Sunteți pe pagina 1din 6

AQUECIMENTO SOLAR DE QUA POR ENERGIA

Um sistema bsico de Aquecimento de gua por Energia Solar composto de coletores solares (placas) e reservatrio trmico (Boiler). As placas coletoras so responsveis pela absoro da radiao solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, transferido para a gua que circula no interior de suas tubulaes de cobre. O reservatrio trmico, tambm conhecido por Boiler, um recipiente para armazenamento da gua aquecida. So cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que no agride a camada de oznio. Desta forma, a gua conservada aquecida para consumo posterior.

O Sistema Auxiliar de Aquecimento


Para garantir que nunca haver falta de gua quente, todo Aquecedor Solar pode trazer um sistema auxiliar de Aquecimento. E quando o tempo fica muito nublado ou chuvoso por vrios dias, ou quando a casa recebe visitas e o nmero de banhos fica acima do dimensionamento inicial, o sistema auxiliar - que pode ser eltrico ou a gs entra em ao. Ou voc pode usar o chuveiro eltrico normalmente, sem complicaes. Mas a verdade que com o nvel de insolao do Brasil, o sistema auxiliar de Aquecimento acionado apenas poucos dias por ano.

A Histria do Aquecedor Solar


As primeiras experincias para entender melhor a capacidade do sol de aquecer a gua foram documentadas em 1767 pelo suo Horace de Saussure, que fez vrias experincias com uma caixa revestida com isolamento trmico. Depois, o norte-americano Clarence Kemp patenteou um Aquecedor composto de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira, com isolamento trmico e vidro na cobertura. Mas esse sistema perdia muito calor noite. E foi ento outro norte-americano, William Bailey , quem avanou nesse sentido, patenteando um Aquecedor Solar muito parecido com os modelos que ainda so usados nos 4 cantos do mundo.

No Brasil
Os primeiros Aquecedores Solares surgiram no Brasil nos anos 70, fruto da crise do petrleo e mesclada a muito idealismo e pouco profissionalismo. Esse quadro comeou a mudar nos anos 80, com a qualidade dos produtos crescendo cada vez mais e com a entrada em campo dos primeiros testes de equipamentos e as primeiras normas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - especficas para o setor. J na dcada de 90, o que se viu foi um crescente profissionalismo em resposta a um mercado cada vez mais exigente e estruturado. Os equipamentos ganharam em qualidade, enquanto o preo caiu. Laboratrios especializados surgiram, bem como novas normas da ABNT. O setor inclusive se organizou com a criao da ABRAVA.

RESULTADOS ESPERADOS

Meio Ambiente

.o Aquecedor Solar conribui com o meio ambiente, por no ser uma energia poluente, nem radiativa. uma energia totalmente limpa.Apenas 1,0 m de Coletor Solar instalado, evita por exemplo, a inundao de 56 m de reas fertis, florestas ou desapropriao de famlias, para a construo de usinas hidreltricas Por isso, podemos afirmar que o Aquecedor Solar um produto ecologicamente correto

. Conforto economia e cidadania Elevao da qualidade de vida do usurio, reduo do consumo de energia eltrica e reforo de auto-estima e da conscincia de cidadania, ao ampliar sua independncia das estruturas de distribuio de energia. TECNOLOGIA, CUSTOS E CONCEITOS O alvo de oferecer um aquecedor que custe ao redor de R$ 300,00 por famlia obriga a um repensar de toda a metodologia de fabricao. Tradicionais barreiras devem ser repensadas, tais como:

Grupo
Nomes:
Paulo Henrique Leandro Carlos Diego Paulo Guilherme Julio Matria: fsica NUMEROS: 23 17 7 22 15

S-ar putea să vă placă și