e gua fria, chamado de corrente de conveco, faz com que a gua se aquea como um todo.

Exemplo2: Ar condicionado. Para facilitar o resfriamento de uma sala, o condicionador de ar deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio lanado, mais denso, desde, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de conveco).

Exemplo3: Geladeira. Para facilitar o resfriamento da geladeira, o congelador deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio prximo ao congelador, mais denso, desce, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de conveco).

3. Irradiao trmica a propagao de calor atravs de ondas eletromagnticas, principalmente os raios infravermelhos (chamados de ondas de calor). Ocorre inclusive no vcuo.

Exemplo1: A estufa de plantas feita de vidro, que transparente energia radiante do Sol e opaco s ondas de calor emitidas pelos objetos dentro da estufa. Assim, o interior da estufa se mantm a uma temperatura maior do que o exterior.

Exemplo2: Na atmosfera terrestre tambm ocorre o efeito estufa. O gs carbnico (CO2) e os vapores de gua presentes no ar funcionam como o vidro: so transparentes energia radiante que vem do Sol, mas opacos s ondas de calor emitidas pela Terra. Em virtude do aumento considervel de veculos, indstrias e fontes poluidoras em geral, os nveis de gs carbnico e outros gases tm aumentado na atmosfera terrestre. Isso j provocou um aumento na temperatura mdia da Terra de 1C, e previses para um aumento de 1,8C a 4C para os prximos 50 anos.

GARRAFA TRMICA: A garrafa trmica tem por finalidade evitar as propagaes de calor. Ela constituda por uma ampola de vidro com faces espelhadas (as faces espelhadas evitam a irradiao). A ampola tem parede dupla de vidro com vcuo entre elas (o vcuo evita a conduo e a conveco). Externamente, uma camada de plstico protege a ampola.

Calor Sensvel
o calor que provoca variao de temperatura sem haver mudana de estado fsico.

Q m.c.t

Calor especfico
a quantidade de calor necessria para variar 1C a temperatura de 1g de substncia.
Obs: - O calor especfico depende da natureza da substncia. - O calor especfico muda com a variao da temperatura.

- Toda substncia tem em cada estado fsico, um valor diferente para o calor especfico.

Calor Latente
o calor que provoca mudana de estado fsico sem variar a temperatura.

Q m.L
L = calor latente do material que constitui o corpo.

CURVAS DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO


As curvas de aquecimento ou resfriamento fornecem a variao de temperatura de um corpo em funo da quantidade de calor recebida ou cedida pelo corpo.
T
T3

T2 Lquid o Lquid o + Vapor Q4 Q5 Q recebida

T1 Slido Q1

Slido + lquido Q2 Q3

Gasos o

Observando o grfico anterior, temos:


Q1 = m.cslido. T1 Q2 = m.Lf (Calor Sensvel) (Calor Latente de Fuso)

Q3 = m.clquido. T2 (Calor Sensvel) Q4 = m.LV (Calor Latente de Fuso)

Q5 = m.cgasoso. T3 (Calor Sensvel)

Trocas de calor

- Dois corpos:

Qcedido + Qrecebido = 0 Qcedido = - Qrecebido


- Mais de dois corpos:

Q1+Q2+Q3+ ... +Q = 0
n

MUDANAS DE FASE
Sublimao Fuso Slido Solidificao Lquido Liquefao Vaporizao Gasoso

Sublimao OBS:. Os fenmenos de fuso e os de vaporizao acontecem sempre devido ao recebimento de calor, enquanto a solidificao e a liquefao ocorrem devido perda de calor.

MUDANAS DE FASE
Do ponto de vista estrutural, um slido formado por tomos agrupados de forma regular, constituindo a rede cristalina. As ligaes interatmicas so foras de atrao (foras eletrostticas) que permitem os tomos vibrarem em torno de uma posio de equilbrio. Com o aumento da temperatura, h um aumento das vibraes dos tomos. A matria se apresenta em trs estados de agregao (ou fase) distintos: slido, lquido e gasoso.
Fase Foras de atrao Energia Temperatura Forma Volume

Slida Lquida Gasosa

Fortes Moderadas Fracas

Pequena Moderada Grande

Baixa Mdia Alta

Definida Varivel Indefinida

Definido Definido Indefinido

Dilatao trmica

o aumento das dimenses de um material quando aquecido devido ao aumento da distncia mdia entre os tomos e molculas que o constituem.

Dilatao trmica
Todos os corpos na natureza esto sujeitos a este fenmeno, uns mais outros menos.Geralmente quando aumentamos a temperatura de algum corpo, ou alguma substncia, aumentamos a agitao das partculas que formam este corpo, produzindo um maior distanciamento entre as partculas, ou seja, aumentando seu volume (expanso trmica). Se esfriarmos algum corpo ou substncia esta tende a diminuir seu volume sofrendo uma contrao trmica.

Dilatao dos slidos


Linear:
o estudo da dilatao de uma das dimenses lineares de um corpo (comprimento, largura ou altura).

Superficial:

o estudo da dilatao de duas das dimenses lineares (rea) de um corpo.

Volumtrica:

o estudo da dilatao das trs dimenses lineares (volume) de um corpo.

Dilatao dos lquidos


Aos estudarmos a dilatao dos lquidos, devemos considerar algumas situaes: -S possvel a dilatao volumtrica, pois o lquido est contido em um recipiente. - Em geral os lquidos se dilatam mais que os slidos. -Ao aquecer o lquido, estaremos tambm aquecendo o recipiente que vai dilatar juntamente com o lquido.

Vreal Vrecipiente Vaparente

Anomalia da gua
A maioria dos lquidos se dilatam com o aumento da temperatura e se contraem com a reduo da temperatura, mas a GUA constitui uma anomalia do comportamento geral entre 0C e 4C, vejamos: A partir de 0C a medida que a temperatura se eleva, a gua se contrai, porm essa contrao cessa quando a temperatura de 4C; a partir dessa temperatura ela comea a se dilatar. Sendo assim, a gua atinge um volume mnimo a 4C e nesta temperatura a sua densidade mxima.

Dilatao dos gases


A dilatao dos gases, que mais acentuada que a dos lquidos, pode ser comprovada por uma experincia bem simples. Num balo de vidro, com ar em seu interior, introduz-se um canudo dentro do qual h uma gota de leo (figura abaixo).

Segurando o balo de vidro como indicado na figura, o calor fornecido pelas mos suficiente para aumentar o volume de ar e deslocar a gota de leo.

S-ar putea să vă placă și