Sunteți pe pagina 1din 23

A Evoluo dos Computadores

A Evoluo dos Computadores


Introduo 1 Gerao 2 Gerao 3 Gerao 4 Gerao 5 Gerao Personalidades

Mais Info Em

Introduo
A informtica , nos nossos dias, o domnio em que mais se efectuam descobertas e desenvolvimentos. Gerao um termo que se refere aos avanos efectuados no desenvolvimento de um produto. Este termo tambm usado para a tecnologia dos computadores. Com cada nova gerao, os circuitos tornam-se mais pequenos e mais avanados que na anterior. Como resultado desta miniaturizao, vo aumentando proporcionalmente a velocidade, a potncia, a memria e a capacidade de armazenamento dos computadores. Hoje em dia descobrem-se todos os meses novidades incrveis nas tecnologias da informao. Nas primeiras geraes eram necessrias dcadas.

t u

1 Gerao (1940-1955) A Vlvula Electrnica


O primeiro dos computadores desta gerao foi o Mark I (1943), um computador totalmente automtico de funcionamento electromecnico, com 17 m de comprimento por 2,5 m de altura. Criado pela IBM e pela a marinha norte-americana foi o primeiro computador a ser destinado guerra. Em 1946 dois americanos, Presper Eckert e John Mauchly construram o ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator) que usava vlvulas electrnicas (ou tubos de vcuo) em vez dos interruptores e comutadores mecnicos do Mark I. O ENIAC usava milhares vlvulas destas que ocupavam muito espao e aqueciam muito. Alm disso era extremamente difcil mudar a programao deste computador, j que esta era feita atravs de fios e vlvulas que trocavam de posio. A utilizao do sistema decimal tornava este processo ainda mais lento. O ENIAC impulsionou outros computadores de vlvulas como o EDVAC e o UNIVAC. As vlvulas foram inventadas para funcionar como interruptores e como amplificadores. Tinham a propriedade de, sem qualquer parte mvel, cortar o fluxo elctrico instantaneamente (interruptor) ou de transformar um sinal elctrico muito fraco num mais forte (amplificador). Estas caractersticas tornaram os computadores electrnicos uma inveno possvel. No entanto o calor produzido era tanto que as vlvulas exigiam um arrefecimento constante atravs de sistemas de ar condicionado gigantescos. Mesmo assim, sobreaqueciam regularmente.

Vlvula electrnica

ENIAC

t u

2 Gerao (1955-1965) O Transstor


Em 1947, John Bardeen, William Shockley, e Walter Brattain inventaram aquilo que substituiria a vlvula para sempre: o transstor. O transstor funciona como uma vlvula na medida em que pode ser usado para amplificar impulsos e controlar circuitos elctricos automaticamente. O transstor apresenta numerosas vantagens em relao vlvula electrnica: mais rpido, mais pequeno, mais fivel e muito mais barato relativamente ao custo de produo. Alm disso conduz muito melhor a electricidade, no necessita dos longos perodos de aquecimento e virtualmente no liberta calor, quando comparado com a vlvula electrnica. Com o advento do transstor a velocidade dos clculos deixou de ser medida em segundos para passar a ser medida em microssegundos. Comearam a usar-se as linguagens FORTRAN, COBOL e ALGOL. A partir da, foram criados muitos modelos de computadores com estes componentes. O primeiro computador 100% transistorizado foi o TRADIC. Outro exemplo desta poca o IBM 1401, com uma memria base de 4096 bytes e ciclos de operao de 12 microssegundos. Este computador ainda ocupava uma sala inteira. Nesta altura apareceram tambm os monitores vdeo. Ainda assim, os elevados custos de produo destas mquinas limitou muito o seu uso.

Computador a transstores

transstor

t u

3 Gerao (1965-1980) O Circuito Integrado


O circuito integrado (ou chip) incorpora um elevado nmero de transstores, resistncias, dodos e outros componentes num pequeno pedao de silcio. Robert Noyce da Fairchild Corporation e Jack Kilby da Texas Instruments descobriram independentemente os espantosos atributos dos circuitos integrados. Ao colocar tal quantidade de transstores num s chip aumentou-se drasticamente a potncia dos computadores ao mesmo tempo que se reduziu consideravelmente o seu custo e o seu tamanho. Conseguiu-se deste modo diminuir o tamanho de um computador para as dimenses de um pequeno arquivo, ao passo que se pode tambm tornar os computadores acessveis a uma faixa de mercado mais vasta. Desenvolveu-se nesta gerao uma nova linguagem: a CPL. Um dos primeiros modelos desta gerao foi o Burroughs-2500. O primeiro minicomputador comercial foi o PDP-5 e o primeiro microprocessador foi o INTEL 4004 (que incorporava num s local todos os componentes necessrios a um computador completo: ULA, memria, etc.). Surgiram nesta altura o IBM-PC, o Lotus 1-2-3, o Sinclair ZX81/ZX Spectrum, o Osborne1 e os famosos IBM PC/XT. Desta altura tambm o MS-DOS, da Microsoft.

Um dos primeiros circuitos integrados

Um dos primeiros computadores de circuitos integrados

t u

4 Gerao (1980-1990) Integrao em larga escala


Um avano significativo em relao ao circuito integrado a miniaturizao do mesmo. As diferentes escalas de integrao marcam saltos significativos em termos de tamanho e velocidade de processamento. Integrao em larga escala ou LSI (mil transstores por chip) e integrao em muito grande escala ou VLSI (100 mil transstores por chip) so as duas escalas de integrao alcanadas nesta poca. As linguagens mais usadas eram a PROLOG, FP e UNIX. Comeou a usar-se tambm a linguagem C. Surgiram novos processadores como o 286 em 1981, o 386 em 1995, no qual j era possvel correr o Windows 3.11. Surgiram as primeiras placas VGA o suporte a 256 cores. Em 1989 apareceram os 486 DX, com memrias muito mais rpidas e slots PCI de 32 bits (o dobro dos antigos ISA de 16 bits). Estes novos computadores eram to populares que deram origem ao conceito de PC, ou Computador Pessoal.

O processador INTEL 386

Microprocessadores

t u

5 Gerao (1990-Hoje) Integrao em ultra grande escala


So os computadores actuais. Com cerca de 1 milho de transstores por chip, com a passagem do tempo diminui-se cada vez mais o tamanho, medida que se aumenta o poder dos processadores, as velocidades de transferncia de informao e as capacidades de armazenamento. Surge o conceito de processadores paralelos, que desempenham mltiplas tarefas ao mesmo tempo. Em 1993 surge o primeiro processador Pentium, da INTEL, com as primeiras memrias DIMM. Sucedem-lhe o Pentium II, o Pentium III, e o relativamente recente Pentium 4. Ao mesmo ritmo aparecem os modelos equivalentes da rival AMD. Aparecem os slots AGP de 64 bits, memrias cada vez maiores e mais rpidas e discos rgidos com maior capacidade e velocidade.

Computador actual

t u

Personalidades

Bill Gates Blaise Pascal Charles Babbage Douglas Engelbart

Jack Kilby John Bardeen John Mauchly Linus Torvalds Presper Eckert

Paul Allen Robert Noyce Walter Brattain William Shockley

t u

Bill Gates
William H. Gates III Presidente e Director Geral da Microsoft Corporation, empresa lder no desenvolvimento e fornecimento de software para computadores pessoais. Nascido a 28 de Outubro de 1955, em Seattle, tendo l vivido toda a sua infncia, Bill Gates comeou a sua vida de programador aos 13 anos, numa escola privada, Lakeside School, no Norte de Seattle. Em 1973, enquanto frequentava a universidade de Harvard, Bill Gates criou a verso de linguagem de programao BASIC para o primeiro microcomputador - o MITS Altair. Em 1975, Bill e um amigo seu, Paul Allen, abandonaram a universidade e dedicaram-se Microsoft, criando software para computadores pessoais. Actualmente, Bill encontra-se envolvido na direco e na tomada de decises estratgicas na Microsoft, desempenhando um papel de relevo no desenvolvimento tcnico de novos produtos. Para ele, o propsito da Microsoft desenvolver novas tecnologias de software para tornar o uso dos computadores mais fcil, rentvel e agradvel. Estabeleceu, em 1994, a William H. Gates Foundation, que apoia uma variedade de iniciativas de particular interesse para Bill e para a sua famlia.

t u

Blaise Pascal
Em meados do sculo XVII Blaise e o seu pai trabalhavam como cobradores de impostos para o governo francs. Os dois passavam horas a calcular e verificar os impostos que as pessoas deviam. O jovem Blaise decidiu em 1642 construir uma mquina de somar e subtrair que pudesse acelerar essa tarefa to morosa e entediante. Esta mquina por ele construda tinha um conjunto de 8 rodas giratrias que funcionavam mais ou menos como o conta-quilmetros de um carro. Mas esta mquina de Pascal tinha alguns problemas: avariava muito frequentemente, era muito lenta e dispendiosa e as pessoas tinham medo de a usar pois pensavam que podia substituilas nos seus empregos. Mais tarde ficou famoso pela matemtica e pela filosofia, mas ainda lembrado pelo seu papel em relao aos computadores e sua tecnologia. Em sua honra e memria, existe um linguagem de programao chamada Pascal.

t u

Charles Babbage
Em 1830, Babbage decidiu construir uma mquina para o ajudar a completar e imprimir tabelas matemticas. Comeou a desenvolver os planos desta mquina chamando-lhe motor analtico. Era extraordinariamente parecida com o computador que hoje conhecemos. Lia um programa a partir de cartes perfurados, calculava e memorizava as respostas aos diferentes problemas, e imprimia as respostas em papel. Babbage faleceu antes de poder acabar o seu projecto. No entanto, pelas suas notveis ideias e trabalho, conhecido hoje como o pai dos computadores.

t u

Douglas Engelbart
Cientista americano, desde muito cedo um visionrio dos computadores, Engelbart fundou o "Augmentation Research Center" no Stanford Research Institute, no ano de 1963, tornando-se pioneiro na rea de fazer o homem e a mquina comunicar. As suas teorias sobre o uso de computadores e software para aumentar o intelecto humano, conduziram-no a invenes como o rato e a conceitos como o interface grfico de janelas (Windows), o correio electrnico e o hipertexto. Actualmente o Dr. Engelbart dirige o Bootstrap Institut, que fundou, e a Bootstrap Alliance, um grupo de lideres de opinio ligados indstria, ao governo e s universidades.

t u

Jack Kilby
Engenheiro electrnico norte-americano (1923- ), co-inventor do circuito integrado, nascido em Jefferson City, no Missouri, formou-se nas Universidades de Illinois e Wisconsin. Kilby construiu o seu circuito em 1958 na companhia americana Texas Instruments, Inc., ao mesmo tempo que um outro similar era desenvolvido por Robert Noyce, da Fairchild Corporation. O circuito integrado tornou-se responsvel por um avano substancial na microelectrnica do final do sculo XX, foi usado no s em computadores pessoais, como tambm foi adaptado para o uso em sistemas de navegao, calculadoras, relgios digitais, telefones celulares e redes de comunicaes, gravadores de vdeo, e um vasto leque de outras aplicaes. Hoje em dia, Jack Kilby professor na Texas A&M University, mantendo um lugar como consultor na Texas Instruments, Inc.. Recebeu o prmio Nobel da Fsica em 2000, juntamente com Zhores Alferov e Herbert Kroemer.

t u

John Bardeen
Nasceu em Madison, Wisconsin, a 23 de Maio de 1908. formou-se na Madison Central High School em 1923, tirando depois um curso de engenharia elctrica na universidade de Wisconsin. Em 1945, juntou-se ao grupo de pesquisa dos Laboratrios Bell, onde ficou at 1951, tendo depois disso ido dar aulas de Engenharia Elctrica e Fsica para a Universidade de Illinois. Em 1956 foi galardoado, juntamente com os seus companheiros de pesquisa William Shockley e Walter Brattain, com o prmio Nobel da Fsica pelas descobertas no campo das propriedades dos semicondutores.

t u

John Mauchly
Andou na escola em Washington e em 1925 foi-lhe dada um bolsa de estudo pelo estado de Maryland para que ele pudesse ir para a Universidade Jonhs Hopkins em Baltimore. Comeou por estudar Engenharia mas os seus interesses mudaram e sua primeira licenciatura foi em Fsica. Presper Eckert interessou-se pelas suas ideias de como construir um computador melhor. Colaboraram depois na construo do ENIAC. Formou mais tarde a Mauchly Associates da qual foi presidente de 1959 a 1965 quando se tornou administrador geral. Em 1966 recebeu o prmio Harry M Good Memorial, uma medalha e 2000 dlares da Sociedade dos Computadores.

t u

Linus Torvalds
Programador finlands de software (1969- ), foi o criador do sistema operativo LINUX. Em 1991 e aos 21 anos, no seu segundo ano como estudante de Cincias da Computao na Universidade de Helsnquia, na Finlndia, Torvalds comeou a desenvolver o seu prprio sistema operativo, baseando-se no ento comum UNIX. Decidiu ento coloc-lo num newsgroup disposio de quem o quisesse experimentar gratuitamente, o que veio a acontecer com algumas pessoas que passaram a manter um contacto regular com o autor. De entre 5 a 10 pessoas, o nmero de utilizadores do Linux subiu para perto das 200, ao fim de apenas um ano, algumas das quais, alm de sugestes e conselhos, devolviam o programa com algumas alteraes que tinham feito. Sete anos depois estimava-se em cerca de sete milhes o nmero de pessoas a utilizador o sistema operativo de Torvalds, em todo o mundo.

t u

Paul Allen

Empresrio norte-americano (1953- ), co-fundador da Microsoft Corporation, a principal companhia de software dos Estados Unidos da Amrica. Nascido em Seattle, Washington, frequentou a Universidade Estatal de Washington na cidade de Pullman, que abandonou em 1974, quando se mudou para Boston, Massachusetts, na companhia de Bill Gates. Em 1975, os dois mudaram-se novamente, desta vez para Albuquerque, Novo Mxico, onde fundaram a Microsoft. Na mesma altura, Allen tornou-se director de software da empresa MITS, cargo que abandonou no ano seguinte para se dedicar a tempo inteiro Microsoft, onde colaborou no desenvolvimento de produtos como o Microsoft Windows, Word, e Microsoft mouse. Em 1985, fundou a Asymetrix Corporation, companhia que produz software usado na criao de multimdia, e mais tarde a Starwave Corporation, que produz sites de informao e entretenimento para a World Wide Web.

t u

Presper Eckert
Estudou na escola William Penn Carter em Germanstown. Em 1937, entrou na escola Moore de Engenharia elctrica na Universidade de Pensilvnia, acabando de se formar em 1941. como brilhante aluno que era, foi-lhe dado um posto de instrutor nessa escola pouco depois da sua formatura. Colaborou com Mauchly na construo do ENIAC. Nesta altura, Maio de 1943, tinha quase completo o trabalho para o seu mestrado e foi designado engenheiro chefe do projecto com a funo de fazer os circuitos electrnicos. Recebeu muitos prmios pelo seu contributo em relao aos computadores. Foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia em 1967 e a Medalha Nacional de Cincia dos E.U.A. em 1969. Em 1980, junto com Mauchly, recebeu o prmio de Pioneiro da Sociedade dos Computadores IEEE.

t u

Robert Noyce
Nascido no Iowa, concluiu o bacharelato no Colgio Grinnell (Iowa) em 1949 e um doutoramento em electrnica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1953. fez pesquisa na Philco Corporation at 1956, quando se juntou ao Laboratrio de Semicondutores Shockley em Palo Alto, Califrnia, para trabalhar no transstor. Como director de pesquisa da Fairchild Semicondutor, era responsvel pelo desenvolvimento inicial das linhas de transstores. Em 1957 Noyce co-fundou a Fairchild Semicondutor Corporation em Mountain View, Califrnia. Foi director de pesquisa at 1959 quando se tornou vicepresidente e director geral. Em Julho de 1968 co-fundou a Intel Corp. com Gordon E. Moore, que tinha sido um co-fundador da Fairchild Semicondutor e um membro do staff dos laboratrios Shockley. Noyce foi presidente da Intel at 1975 e administrador geral at 1979. Noyce detinha 16 patentes dispositivos, mtodos e estruturas semicondutoras.

t u

Walter Brattain
Nasceu em Amoy, China, a 10 de Fevereiro de 1902. Passou a infncia e juventude em Washington e finalizou o bacharelato no Colgio Whitman em 1924. Conseguiu uma licenciatura da Universidade de Oregon em 1926 e um doutoramento pela universidade do Minnesota em 1929. Tinha sido membro do staff dos Laboratrios Bell desde 1929. O seu principal fim era pesquisar as propriedades das superfcies dos slidos, mais tarde a emisso terminica e o espectro de absoro do tungstnio, assim como de outros materiais, como o silcio e o germnio. As suas maiores contribuies para a fsica so a descoberta do efeito da luz nas superfcies livres dos semicondutores, a inveno do transstor de contacto de ponta juntamente com Bardeen e o seu trabalho para uma melhor compreenso das superfcies dos semicondutores.

t u

William Shockley
William Shockley nasceu em Londres, Inglaterra, a 13 de Fevereiro de 1910. Filho de William Hillman Shockley, um engenheiro da explorao mineira nascido em Massachusetts e da sua esposa, Mary, tambm ligada a essa rea, sendo pesquisadora de minerais em Nevada. A famlia voltou para os E.U.A. Em 1913 e William Jr. foi educado na Califrnia, tirando o seu bacharelato no Instituto de Tecnologia da Califrnia em 1932. ele estudou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts com o Professor J.C. Slater e obteve o seu doutoramento em 1936, defendendo a sua tese acerca da estrutura da banda de energia do cloreto de sdio. No mesmo ano juntou-se Bell Telephone Laboratories, trabalhando no grupo conduzido pelo Dr. C.J. Davisson e a ficou (com breves ausncias por causa do servio militar, etc.) at 1955. demitiu-se do seu posto de Director do Transstor Physics Department para se tornar Director do Laboratrio de Semicondutores Shockley da Beckman Instruments, Inc., em Mountain View, na Califrnia, para desenvolvimento de pesquisa e produo do transstor e outros dispositivos semicondutores. Em 1963 tornou-se professor de Cincias da Engenharia na Universidade de Stanford.

t u

Mais informao em
http://www.cesc.br/historia_dos_computadores1parte2.htm http://www.invent.org/hall_of_fame/113.html http://www-gap.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Eckert_John.html http://www.nobel.se/physics/laureates/ http://history.sandiego.edu/gen/recording/gp01#gp01 Diciopdia 2002, Porto Editora

t u

S-ar putea să vă placă și