Sunteți pe pagina 1din 63

Avaliao da equipe interdisciplinar

O papel de cada profissional da equipe Indicaes de encaminhamentos Critrios de alta

Gerontologia e Geriatria
Gerontologia: do grego grn-ontos (velho) e logos (estudo). Geriatria: do grego grn-ontos (velho) e yatreia (tratamento).
Ramo da medicina que aborda os aspectos clnicos, preventivo, teraputico e social do paciente idoso.

A equipe
Trabalho pioneiro na geriatria: Dra. Marjore Warren Paciente idoso: mltiplos problemas fsicos, associados a deficincias funcionais sociais e psicolgicas necessidade da abordagem em equipe muldisciplinar. Objetivo da avaliao em equipe: promover o mais alto grau de independncia funcional do paciente idoso, aumentar a sobrevida, com qualidade. Desenvolvimento de um plano de cuidados, a longo prazo, que aumente a preciso diagnstica, para melhorar a sade geral do idoso, reduzir riscos da polifarmcia, de internaes e de institucionalizao.

Multidisciplinaridade x interdisciplinaridade

O papel do mdico

Indicaes de encaminhamento para o geriatra


Muitas vezes o idoso encaminhado de outra especialidade mdica diretamente ao profissional da reabilitao. Identificao pelo profissional da reabilitao de mltiplos problemas de sade, polifarmcia e mltiplos mdicos. Necessidade de avaliao global, sem fragmentaes e gesto de seus problemas de sade.

Aspectos importantes na avaliao


Presena da famlia na anamnese e exame fsico: criar um momento s com o idoso. Informaes de pronturio mdico hospitalar. Relatrios prvios (mdicos ou profissionais da reabilitao). Avaliar o cuidador. Transferncia (Sentimentos e comportamentos do paciente em relao ao mdico) e contratranferncia (do mdico para o paciente).

Anamnese
Relacionamento mdico-paciente-famlia. Identificao. Queixa Principal:
Nem sempre presente em Geriatria. O mais comum so mltiplas queixas. Freqentemente o que o paciente queixa como principal no o mais importante no seu contexto.

H.M.A.:
Dissertao de todos os aspectos queixados. O mais fcil dividi-los nos diversos aparelhos.

Anamnese
Histria Pregressa:
valiosa fonte para compreender o atual estado de sade do idoso. Internaes, cirurgias, etilismo, tabagismo, doenas dos diversos aparelhos, rgos dos sentidos, medicamentos usados ao longo da vida, transfuses de sangue, fraturas, quedas... Evitar os dados desnecessrios.

Anamnese
Histria atual:
Avaliao funcional (AVDs, AIVDs) Avaliao mental, cognitiva e psicocomportamental (conscincia, julgamento, alucinao, agitao...) Avaliao emocional (depresso, ansiedade) Quedas. Vacinao. Medicamentos em uso. Atividades fsicas no lazer. Sexualidade Anamnese das queixas atuais de cada sistema (ISDA).
nfase nas grandes sndromes geritricas: imobilidade,
instabilidade postural, incontinncia, insuficincia cerebral e iatrogenia.

Anamnese
Avaliao familiar:
Coria de Huntington, doena de Parkinson, demncias, glaucoma, depresso, doenas cardacas e coronarianas, enfisema, cncer, diabetes melitus 2...

Avaliao social:
Estado civil, condio financeira, apoio familiar, atividades sociais atuais, avaliao da repercusso da aposentadoria. Ambiente em que mora, institucionalizao.

Auto percepo e percepo comparada da sade.

Anamnese
Pesquisa nutricional:
Apetite Hbito alimentar:
tipo de alimento que consome, nmero de refeies ao dia, ingesto de lquidos, dificuldades de mastigao/deglutio, capacidade de alimentar sozinho, capacidade de preparar o alimento ou de solicit-lo...

Exame Fsico em Geriatria


Ectoscopia:
observar o grau de auto-cuidado e sinais de negligncia, comportamento, grau de orientao e capacidade cognitiva, marcha, independncia, edemas, mucosas, hidratao, perfuso, ictercia, cianose...

Dados vitais: temperatura, Fc, F.R., P.A. em 3 posies. Dados antropomtricos

Exame Fsico em Geriatria


Pele e mucosas: pele senil, grau de higiene, intertrigo, escaras, dermatites (fraldas...), unhas Edema de MMII Pesquisa de linfonodos Palpao das glndulas tireideas Palpao dos pulsos, auscultar cartidas, observar jugulares a 45 Oroscopia, otoscopia, fundo de olho

Exame Fsico em Geriatria


Aparelho cardiovascular:
Ispeco, palpao, percusso, ausculta. B4, fq hipofonese, estalido protossistlico, 60% apresentam sopros ejetivos, sobretudo Ao e Mitral. Sopros diastlicos so sempre patolgicos. P.A. nas 3 posies. Estudo dos vasos arteriais e venosos, incluindo palpao de aa Temporais, Cartidas. Edema de MMII (sobretudo no final do dia e relao postural).

Exame Fsico em Geriatria


Aparelho respiratrio:
Ispeco, palpao, percusso, ausculta. Reduo da expanso torcica, levando a aumento do volume residual e da Presso intratorcica. Aumenta a cifose torcica. Crepitaes bibasais podem ser fisiolgicas. Aumento da F.R. um grande sinal no idoso.

Exame Fsico em Geriatria


Aparelho Gastrointestinal:
Cavidade oral:
queilite, prteses, eritroplasias, leucoplasias, tumores, monilase, estomatites...

Abdome:
Ispeco, palpao, percusso, ausculta. Reduo da musculatura pode dar falsa impresso de distenso abdominal. Palpar Ao, pesquisar bexigoma, massas, hrnias.

Toque retal.

Exame Fsico em Geriatria


Aparelho Genitourinrio:
Mamas. Exame de perneo: pesquisa de sinais de incontinncia urinria, cistocele, retocele e prolapso uterino. Palpao testicular. Toque retal. Palpao abdominal na pesquisa de bexigoma.

Exame Fsico em Geriatria


Aparelho locomotor:
Avaliao geral: postura, equilbrio e marcha. Avaliao articular e muscular especficos: ectoscopia, palpao, A.D.M. Coluna, ps, articulaes de MMII, mos.

Sndrome de Imobilidade

Exame Fsico em Geriatria


Sistema Nervoso Central e Perifrico:
Conscincia, Grau de alerta Linguagem. Avaliao cognitiva: clnica o mais importante. Testes devem ser utilizados, permitindo melhor seguimento da cognio. Avaliao dos sintomas do humor em todos os pacientes. Avaliao do grau de independncia funcional. Pesquisar: tremores, pares cranianos, motricidade, sensibilidade, linguagem, sinais menngeos, reflexos.

Sangue:

Exames Complementares

Glicemia de jejum, TSH, hemograma, uria, creatinina, lpides (questionado aps 75 anos), PSA, vitamina B12, cido flico, funo heptica, ons (sdio, potssio e clcio). Eletroforese de protenas.

Urina rotina. Fezes: pesquisa de sangue oculto. ECG. Mamografia, citologia de colo uterino. Ultrassonografia abdominal total. Teste ergomtrico. Densitometria ssea. Retossigmoidoscopia, colonoscopia

Lista de Problemas
1.Capacidade funcional 6. Continncia esfincteriana 7. rgos dos sentidos 8. Sade oral 9. Estado Nutricional 10. Suporte familiar e Social:

2.Capacidade Cognitiva
3.Avaliao do Humor 4.Mobilidade: 5.Quedas Postura Marcha Equilbrio

11: Resumo dos problemas dos diversos aparelhos

Concluso da abordagem multidimensional


Lista de problemas Plano propedutico Plano teraputico:
Orientaes Medicamentos

Reabilitao:
Fsica/cognitiva Ambiental Nutricional Scio-familiar

O papel do fisioterapeuta

Objetivos da avaliao do fisioterapeuta


Preservar a funo motora e prevenir incapacidades. Orientaes posturais. Observao e modificaes ambientais. Avaliar e reabilitar disfunes ortopdicas, respiratrias, neurolgicas, reumatolgicas, cardiovasculares, urolgicas. Treinos funcionais: marcha, equilbrio, propriocepo. Obter o mais alto grau de independncia e autonomia.

Objetivos da avaliao do fisioterapeuta


Utilizar escalas objetivas para avaliao, que permitam anlise qualitativa e quantitativa do quadro clnico, permitindo comparaes da eficcia do tratamento. Obter parmetros de admisso e alta no servio de reabilitao. Emitir parecer para a equipe sobre capacidades funcionais e motoras atuais.

Dificuldades do fisioterapeuta
Limitao do encaminhamento de pacientes pelos mdicos. Mercado de trabalho: dificuldades do SUS, soberania dos convnios (com limite para sesses de fisioterapia). Descrena por parte de idosos e prprios profissionais da sade.

PRINCIPAIS INDICAES MDICAS PARA ENCAMINHAMENTO AO FISIOTERAPEUTA PERDA FUNCIONAL Desequilbrio, quedas, fobia de queda, perda da independncia, sndrome de imobilidade CAUSAS NEUROLGICAS Demncias com comprometimento motor, AVC, Doena de Parkinson. CAUSAS CARDIOVASCULARES HAS, Hipotenso ortosttica, ICC, ICO, doena vascular perifrica, ps operatrio CV CAUSAS RESPIRATRIAS DPOC, Pneumonias, TEP, descondicionamento cardiorrespiratrio. CAUSAS GNITO-URINRIAS Incontinncia urinria, rupturas perineais, fraqueza de assoalho plvico, sexualidade CAUSAS GASTROINTESTINAIS Incontinncia fecal, Doena do refluxo gastro-esofageano CAUSAS METABLICAS Diabetes mellitus CAUSAS OSTEOMUSCULARES E REUMATOLGICAS Osteoporose, osteomalcia, osteoartrose, artrite reumatide, polimialgia, fibromialgia, ps operatrio de fraturas, tendinites, bursites, hrnia de disco

O papel do Terapeuta Ocupacional (TO)

Objetivos da avaliao de TO
Utilizar tecnologias orientadas para emancipao e autonomia de pessoas que apresentem temporria ou definitivamente, dificuldades para independncia e participao social. Estimular as funes preservadas e desenvolver mecanismos compensatrios para as funes alteradas. Nveis de interveno: desempenho funcional, cognitivo, motor, social e de lazer. Auxlio adaptao, com estratgias para conviver com as incapacidades. Aes individualizadas, atuaes individuais ou grupais (pacientes com problemas semelhantes).

Objetivos da avaliao de TO
Estabelecer rotinas, facilitar a comunicao, promover relaes interpessoais. Aes centradas no paciente, no ambiente e na dinmica familiar/social. Uso de escalas qualitativas e quantitativas. Definir e orientar a necessidades de equipamentos que auxiliem na capacidade funcional:
Equipamentos para alimentao: engrossadores de cabos de talher, elevadores de borda de pratos. Equipamentos de mobilidade: rteses, prteses, muletas, bengalas, andadores, cadeiras de roda. Equipamentos para higiene: elevao de vaso sanitrio, colocao de barras de apoio, piso antiderrapante, adaptadores para escova de dentes, barbeador. Modificaes ambientais.

Indicaes de encaminhamento para TO


Dficit cognitivo (ateno, memria, concentrao, desorientao temporal e espacial). Depresso. Reduo da capacidade funcional. Integrao social. Aquisio de habilidades. Transtornos osteomusculares: artrites, osteoartrose, fraturas. Transtornos neurolgicos: Parkinson, demncias, seqelas de AVC, esquecimento senescente benigno. Integrao com atividades de fisioterapia.

O papel do Servio Social

Objetivos da avaliao do Servio Social


Avaliar o conjunto de problemas, necessidades, interesses e dificuldades que se expressam em nvel microssocial, atingindo a pessoa, grupos sociais e comunidades. Prestar assistncia situao-problema. Prevenir problemas sociais, promover a reabilitao e a reinsero social. Reconhecer condies que favoream ou dificultem o tratamento da pessoa idosa, direcionando da melhor forma.

Objetivos da avaliao do Servio Social


Educar o idoso sobre seus direitos. Fazer valer o estatudo do idoso. Auxiliar o idoso em situaes de risco, auxiliar o encaminhamento para especialidades mdicas, reabilitao, aquisio de medicamentos. Auxiliar na liberao de verbas para idosos, junto s prefeituras, como a verba para tratamento fora de seu domiclio. Auxiliar a aquisio de benefcios de previdncia privada, como aposentadoria, auxlio doena...

O papel da enfermagem

Objetivos da avaliao da enfermagem


Atividades de educao, cuidado, assistncia direta, acessoria, planejamento e coordenao de servios, orientao e avaliao das aes relacionadas sade dos idosos. Nveis de atuao: individual, comunitrio, ambulatorial, centros de sade, domiclios, casas geritricas, instituies de longa permanncia e hospitais. Comandar o tratamento de feridas, lceras de presso. Planejar aes preventivas de proteo ao surgimento de escaras e complicaes das doenas do idoso. Estimular deambulao precoce. Gerenciar procedimentos em sade.

Objetivos da avaliao da enfermagem


Cuidar do idoso de forma global: orgnica, psicossocial, ambiental, contribuindo para recuperao de problemas agudos e crnicos. Integrao com todos os componentes da equipe interdisciplinar, visando o melhor para o idoso.

O papel do nutricionista

Objetivos da avaliao do nutricionista


Avaliar o estado nutricional: condio de sade de um indivduo, influenciada pelo consumo, utilizao e necessidade de nutrientes. Diferenciar alteraes orgnicas relacionadas ao envelhecimento, daquelas decorrentes de doenas, do consumo inadequado de alimentos e nutrientes, efeitos em longo prazo de doenas crnicas e uso de medicamentos, estilo de vida e nvel scioeconmico. Identificar precocemente e tratar desnutrio protico-calrica e outros estados carenciais.

Objetivos da avaliao do nutricionista


Avaliar de forma completa o idoso: ingesto de alimentos, histria clnica, dados antropomtricos, dados bioqumicos, informaes psicossociais, exame clnico, uso de medicamentos, estado mental/cognitivo, estado funcional, sade oral. Avaliao de dados bioqumicos: monitorizar o impacto da terapia nutricional e determinar risco nutricional. Contagem total de linfcitos ( < 1200 sugere depleo protica moderada; < 800: desnutrio grave. Influenciada por infeces, neoplasia e uso de corticosterides.

Objetivos da avaliao do nutricionista


Protenas plasmticas: albumina, transferrina, pralbumina e protena fixadora do retinol. Avaliar idosos com necessidade de dietas especiais: insuficincia cardaca congestiva, IRC, doena de parkinson, neoplasias, estados carenciais, lceras de presso, contipao intestinal, disfagia, sndrome de imobilidade, dietas enterais, diabetes, obesidade.

DEFICINCIAS NUTRICIONAIS ESPECFICAS E ASSOCIAO A DOENAS Vitamina A DPOC, ICC, insuficincia pancretica, febre Tiamina Encefalopatia de Wernickie, beribri, tireotoxicose, febre Niacina Alcoolismo Piridoxina Tireotoxicose, alcoolismo Folato Alcoolismo, psorase, artrite reumatide, febre, doena heptica, anemia falciforme, leucemia, tireotoxicose, gastrectomia, anemia macroctica Vitamina B12 Resseco ileal, anemia perniciosa, doena de Chron, tireotoxicose, anemia Vitamina C Artrite reumatide, alcoolismo, ICC, lcera pptica Vitamina D Gastrectomia, cirrose, insuficincia pancretica Vitamina K Insuficincia pancretica Ferro Hemorragia, gastrectomia Clcio Insuficincia renal crnica (IRC), gastrectomia, derivao jejuno-ileal Potssio Cirurgias, IRC, medicamentos Magnsio Alcoolismo, cirurgias, medicamentos Protenas Queimaduras, nefrose, cirurgias, alcoolismo Lipdios Insuficincia pancretica, resseco ileal, gastrectomia, doena de Chron

O papel da fonoaudiologia

Objetivos da avaliao de fonoaudiologia


Avaliar os transtornos da comunicao: audio, fala, voz e linguagem. Avaliar transtornos da deglutio. Queixas mais freqentes: sensao de alimento parado na garganta, necessidade de engolir vrias vezes, tosse e engasgos com alimentos e saliva. Educao dos familiares e cuidadores.

Principais indicaes mdicas para fonoaudiologia


Causas de Disfagia Orofarngea Desordens Neurolgicas AVC, leses expansivas, esclerose mltipla Doena de Parkinson, Doena de Huntington Desordens Musculares e reumatolgicas Miopatias, Polimiosite, Sndrome de Sjgren Desordens Metablicas Tireotoxicose, Amiloidose, Doena de Cushing Doena de Wilson, Medicamentos: anticolinrgicos, fenotiazinas Doenas infecciosas Difteria, Botulismo, Sfilis, Estomatites (Herptica, monilase) Desordens Estruturais Diverticulo de Zenker, Ostefitos cervicais Tumores orofarngeos, alteraes ps-cirrgicas ou ps irradiao Desordens da Motilidade Disfuno esfincteriana esofagiano superior

Principais indicaes mdicas para fonoaudiologia


Transtornos da fala:
Disartrias, apraxias orais. Doenas neurolgicas: Parkinson, AVC, quadros demenciais... Voz: fisiologia do envelhecimento (presbifonia), disfonia, microfonia, soprosidade, tenso, tremor, quebra da sonoridade.

Transtornos da linguagem:
Afasia, dificuldades construcionais, dificuldades de encontrar palavras e nomear objetos.

O papel da odontologia

Objetivos da avaliao odontolgica


Avaliao da sade oral do idoso. Identificao de processos patolgicos em dentes, periodonto, mucosa bucal, palato, lngua, lbios, glndulas salivares. Avaliao de prteses. Contribuio para qualidade de vida do idoso, capacidade de mastigao e estado nutricional, deglutio, melhoria da esttica facial e da autoestima.

PRINCIPAIS INDICAES DE ENCAMINHAMENTO PARA ODONTOLOGIA DENTES: Atrio, abraso, eroso, cries, edentulia, prteses dentrias PERIODONTO: Periodontite, gengivite, hipertrofia gengival, lceras MUCOSA BUCAL E LINGUAL: lceras, aftas recorrentes, hiperplasia induzida por prtese, leucoplasia, carcinoma PALATO: estomatite, hiperplasia traumtica, eritroplasia, carcinoma LNGUA: Leucoplasia, lngua geogrfica, lngua sulcada, glossite atrfica, infeces secundrias, carcinoma. LBIOS: queilite actnica, queilite angular, herpes, hamangioma, carcinoma GLNDULAS SALIVARES: adenomas, hipofuno salivar, infeces, neoplasias, traumas e litases.

O papel da Psicologia

Objetivos da avaliao
Avaliar o estado mental, funcional, emocional e comportamental do idoso, dentro de seus contextos culturais, biopsicossociais. Avaliao da personalidade. Avaliao do contexto familiar, do cuidador, das relaes sociais e de lazer da pessoa idosa. Avaliar os desejos do idoso, suas tristezas, angstias, preocupaes... Avaliao neuropsicolgica. Necessidade de formao gerontolgica do profissional, utilizao de escalas.

Indicaes de encaminhamentos
Depresso, ansiedade, luto (perda de cnjuge, amigos, parentes prximos). Situaes de estresse, perdas (materiais, de animais de estimao, perda de status social), aposentadoria, problemas, preocupaes. Dependncia qumica. Alcoolismo. Sndromes dolorosas. Neoplasias. Condies crnico degenerativas: doena de Parkinson, demncias, seqelas de AVC, esclerose mltipla, doenas osteomusculares... Necessidade de avaliao neuropsicolgica. Tanatologia.

Critrios da alta
Manuteno da melhor independncia funcional possvel. Vrias doenas de carter crnico do idoso requerem um acompanhamento permanente da equipe:
Doena de parkinson AVC Demncias ICC e ICO DPOC Doenas do aparelho locomotor: osteoartrose, artrite reumatide, osteoporose.

Alta da equipe: soluo do problema agudo, que gerou o comprometimento funcional, voltando o idoso para seu melhor estado basal, mantendo controle de suas doenas.
doenas agudas solucionadas (ex: PNM, infeces agudas). Fraturas reabilitadas.

Importncia da sintonia dos profissionais da equipe, da deciso conjunta da alta, sobretudo no paciente em ambiente hospitalar.

Ah! Se vendessem pacincia nas farmcias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salrio nessa mercadoria to rara hoje em dia.

Por muito pouco a madame que parece uma lady solta palavres e berros que lembram as antigas trabalhadoras do cais, e o bem comportado executivo...

O cavalheiro se transforma numa besta selvagem no trnsito que ele mesmo ajuda a tumultuar!

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha um tormento, o jeito do chefe demais para sua cabea, a esposa virou uma chata, o marido uma mala sem ala.

Aquela velha amiga uma ala sem mala, o emprego uma tortura, a escola uma chatice.

O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, at o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando para dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabea inconformado.

Vi uma moa abrindo um e-mail com um texto maravilhoso do Jabor e ela deletou sem sequer ler o ttulo, dizendo que era longo demais.

Pobres de ns, meninos e meninas sem pacincia, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.

A pacincia est em falta no mercado, e pelo jeito, a pacincia sinttica dos calmantes est cada vez mais em alta.

Pergunte para algum que voc saiba que ansioso demais, onde ele quer chegar?

Qual a finalidade de sua vida?

Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta. E voc?

Onde voc quer chegar?

Est correndo tanto para que? Por quem? Seu corao vai agentar?

Se voc morrer hoje de infarto agudo do miocrdio o mundo vai parar? A empresa que voc trabalha vai acabar? As pessoas que voc ama vo parar?

Ser que voc conseguiu ler at aqui?

Respire... Acalme-se... O mundo est apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua pacincia.

NO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERINCIA ESPIRITUAL... SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERINCIA HUMANA... (Theilard Chardin)

S-ar putea să vă placă și