Sunteți pe pagina 1din 39

o fi a ilos F Ano 11

Unidade 1
Racionalidade argumentativa e Filosofia: Lgica e Filosofia

Captulo IV
Argumentao e retrica

ndice

Captulo IV Argumentao e retrica I o que a retrica

A retrica segundo Aristteles Tcnicas de persuaso: Como persuadir? O logos O pathos O apelo popularidade O apelo compaixo ou piedade O ethos

ndice

Captulo IV Argumentao e retrica II Filosofia, retrica e democracia

Os sofistas Doutrinas dos sofistas A definio platnica de retrica

O que a retrica?
A retrica surgiu na antiga Grcia, ligada democracia e em particular necessidade de preparar os cidados para uma interveno activa no Governo da cidade. Rector era a palavra grega que significava orador, o poltico. No incio esta no passava de um conjunto de tcnicas de bem falar e de persuaso para serem usadas nas discusses pblicas. A sua criao atribuda a Corx e Tsis, V a.C., tendo sido desenvolvida pelos sofistas que a ensinaram como verdadeiros mestres. Entre estes destacam-se Grgias e Protgoras.

O que a retrica?
A palavra retrica deriva da palavra rhtorik, que significa arte da palavra. A definio mais comum de retrica afirma que a retrica a arte da persuaso, isto , uma tcnica ou um sistema de regras prticas que possibilitam ao orador obter o assentimento do auditrio pelo discurso.

A retrica segundo Aristteles


Segundo Aristteles, a retrica necessria porque: a) A verdade e a justia no devem ser vencidas; b) H alguns auditrios que nem a cincia mais exacta consegue persuadir; c) preciso ser capaz de argumentar sobre coisas contrrias, para dominar o tema e para que, sempre que algum argumente contra a justia, seja possvel refutar os seus argumentos; d) Devemos ser capazes de nos defender verbalmente.

Tcnicas de persuaso: Como persuadir?


Para persuadir, o orador pode

recorrer a dois tipos de provas:

Provas no tcnicas Provas tcnicas

Tcnicas de persuaso: Como persuadir?


Provas no tcnicas so especficas da retrica judicial, so aquelas que j existem e que o orador s tem de usar no seu discurso. So provas no tcnicas as leis, os testemunhos, os contratos, as confisses sob tortura e os juramentos.

Tcnicas de persuaso: Como persuadir?


As provas tcnicas so aquelas que podem ser preparadas pelo orador. Estas so de trs espcies: As que residem no carcter moral do orador ethos As que se encontram no modo como se dispe o auditrio - pathos As que residem no prprio discurso, pelo que este demonstra ou parece demonstrar - logos

O logos
A persuaso obtida quando se mostra pelo discurso a verdade ou o que parece ser verdade. Os meios de persuaso so o entimema e o exemplo.

ENTIMEMA

EXEMPLO

O logos - Entinema
O entimema uma forma de argumento dedutivo que permite no domnio dos discursos pblicos demonstrar ou provar uma proposio a partir de premissas que so sempre ou quase sempre provveis. Distingue-se dos outros argumentos pelo seguinte: Ser usado em domnios em que o podem ser de forma diferente Ser formado a partir de poucas premissas (auditrio que no est habituado a seguir longas cadeias de inferncias) Ter premissas que, embora sejam aceites pelo auditrio, so apenas provveis

O logos - Entinema
Os entimemas tm origem em probabilidades e sinais.

A probabilidade o que geralmente acontece, mas no o que acontece sempre e, por isso, os entimemas que tm premissas provveis tm tambm concluses provveis. O auditrio deve aceitar que provvel que algo ocorra.

O logos - Sinais
Os sinais estabelecem uma relao entre dois factos em que, a partir da existncia de um, se estabelece a existncia do outro. Se esta relao necessria, o sinal chama-se tekmrion (prova, evidncia) e d origem a um argumento irrefutvel; se no necessria, a concluso apenas provvel. O auditrio deve acreditar que existem e aceitar que indicam a existncia de outra coisa. So exemplos de sinais: Scrates ser justo sinal de que os sbios so justos Ter febre sinal de estar doente

O logos
Scrates

H duas espcies de entimemas: os demonstrativos e os refutativos. Os primeiros so aqueles que demonstram que algo ou no , enquanto os segundos so aqueles que refutam que algo seja ou no seja. Tanto no entimema demonstrativo como no refutativo, a concluso obtida a partir de premissas com as quais quer o orador quer o seu adversrio esto de acordo, mas o entimema refutativo conduz a concluses com que o adversrio est em desacordo.

Logos
Grgias Leontinos

Alm dos entimemas, que so argumentos vlidos, h tambm os entimemas aparentes. Estes entimemas so os que parecem e pretendem ser formas vlidas de deduo, mas que na verdade no so. Fazem parte desta categoria algumas das falcias na lgica informal.

Logos
O exemplo semelhante induo do particular para o particular e pode basear-se em factos passados ou em factos inventados pelo prprio orador. Neste ltimo caso, os parbolas ou fbulas. fbulas exemplos podem ser

Logos
Aristteles

Aos entimemas e aos exemplos Aristteles junta ainda as mximas. As mximas so afirmaes gerais que podem ser aceites ou rejeitadas e que se referem a aces. No entanto, se mxima se juntar a causa e o porqu, ela transforma-se num entimema.

Logos
Assim, a mxima uma espcie de entimema truncado, isto , uma afirmao cuja justificao omitida. Por exemplo:

No h homem que seja inteiramente feliz.


E isto:

No h homem que seja livre;


So mximas, mas passam a entimemas, se lhe acrescentarmos:

Porque o homem escravo da riqueza ou da fortuna.


Aristteles, Retrica, II, 21

Logos - Mximas
Aristteles considera que as mximas so muito teis: porque, por um lado, os juzes, devido a terem um esprito rude e serem incultos, sentem-se satisfeitos por ouvir algum, falando em geral, ir ao encontro das suas opinies pessoais;

porque, por outro, as mximas conferem ao discurso um carcter tico, isto , se forem honestas, faro com que o carcter do orador parea honesto.

O pathos
Para ser persuasivo, o orador deve procurar suscitar sentimentos e emoes no auditrio que o predisponham de forma favorvel para a tese que defende.

Embora Aristteles critique os que o antecederam no estudo da retrica por terem dado mais importncia a esta prova e por terem descurado o logos, que, segundo ele, a prova retrica por excelncia, reconhece a importncia de emoes como a ira, a ira compaixo e o medo para a persuaso do auditrio.

O apelo popularidade
O apelo popularidade ou maioria uma forma de argumento que explora sentimentos da audincia para a fazer adoptar o ponto de vista de quem fala. O "argumento" dirigese a um conjunto de pessoas "ao povo" e tira partido de desejos e emoes para tornar persuasiva uma ideia ou uma concluso.

O apelo popularidade
Os argumentos ad populum no so, com propriedade, argumentos, mas estratagemas para despertar e manipular as emoes, desejos e paixes da maioria das pessoas. E, como se sabe, o apelo aos sentimentos , em muitos casos, o caminho mais eficaz e curto para persuadir um auditrio.

O apelo compaixo ou piedade


O apelo piedade acontece quando algum argumenta recorrendo a sentimentos de piedade e de compreenso por parte da audincia de modo que a concluso ou afirmao defendida seja aprovada.

O ethos
Aristteles

O orador persuade por intermdio do carcter moral, do ethos, quando visto pelo auditrio como algum que inspira confiana. Para isso, preciso que o discurso, mesmo na ausncia de provas pelo logos, crie no auditrio uma imagem do orador como pessoa prudente, virtuosa e benevolente. benevolente Esta imagem tem de ser, segundo Aristteles, a consequncia do discurso do orador e no de aspectos anteriores e exteriores a esse discurso.

O ethos
Persuade-se pelo carcter quando o discurso proferido de tal maneira que deixa a impresso de o orador ser digno de f. Pois acreditamos mais e bem mais depressa em pessoas honestas, em todas as coisas em geral, mas sobretudo nas de que no h conhecimento exacto e que deixam margem para dvida. , porm, necessrio que esta confiana seja resultado do discurso e no de uma opinio prvia sobre o carcter do orador; pois no se deve considerar sem importncia para a persuaso a probidade do que fala (), mas quase se poderia dizer que o carcter o principal meio de persuaso.
Aristteles, Retrica, 1356a

O ethos argumento ad hominem


O estratagema do argumento ad hominem este: reprova-se ou desacredita-se alguma ou algumas caractersticas da pessoa (o seu temperamento, modo de ser, comportamento moral, profisso, nacionalidade, etnia, ideologia, religio ou ausncia dela, etc.), utilizando-a (as) como meio de refutao das suas opinies.

Logos, ethos e pathos


Existe uma relao estreita entre o logos, o ethos e o pathos, uma vez que as emoes (pathos) que o discurso (logos) pathos logos do orador suscita no auditrio tm um papel importante na construo da imagem que este faz do carcter (ethos) do orador ethos e, desse modo, da sua capacidade de persuaso.

Os sofistas
Grgias Leontinos

Os sofistas eram professores profissionais itinerantes que instruam os jovens e faziam conferncias em que mostravam a sua eloquncia em troca de dinheiro. O seu surgimento est relacionado com o sistema poltico democrtico, que, depois de Atenas, passou a vigorar em muitas cidades-estado gregas.

Os sofistas
Protgoras de Abdera

A democracia implica a luta partidria, que, por sua vez, torna necessria a preparao de oradores capazes de construir discursos persuasivos em defesa de um projecto poltico. O saber visto em funo de uma certa utilidade. A preparao dos oradores tarefa daqueles que sabem como argumentar, daqueles que se impem pela palavra professores de retrica.

Os sofistas
No , portanto, de admirar que os sofistas atrassem os jovens gregos que aspiravam vida poltica e possuam as elevadas quantias que, segundo, Plato ou Xenofonte, por exemplo, aqueles exigiam como honorrios.
Plato

Doutrinas dos sofistas


Algumas caractersticas dos sofistas: Ensinavam a retrica, cujo domnio era essencial a quem quisesse fazer carreira poltica; Ensinavam, com excepo de Grgias, a aret poltica (virtude poltica); Interessavam-se pela antropologia, pela evoluo do homem, da sociedade e da civilizao; Interessavam-se pelas relaes entre as leis e os costumes (nomos) e a natureza (physis);
Pricles

Doutrinas dos sofistas


Pretendiam ser capazes de dissertar sobre todos os temas e de responder a qualquer pergunta que lhes fizessem; Recusavam a existncia de uma realidade permanente que subjaz e justifica as aparncias e adoptavam um ponto de vista fenomenista, relativista e subjectivista; Assumiam uma perspectiva empirista e cptica quanto origem e possibilidade de conhecimento, com base na imperfeio e falibilidade das nossas faculdades e na inexistncia de uma realidade estvel que pudesse ser objecto de conhecimento.

A definio platnica de retrica


A retrica como persuaso

Grgias comea com o problema da definio de retrica. Interrogado por Scrates, Grgias vai sucessivamente fornecendo a informao que permite defini-la. Assim, para ele:
A retrica a arte de persuadir pela palavra de qualquer espcie de reunio poltica e tem por objecto o justo e injusto. Ela proporciona a quem possui ao mesmo tempo liberdade para si prprio e domnio sobre os outros na cidade.

Sofista com um aluno

A definio platnica de retrica


A retrica como persuaso
Grgias est to convencido do poder persuasivo da retrica que afirma que o orador no precisa de conhecer o tema de que fala para ser persuasivo, ou para ser mais persuasivo do que um especialista.
[] o orador conseguir que o prefiram a qualquer outro, porque no h matria sobre a qual um orador no fale, diante da multido, de maneira mais persuasiva do que qualquer profissional.

A definio platnica de retrica


Plato ope-se vigorosamente retrica assim concebida e, por isso, denuncia o seu carcter manipulador em dois momentos. No primeiro, mostra que o orador s persuasivo se aqueles para quem fala no conhecerem o assunto de que fala; No segundo, mostra que a definio de retrica de Grgias no correcta, apresentando, por intermdio da personagem Scrates, a sua prpria definio de retrica.

A definio platnica de retrica


H, segundo Plato, duas realidades diferentes, a que correspondem duas artes. Essas realidades so a alma e o corpo. A arte da alma tem o nome geral de poltica e divide-se em legislao e justia. A arte do corpo no tem um nome nico, mas tem tambm duas partes, a ginstica e a medicina. Apesar de serem artes diferentes com objectos diferentes, h uma certa correspondncia entre elas: a legislao corresponde ginstica e a justia medicina.

A definio platnica de retrica


Para Plato, a retrica no uma arte, mas uma forma de actividade emprica que tem por fim produzir no auditrio um sentimento de agrado e de prazer. Plato chama a essa actividade emprica adulao. Uma vez que no est comprometida com a verdade objectiva, o poder persuasivo da retrica pode facilmente transformar-se em manipulao.

S-ar putea să vă placă și