Sunteți pe pagina 1din 18

CEMENTAO

Clarissa Cansi Scharnesky

O que Cementao?
A cementao consiste na formao de partculas sedimentveis pela adio de sustncias qumicas. Um dos objetivos deste processo a eliminao das impurezas ou das partculas de produtos de interesse que se deseja recuperar. Esse processo utilizado para se atingir tanto o objetivo de produo do metal quanto o de separao. obtida pela reduo de ons aquosos do metal de valor pela oxidao de um metal redutor (Me) por meio da reao:
Mez+ (aq.) + Me = Meo + Mez+ (aq.)

Consideraes de natureza termodinmica


A reao de cementao pode ser entendida como composta por duas reaes de meia-clula: uma oxidao Me = Mez+ + z e acompanhada de uma reduo Mez+(aq.) + z e = Me

As condies redutoras determinadas pela primeira equao so realizadas, na prtica, por meio da escolha do metal redutor que dever ser posto em contato com a soluo. Elas devem atingir valores tais que, quando computados com aqueles da segunda reao de meia-clula, sejam capazes de fazer com que a reao de reduo ocorra, realizando, assim, o objetivo de produo do metal. O estudo das condies termodinmicas para a realizao da cementao mostra que qualquer uma das meias-clulas mostradas acima pode ser representada tomando-se uma nica reao genrica de reduo de ons aquosos de um metal:

Consideraes de natureza termodinmica


Mez+( aq.) + z e = Me Aplicando-se a ela a equao de Nernst: e, invertendo-se o produto e os reagentes, temos:

que o valor do potencial para um dado metal com uma atividade finita de seus ctions na fase aquosa. Pode-se notar, nessa equao, que a inclinao da reta que representa o potencial Eh em funo da atividade do ction dependente da sua valncia; ctions monovalentes apresentam a maior inclinao dentre todos.

Consideraes de natureza termodinmica


A soma algbrica dos dois potenciais (lembrando que o potencial da meia-clula de oxidao do metal redutor deve ter o seu sinal invertido pois foi calculado como uma reduo) deve ser um nmero positivo para que a reao seja espontnea e prossiga at o equilbrio. Isso facilitado se E da meia-clula que corresponde reduo dos ons aquosos for um nmero positivo (ou seja, trata-se de ons de um metal relativamente nobre), em combinao com um valor de E da meia-clula de oxidao negativo (o metal redutor relativamente ativo). Pela escolha de um redutor adequado dentre outras condies podemos produzir deliberadamente apenas alguns dos ons da soluo notadamente aqueles dos metais mais nobres do que todos. Esse princpio d ao processo o fundamento da sua seletividade.

Consideraes de natureza termodinmica


importante ressaltar que reaes com ons complexos de um dado metal no correspondem aos potenciais padro de reduo dos seus ons simples comumente tabelados nos livros-texto. Assim, o ouro, em um processo industrial, no estar presente na soluo aquosa como Au3+, mas sim como um nion complexo Au(CN)2. Como a meia-clula de produo da gua a partir do oxignio gasoso e do hidrnio (H+) muito mais nobre do que a maioria dos metais, ela produzida preferencialmente e pode vir a se constituir num problema. O hidrognio mais nobre do que a maioria dos metais mas normalmente ele no chega a ser um problema na cementao. A reduo dos ons, na cementao, ocorre sobre uma determinada regio do metal redutor enquanto que ele se oxida em outro ponto. Os eltrons fornecidos pela sua oxidao so conduzidos at o stio da reduo percorrendo o prprio redutor havendo, portanto, por primeira vez, uma corrente eltrica em um condutor eletrnico.

Controle do Processo de Cementao


O processo de cementao pode ser controlado por: mecanismo de difuso; controle qumico; ou pode ainda haver alternncia de um mecanismo para outro durante o processo. Isto depende de determinados fatores, tais como:
Natureza do agente de precipitao taxa de precipitao metlica, que por sua vez, varia em funo da temperatura, acidez (pH), agitao, etc.

Controle do Processo de Cementao


Quanto menos nobre o metal agente de precipitao, mais baixo o potencial de reduo catdica dos ons e, de forma similar, maior a taxa de formao de ncleos de cristais. Como resultado, o depsito composto de gros mais finos e a rea de superfcie especfica maior. O aumento da temperatura contribui para o aumento da taxa de reao, tornando-a controlada por difuso. baixa temperatura no h influncia da agitao, mas ao se elevar a temperatura, observa-se que a taxa de reao se torna mais fortemente dependente da agitao do meio, o que caracteriza um tpico processo controlado por difuso. Quanto ao pH, para a maior parte dos sistemas, um valor muito baixo pode causar o consumo excessivo do metal agente de precipitao. Ao invs, um valor demasiado elevado pode originar co-precipitao de sais como hidrxidos, fosfatos ou outros sais complexos contendo o metal agente de precipitao. Outro fenmeno importante a tendncia do metal cementado se redissolver quando houver um perodo muito longo de contato com a soluo, uma espcie de reao reversa.

Aplicaes da Cementao
A cementao empregada na recuperao de elementos metlicos como, por exemplo: ouro, prata, cobalto, cdmio, nquel e cobre. Alm disso, a cementao utilizada muitas vezes na depurao de solues e suspenses.

Recuperao do Ouro
Recupera-se ouro por cementao a partir de solues obtidas por meio de cianetao de minrios ou concentrados aurferos. Mtodo mais utilizado cementao do ouro com zinco (processo Merrill-Crowe). Um fluxograma do processo pode ser visto a seguir.

Processo Merrill-Crowe

Processo Merrill-Crowe
O processo compreende as seguinte etapas principais: Clarificao da polpa proveniente da cianetao; Deareao do licor; Precipitao; Filtrao.

Processo Merrill-Crowe
Esse um processo eletroqumico, que pode ser visto esquematicamente na figura 2 a seguir:

Processo Merrill-Crowe
A reao global pode ser representada por: Na realidade, a reao (1) o resultado das seguintes reaes parciais:

Em solues muito alcalinas e oxidantes, as seguintes reaes paralelas podem ocorrer, todas com consumo adicional de zinco:

Na pratica utiliza-se 5 a 30 vezes a quantidade estequiomtrica em relao a ouro na soluo.

Processo Merrill-Crowe
Dentre as reaes paralelas, a mais indesejvel a formao de Zn(OH)2 pois ele recobre as partculas de Zn, causando passivao e inibindo a ppt do ouro. Uma forma de minimizar a formao de Zn(OH)2 adicionando uma pequena quantidade de sal de chumbo, pois esse forma par galvnico com o Zn, causando evoluo de H2 gasoso nos ctodos, inibindo a passivao do Zn.

Recuperao do Cobre
A partir de uma soluo de sulfato de cobre pode se recuperar o cobre nela contido, por cementao com sucata de ferro. A reao que traduz tal processo :

O processo de cementao mais utilizado e estudado a cementao de cobre com ferro. O equipamento tradicional utilizado para este processo era composto por tanques lavadores abertos e inclinados ao longo dos quais uma lixvia que se pretendia tratar flua sob gravidade, entrando desta forma em contacto com os pedaos de ferro ou ao contidos no tanque. Nesta situao a soluo est em contacto com o ar, o que provoca um consumo exagerado de ferro, que pode ir at trs vezes o estequiometricamente requerido (Jackson, 1986). A pureza do cobre aps o processo, dependendo das condies em que o mesmo operado e da qualidade do ferro ou ao usado, varia entre os 85 e os 90%.

Recuperao de Prata
O processo de cementao pode ser utilizado quando um metal mais eletro-positivo do que a prata colocado em contato com a soluo (contendo prata) a ser tratada. O metal mais utilizado nesse caso o ferro, na forma de l de ao, e os fixadores mais indicados so os com pH entre 4 e 6. Em virtude da presena do ferro, o produto obtido necessita ser eletrorrefinado, a fim de produzir prata de pureza elevada (99,99%). Vantagens da cementao: mtodo econmico e simples, fcil mecanizao, recuperao superior a 95%.

Referncias Bibliogrficas
http://www.ct.ufrgs.br/ntcm/graduacao/ENG066 31/Cementacao.pdf http://www.dem.uminho.pt/DEM/Teses/JEudes_ PhD.pdf http://www.cetem.gov.br/publicacao/series_sta/ sta-38.pdf http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocio s/0,19125,ERA513653-2506,00.html https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/148644/ 1/Cementacao_Cobre.pdf

S-ar putea să vă placă și