Sunteți pe pagina 1din 25

CHAMADOS PARA FAZER A DIFERENA!

possvel levar Deus a srio na Adolescncia ?


Como viver agradando a Deus diante de presses e desafios da adolescncia? Quais os valores que tenho que recuperar como jovem que deseja fazer a diferena em um mundo que jaz no maligno ?

Recuperando Valores :
A perda de valores morais e espirituais na adolescencia, tem sido a causa do fracasso de muitos adolescentes e jovens que tinham tudo para serem bnos no reino de Deus e fazer diferena como sal da terra e luz do mundo.
Cada cristo chamado para ser diferente do mundo. Que o mundo que nos rodeia no vos comprima nos seus prprios moldes. Rm. 12.2

Para sermos diferena no mundo, temos que perceber que embora todas as mudanas fsicas, emocionais e hormonais por que passam todos os adolescentes no mundo , sejam as mesmas pelas quais adolescentes cristos tambm experimentam; a diferena est em como nos so apresentados luz dos princpios Bblicos.

O que Adolescncia ?

Perodo intermedirio entre a infncia e a idade adulta, no curso do qual a ocorrncia da maturidade genital altera o equilbrio adquirido anteriormente. Ou seja, seu corpo e sua mente passam por muitas mudanas, fsicas, emocionais, muitas vezes, ou na maioria delas, confusas e difceis de serem compreendidas. Para alguns dura mais tempo, para outros menos, mas todos passamos por este perodo, que natural, e que quando vividos luz da palavra de Deus, pode ser a melhor fase de nossas vidas para adquirir bons hbitos, ou mudar maus hbitos que nos acompanharo pelo resto de nossas vidas; ajudando na formao de nosso carter, conduta, vitrias ou derrotas.

O que Crise de identidade ?


Segundo James Dobson, existem trs coisas que os adolescentes acham que precisam a fim de sentir-se em paz consigo mesmos: Atrao fsica, Inteligncia e dinheiro. raro que todas elas estejam presentes, na vida de um adolescente , e surgem ento sentimentos de auto-condenao, incompetncia social, incapacidade acadmica ou atltica, e fracasso espiritual, cujos sentimentos so enfatizados sempre que houverem crticas, rejeio social, ou incapacidade de ser bem sucedido em alguma tarefa importante.

Esta to conhecida crise de identidade se apresenta quando o adolescente comea a se perguntar Qual o meu lugar ? Qual o meu valor como pessoa? Qual ser o meu propsito na vida quando entrar na idade adulta ?

Maneiras para enfrentar esta crise:

Aprendendo comunicao,

tcnicas respeito

de mtuo,

preocupao com outras pessoas,

e uma atitude franca com relao


aos problemas e sobre tudo,

desenvolver uma intimidade com Deus atravs da leitura da Sua Palavra e da Orao.

Se Fomos Chamadas para sermos diferentes precisamos Abandonar a :


Lascvia- provocar um desejo que no pode ser satisfeito sem que se cometa pecado ( 1 Ts. 4.5), esta provocao muitas vezes feita de maneira inconsciente, ou mesmo consciente, atravs de um olhar, modo de se vestir, sentar, ou se expressar. Fornicao - esta palavra ocorre 47 vezes no N.T. em vrias passagens ela se refere imoralidade em geral, e duas vezes ao intercurso sexual voluntrio de uma pessoa solteira com algum do sexo oposto sexo pr-conjugal( 1Co. 5.1) .
Manter a Pureza - Em (1Ts. 4.1-8) Paulo trata do nosso relacionamento fsico. Conforme verso 3, a vontade de Deus para nossas vidas a santificao. . a separao dos padres imorais da sociedade e aceitao do padro de Deus. Paulo diz que Deus quer que ns dediquemos nossas vidas a Ele e que nos abstenhamos da prostituio. Da imoralidade sexual, seja em aes, pensamentos ou em palavras. Em pesquisa realizada entre os jovens evanglicos do Brasil, uma grande porcentagem deles, at 21 anos de idade, tiveram relaes sexuais com suas namoradas. Deus quer que vivamos nossas vidas com pureza moral. No verso 4, ele explica que cada um de vs saiba possuir seu prprio corpo Vemos aqui que Paulo nos alerta quanto a pureza moral no somente para a mulher, mas tambm para o homem.

Voc tem Maturidade ?


Quais So Os Sinais De Maturidade Na Vida De Um Adolescente e Jovem ? 1- Seus hbitos pessoais esto acima de qualquer censura. 2- Subordina seus interesses exigncias de seu cargo. pessoais s

3- Demonstra elevado censo de lealdade ao seu superior. 4- Inspira e mantm moral elevada sob condies desfavorveis.

5- Sabe manter domnio prprio excepcional quando sob tenso.


6- Sabe ser independente , tem senso de responsabilidade, perseverante, flexvel, tem capacidade de tolerar desconforto sem murmurao.

Quais so os sintomas de Imaturidade ?

1- Recusa em enfrentar a realidade.

2- Hbito de alegar razes tolas para


justificar comportamento infantil. 3- Falta de coerncia na conduta.

4- Hbito de fugir de tarefas difceis.


5Acesso de ira em fase das

frustraes. 6- Dependncia doentia de outrem.

Como Deve ser o Meu Namoro ?

Qual a diferena entre Amor e Paixo ?

Amor - algo que cresce e se desenvolve, baseia-se no compartilhar mtuo, concentrase em uma pessoa como alvo, caracteriza-se por segurana e confiana, compreende que o fsico uma parte do amor; h respeito mtuo; seus ideais baseiam-se na realidade

de suas personalidades e possibilidades; O amor nos leva a crescer, conhecer-se e


ajustar-se, ajudando-se e buscando o melhor um para o outro.

Paixo - repentina, aparece num momento, baseia-se na satisfao egosta, tem dificuldade em amar uma s pessoa; caracteriza-se por insegurana e cimes; acha que o fsico o centro e o mais importante.

Qual a melhor idade para namorar ? Existem duas idades: 1- A cronolgica, aquela que diz quantos anos voc tem, contando a partir do dia do seu nascimento. 2- A mental, esta tem a ver com maturidade. No basta Ter idade cronolgica, mas Ter maturidade . O melhor tempo para namorar, quando houver maturidade para assumir compromisso com responsabilidade. Tudo tem seu tempo determinado, e h tempo para todo propsito debaixo do cu Ecl. 3. 1 ), H tempo de abraar, e tempo de afastar-se de abraar

Namoro muito prolongado : Tanto o namoro prematuro, como o demorado so prejudiciais. No segundo caso, na maioria das vezes, os apaixonados entram num ponto de tenso to grande pela expectativa do casamento, se entregando ao ato conjugal antes do casamento.

Portanto a melhor posio a ser assumida atender a voz da sabedoria ( Ecl. 3.5).
Mas como esperaria eu o tempo?

A Bblia responde de duas maneiras:


Lamentaes 3.27 a 29, Salmos 119.9)

Ficar , uma atitude correta a luz da Bblia ? Ficar no interessante, porque um relacionamento superficial, perigoso, sem compromisso e responsabilidade. Nossos jovens no podem assumir a postura

daqueles que no tem compromisso com Deus e sua Palavra ( Rm. 12. 2)

Os jovens que desejam edificar sua vida, seu futuro em bases slidas, jamais aceitam um relacionamento sem compromisso e responsabilidade. Quando a Bblia diz ningum defraude a seu irmo...a palavra defraudar tem o sentido de tirar proveito de ...( 1 Ts. 4.6 ) Ningum gosta de ser usado como objeto e depois descartado.

O jovem que age de modo leviano est fazendo um grande mal ao que foi iludido
e a si mesmo, pois estar formando dentro de si um carter fraco e sem nobreza. ( Pv. 5.1 a 12 ) Valorize a voc mesmo, no aceite um compromisso que Deus no aprova para voc. ( Hebreus. 12. 8 a 11, Prov. 26.18 a19 )

Tem que ser resultado da orao de um corao submisso ao Senhor ( Gn. 24:12-15)

Submeter a escolha direo de Deus Deus tem prazer em guiar aqueles que se submetem vontade dele. quando somos guiados pelo Senhor, mesmo estando no vale da sombra da morte, teremos segurana Nele que estar nos protegendo, pois caminhamos no centro da sua vontade. De todo o meu corao te busquei; no me deixes desviar dos teus mandamentos. ( Salmo 119.10) Tem que ser gente da famlia dos remidos.( Gn. 24.4). Talvez esta seja uma das questes mais discutidas entre jovens cristos hoje. porque no posso namorar uma pessoa no evanglica ?

O que jugo desigual ?

Vamos comear pelo que no . Jugo desigual no casamento ou namoro de uma pessoa branca com uma pessoa negra, ou de um rico com um pobre, ou de uma pessoa com curso universitrio e a outra sem formao alguma.

O apstolo Paulo deixou claro o que . E quando uma pessoa nascida de novo e comprometida com Jesus se une a uma pessoa que no nasceu de novo e conseqentemente no tem compromisso com Jesus. O texto de
(2Co. 6.13-18 ) No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque a

sociedade tem justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas?
E que concrdia h entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel; E que consenso tem o templo do Deus vivente, com o seu deus,e com seus dolos ? Porque vs sois o templo do Esprito Santo, como Deus disse : Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo .

impossvel haver harmonia de sentimentos, pensamentos e vontade se os dois no esto seguindo o mesmo Senhor Jesus .
( Ams 3.3) Porventura andaro dois juntos, se no estiverem de acordo ? .

Quando o namoro pode ser prejudicial ?

O namoro prejudica quando no tem um ideal:


Quando dois jovens comeam a namorar, isso no significa absolutamente que iro se casar. Mas deve significar, pelo menos, que eles pensam em se casar.

O namoro sempre prejudica quando indisciplinado . A autodisciplina algo fundamental na vida crist. - Saber a hora de chegar e sair da casa da namorada. - Evitar lugares solitrios -Submeter-se disciplina paterna agradvel a Deus e til para a instruo - ( Hebreus 12.8a11)

Como Deve ser o Namoro de Adolescente Cristo ?


Nossa tendncia catalogar coisas que achamos que so espirituais e as que achamos serem do dia a dia. Por exemplo, muitos acham que participar da escola bblica atividade espiritual, mas no pensam que conversar com o namorado, comer uma pizza juntos possa ser atividade espiritual. Portanto, quer comais, quer bebais, ou faais qualquer outra coisa, fazei tudo para

a glria de Deus. ( 1 Co.10:31).


Os momentos de orao, de compartilhamento da ao de Deus em nossas vidas , e a leitura da Bblia juntos, devem fazer parte constante de um namoro ; para dar foras nas horas de tentaes que os dois jovens tm, especialmente no controle dos impulsos sexuais e no relacionamento fsico no namoro. O perodo de namoro e noivado importante para formar um alicerce para um casamento feliz.

Quando o namoro est afetando a comunho na igreja.


Jovens assduos s reunies da Igreja, de repente, comeam a se ausentar em conseqncia de atribuirem ao namoro importncia prioritria. Todo namoro que impede a comunho com a Igreja, o compartilhar fraterno, tanto em frequncia , quanto em proibies decorrentes da possessividade e do cime, no continuar sadio e nem com a aprovao de Deus.( Hebreus 10.25)

Sugestes para ajudar um namoro neste sentido: Desde o incio do relacionamento planejem atividades em grupo. Isto , evitem longos perodos a ss. Colocando-se em situaes onde seus impulsos sexuais seriam estimulados demais.

Estabeleam regras de conduta coerentes com princpios bblicas. Por exemplo,


sejam francos quanto ao relacionamento fsico. s vezes, as carcias esto sendo excessivas e h defraudao. Coloquem a Bblia como regra de f e prtica. Isto quer dizer que iram estud-la juntos e procurar aplicaes prticas. Desenvolvam um esprito de louvor e adorao. Sero momentos entregando uma certa atividade a Deus, ou louvor por uma vitria.

Procurem Ter comunicao aberta. Um dos maiores problemas em um namoro, a


falta de comunicao ou comunicao no aceitvel; gritaria, silncio , nas horas em que se deveria conversar. Procurar ler bons livros sobre namoro, comentando juntos as experincias adquiridas atravs deles.

Se queremos ser a gerao diferente, precisamos obedecer as escrituras, e seguir os conselhos que Paulo deu a Timteo ...T, porm, no deve ir alm ou aqum, nem desviar-se para qualquer outra direo diferente do meu ensino, porque isso seria um retrocesso, e no um avano. Pelo contrrio fica firme, permanece naquilo que aprendeste, naquilo em que creste, porque bem sabes de quem aprendeste... . Ningum despreze a tua mocidade; mas s o exemplo dos fiis, na palavra, no trato, na caridade, no esprito, na f na pureza (1 Timteo 4:12).

Deus vs abenoe !

S-ar putea să vă placă și