Sunteți pe pagina 1din 16

Universidade de Belas Departamento de Engenharia

Trabalho de Fundamentos de Eng de Segurana


Tema: Mapa de Risco

Curso : Eng de Petrleo (P e P) 5 Ano Sala: 26 Docente: Paulo Aguiar

Luanda aos 04 de Julho de 2011

Integrantes do Grupo 6
1- Anacleto P. J. Simo 2- Francisco M. Benvindo 3- Felismino Magalhes 4- Geldino Pucuta 5- Hermenegildo Macaia 6- Manuel D. Daniel

ndice
1. Introduo
1.1 AVALIAO DOS RISCOS

2. Riscos Ocupacionais 3. O Mapa de Riscos


3.1 Objetivo do Mapa de Riscos 3.2 Elaborao do Mapa de Riscos 3.3 Etapas de elaborao

INTRODUO 1. AVALIAO DOS RISCOS


Os locais de trabalho, pela prpria natureza da atividade desenvolvida e pelas caractersticas de organizao, relaes interpessoais, manipulao ou exposio a agentes fsicos, qumicos, biolgicos, situaes de deficincia ergonmica ou riscos de acidentes, podem comprometer a do trabalhador em curto, mdio e longo prazo, provocando leses imediatas, doenas ou a morte, alm de prejuzos de ordem legal e patrimonial para a empresa. importante salientar que a presena de produtos ou agentes nocivos nos locais de trabalho no quer dizer que, obrigatoriamente, existe perigo para a sade. Isso vai depender da combinao ou inter-relao de diversos fatores, como a concentrao e a forma do contaminante no ambiente de trabalho, o nvel de toxicidade e o tempo de exposio da pessoa. Entretanto, na viso da preveno, no existem micro ou pequenos riscos, o que existem so micro ou pequenas empresas. Desta forma, em qualquer tipo de atividade laboral, torna-se imprescindvel a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que esto expostos os trabalhadores.

Formas de avaliar os riscos


Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem duas modalidades bsicas de avaliao. A avaliao qualitativa, conhecida como preliminar, e a avaliao quantitativa, para medir, comparar e estabelecer medidas de eliminao, neutralizao ou controle dos riscos. sade e a segurana. Por fim, elabora-se um mapa de riscos da empresa.

2.RISCOS OCUPACIONAIS
A noo de risco ocupacional, que tem orientado muitas intervenes nos ambientes de trabalho, apresenta como limitaes a dependncia do conhecimento prvio sobre os determinantes de agravos e a menor viabilidade de uso desta noo quando se desconhece uma relao direta entre o agente de risco e o efeito sade.

Classificao dos riscos


Riscos Fsicos: so representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a sade dos trabalhadores, como: rudos, vibraes, radiaes, frio, calor, presses anormais e umidade; Riscos Qumicos: so identificados pelo grande nmero de substncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos integridade fsica e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, substncias, compostos ou outros produtos qumicos; Riscos Biolgicos: esto associados ao contato do homem com vrus, bactrias, protozorios, fungos, parasitas, bacilos e outras espcies de microorganismos;

Riscos Ergonmicos: esto ligados execuo de tarefas, organizao e s relaes de trabalho, ao esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobilirio inadequado, posturas incorretas, controle rgido de tempo para produtividade, imposio de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situaes causadoras de estresse; Riscos de Acidentes: so muito diversificados e esto presentes no arranjo fsico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matria-prima fora de especificao, mquina e equipamentos sem proteo, ferramentas imprprias ou defeituosas, iluminao excessiva ou insuficiente, instalaes eltricas defeituosas, probabilidade de incndio ou exploso, armazenamento inadequado e outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes.

3. O Mapa de Riscos
O Mapa de Riscos uma das modalidades mais simples de avaliao qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. a representao grfica dos riscos por meio de crculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fcil elaborao e visualizao. um instrumento participativo, elaborado pelos prprios trabalhadores e de conformidade com as suas sensibilidades. O Mapa de Riscos est baseado no conceito filosfico de que quem faz o trabalho quem conhece o trabalho. Ningum conhece melhor a mquina do que o seu operador. As informaes e queixas partem dos trabalhadores, que devero opinar, discutir e elaborar o Mapa de Riscos e divulg-lo ao conjunto dos trabalhadores da empresa atravs da fixao e exposio em local visvel. Serve como um instrumento de levantamento preliminar de riscos, de informao para os demais empregados e visitantes, e de planejamento para as aes preventivas que sero adotadas pela empresa.

3.1Objetivo do Mapa de Riscos


Reunir as informaes bsicas necessrias para estabelecer o diagnstico da situao da segurana e sade no trabalho na empresa, e possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e a divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno.

Benefcios da adoo do Mapa de Riscos


identificao prvia dos riscos existentes nos locais de trabalho aos quais os trabalhadores podero estar expostos; conscientizao quanto ao uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteo coletiva e individual; reduo de gastos com acidentes e doenas, medicao, indeminizao, substituio de trabalhadores e danos patrimoniais; facilitao da gesto de sade e segurana no trabalho com aumento da segurana interna e externa; e melhoria do clima organizacional, maior produtividade, competitividade e lucratividade.

3.2 Elaborao do Mapa de Riscos


So utilizadas cores para identificar o tipo de risco, conforme a tabela de classificao dos riscos ambientais. A gravidade representada pelo tamanho dos crculos.

Crculo Pequeno: risco pequeno por sua essncia ou por ser risco mdio j protegido; Crculo Mdio: risco que gera relativo incmodo mas que pode ser controlado; Crculo Grande: risco que pode matar, mutilar, gerar doenas e que no dispe de mecanismo para reduo, neutralizao ou controle.

TABELA DE CLASSIFICAO DOS RISCOS AMBIENTAIS

3.3 Etapas de elaborao


1. Conhecer o processo de trabalho do local avaliado: os trabalhadores - nmero, sexo, idade, queixas de sade, jornada, treinamento recebido; os equipamentos, instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; e o ambiente. 2. Identificar os agentes de riscos existentes no local avaliado, conforme a tabela de classificao dos riscos ambientais. 3. Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia referente a: proteo coletiva; organizao do trabalho; proteo individual; e higiene e conforto: banheiro, lavatrios, vestirios, armrios, bebedouros, refeitrios, rea de lazer. 4. Identificar os indicadores de sade: queixas mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos; acidentes de trabalho ocorridos; doenas profissionais diagnosticadas; e causas mais freqentes de ausncia ao trabalho.

5. Elaborar o Mapa de Riscos, sobre uma planta ou desenho do local de trabalho, indicando atravs do crculo: o grupo a que pertence o risco, conforme as cores classificadas; o nmero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do crculo; a especificao do agente (por exemplo: amnia, cido clordico; ou ergonmico - repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotado tambm dentro do crculo; e a intensidade do risco, de acordo com a percepo dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes dos crculos.

Concluso
Este estudo props elaborar o mapa de risco ocupacional utilizando tcnicas de georeferenciamento a fim de identificar as empresas e seus ramos de actividades econmicas, classificando e definindo os graus de riscos ocupacionais envolvidos, bem como conhecer a real distribuio dos sectores produtivos e avaliar os graus de riscos sade do trabalhador e ao meio ambiente na regio, avaliando sectores produtivos vulnerveis a acidentes e doenas ocupacionais, incluindo as endemias parasito-hospedeiro relacionadas ao trabalho.

S-ar putea să vă placă și