Sunteți pe pagina 1din 13

DIREITO PENAL II

Pro. Ysaac Oliveira

CONCURSO DE AGENTES Regras comuns s penas privativas de liberdade Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - ..... 2 - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Cooperao dolosamente distinta 2 - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave , ser - lhe - aplicada a pena deste ; Interpretao Dois ou mais agentes cometeram dois ou mais crimes . Em relao a algum deles o mais grave - , entretanto no estavam ligados pelo vnculo subjetivo , isto , no tinham a mesma inteno quanto a produo do resultado .
Pro. Ysaac Oliveira

EXEMPLO Mvio e Maria combinam a prtica do furto de um carro que estava estacionado em uma avenida movimentada. Chegam ao local, e , quando tentavam abrir a porta do veculo, surge seu proprietrio. Mvio foge, mas Maria, que trazia consigo um revlver, circunstncia que no havia comunicado ao seu comparsa, atira na vtima, matando-a. Eles responder por quais conduta(s) ? Mvio Tentativa de furto (art. 155 c/c o art. 14, II do CP) Maria Latrocnio (art. 157, 3)

Se um dos concorrentes quis participar de crime menos grave , diz a lei penal , porque em relao a ele no h concurso de pessoas , pois o vnculo subjetivo existia somente no tocante ao crime menos grave .

Pro. Ysaac Oliveira

2 - ....; essa pena ser aumentada at metade , na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave . Agora , ainda que fosse o crime mais grave previsvel quele que concorreu exclusivamente ao crime menos grave , subsistir apenas em relao a este a responsabilidade penal . Por se tratar de conduta mais reprovvel , a pena do crime menos grave poder ser aumentada at a metade . Voltando ao exemplo anterior : Mvio queria cometer apenas o furto e fugiu ao perceber a chegada da vtima . Como ele sabia que Maria andava armado constantemente e j tinha matado vrias pessoas , o resultado mais grave era previsvel . Como deve ser medida essa previsibilidade ? Essa previsibilidade deve ser aferida de acordo com o juzo do homem mdio , ou seja , o resultado mais grave ser previsvel quando a sua viso prvia era possvel a um ser humano dotado de prudncia razovel e inteligncia comum . Cleber Masson
Pro. Ysaac Oliveira

RESUMO Definies de Autor : Para a teoria restritiva Autor quem realiza o ncleo do tipo Para a teoria extensiva todo aquele que, de qualquer modo, concorre para o evento Para a teoria do domnio do fato Autor no necessariamente realiza o verbo nuclear, mas possui o domnio do fato criminoso (uma ordem sua inicia ou faz cessar a execuo do crime)

Pro. Ysaac Oliveira

Definies de coautor : Para a teoria restritiva Haver coautoria sempre que a pluralidade de agentes realiza (ainda que em parte) o verbo nuclear do tipo. Quem de qualquer modo induz, instiga ou auxilia, sem realizar o ncleo do tipo, ser partcipe. Para a teoria extensiva Consideram-se coatores todos os que, de qualquer modo, concorrem para o crime, realizando ou no o ncleo do tipo (no reconhece a figura do partcipe. Para a teoria do domnio do fato So no somente os executores do comando descrito no tipo, mas tambm aqueles que, sem realizarem diretamente o ncleo, possuindo o controle final sobre o domnio do fato, podendo fazer com que o crime ocorra ou no, tendo poder de deciso da realizao final do fato.

Pro. Ysaac Oliveira

Partcipe a modalidade de concurso de pessoas em que o sujeito no realiza diretamente o ncleo do tipo penal, mas de qualquer modo concorre para o crime. Cleber Masson Espcies de participao Participao moral aquela em que a conduta do agente restringi-se a induzir ou instigar terceira pessoa a praticar uma infrao penal Induzir fazer surgir na mente de outrem a vontade criminosa, at ento inexistente Instigar reforar a vontade criminosa que j existe na mente do outrem Induzimento e instigao x crimes determinados praticados por pessoas determinadas O induzimento e a instigao devem ser relacionados prtica de crime determinado e direcionado a pessoa ou pessoas determinadas.
Pro. Ysaac Oliveira

E se algum induzir ou instigar pessoas indeterminadas realizao de um crime determinado poder ser tratado como partcipe do crime cometido ? Incitao ao crime Art. 286 - Incitar, publicamente, a prtica de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa.

Pro. Ysaac Oliveira

Participao material A conduta do sujeito consiste em prestar auxlio ao autor da infrao penal. Auxiliar Consiste em facilitar, viabilizar materialmente a execuo da infrao penal, sem realizar a conduta descrita pelo ncleo do tipo Como se chama o partcipe que presta auxlio ? Cmplice Punio do partcipe : teorias da acessoriedade A conduta do partcipe tem natureza acessria. Por que ? Devido a no realizao do ncleo do tipo penal

Pro. Ysaac Oliveira

Teorias sobre a acessoriedade da conduta do partcipe Acessoriedade mnima Diz que para a punibilidade da participao suficiente tenha o autor praticado um fato tpico. Ex: A contrata B para matar C. Depois do acerto B caminha pela rua quando sem motivo atacado por C, vindo por esse motivo a mat-lo em legtima defesa. Acessoriedade limitada suficiente para a punio do partcipe, tenha o autor praticado um fato tpico e ilcito. Ex: A contrata B, inimputvel, para matar C. O contratado cumpre a sua misso. Existe concurso entre A e B ? No . O que existe uma autoria mediata

Pro. Ysaac Oliveira

Acessoriedade mxima ou extrema Reclama que a punio do partcipe tenha sido o fato tpico e ilcito praticado por um agente culpvel Ex: A contrata B, imputvel, para matar C, o que vem a ocorrer. B autor e A partcipe Hiperacessoriedade Para a punio do partcipe, necessrio que o autor, revestido de culpabilidade, pratique um fato tpico e ilcito, e seja efetivamente punido no caso concreto. Ex: A contrata B, imputvel, para matar C, o que vem a ocorrer. C depois que mata B resolve se matar. Extino da punibilidade Art. 107 - Extingue-se a punibilidade: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - pela morte do agente
Pro. Ysaac Oliveira

Qual dessas teorias foi adotada pelo CP ? O CP no adotou expressamente nenhuma dessas teorias . De acordo com a sua sistemtica , porm , devem ser afastadas a acessoriedade mnima e a hiperacessoriedade . A doutrina nacional inclina - se pela acessoriedade limitada , normalmente esquecendo se de confront - la com a autoria mediata Cleber Masson

Pro. Ysaac Oliveira

Participao de menor importncia Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - Se a participao for de menor importncia , a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero . ( Redao dada pela Lei n 7 . 209 , de 11 . 7 . 1984 ) O partcipe que pouco tomou parte na prtica criminosa , colaborando minimamente , deve receber a pena diminuda de um sexto a um tero . Nucci Ex : imagine que o partcipe que estimulou o outro a praticar um crime , se arrependeu e tentou impedir a ao no conseguido sucesso .

Pro. Ysaac Oliveira

S-ar putea să vă placă și