Sunteți pe pagina 1din 28

TERAPIA FOCAL

Psicoterapia Breve Psicodinmica

EQUIPE
JAINEIDE DA SILVA LEONICE NUNES

MNICA XAVIER
SUELI GUIMARES

ORIGEM PSICOTERAPIA BREVE (PB)


Surgiu com Ferenczi e Rank (1924) na tentativa de encurtar o tempo de durao dos tratamentos psicanalticos. A PB pode ser dividida em duas grandes linhas:
As de abordagem psicodinmica (PBP); As de abordagem cognitivo e comportamental (PBC/C).

HISTRICO
A utilizao cada vez maior do seguro-sade tem reduzido a procura por psicoterapias no cobertas pelo sistema de seguro. Abordagem objetiva e de fcil aplicao, e de slida fundamentao terica e cientfica a TF tende a ser destaque em sade mental nesse milnio.

CONCEITOS BSICOS
Importncia dos fatos da vida atual, em relao aos da infncia do paciente; Importncia de fixar-se uma data para o trmino do tratamento, a fim de criar a possibilidade de trabalhar as questes ligadas separao; Importncia do nvel de motivao do paciente para a mudana.

FUNDAMENTOS TERICOS
Embasada em conceitos psicodinmicos oriundos da teoria de desenvolvimento da personalidade elaborada por Freud:
Processos mentais inconscientes; Sintomas como expresso de conflitos internos; Mecanismos de defesa; e relao entre paciente e terapeuta como fator de tratamento.

TEORIA NEUROCIENTFICA DAS EMOES


Mesmo que os genes estabeleam as regras gerais, ser por meio da interao do indivduo com o meio ambiente que os genes se tornaro ativos ou no. A possibilidade de mudana do paciente por meio da relao com o terapeuta est nessa capacidade de alterao do fentipo. Sempre haver espao para a interveno psicoteraputica. (CORDIOLI, 2008, p.170)

TEORIA NEUROCIENTFICA DAS EMOES


H influncia da psicoterapia na estrutura do crebro; Uma nova relao de apego pode modificar a memria processual implcita e mudanas no armazenamento de informaes adquiridas durante a vida do indivduo podem ocorrer em funo das novas experincias de relao interpessoal com o terapeuta.

EXPERINCIA EMOCIONAL CORRETIVA (EEC)


Representa a possibilidade de o paciente experimentar situaes traumticas do passado penosamente reprimidas, revivendo-as na relao com o terapeuta. Dessa forma, uma nova experincia emocional ocorrer na relao teraputica.

EXPERINCIA EMOCIONAL CORRETIVA (EEC)


Acredita-se na capacidade de mudanas de conexes entre neurnios; Podemos mudar quem somos e o que somos, atravs do que vemos, ouvimos, falamos e fazemos. O importante treinar as atividades certas do nosso crebro. Esse processo de aprendizagem inerente no s infncia, mas tambm idade adulta e mesmo ao envelhecimento.

(Nancy Adreasen, neurocientista, 2001)

EXPERINCIA EMOCIONAL CORRETIVA (EEC)


Assim, por meio das vivncias de EEC, possvel ter a aprendizagem em todas as etapas da vida, reestruturar e modificar comportamentos e atitudes.

EFEITO CARAMBOLA
o mecanismo de potencializao dos ganhos teraputicos na TF por repetidas EECs Analogia com o jogo de bilhar. resultante das experincias de reaprendizagem emocional, promovendo novas conexes neuronais mais satisfatrias em relao problemtica do paciente e levando a constantes modificaes na plasticidade das sinapses.

EFEITO CARAMBOLA
Provoca mudana na maneira como o paciente se percebe e reage diante da vida; tornar um crculo vicioso em crculo virtuoso (palavras de um paciente); O terapeuta age como um coach (treinador). Servir como catalisador no processo de mudana do paciente

TEORIA DE CRISE
Crise: sndrome com sintomatologia psicolgica e somtica que aparece imediatamente aps o estresse. Tipos de crise:
Acidentais ou imprevisveis: determinadas por situaes inesperadas; Evolutivas ou previsveis: parte do ciclo de vida do indivduo.

TEORIA DE CRISE
Tipos de Preveno
Primria: evitar o aparecimento do distrbio mental para crises evolutivas. Secundria: evitar que o problema surgido se torne crnico, reduzindo a incapacitao e promovendo a reintegrao social para crises acidentais. Terciria: tratamento dos distrbios inevitveis, graves e/ou crnicos.

TCNICA
Caractersticas:
Terapeutas mais ativos, estimulando a aliana teraputica e transferncia positiva; Focalizao em conflitos especficos ou temas definidos previamente no incio da terapia; Manuteno do foco de trabalho e objetivos definidos; Ateno dirigida para as atenes do paciente, inclusive sintomas; nfase na situao transferencial da dimenso do aqui e agora.

TCNICA
Utilizao de tticas psicanalticas especficas:
Associao Livre; Resistncia; Transferncia e Insight.

Os silncios devem ser ativamente desencorajados e interpretados como resistncia, assim como: atrasos, faltas e tentativas de inundar o tratamento com mltiplos assuntos.

TCNICA
Abordagem baseada no trip (nfase em determinadas tticas teraputicas especficas):
Foco Atividade/Planejamento EEC/Efeito Carambola.

ATIVIDADE/ PLANEJAMENTO
necessrio planejar o tratamento e estabelecer, por meio de um processo diagnstico, o foco central que ser seguido durante a TF e as possibilidades de EEC. Necessria uma boa avaliao inicial do quadro apresentado. A indicao teraputica deve estar baseada no diagnstico nosolgico do caso e na avaliao da estrutura da personalidade do paciente.

FOCO
Focalizar significa adotar uma postura semelhante de um fotgrafo que procura ressaltar um objeto ou uma pessoa que vai ser fotografado a um fundo, o que dever ser menos ntido, como no mecanismo de figura e fundo da teoria da percepo.

ELEMENTOS TERAPUTICOS
Tempo limitado: entre 16 e 30 sesses, no ultrapassando o limite de 7 a 40 sesses; Frequncia de uma ou duas sesses por semana; Equadre face-a-face; Tcnicas elaboradas e modificadas a partir de princpios gerais de psicoterapia psicodinmica.

INDICAES
Queixa circunscrita ou possibilidade de identificao de um foco ativo e psicologicamente atual; Bom nvel de funcionamento egico; Alto nvel de motivao para mudana; Capacidade de rapidamente estabelecer um vnculo com o terapeuta e uma aliana teraputica; Capacidade para insight.

CONTRA-INDICAES
Prejuzo no funcionamento egico; Falta de motivao; Falta de capacidade de viso psicolgica; Falta de controle dos impulsos agressivos; Dificuldades graves de funcionamento da vida diria; Problemas legais srios ou doenas clnicas graves; Diagnstico nosolgico no eixo I do DSM/IV E no eixo II.

QUESTES EM ABERTO
As modificaes observadas na TF se mantm ao longo do tempo? H mudanas profundas na personalidade do paciente em perodos curtos de tempo.

ESTUDO DE CASO
Associao da terapia focal e farmacoterapia para tratamento de um paciente de 18 anos com transtorno afetivo bipolar em episdio manaco. 12 sesses de psicoterapia com 1 hora e meia de durao, semanalmente durante 4 meses. Intervenes verbais como questionamento, classificao, apontamento e fornecimento de informaes.

ESTUDO DE CASO
Verbalizao do paciente:
Medo de ter um novo surto; Lembranas do surto; Dificuldade de aceitar o diagnstico; As medica

Efeitos da Terapia:
Auxlio do paciente a compreender melhor seu funcionamento; Identificao de flutuaes de afeto; Trabalho da aceitao do diagnstico recebido; Adeso s medicaes.

CONSIDERAES FINAIS
Introduo da terapia para grupos: Programa de Atendimento em Grupo; Utilizao da TF no Programa de Atendimento Ps-Trauma (PAPT) para portadores de transtorno de estresse ps-traumtico vtimas da criminalidade.

REFERNCIAS
CORDIOLI, Aristides Volpato et al. Psicoterapias: abordagens atuais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. GILLRON, Edmond. Introduo s psicoterapias breves. 3.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2004. SOMMERS-FLANAGAN, John; SOMMERSFLANAGAN, Rita. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

S-ar putea să vă placă și