Sunteți pe pagina 1din 13

Montagem e Manuteno de Micros

Prof. Gledston Carneiro

Barramentos
Fundamentos De uma maneira bem simples, poderamos dizer que um barramento uma via de comunicao e que , basicamente, um conjunto de sinais digitais com os quais o processador comunica-se com o seu exterior, ou seja, com a memria, chips da placa-me, perifricos, etc.

Barramentos
Em um micro, temos vrios barramentos. Barramento do processador; Barramento de cache; Barramento de memria; Barramento de entrada e sada; Barramento de dados.
3

Barramentos
Fundamentos Em cincia da computao barramento um conjunto de linhas de comunicao que permitem a interligao entre dispositivos. O Barramento o componente da arquitetura do computador que interliga todos os componentes do computador.

Barramentos
Fundamentos O principal barramento do micro o barramento local, a via de comunicao que conecta o processador aos circuitos primordiais da placa-me: a memria RAM, a memria cache L2 e o chipset.

Barramentos
Fundamentos No caso de processadores com cache L2 integrado, como os processadores Intel de 6 e 7 geraes e vrios processadores no-Intel como o AMD Athlon e o AMD Duron, esse circuito no est na placa-me, mas sim dentro do prprio processador. Assim, o circuito controlador de cache est embutido no processador, e no no chipset da placa-me.
6

Barramentos
Fundamentos O barramento local o mais rpido, pois os circuitos se comunicaro com o processador em seu desempenho mximo. Entretanto, o barramento local no padronizado: cada processador dever utilizar o seu prprio modelo, de acordo com as suas caractersticas.

Barramentos
Fundamentos Para que uma simples placa de vdeo ou um disco rgido possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado (ou seja, independentemente do modelo de barramento local empregado), utilizamos diversos modelos de barramentos de expanso.

Barramentos
Fundamentos Barramentos de expanso:
ISA (Industry Standard Architecture). PCI (Peripheral Component Interconnect). AGP (Accelerated Graphics Port). USB (Universal Serial Bus).

FireWire (tambm chamado IEEE 1394).


IrDA (Infrared Developers Association).
9

Barramentos
Detalhes dos Slots PCI, ISA, AGP numa placame.

10

Barramentos
Fundamentos Todos esses modelos de barramento so disponibilizados na placa-me do micro, atravs de conectores, chamados slots. A exceo fica por conta dos barramento USB, FireWire e IrDA que so externos ao micro.

11

Esquema de Barramento bsico num PC

12

Barramentos
Fundamentos
O maior problema em relao aos barramentos de expanso a velocidade. Embora a maioria dos perifricos utilizados no micro seja lenta (como a impressora, o mouse, a unidade de disquete, a unidade de CDROM e o teclado), h basicamente trs classes de perifricos bastante prejudicadas pela baixa velocidade: Vdeo. Discos rgidos. Placas de rede.
13

S-ar putea să vă placă și