Sunteți pe pagina 1din 31

2.

Princpios Bsico de Multimdia

Componentes
O termo multimdia refere-se a uma forma de comunicao que engloba vrios meios para transmitir uma mensagem, entre o emissor e o receptor. Esta noo est de resto implcita na prpria palavra, que composta por duas partes o prefixo multi e a raiz media.

O prefixo multi vem da palavra latina multus e significa mltiplo ou numeroso. Por outro lado, a raiz media o plural da palavra latina medium, um substantivo que significa meio ou centro. Assim, partindo apenas da anlise etimolgica pode-se concluir que a palavra multimdia significa mltiplos intermedirios ou mltiplos meios. Nuno Ribeiro (2004)

o que o MULTIMDIA? Multimdia pode cumprir a funo de substantivo (o multimdia uma rea tecnolgica) ou de adjectivo (documento multimdia) (Ribeiro) diz-se do uso combinado de vrios meios de comunicao ou da difuso feita desse modo; qualquer ou relativo a qualquer dos vrios sistemas que permitem o armazenamento e a manipulao de dados e informao atravs de uma variedade de formas tais como som, texto, grficos, animao e vdeo. (dicionrio Priberam) Os meios digitais so aqueles que, por oposio aos analgicos, codificam os distintos meios (texto, udio, animaes, vdeo, etc.) num formato digital comum. Este formato digital pode ser armazenado, manipulado e distribudo tambm digitalmente.

MULTIMDIA uma coleco de tecnologias baseadas na utilizao de um computador que d ao utilizador a capacidade de aceder e processar informao com a combinao de meios estticos e dinmicos. Quando se permite ao utilizador controlar certos elementos e o momento em que estes se apresentam, trata-se do MULTIMDIA INTERACTIVO.

Se se inclui uma estrutura de elementos relacionados atravs dos quais o utilizador pode navegar, ento estamos a falar de HIPERMEDIA.

TIPOS DE INFORMAO MULTIMDIA Os sistemas e aplicaes multimdia combinam os seguintes tipos de informao multimdia (acoplados via interface), tambm designados por tipos de media: Texto Grficos Imagens (bipmap) Vdeo (imagens em movimento) Animao (grficos com movimento) udio (som)

Multimdia e Tecnologias Interactivas - Nuno Ribeiro (2004)

Aplicaes multimdia natureza, origem, suporte e categorias

ORIGEM

Multimdia e Tecnologias Interactivas - Nuno Ribeiro (2004)

Media capturados do mundo real (imagens, vdeo e udio) Media sintetizados por computador (textos, grficos e animao) NATUREZA ESPCIO-TEMPORAL Media estticos (texto, imagens e grficos) independentes do tempo. Media dinmicos (udio, vdeo e animao) reproduo contnua no tempo.

Os tipos media estticos, discretos ou espaciais agrupam elementos de informao independentes do tempo, alterando apenas a sua dimenso no espao, tais como, por exemplo, textos e grficos. As imagens e os grficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando so utilizados em aplicaes multimdia num sistema informtico. Imagem As imagens criadas com programas bitmap( o Photoshop, o Paint Shop Pro, o Microsoft Paint ) so constitudas por pxeis, as imagens bitmap de alta resoluo geram ficheiros de tamanho muito grande.

As imagens criadas com programas vectoriais, ou de desenho (o CorelDraw, autoCad) baseiam-se em frmulas/equaes matemticas, que representam uma srie de elementos bidimensionais(2D) como linhas, rectngulos, polgonos, curvas, ou tridimensionais (3D), como slidos ou outros volumes. Os elementos contidos em desenhos vectoriais podem ser facilmente deslocados e redimensionados, no perdem a qualidade, porque a qualidade de uma imagem vectorial no baseada na resoluo da imagem (por isso geram ficheiros pequenos) mas na resoluo do dispositivo de sada.

Texto A informao divulgada por texto em formato digital com contedos no formatados denominados plain text, escrita no editor de texto Bloco de notas do Windows. E escrita atravs de processadores de texto, Microsoft Word, d origem a contedos formatados denominados rich text.

Os tipos media dinmicos, contnuos ou temporais, agrupam elementos de informao dependentes do tempo, tais como o udio, o vdeo e a animao. Nestes casos, uma alterao, no tempo, da ordem de apresentao dos contedos conduz a alteraes na informao associada ao respectivo tipo de media dinmico. udio O udio corresponde reproduo electrnica do som nos formatos analgico ou digital. O formato analgico corresponde ao udio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O formato digital corresponde a um formato compatvel com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital obtido por digitalizao a partir de fontes sonoras, dando origem a ficheiros que, mesmo compactados, ainda ocupam um espao considervel e com perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalizao obtida atravs da converso do sinal analgico em digital.

Vdeo O vdeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, tambm designadas por fotogramas ou frames. Frame rate, o nmero de frames apresentadas por segundo. O vdeo pode ser representado no formato analgico ou digital.

O vdeo de formato analgico criado por uma cmara de vdeo analgico ou pelo sinal da emisso de um canal de televiso analgico.
O vdeo de formato digital corresponde, por exemplo, ao vdeo criado por uma cmara de vdeo digital ou ao sinal de um canal de televiso digital.

Animao A animao corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de grficos, no formato digital, que vo sofrendo alteraes ao longo do tempo.

CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS MULTIMDIA

1.
2.

3. 4. 5.

A informao manipuladas pelos sistemas multimdia representa-se sob a forma digital, mas os media so independentes entre si; Os sistemas multimdia combinam obrigatoriamente pelo menos um media esttico com um media dinmico; Os sistemas multimdia so controlados por computador; Os sistemas multimdia so integrados; A interface oferecida pelos sistemas multimdia ao utilizador final pode permitir interactividade.

Multimdia e Tecnologias Interactivas - Nuno Ribeiro (2004)

Quanto origem ou como foram criados os media, classificam-se em capturados e sintetizados.


Capturados, resultam de uma recolha do exterior para o computador. Atravs de de hardware especfico: scanners,

cmaras digitais, microfones e de software especfico:


Gravador de udio, Windows Media Player, Nero

Sintetizados, so produzidos pelo prprio computador. Atravs de hardware e software especfico.

Os produtos multimdia podem ser online, offline ou mistos os seus suportes fsicos so diferentes, assim como as suas aplicaes e o modo de interaco.

Como divulgar (a forma como so distribudos) os contedos multimdia: Online, Offline ou Mistos.
A divulgao online a disponibilidade de uso imediato dos

contedos multimdia.
Atravs de uma rede informtica local ou pela Internet;

Tambm considerada divulgao online os contedos


multimdia armazenados em disco, divulgados pelos monitores ligados a computadores que no esto em rede.

As aplicaes do multimdia online tm diversos ramos: Infomedia - fuso das tecnologias e da comunicao; Metamedia - remete para a realidade virtual (ensino); Hipermedia - evoluo do hipertexto para o multimdia; Hipertexto - self media composto por uma rede multidimensional de indicadores que se cruzam quase at ao infinito.

A divulgao offline de contedos multimdia efectuada atravs da utilizao de suportes de armazenamento.

O multimdia offline tem como suporte fsico o disco (rgido, mvel ou um CD). Tem uma capacidade mais limitada que o online e no d tantas possibilidades de explorao. Estruturas de multimdia offline: (microprocessador), o CD, o CD-ROM, o DVD. computador

MISTOS

Os produtos multimdia mistos tm como principal caracterstica


serem hbridos: o objectivo conjugar as vantagens dos dois tipos de multimdia. Existe um suporte fsico, sem ser obrigatria uma ligao Internet. E h a possibilidade de actualizao do offline (mudanas de contedo e informao atravs da Internet), superando a rpida desactualizao a que esto sujeitos as aplicaes offline.

LINEARIDADE E NO-LINEARIDADE
Linearidade a passagem de contedos de multimdia atravs de
aces pr-programadas.

Por exemplo: Quem est a assistir a um programa de televiso


emitido por um canal pode alterar o volume, o contraste, a cor e o brilho. Mas no pode alterar a ordem do programa, porque o desenrolar da aco classifica-se como linear.

No-Linearidade a passagem de contedos multimdia em que o utilizador interage com o desenrolar da aco. Por exemplo: O utilizador de um CD pode seleccionar as informaes que pretende consultar, est a interagir com o desenrolar da aco. Este desenrolar de aco classifica-se como

no-linear.

Tipos de produtos multimdia, Baseados em pginas, so desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial, em suporte de papel como revistas, livros e jornais. Em alguns produtos multimdia, pode-se consultar as pginas utilizando as hiperligaes existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactivas e temporal esto presentes atravs da utilizao de botes, cones e scripts.

Scripts, so comandos que vo permitir a criao de pequenos programas para a execuo de aces em determinadas situaes, por exemplo, a visualizao de um vdeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou aps um boto ter sido pressionado.

Baseados no tempo, so desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. uma organizao semelhante utilizada na criao de um filme ou animao.
Durante o desenvolvimento destes tipos de multimdia os contedos podem ser sincronizados, permitindo, definir o momento em que dois ou mais deles esto visveis. A interactividade do tipo de produtos baseados no tempo adicionada atravs da utilizao de scripts.

Em ambos os produtos multimdia baseados em pginas ou no tempo as componentes espao e tempo coexistem, porque os dois utilizam scripts, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposio dos contedos.

Tecnologias multimdia,
Atravs da Representao digital, possvel a utilizao de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de mdia;

e tambm realizar a transmisso dos dados por meio de redes informticas ou armazen-los em suportes, tais como Cd e DVD.
Numa representao digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontnuos, processados em intervalos de tempo discretos. Sinais digitais, so os sinais processados por um computador,

Os sinais digitais que circulam nos circuitos electrnicos de um computador so constitudos por dois nveis de tenso elctrica. Ao nvel mais baixo associado o valor lgico zero (0) e ao nvel mais alto o valor lgico um (1).
Nos circuitos digitais utilizado o sistema de numerao binria, que utiliza dois digitos (0 e 1);

Nestes circuitos, o bit a unidade mnima de informao de um sinal, que assume o valor 0 ou 1;
O sinal que um microfone produz, chama-se sinal analgico; Um sinal analgico assume uma gama de valores contnuos no tempo. E em amplitude, contm um nmero infinito de valores.

Para obter um sinal analgico no computador necessrio digitaliz-lo, ou seja, convert-lo para uma sequncia de bits;
A digitalizao de um sinal analgico composto por trs fases: Amostragem, o processo que permite a reteno de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analgicos;

Como em amplitude, o sinal analgico contm um nmero infinito


de valores, dificultando o seu processamento pelo computador, o que implica uma necessidade de inicialmente amostrar o sinal

analgico.

Para se amostrar um sinal analgico multiplica-se (electronicamente) este por um impulso elctrico em intervalos de tempo iguais. Desta forma, no instante do impulso obtido o valor correspondente da amostra do sinal analgico.

Quantizao
Depois de amostrado o sinal analgico, sob a forma de amostras ou impulsos PAM, preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta (fig. 2.3). O circuito electrnico que efectua esta converso designa-se por conversor analgico-digital (A/D)

Quantizar um sinal PAM significa, atribuir-lhe um determinado valor numa gama de nveis que o conversor A/D apresenta. Um sinal com uma amplitude de 8,3 V ser quantizado para um valor inteiro acima ou abaixo dele.
Erro de quantizao, a diferena de amplitude entre o sinal quantizado e o sinal real.

Codificao
Os valores das amplitudes dos impulsos PAM, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequncia de bits com valor 0 e 1. Uma das formas de codificar o sinal atravs da modulao PCM (Pulse-Code Modulation), utilizando um impulso de amplitude fixa, durao constante e valores lgicos 0 ou 1.

S-ar putea să vă placă și