Sunteți pe pagina 1din 28

Unidade 3

Horizontes e desafios da Filosofia Captulo 2 Finitude e Temporalidade

ndice

A finitude e temporalidade

Kierkegaard: uma perspectiva religiosa sobre o sentido da existncia Albert Camus: sentido da vida a revolta contra a absurda condio humana

Finitude e Temporalidade

A perspectiva religiosa (de

Kierkegaard) sobre o sentido da vida absurda condio humana

A revolta (de Camus) contra a

Finitude e Temporalidade
O sentido da vida
1.

O sentido da vida depende de descobrirmos a finalidade ltima da vida. Nesta perspectiva, o sentido da vida depende de encontrar um objectivo global que o centro em torno do qual giram todas as nossas aces e experincias particulares. Essa finalidade das finalidades poderia ser o prazer ou a felicidade. O sentido da vida depende de termos sempre objectivos para realizar. Nesta perspectiva, a vida perderia sentido se, ao atingirmos determinado objectivo, nos faltasse algo mais para alcanar e realizar.

2.

Finitude e Temporalidade
3.

O sentido da vida depende de realizarmos (ou de tentarmos realizar) objectivos valiosos. Nesta perspectiva, o sentido da vida depende de nos envolvermos em actividades objectivamente valiosas. A luta contra a pobreza no mundo, a dedicao a causas justas, a criao de obras de arte que engrandecem e embelezam o mundo humano, etc. so exemplos de objectivos valiosos (que no so meramente pessoais ou subjectivos).

Magritte, A condio Humana

4.

O sentido da vida humana depende da existncia de Deus e de uma vida para alm da morte. Nesta perspectiva, essencialmente religiosa, esta vida um meio para um fim que consiste numa vida ulterior, em unio com Deus no paraso.

Finitude e Temporalidade
A Perspectiva Religiosa sobre o Sentido da Existncia: Kierkegaard
Kierkegaard

A resposta de Kierkegaard questo do sentido da vida clara: a vida humana s tem sentido se for orientada pelo cumprimento da palavra e da vontade de Deus. A entrega exclusiva a objectivos terrenos, temporais e passageiros , para o filsofo dinamarqus, desperdcio da existncia.

Finitude e Temporalidade
Kierkegaard expe uma interpretao da existncia humana que salienta as seguintes ideias fundamentais:
Kierkegaard

a) A existncia humana s verdadeira e autntica se for relao com Deus. Sem essa relao, o homem desperdia a sua vida e condena-se ao desespero absoluto;

b) Essa relao (a que Kierkegaard dar o nome de f) s ter autenticidade se for absoluta, isto , se Deus estiver sempre em primeiro lugar, tornando-se tudo o resto secundrio.
Sendo esta a forma de existncia autntica a vivncia religiosa genuinamente crist , Kierkegaard refere-se tambm s formas de vida esttica (centrada no prazer) e tica (centrada no dever).

Finitude e Temporalidade
s formas de existncia:
esttica; tica; e religiosa

d Kierkegaard o nome de estdios no caminho da vida.


Estes estdios designam determinadas concepes acerca do mundo e da vida, traduzem opes fundamentais quanto ao modo como cada homem decide viver a sua vida.

Finitude e Temporalidade
Estdio Esttico O homem esttico orienta a sua vida pelo princpio do prazer, isto , pela procura do prazer, do que agradvel aos sentidos. O modelo do homem esttico o sedutor, o Don Juan, mas, embora o prazer da conquista e do gozo sexual seja o mais intenso e o mais procurado, a vida esttica pode tambm consistir na entrega a fins temporais como o poder e o dinheiro.

Finitude e Temporalidade
Vive para o momento imediato, para o instante que passa e, identificando a repetio com o aborrecimento, rejeitam voltar a fazer a mesma coisa.

O homem esttico dominado pela imaginao e pela fantasia: sonha com estados de alma sempre novos, desejando que cada experincia agradvel seja uma absoluta novidade.
Esta obsesso pela novidade, implica uma mudana constante e a negao de qualquer compromisso ou fidelidade, seja a uma mulher seja a valores morais e religiosos seja a um ideal social e poltico.

Finitude e Temporalidade
Este amor novidade tem o seu reverso: a satisfao do prazer em determinado caso sempre seguida pela insatisfao. A dinmica infinita do desejo, o querer que seja sempre mais intenso, transforma cada desejo satisfeito em melancolia e aspirao a nova experincia satisfatria. Mltiplas experincias, disperso na procura do prazer e permanente insatisfao com o prazer atingido.

Quadro

Finitude e Temporalidade

Procura incessante do prazer, imediato, como fim da aco e sensorial. Viva o instante! Hedonismo - homem comandado pelo desejo, nomeadamente pelo desejo ertico. Procura da multiplicidade ou da diversidade tendo em vista a intensidade (Don Juan).

Infidelidade.
Visa a seduo mltipla. Comandado por um imperativo categrico: Goza! Viver na exterioridade superficial. um homem solteiro.

Finitude e Temporalidade
O Estdio tico
O homem tico orientado pelo princpio do dever. Ao contrrio do homem esttico, no pretende estar alm do bem e do mal.
No quer ser excepo, deseja sentir-se integrado na sociedade em que vive, respeitar as normas e os padres comuns: reconhece como sua a moral comum porque o mais importante para ele sentir-se ligado aos outros homens. O homem tico constri a sua identidade identificando-se com as normas ou princpios com os quais a maioria dos homens se identifica.

Kierkegaard

Finitude e Temporalidade
A uma vida caracterizada pela descontinuidade e instabilidade prefere uma vida consistente, marcada pelo compromisso empenhado nas escolhas realizadas.

A vida para o homem tico , no uma sucesso desconexa de instantes, mas algo que a partir do presente se projecta no futuro, sob a forma de conjunto organizado e planificado. O estdio tico implica a renncia s atraces passageiras, aos caprichos do impulso sensual, aos interesses egostas e aos devaneios da fantasia.
Viver de forma tica no fcil e, por vezes, exige enormes sacrifcios.

Quadro

Finitude e Temporalidade

- Primado do dever, interior; dever de realizar o seu eu ideal moral como princpio regulador da conduta. A felicidade advm da obedincia generosa ao dever. - O homem casado (heri da vida conjugal). - Tempo estabilizado. - Honestidade, justia so padres. Formula sempre uma interdio que surge como lei. - Esfora-se para ser o homem geral, mas sem perde o seu carcter de homem nico. - Luta contra o prazer imediato a exterioridade. A sua vocao viver do seu trabalho. - Casos h em que completamente impossvel encontrar uma regra tica de conduta, caso de Abrao. - impossvel permanecer na tica pois esta no d lugar excepo religiosa. - A crtica ao homem tico pe o homem em condies de dar o salto para o religioso.

Finitude e Temporalidade
O Estdio Religioso O homem religioso aquele que coloca Deus acima de tudo, considerando a relao com Deus como a relao fundamental da sua vida. A vivncia religiosa, no seu significado genuno, implica a subordinao de todos os fins temporais e finitos finalidade suprema: cumprir absolutamente a vontade divina, ser um seguidor de Cristo.

Finitude e Temporalidade
Para Kierkegaard, o problema fundamental da vida humana o da salvao eterna ser redimido como pecador e o drama fundamental da condio humana , precisamente este: o nosso destino joga-se na confiana que depositamos no Desconhecido. Quem opta por Deus, desvalorizando as coisas deste mundo e colocando em segundo plano, quando necessrio, os laos familiares e as relaes humanas em geral, o autntico crente.

Finitude e Temporalidade
Aqueles que no respondem ao apelo do Infinito, que procuram no plano do finito substitutos seguros e confortveis para a relao com Deus ou o Infinito, desperdiam a sua existncia, fogem verdade fundamental:
a existncia humana no tem sentido cabal e pleno neste mundo, no pode reduzir-se estrita ligao ao finito.

Quadro

Finitude e Temporalidade

Apela subjectividade profunda, devoo, ao Deus interior. O Crente A f comanda toda a existncia conferindo-lhe o seu sentido e a sua finalidade. Est para alm do racional, ultrapassa a razo e vai mesmo contra ela. A f tudo julga. Esta a categoria fundamental do estdio religioso e implica uma obedincia incondicional a Deus, .

Relao pessoal com Deus. O homem perante Deus sempre e essencialmente um culpado.
A f salva de todo o pecado. O religioso a esfera em que o indivduo se torna livre. Crer mergulhar em Deus. O pecado imprime a sua marca na totalidade do gnero humano e est na vontade. A conscincia do pecado est ligada intimamente angstia e ao sofrimento.

Albert Camus 1913 1960

Albert Camus
Albert Camus considerado mais um escritor do que filsofo embora nas suas obras esteja bem presente uma marca filosfica. As suas obras mais importantes so: O Mito de Ssifo

O Homem Revoltado
O Estrangeiro A Peste

Absurdo
Nas suas obras, Camus explora o sentimento do absurdo experienciado pelo homem.

Absurdo, do latim Surdus, surdo, exprime o sentimento de incompatibilidade entre os desejos e as aspiraes do homem e a realidade.

Absurdo
Existe um desejo humano de aspirar a valores absolutos. Mas estes valores so impossveis de se tornarem absolutos. Vivemos num mundo onde a injustia impera e o sofrimento dos inocentes uma constante. Existe assim um fosso intransponvel entre a nossa conscincia e o prprio mundo.

Absurdo
Existe realmente um fosso intransponvel entre a nossa conscincia e o prprio mundo.

Mas, ento devemo resignar-nos ou procurar acabar o mais depressa possvel com a nossa condio miservel?

Absurdo
Como agir, que atitude tomar face ao absurdo? no podemos fugir atravs do suicdio nem ter f numa vida no reino de Deus Camus no acredita nesta resposta. devemos aceitar ento o absurdo! mas devemos entend-lo como estmulo para nos revoltarmos incessantemente para diminuir as injustias e o sofrimento. S nessa luta se afirma a vontade de viver e no

capitula perante a morte inevitvel.

A Revolta
No livro O Mito de Ssifo somos convidados a afrontar a tomada de conscincia do absurdo e as consequncias de tal consciencializao.

A revolta uma das consequncias.


Encarar o absurdo como um incessante desafio e nunca resignar-se.

A Liberdade
A liberdade pode dizer-se que ela mesma a tomada de conscincia pelo meio da qual se institui uma lucidez na relao homemmundo.

Eugne Delacroix, A Liberdade

A Paixo
A paixo pode ter como sinnimo a palavra viver. Na verdade, esta paixo de viver no isenta de valores e muito menos mecanizada que faz com que o homem se debata todos os dias com o absurdo tal como Ssifo que rolava a pedra todos os dias at ao alto da montanha.
Ssifo

Franz von Stuck

S-ar putea să vă placă și