Sunteți pe pagina 1din 16

APELO PUBLICITRIO

Dandhara Oliveira Suely Rocha Silva Patrcia Nolasco

APELO PUBLICITRIO
Professor: Azulay

APELO PUBLICITRIO
O

que o apelo publicitrio?

Elemento na mensagem publicitria que move o pblico-alvo no sentido de compra. Elemento na mensagem que inicia um processo psicolgico e que leva o pblico-alvo a ao.

Algumas caractersticas podem ser atribudas aos anncios e que constituem, ao mesmo tempo, alternativas ao nvel dos apelos publicitrios: beleza, comparao, convenincia, poupana, eficcia, famlia, sade, lazer, modernizao, caridade, popularidade, segurana e juventude. A utilizao de apelos na publicidade de servio publico, assim como o seu impacto junto dos indivduos, tem sido objeto de estudo, por exemplo o impacto da publicidade conscientizadora do problema da bebida e conduo, em concretos os apelos centrados no medo e na culpa. Os primeiros evocando o medo atravs de conseqncias negativas de determinado comportamento, os segundos evocando a responsabilidade do individuo por essas conseqncias negativas.

Muito alm da questo comercial, o maior apelo publicitrio e de marketing para a data de hoje o emocional. Raro o filho que no nutre carinho pela sua mame e que no quer simbolizar este respeito e este amor atravs de um presente, seja um simples boto de rosa ou um celular de ltimo modelo ou ainda uma roupa de grife ou apenas um singelo carto com frases fraternais e cheias de palavras doces.

A data to marcante e to forte que mesmo quem j no tem sua me neste mundo faz questo de ir at o cemitrio onde ela est sepultada para fazer uma orao e render suas homenagens sua genitora. O comrcio de velas e flores agradece. E assim vamos comemorar mais uma data especial, considerada pelo comrcio como o segundo Natal do ano.

A linguagem publicitria utiliza diversos recursos como interjeies, exclamaes, superlativos, forte adjetivao, figuras de linguagem, entre outros, a fim de atingir as emoes dos consumidores e, assim fazer com que a mensagem que a marca deseja passar seja mais bem aceita. A utilizao de imagem que remetem ao inconsciente coletivo do consumidor permite um maior envolvimento emocional e uma maior aproximao deste com a marca, criando laos afetivos que, por sua vez, resultam em vendas e fidelidade as marcas.

A publicidade tem o poder de humanizar o produto, e proporcionar a ele uma identidade e uma personalidade nica, de acordo com os sonhos, fantasias e desejos do consumidor. Estamos constantemente sendo submetidos a uma avalanche de produtos que pouco, ou quase nada, significariam para nos se no fosse a aureola que a publicidade lhes confere. Valendo-se do poder das palavras, ela garante a esses objetos um status especial, mitificando-os: um relgio pode transformar-se em uma jia, um carro em smbolo de prestigio etc.

Tendo com exemplo Dove uma marca de uma linha de higiene pessoal e beleza, mais comumente lembrada como a marca de um sabonete do Brasil, pertence companhia Unilever. A marca abrange, porm, outros produtos, tais como xampus, condicionadores e hidratantes. Seu apelo publicitrio era de que o sabonete continha loo hidratante. Por causa do apelo publicitrio em relao loo hidratante integrada ao sabonete, esse tipo de sabonete associado a ser "extramacio" pelos consumidores.

Tendo com exemplo Dove uma marca de uma linha de higiene pessoal e beleza, mais comumente lembrada como a marca de um sabonete do Brasil, pertence companhia Unilever. A marca abrange, porm, outros produtos, tais como xampus, condicionadores e hidratantes. Seu apelo publicitrio era de que o sabonete continha loo hidratante. Por causa do apelo publicitrio em relao loo hidratante integrada ao sabonete, esse tipo de sabonete associado a ser "extramacio" pelos consumidores.

Fao essa explanao, apresentando uma tendncia para o denominado livre-arbtrio do vcio do cigarro, para adentrar no milionrio mercado da bebida alcolica, a cerveja, em especial. Autntica guerra da cerveja se d na publicidade, na qual uma quer se sobrepor outra em bobagens e apelaes: jogador da seleo brasileira, mulher bonita com trajes sumrios.

O lcool inegavelmente traz dependncia e afeta a sade do alcolatra e, mais, pela propaganda aberta motiva os jovens ao consumo da cerveja da maneira desregrada. Para dar um disfarce que nada prejudica o incentivo bebida, ao final da propaganda exacerbada vem aquela frase rpida: se for dirigir no beba, beba com moderao.

Cada vez mais disseminada, a estratgia de atrelar a venda de alimentos e bebidas no saudveis distribuio de brindes com personagens licenciados para crianas at 12 anos vem sendo combatida. Acaba-se comprando os ovos pelos personagens e no pelos produtos.

Europia (UE), nos Estados Unidos e com a Organizao Mundial da Sade (OMS). Entre as empresas que apelam para os brinquedos para promover a venda de ovos de Pscoa esto a Nestl e a Ferrero, que assumiram compromissos sobre publicidade e marketing para criana na Unio.

O uso de personagens famosos tende a encarecer o ovo, segundo apontou o levantamento. Comparando o preo por 100g, a Nestl apresentou a maior variao: R$ 8,38 entre o item mais barato, Passatempo (sem brinde), e os mais caros, os ovos de Pscoa Surpresa e Meninas Super Poderosas e Batman, com os personagens licenciados. A Lacta teve a segunda maior diferena, de R$ 4,97/100g de chocolate

PERGUNTAS?

APELO PUBLICITRIO

Dandhara Oliveira Patrcia Nolasco Suely Rocha Silva

S-ar putea să vă placă și