Sunteți pe pagina 1din 48

Anlise de Circuitos em Corrente Alternada

Tenso Contnua
Tenso continua ou constante pois o seu valor no se altera com o tempo.

comportamento da tenso nos terminais da bateria ao longo do tempo: A tenso no muda, permanece constante.

Tenso Alternada
O seu valor e polaridade longo do tempo. se modificam ao

Conforme o comportamento da tenso ento temos os diferentes tipos de tenso alternada: senoidal, quadrada, triangular, pulsante, etc.
De todas essas a senoidal a que tem um maior interesse pois a senoidal a tenso que gerada nas usinas e que alimenta as industrias e residncias.

Considerando o circuito da figura abaixo, no qual temos duas baterias e uma chave que ora conecta a bateria B1 ao resistor, ora conecta a bateria B2 ao resistor. Vamos supor que cada bateria fica conectada ao resistor durante 1s. Como seria o grfico da tenso em funo do tempo nos terminais da bateria ?

Tenso Senoidal
A grande vantagem da alimentao em AC, comparativamente DC onde as grandezas tm uma evoluo constante no tempo, verifica-se na eficincia do transporte de energia por esta se poder fazer a muito alta tenso; a tenso alternada produzida numa central elevada por um transformador que, conseqentemente diminui, aproximadamente, na mesma proporo a corrente; as perdas so assim menores em alta tenso, do que seriam se a energia fosse transportada ao nvel de tenso a que produzida. Esta foi a principal razo porque os sistemas AC se impuseram face aos sistemas DC.

Tenso Senoidal
uma tenso que varia com o tempo de acordo com uma lei senoidal, portanto nesse caso temos uma expresso matemtica para expressar a tenso (no caso da tenso quadrada no temos). A expresso matemtica : v(t)= VM.sen(wt + o) ou v() = VM.sen

Onde VM (em V) o valor de pico (valor mximo que a tenso pode ter), w em (rd/s) a freqncia angular e 0 (rd ou graus) o angulo de fase inicial, o ngulo num determinado instante t.
Observe que a relao entre ngulo e tempo dada por : = 0 +w.t

Tenso Senoidal
A freqncia angular relaciona-se com a freqncia, expressa em ciclos por segundo ou hertz (Hz), atravs de: =2f

A freqncia pode ser expressa em funo do perodo, atravs de: f= 1/T


Todos estes parmetros da senide esto graficamente representados na figura seguinte

Todos estes parmetros da sinuside esto graficamente representados na figura seguinte

Ento uma tenso senoidal varia em funo do tempo de acordo com uma lei senoidal, mas a mesma tenso pode ser representada em funo do ngulo (no esquea que a funo seno tem perodo de 360 graus ou de 2 rd), sendo a relao entre ngulo e tempo dada por = 0 +w.t

Dadas duas grandezas sinusoidais com igual frequncia, descritas pelas expresses:

designa-se por desfasagem entre as grandezas, a diferena de fases iniciais, .

De acordo com o exemplo dado, diz-se que a grandeza x(t) est avanada radianos, relativamente a y(t).

Valor Eficaz
O conceito de valor eficaz de uma tenso ou corrente alternada senoidal est diretamente ligado potncia transferida por esse par de grandezas; atravs do valor eficaz que se pode comparar a potncia associada a grandezas AC com potncias associadas a grandezas DC. Fisicamente , o valor eficaz de uma corrente alternada o valor da intensidade de uma corrente contnua que produziria, numa resistncia, o mesmo efeito calorfico que a corrente alternada em questo. Matematicamente, o valor eficaz, Xef, de uma grandeza peridica x(t) determinado atravs de:

O caso particular de uma grandeza alternada senoidal expressa por , que conduz a: Poder-se- assim escrever: Graficamente, o valor eficaz est relacionado com a rea sob a curva que representa a evoluo temporal do quadrado da grandeza, tal como se representa na figura seguinte.

O valor eficaz de uma grandeza altera-se com a amplitude, com perturbaes na forma da onda, mas no afetado por variao da freqncia, nem da fase inicial

P. ex. uma tenso senoidal de 155V de pico aplicada a uma resistncia de 100 Ohms. Se ao mesmo resistor for aplicado uma tenso de 110V contnuos, a dissipao de potncia ser a mesma.

Para a tenso senoidal representada abaixo determine os seus parmetros: VP=VM= ______V, VPP= _____V, VRMS= ____V, T= ____ms, f= ____Hz, w = ____ rd/s e 0 = ____

Representar as seguintes tenses senoidais v1(t) = 15.sen(2. .103.t ) ( V ). v2(t) = 20.sen(2. .103.t + /2 )( V ).

NOTAO COMPLEXA
uma forma de representar grandezas alternadas senoidais atravs de vetores que variam no tempo (vetores girantes). A notao complexa foi introduzida por Steinmetz, em 1893, e veio simplificar a anlise do regime permanente de circuitos alimentados em AC. Pretende-se determinar qual o vetor representativo da tenso descrita por Partindo da funo de Euler onde j presenta a unidade imaginria, pode-se escrever: multiplicando ambos os membros da expresso por UM, obtm-se: que ser designado por vetor girante e representado por:

NOTAO COMPLEXA
Comparando a expresso de com a da evoluo temporal de u(t), conclui-se que u(t) corresponde parte imaginria de . Em termos matemticos tem-se: Atendendo a que o nmero complexo pode ser representado no plano complexo como um vetor que, para t=0, vale e que rodar com freqncia angular ao longo do tempo (correspondente multiplicao por )

NOTAO COMPLEXA
Representao grfica de um vetor girante

O vetor designa-se por amplitude complexa de . Graficamente, a tenso descrita por ser, em cada instante, a projeo de sobre o eixo dos imaginrios.

Diagrama Fasorial

Circuitos Resistivos em CA
Em um circuito puramente resistivo alimentado por uma tenso alternada (CA), a tenso e a corrente esto em fase, sendo a relao entre elas dada pela lei de ohm, isto : V =R.I ou I = V/R, sendo que usamos valores eficazes para I e V. Em termos de diagrama fasorial significa que os fasores representativos da tenso e da corrente esto em fase.

Indutor Chamamos de indutor a um fio enrolado em forma de hlice em cima de um ncleo que pode ser de ar ou de outro material. A figura abaixo mostra o smbolo para indutor com ncleo de ar, de ferro e de ferrite.

Indutor em Corrente Contnua O que acontece quando no circuito da figura abaixo quando fechamos a chave? A tenso aplicada no indutor mas a corrente leva um certo tempo para crescer, a explicao um fenmeno chamado auto induo. Ao abrir a chave, no instante t2, novamente esse fenmeno vai atuar na bobina no deixando a corrente se anular instantaneamente.

Indutor em Corrente Alternada Senoidal


A corrente em um indutor est atrasada em relao tenso em um circuito CC. O que acontece se alimentarmos um indutor ideal de indutncia L com uma tenso alternada senoidal de freqncia f? A corrente continua atrasada em relao tenso e agora de um ngulo bem definido, 90.

Conclumos que um indutor se ope passagem de uma corrente alternada (se ope variao de uma corrente) e que a corrente est atrasada em relao tenso. Caso o ncleo fosse de ferro ou ferrite a corrente demoraria mais para aumenta (ou diminuir), isto porque a indutncia da bobina seria diferente em cada caso. A indutncia (L) de um indutor um parmetro que d a medida da capacidade que tem o indutor de armazenar energia no campo magntico, a sua unidade se chama Henry (H). Quanto maior a indutncia (L) mais tempo levar para que a corrente no grfico atinja o seu valor mximo. O valor da indutncia depende do nmero de espiras e do material usado no ncleo.

Reatncia Indutiva
Como vimos um indutor se ope variao de uma corrente. A medida desta oposio dada pela sua reatncia indutiva ( XL ), sendo calculada por:

Com L especificado em Henrys hertz (Hz), XL em ohms ( ).

(H),

em

Capacitor em corrente alternada senoidal Quando ligamos um capacitor em um circuito CC, inicialmente a corrente mxima com tenso nula no capacitor, isto , existe uma defasagem entre a corrente e a tenso. Se um capacitor ideal (no tem resistncia de perdas) for ligado uma tenso alternada senoidal, a corrente estar 90 adiantada em relao tenso.

Reatncia Capacitiva
a medida da oposio oferecida pelo capacitor passagem da corrente alternada calculada por:

com C em Farads (F), f em Hertz (Hz) resultando XC em Ohms (W). Para calcularmos o mdulo da corrente no circuito poderemos usar a lei de Ohm, isto :

Impedncia Complexa

Impedncia Complexa
Define-se impedncia complexa, Z a razo entre os vetores girantes da tenso e da corrente:

Explicitando a impedncia complexa de cada um dos elementos R, L e C, obtm-se:

Uma impedncia complexa expressa-se em Ohm

Impedncia Complexa
Pode-se representar vetorialmente as impedncias e as amplitudes complexas de cada um dos elementos.

Note-se que a impedncia no um vetor girante, pois no est a representar qualquer grandeza alternada senoidal. Saliente-se, tambm, o fato de as impedncias das indutncias e dos capacitores se alterar com a freqncia de alimentao do circuito, contrariamente ao que acontece com a impedncia da resistncia

CIRCUITO RL SRIE
Na prtica um indutor apresenta uma resistncia, e alm disso podemos ter resistores em srie com o indutor, neste caso a corrente continuar atrasada em relao tenso mas de um angulo menor do que 90. A figura mostra o circuito e o diagrama fasorial, com as seguintes expresses:

circuito RL srie
Exerccio 1: Para o circuito pede-se determinar: a) Impedncia, b) corrente, tenso em R e em L, c) cosf e d) Formas de onda da tenso total e da corrente

CIRCUITO RC SRIE
Relembrando, em um circuito puramente resistivo a tenso e a corrente esto em fase, e num circuito puramente capacitivo a corrente esta 90 adiantada em relao tenso. Num circuito como o da figura abaixo a corrente continua na frente da tenso mas de um angulo menor do que 90. Observe o seu diagrama fasorial resultante.

circuito RC srie Define-se a impedncia (Z) do circuito como sendo: Z=V/ I A impedncia a soma dos efeitos da resistncia (R=VR/ I) e da reatncia capacitiva (XC=VC/ I) na oposio passagem da corrente. O diagrama fasorial nos mostra o seguinte: 1- f o angulo de defasagem entre a tenso total e a corrente consumida pelo circuito (I).

2- A corrente no capacitor continua adiantada em relao tenso no capacitor (VC). 3- A corrente na resistncia (I) est em fase com a tenso na resistncia(VR) e defasada de 90 em relao tenso no capacitor(VC).
A tenso total do circuito obtida somando VR com VC vetorialmente. Do diagrama fasorial obtemos as relaes bsicas deste circuito:

circuito RC srie

Se dividirmos por I2 a primeira igualdade obteremos expresso que calcula a impedncia do circuito

O angulo de defasagem, f,tambm pode ser calculado a partir do diagrama fasorial sendo dado por:
cos f= R / Z logo f= arcos(R/Z)

CIRCUITO RC PARALELO
As mesmas consideraes feita para o circuito RC srie vale para o RC paralelo, ou seja, em um circuito puramente resistivo a tenso e a corrente esto em fase, e num circuito puramente capacitivo a corrente esta 90 adiantada em relao tenso.

circuito RC paralelo
Para este circuito valem as expresses

CIRCUITO RL PARALELO
No circuito abaixo temos o circuito e o diagrama fasorial de um circuito RL paralelo. A corrente total se divide entre o indutor e o resistor e continuam vlidas as caractersticas do indutor ideal (corrente atrasada de 90 em relao tenso).

circuito RL paralelo
importante notar que a fase inicial da tenso do gerador ARBITRRIA.Caso tivssemos considerado a fase inicial de V igual a 0, todo desenho deveria ser deslocado de 90 no sentido horrio. Clculo da Impedncia Do ponto de vista de anlise, no interessa saber qual a fase inicial da tenso da rede. O que importa realmente a defasagem entre a tenso total (tenso da rede) e a corrente total (corrente fornecida pela rede), e o que determinar essa defasagem ser a carga (R e L). Para este circuito valem as seguintes expresses.

Z= R.XL/(R2+XL2)0.5

CIRCUITO RLC SRIE - RESSONNCIA


Para analisar o circuito abaixo deveremos lembrar que a tenso total aplicada a soma vetorial das tenses VC, VR e VL. No diagrama fasorial a tenso na resistncia est em fase com a corrente, a tenso na indutncia est adiantada de 90 enquanto a tenso no capacitor est atrasada de 90

circuito rlc srie - ressonncia


No diagrama fasorial estamos considerando, arbitrariamente, que o circuito indutivo, e portanto VL > VC, e desta forma a corrente estar atrasada em relao tenso. Para obter a expresso da tenso total e da impedncia devemos fazer a soma vetorial das trs tenses.

Observe que VL e VC tem mesma direo mas sentidos oposto, logo a resultante da operao VL - VC ter o sentido de VL.

circuito rlc srie - ressonncia


Impedncia e Ressonncia Para o circuito anterior vale as seguintes expresses:

Da equao que se obtm o calculo da impedncia observamos que se XL= XC a impedncia ser igual a R, isto , o circuito ser puramente resistivo e a corrente estar em fase com a tenso. Esta situao conhecida como ressonncia, e ocorre numa freqncia f0 calculada por :

circuito rlc srie - ressonncia


O circuito ressonante tem as seguintes caractersticas: Na freqncia de ressonncia, o circuito puramente resistivo, sendo a corrente mxima de valor V/R, estando em fase com a tenso. Abaixo da freqncia de ressonncia a impedncia ser capacitiva (XC > XL), estando a corrente adiantada em relao tenso. Acima da freqncia de ressonncia a impedncia ser indutiva (XC < XL), estando a corrente atrasada em relao tenso.

CIRCUITO RLC PARALELO - RESSONNCIA


Como sabemos, num circuito paralelo a tenso a mesma em todos os elementos, veja o circuito RLC paralelo e o diagrama fasorial com a representao das trs correntes e da tenso total.

circuito rlc paralelo - ressonncia


Considerando que IL >IC ento obtemos o diagrama fasorial final onde representamos a soma vetorial das trs correntes(IL, IC e IR).

circuito rlc paralelo - ressonncia


Para este circuito so vlidas as expresses :

Ressonncia Se XL = XC na expresso da impedncia obteremos Z = R, isto , o circuito ser puramente resistivo sendo esta situao chamada de ressonncia e isso ocorre na freqncia f0 dada por:

O circuito ressonante tem as seguintes caractersticas :

Na freqncia de ressonncia f0, o circuito puramente resistivo, sendo a corrente mnima de valor V/R, estando em fase com a tenso. Abaixo da freqncia de ressonncia a impedncia ser indutiva (XC < XL ), estando a corrente atrasada em relao tenso.
Acima da freqncia de ressonncia a impedncia ser capacitiva ( XC > XL ), estando a corrente adiantada em relao tenso.

Referncias
http://www.lei.ucl.ac.be/multimedia/eLEE/PO/realisations/CircuitsElectri ques/index.htm http://www.dt.fee.unicamp.br/~www/ea513/ea513.html http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/

S-ar putea să vă placă și