Sunteți pe pagina 1din 15

CONSCINCIA CRTICA E FILOSOFIA

Prof. Ms. Fbio Augusto Brugnerotto

O desenvolvimento da conscincia
O homem sistema aberto: Desenvolvimento da atividade mental que nos permite estar no mundo com algum saber. Homo sapiens sapiens o ser que sabe que sabe O processo contnuo do homem relacionando-se com o mundo e consigo mesmo. (ser, saber e fazer).

Conscincia crtica: a dialtica do eu e do mundo


Sobre

o prprio sujeito, sondando sua interioridade ou na alteridade. Conscincia de si: reflexo Conscincia do outro: ateno Conscincia crtica: depende da harmonia entre as duas dimenses da conscincia.

GOETHE (1830)

O HOMEM S CONHECE O MUNDO DENTRO DE SI SE TOMA CONSCINCIA DE SI MESMO DENTRO DO MUNDO. Eu ao mundo e do mundo ao eu (dialtica)

OS MODOS DA CONSCINCIA
CONSCINCIA

MTICA: transmitir valores desejados pelas sociedades. CONSCINCIA RELIGIOSA: verdades reveladas pela f religiosa. O corao tem razes que a razo desconhece. CONSCINCIA INTUITIVA: insight Intuio sensvel: conhecimento imediato de algo universalmente vlido. Intelectual:conhecimento imediato restrito.

CONSCINCIA RACIONAL
Busca

a compreenso da realidade por meio de certos princpios estabelecidos pela razo, como, por exemplo, o de causa e efeito. Abstrair : separa, isolar as partes. Analisar : decompor o todo em suas partes. A busca pelo objeto de estudo.

CINCIA versus FILOSOFIA


CINCIA:

Mtodos empricos = TEORIAS = especializao do conhecimento. FILOSOFIA: nfase terica, pois no condiciona o objeto em laboratrio e no pretende um objeto especializado. UMA COMPLEMENTA A OUTRA Pois, a filosofia questiona as descobertas da cincia de forma global.

SENSO COMUM
CONSENSO:

manifestao dos juzos de valores emitidos pelo ser - humano. Senso comum: consiste em uma srie de crenas admitidas por um determinado grupo social, cujos membros acreditam serem compartilhadas por todos os homens. Falta fundamentao sistemtica.

IDEOLOGIA
Destutt

de Tracy (1800) : cincia das idias compreendendo o estudo da origem e do desenvolvimento das idias, ou idias prprias de certos grupos sociais e polticos. Conjunto de idias que dissimulam a realidade. Evitar conflitos abertos.

IDEOLOGIA
ANTERIORIDADE

- predetermina o pensamento e a ao, desprezando a histria e a prtica na qual cada pessoa se insere, vive e produz. GENERALIZAO - finalidade de produzir um consenso coletivo. LACUNA Capacidade de ocultar sua origem.

IDEOLOGIA
A LGICA IDEOLGICA S PODE MANTER-SE PELA OCULTAO DE SUA GNESE, ISTO , A DIVISO SOCIAL DAS CLASSES, POI SENDO MISSO DAS IDEOLOGIAS DISSIMULAR A EXISTNCIA DESSA DIVISO, UMA IDEOLOGIA QUE REVELASSE SUA PRPRIA ORIGEM SE AUTODESTRUIRIA. (CHAUI)

GRAMSCI
O

CIMENTO QUE GARANTE A COESO SOCIAL Exerccio do estranhamento da realidade em questo. No aceitar as coisas como dados naturais, mas sim histricossociais.

Bertold Brecht (1950)


Ns pedimos com insistncia: No digam nunca: isso natural! Diante dos acontecimento de cada dia. Numa poca em que reina a confuso. Em que corre sangue, Em que se ordena a desordem, Em que o arbitrrio tem fora de lei, Em que a humanidade se desumaniza. No digam nunca: isso natural!

FILOSOFIA
Recusa

da Doxa = busca da teoria. Uso metdico da razo. Todos os conhecimentos. Recuperar a unidade do saber: Epistemologia, ou teoria do conhecimento, fundamentos do saber cientfico, lgica, poltica, tica, esttica etc.

Sinto-me perto de todos os prfidos, e pergunto: Quem me quer enganar? A minha primeira circunspeco humana deixar-me enganar para me no ver obrigado a estar em guarda contra os enganadores. Ai! Se eu me pusesse em guarda contra o homem, como poderia ser o homem uma ncora para o meu barco? Facilmente me veria arrastado para o largo. No me precaver: tal a providncia que preside ao meu destino.

S-ar putea să vă placă și