Sunteți pe pagina 1din 74

PROF VALRIA GOMES BEZERRA

OBJETIVO: Identificar e superar obstculos compreenso e aceitao de idias, conhecendo e dominando tcnicas de exposio, conscientizando e criando condies para que os participantes superem suas dificuldades de comunicao, alm de ampliarem o poder da oratria.

Voc j olhou para o cu e sentiu uma vontade imensa de alcan-lo?Talvez esse seja um desejo de sua alma...que quer voltar para casa.Viemos do infinito e para l um dia iremos retornar. Somos cidados do cu e turistas da terra.Nosso corao tem saudade de Deus.Estamos aqui, nesta existncia, com uma nica certeza de que um dia retornaremos ao lar da eternidade. Mas, para que esse regresso seja pleno, suave e leve, precisamos de asas fortes e amadurecidas.Como a lagarta que, para ser borboleta e alar grandes vos, precisou entrar num casulo e deixarse transformar, tambm ns precisamos enfrentar o casulo das dificuldades e sofrimentos e nos deixar transformar.S assim poderemos permitir que nossas asas se fortifiquem e se preparem para o vo mais pleno que, um dia, todos ns iremos fazer...aquele vo para o qual deixamos nosso ltimo casulo nosso corpo e voltamos aos braos do nosso Criador.

Oratria

o termo que designa a arte de falar em pblico. Constitui uma das variantes do discurso argumentativo.
responda por que voc est aqui?

Mas

Na antiguidade, Siracusa foi uma das cidades mais importante da Siclia. Entre as runas arquitetnicas, contam-se um teatro grego, um anfiteatro romano, o altar-mor de Heron II e a cidadela do sculo IV a.C o primeiro manual sobre a retrica surgiu nesta cidade no sculo V antes de Cristo. Corax escreveu a obra para orientar os advogados que se propunham a defender causas de pessoas que desejavam reaver seus bens e suas propriedades tomados pelos tiranos.

civilizao Grega tinha em alta considerao os homens que dominavam a arte da oratria. Aristteles discpulo de Plato, escreveu as bases da oratria em seu famoso tratado intitulado: A ARTE DA RETRICA, Aristteles no fazia discursos, apenas escreveu sobre o assunto.

DEMSTENES,

este sim, ficou famoso tornando-se o mais eloqente orador da Grcia. Superou suas dificuldades naturais, pois era gago. Conta-se que Demstenes corria contra o vento recitando versos e colocava pedras na boca para aperfeioar sua dico.

Saber
Falar

se comunicar com naturalidade

bem a manifestao natural do orador. credibilidade.

Passar Ser

convincente

Sua

voz reflete sua personalidade: ela pode salvar ou acabar com uma apresentao. palavras assumem significados diferentes em pocas diferentes e em situaes diferentes.

As

bom comunicador deve saber ouvir. Estudos mostram que a habilidade mais usada na comunicao :
OUVIR (40%)

FALAR (35%)

LER (16%)
ESCREVER (9%)

53% com olhar, Mos, Semblante, Gestos, postura...

39% com o TOM da voz

8% com a VOZ

20% OUVINDO 80% VENDO

80% do que ouvimos, vimos e participamos.

50% do que ouvimos e vimos.

20% do que ouvimos.

Quando

usadas corretamente

aceleram a comunicao aumentam a motivao aumentam a disposio na leitura melhora e cresce a compreenso

VERMELHO - estimula

VERDE- induz ao crescimento

AMARELO - ateno
AZUL - acalma
CINZA estabilidade

Ordem

e seqncia. Seleciona idias chaves. Evita o esquecimento de pontos importantes. Reduz o tempo. Infunde confiana no orador.

Visibilidade.
Clareza. Simplicidade
ARIAL 10

ARIAL 16

ARIAL 20

Mas lembre-se: texto serve para ajudar em sua apresentao. Ajuda a fixar o que Voc est falando.

ARIAL 28

ARIAL 32

E a partir desses sinais quando voc estiver apresentando... possvel identificar e melhorar em quatro caractersticas sua voz: tom, timbre, volume, clareza. Voc pode ser bom em algumas e precisar melhorar em outra. Faa um esforo para mover seus lbios. Isto ajudar o ouvinte a entender o que voc est dizendo, mesmo se ele no puder ouvi-lo bem ou l o que est sendo apresentado visualmente. Utilizar os silncios e as pausas. s vezes, o silncio pode ser mais eficaz do que as palavras. Uma pausa curta pode parecer um longo perodo para o orador, mas para o ouvinte uma oportunidade de absorver a informao ou acordar caso tenha adormecido.

Confiamos

nas pessoas que so iguais a ns. O segredo do acompanhamento ter em mente que cada um de ns pensa que normal. Servimo-nos do nosso prprio padro de referncia para julgar os outros em relao a ns mesmos. que fala devagar pensa que fala na velocidade normal. o hbito de falar propositalmente na mesma velocidade dos outros aumenta o poder da comunicao interpessoal.

Aquele

Criar

SAIBA QUEM O SUJEITO (VOC OU O PBLICO) Faa uma anlise: O que inibe voc? O que estimula sua timidez? Como fazer para superar esse obstculo na hora H?
POSTURA Sua postura interna molda seu corpo e sua voz. Atravs da sua postura voc fica alinhado, elegante e numa posio de bom apresentador (orador). A postura de equilbrio est relacionada com a sade, a segurana e o prazer. DICO Articular bem as palavras valoriza o discurso. Ter o poder de usar a palavra produzir o efeito desejado para no sofrer os efeitos de uma fala distorcida e mal articulada daquele que no se escuta e no sabe o que fala. Dico a arte de dizer atravs da voz e da fala.

RITMO O ritmo ensina a falar com significado, atua na organizao do pensamento e na capacidade de argumentao. Pensamento cadenciado pensamento organizado. Desenvolve a objetividade e a fluncia. Para caminhar numa direo preciso falar com definio, preciso falar com deciso.
RESPIRAO Respirar renova a vida no corpo, sentimentos e pensamentos. Aquele que respira mal, no consegue sentir-se confortvel dentro do prprio corpo, mal consegue ver, ouvir, raciocinar, lembrar, ficar inspirado e soltar a voz. A respirao alimenta a sade fsica, emocional, intelectual, vocal e espiritual. A conscincia fono-respiratria produz o poder de colocar-se junto da prpria voz no ambiente, possibilitando boa qualidade vocal. EXERCCIO DE RESPIRAO -

Durante a locuo a respirao deve ser feita da seguinte forma: Encha os pulmes de ar, de preferncia pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios. Faa-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua barriga parea encher-se de ar. Voc notar que a parte superior dos seus pulmes, tambm se inflar. Mas de forma correta, ou seja: somente no final de sua inspirao. Isto quer dizer, que voc conseguiu inflar todo o seu pulmo. claro que voc no vai fazer nenhum mergulho em profundidade.

Entretanto, necessrio que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta tcnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada. Toda a produo do som e todas as tcnicas da fala esto baseadas na respirao, que influi na dico , volume da voz e resistncia do locutor.

Vamos praticar com um pequeno texto.

Durante sua leitura, voc encontrar, frases ou perodos mais longos, que devero ser lidos de uma s vez. ou seja: num s flego. Para isso voc ter que controlar melhor sua respirao. A primeira coisa a fazer estudar o texto, e identificar frases onde ser necessrio o emprego de maiores ou menores tomadas de ar. Quando estava aprendendo a respirar durante a locuo, aprendi uma tcnica que me ajudou consideravelmente. Est tcnica se baseia em marcar o texto que ser lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.

Como exemplo tomaremos publicitrio da Golden Cross.

este

texto

VITRIA DE UM LIDER, UMA CONQUISTA DIRIA, //

FEITA

DE PEQUENOS GESTOS E ATITUDES. // A GOLDEN CROSS REAFIRMA ESTA VERDADE A CADA DIA // SE EMPENHANDO AO MXIMO / PARA QUE VOC POSSA USUFRUIR DE NOSSA LIDERANA / COM TODA A TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECE.// GOLDEN CROSS PRIMEIRO LUGAR EM SADE.

um fato que incontestvel: a comunicao eficaz smbolo de poder e autoridade. Cada vez mais a busca da excelncia nas comunicaes um desafio para quem pretende atingir um alto nvel de profissionalismo.

Quem

de ns no quer ser ouvido com interesse e respeito? Quem de ns no quer ser aceito? Quem de ns no quer persuadir o interlocutor com idias claras, coerentes e objetivas? Quem de ns no quer participar do meio em que vive e influenciar nas decises do grupo? Quem de ns no quer transmitir segurana e fluncia durante a explanao de um assunto? Quem de ns no quer receber feedback positivo quanto s atuaes como comunicadores e facilitadores da aprendizagem?

Quando falamos, temos a oportunidade de arrancar as mscaras e deixarmos transparecer quem realmente somos, liberando outras formas de expresso que permaneciam em estado latente. Esse processo ajuda a dar vazo ao lado criativo.
Ns somos do tamanho da comunicao que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos. Ter a coragem para se comunicar estar disponvel ao contato social. O processo comunicativo uma necessidade essencial natureza humana.

Quando

voc conversa com uma pessoa, voc deve saber que voc no est falando s com a boca, mas tambm com o seu corpo.

Para se comunicar no basta falar bem, utilizando corretamente as regras gramaticais. A linguagem corporal se refere a todas as nossas expresses a travs dos movimentos, posturas ou gestos que se faam com as diferentes partes do corpo. A cincia que estuda a linguagem corporal conhecida como: Kinsica ou Quinsica e estuda o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou tctil, de acordo com a situao.

LINGUAGEM CORPORAL

Detecta diferentes sentimentos e expresses que no se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento fsico.

Naturalidade

do gesto Posio das pernas Movimento das mos Posio da cabea Semblante sempre descontrado, se possvel sorridente
Exerccio de Classe

No cruze os braos e as pernas uma reao natural de defesa, e transmite falta de receptividade ao seu interlocutor. Mesmo que discorde, mantenha braos e pernas descruzados.

Olhe nos olhos, mas sem encarar Olhar nos olhos cria conexes e ajuda a fluir a comunicao, mas cuidado com constncia e intensidade. Falta de comunicao visual pode transmitir insegurana, o excesso pode deixar a outra pessoa desconfortvel ou assustada.

Relaxe seus ombros Contrair os ombros um dos sinais mais espontneos (e visveis) de insegurana.

No se largue na cadeira Mantenha a postura ereta na cadeira quando conversar com algum. Sentar-se todo torto pode transmitir desleixo ou falta de respeito pela outra pessoa.

Incline-se, sem exageros Este cdigo corporal bastante simples: inclinar-se um pouco em direo pessoa que fala indica interesse pelo assunto, talvez aprovao. Inclinar-se um pouco para trs indica que voc est avaliando o que o outro est dizendo. O excesso do primeiro pode significar subservincia, e do segundo arrogncia.

Sorria, se possvel ria O riso relaxa as pessoas ao redor, e a voc mesmo. Pontuar seu discurso com sorrisos e pequenas risadas, quando pertinentes, tornam a conversa mais leve, e pode ajudar a dissolver resistncias s suas idias ou necessidades.

No se toque no rosto Ficar passando os dedos no rosto ou no cabelo pode transmitir insegurana, e distrair seus ouvintes do teor do discurso.

Mantenha a cabea erguida. Postura corporal adequada e os olhos no nvel do horizonte (ou das outras pessoas) transmitem autoconfiana. Ao contrrio, cabea baixa e olhos no cho do a impresso de que voc vai comear a se lamentar da vida.

Diminua um pouco o ritmo. Pessoas ansiosas tendem a falar mais rpido, atropelando as palavras. Reduza um pouco o ritmo e ponha mais nfase nas palavras. Geralmente, as idias so expressas de forma mais clara e convincente.

Cuidado com os tiques Tiques so sinais de ansiedade e insegurana. O melhor sempre fazer um tratamento para descobrir a causa da insegurana e cur-la. Mas no meio de uma reunio, cuidado com o p batendo, cadeira rangendo,dedos estalando, coadinhas da cabea

Alinhe sua postura Manter-se ereto inclui tambm o crnio. Sua espinha no termina no ombro, mas na sua nuca, o que significa que no adianta manter as costas retas e a cabea cada para frente.

Use suas mo com mais confiana Ao invs de usar suas mos para coar a barba ou estalar os dedos, use-as para pontuar o seu discurso e enriquecer o valor de suas palavras.

Mantenha uma distncia educada H um padro geral de distncia (um brao, mais ou menos) que define a distncia adequada para uma conversa. Quanto voc d um passo frente, impe sua presena fsica e causa desconforto. No invada o espao pessoal do outro, ao menos que tenha uma inteno com isso.

Espelhe o outro Quando duas pessoas conversam de forma fluida, com boa conexo, natural que haja uma correspondncia gestual entre os dois, como um espelho. um padro inconsciente que pode ser explorado.

So ideais para falar de acordo ao caso, por exemplo:

Em situaes competitivas: frente a frente Para ajudar ou cooperar: Ao lado Para conversar: Em ngulo reto

Postura da cabea Movimentos de lado a lado: negao. Movimentos para cima e para baixo: consentimento. Para cima: neutral ou examinador. Inclinada lateralmente: interesse Inclinada para baixo: desaprovao, atitude negativa.

Postura dos braos

Cruzado standard: postura defensiva, tambm pode significar insegurana. Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade. Cruzar os braos segurando os braos: sinal de restrio.

Postura das pernas

Cruzado standard: atitude defensiva. Cruzado em 4 (tipo ndio americano): concorrncia, discusso. Cruzado estando em p: desconforto, tenso. Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.

Os

Gestos O ser humano passa o dia inteiro fazendo gestos com todas as partes do seu corpo. So tantos, que at passam despercebidos. Exibir as palmas: verdade, honestidade, lealdade. Esfregar as palmas: expectativa positiva. Esfregar o polegar contra o ndice: interesse pelo dinheiro. Manter os dedos entrelaados indica frustrao, a pesar de que tambm usado para dissimular uma atitude negativa. Etc.

VOZ
VOZ M

MONTONA
FRACA

ARTICULAO

CLIQUE

AQUI

- Leia um texto de aproximadamente 10 linhas. 2 - Apanhe um lpis ou caneta e coloque-o na boca e repita o mesmo trecho da leitura. 3 - Assim que terminar de ler, retire o lpis e repita a leitura. Voc perceber a diferena claramente.
CLIQUE TRAVA

AQUI

mundo ecoa de acordo com as comunicaes que estabelecemos com os nossos semelhantes. Somos o meio e o produto dessas relaes. preciso aprender a buscar a prpria palavra, como quem busca a prpria identidade. Se temos medo, demonstramos medo, Se temos firmeza, demonstramo-la e assim, sucessivamente.

Uma

escorregadinha na gramtica aqui, outra ali, talvez no chegue a prejudicar sua apresentao.
mais graves so: fazem tantos anos, menas, a nvel de, somos em seis, meia tola, entre outros.

Os

Se voc cometer alguns erros tcnicos durante uma apresentao em pblico, mas comportar-se de maneira natural e espontnea tenha certeza de que os ouvintes ainda podero acreditar nas suas palavras e aceitar bem a mensagem. usar tcnicas de comunicao, mas apresentar-se de forma artificial, a platia poder duvidar das suas intenes.

Se

Apresentando-se com naturalidade, ir se sentir seguro confiante e suas apresentaes sero mais eficientes.

Nenhum

estudo comprovou que o bom-humor consegue convencer ou persuadir os ouvintes. Se isso ocorresse os humoristas seriam sempre irresistveis. Entretanto, bvio que um orador bem-humorado consegue manter a ateno dos ouvintes com mais facilidade.

Assim

como voc no iria guerra sem estar munido de balas, no v fazer um discurso sem estar preparado com seu contedo e a forma de se expressar.
o mximo que puder sobre a matria que ir expor, isto , se tiver de falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos 30 minutos.

Saiba

Faa

exerccios falando sozinho na frente do espelho, ou se tiver condies, diante de uma cmera de vdeo. Ateno para essa dica - embora esse treinamento sugerido d fluncia e ritmo apresentao, de maneira geral, no d naturalidade.

Esse

estudo impressionante - se apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de trs dias os ouvintes iro se lembrar de 10% do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas com auxlio de um recurso visual, depois do mesmo perodo, as pessoas se lembraro de 65% do que foi transmitido. Mais uma vez, tome cuidado com os excessos.

Um bom visual dever atender a trs grandes objetivos: destacar as informaes importantes, facilitar o acompanhamento do raciocnio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informaes por tempo mais prolongado. Portanto, no use o visual como colinha, s porque bonito, para impressionar, ou porque todo mundo usa. Observe sempre se o seu uso mesmo necessrio.

Fale sempre com energia, entusiasmo, emoo. Se ns no demonstrarmos interesse e envolvimento pelo assunto que estamos abordando, como que poderemos pretender que os ouvintes se interessem pela mensagem?
A emoo do orador tem influncia determinante no processo de conquista dos ouvintes.

Se voc se inclina demais na direo da outra pessoa, voc vai terminar invadindo seu espao pessoal. Isto no deve ser feito quando ainda no existe muita confiana, pois voc pode parecer agressivo demais. Os braos cruzados so um sinal. Manter os braos cruzados um sinal de afastamento e significa que a pessoa no quer se aproximar, que no sente confiana ou que no est muito bem. Uma postura recolhida significa tdio.

Manter uma posio relaxada com braos e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiana e segurana. Se aproximar demais ou um corpo rgido pode demonstrar agressividade. Se mostrar com uma postura erguida a melhor coisa a fazer quando voc quer demonstrar segurana, valor e importncia no que voc est fazendo. Mos na cintura: desafio, agressividade. Polegares na cintura ou bolsos: virilidade. Indicar com o dedo: desafio.

arte de calar convida-nos a "governar" a lngua, concedendo-lhe apenas a "liberdade moderada", no sentido de melhorar a eloqncia muda do corpo e do rosto.
princpios necessrios para calar:

Alguns

1)

s se deve deixar de calar quando se tem algo a dizer que valha mais do que o silncio; 2) h um tempo de falar, assim como h um tempo de calar;

3)

o tempo de calar deve vir em primeiro lugar, e nunca podemos falar bem quando no aprendemos antes a calar; 4) h menos riscos em calar do que em falar; 5) quando se tem uma coisa importante para dizer, deve-se prestar uma ateno muito especial: necessrio diz-la a si mesmo, e depois de tal precauo, voltar a diz-la, para evitar que haja arrependimento quando j no tiver o poder de voltar atrs no que se declarou.

Ambigidade

- No deixar claro o sentido de uma palavra ou de uma frase que podem ser interpretadas pelo menos de duas maneiras diferentes. Anttese - Figura de linguagem que faz uso de expresses opostas: "De repente do riso fez-se o pranto" (Vincius de Morais) Aparncia - Uma boa aparncia ajuda a aumentar a autoconfiana e a confiana que as pessoas tm no orador. Isto mostra que o orador os respeita e se esforou para se vestir adequadamente.

Apresentao

- uma ferramenta de comunicao muito poderosa que deve ser adequada personalidade do orador. As imagens devem ser usadas com parcimnia. Embora se diga que uma figura vale por 1000 palavras, preciso verificar se ela no est deixando a inteligncia inativa. Arcasmo - Emprego de palavras ou construes antigas, que j caram em desuso. Argumento - Ao nvel da Retrica, o argumento consiste no emprego de provas, justificativas, arrazoados, a fim de apoiar uma opinio ou tese, e/ou rechaar uma outra.

Auditrio

- Tecnicamente, o conjunto de todos aquelas pessoas que o orador quer influenciar mediante o seu discurso. Barbarismo - Consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Eles ocorrem: 1) na grafia: analizar por analisar 2) na pronuncia: rbrica por rubrica 3) na morfologia: deteu por deteve 4) na semntica (sentido das palavras): o iminente jurista presidiu a seo (por eminente sesso).

Cacoetes

Lingsticos - So palavras ou partculas usadas com muita insistncia para encerrar a frase ou para continu-la. Eis alguns: T, n? Entende? Sabe? Percebe? Uai... Da mesma forma, h quem abuse de a gente isso, a gente aquilo, a gente chegou, a gente pediu, etc. Evitar o uso constante de a nvel de, enquanto que, de repente, etc.

Cacofonia - Qualquer seqncia silbica que provoque som desagradvel como "A boca dela enorme" por "Sua boca enorme".

A cacofonia compreende: a) Cacfato Encontro de slabas que forma uma palavra obscena. Envie-me j os catlogos. Polcia federal confisca gado de fazendeiros. b) Eco Repetio desagradvel de terminaes iguais. Freqentemente o presidente sente dor de dente. c) Coliso Repetio de consoantes iguais ou semelhantes. O monstro medonho mede, mais ou menos, um metro e meio. d) Hiato Seqncia ininterrupta de vogais. Ou eu o ouo ou eu o ignoro. (Mais na apostila)

S-ar putea să vă placă și