Sunteți pe pagina 1din 10

Avaliao de vidro reciclado granulado como meio filtrante de herbicidas em meio aquoso

Objetivo do estudo:
A utilizao de vidros reciclados ,que no cenrio mundial soma cerca de 7,5% em peso do total de lixo domstico mundial,como meio alternativo de interao e filtrao de herbicida diludo em gua pela atividade agrcola aonde e utilizados tal herbicida para o controle de pragas,doenas,plantas daninhas ou para regular os processos fisiolgicos das plantas. E necessrio tal estudo pois a remoo de agrotxicos do meio aquoso no consiste em processos triviais.As molculas so diminutas e se associam facilmente gua, o que no permite uma remoo por filtrao lenta .Sistemas mais eficazes, como os de osmose reversa, filtros CAG absorvedores ou dispositivos de biofiltragem, so consideravelmente mais dispendiosos e complexos inviabilizando o uso em larga escala; neste sentido, o desenvolvimento de metodologias alternativas, de baixo custo, ainda que com eficincias inferiores torna-se sem dvida, de interesse e potencialmente estratgicas como recurso coadjuvante. Recentemente, vidros fragmentados, como o PGA (pulverized glass aggregate), tm sido satisfatoriamente avaliados em sistemas de purificao em larga escala, como em leito de filtrao lenta.

Materiais e mtodos utilizados:


Produo dos ps de vidro A matria prima constituiu-se de garrafas transparentes, de mesma origem, cuja composio qumica mdia, expressa em massa, : SiO2 (72,8%); Na2O (13,2%); CaO (11,2%); MgO (0,16%); Al2O3 (2,13%); FeO/Fe2O3 (0,039%); K2O (0,09%), segundo determinao da Saint-Gobain (Centro Tcnico de Elaborao do Vidro). As garrafas foram previamente lavadas, secadas em estufa e manualmente fragmentadas em partculas da ordem de 1,5 cm; este material foi, em seguida, reduzido a p em moinho de bolas de alumina, em rotao de 36 RPM por 1 h. A morfologia e a dimenso aproximada dos gros foram avaliadas por microscopia eletrnica de varredura (Philips XL 30). Ensaios de filtragem e anlise Os ensaios de adsoro foram realizados por filtragem gravitacional de solues aquosas contaminadas por passagem em colunas com o material fragmentado. Elegeu- se o agrotxico atrazina como contaminante padro, j que se trata de um herbicida amplamente empregado no Brasil, sendo um composto de alta mobilidade e persistncia, danoso sade humana e facilmente lixiviado para a gua. Fraes prximas a 70 g de vidro modo foram acondicionadas em colunas de 1 polegada de dimetro interno. Sries de quatro colunas foram preparadas para cada ensaio objetivando-se a coleta de dados estatsticos.

A Figura apresenta o aspecto dos ps, em amostra moda, sob microscopia eletrnica de varredura, sendo possvel visualizar a distribuio de formatos e tamanhos gerados no perodo de moagem. De modo geral, os ps de vidro fragmentados e modos no seguem um padro definido de formato e apresentam dimenses variadas e em mdia inferiores a 100 mm, ou seja, se constituem de partculas consideravelmente finas

mV 40 30

20

10

0 8 10 12 14 16 18 tempo(min)

O grfico ilustra um cromatograma tpico referente atrazina em soluo, na concentrao de 1 mg L-1 de herbicida, com um nico sinal em 13,56 minutos, correspondendo ao tempo de reteno da amostra no sistema e tomado como padro para as anlises.

No grfico acima esto organizados os resultados de reteno medidos. De modo geral, h boa reprodutibilidade entre as diversas colunas experimentadas indicando que, quanto maior a contaminao inicial menor a proporo relativa de agrotxico retido o que, de certa forma, evidente, pois h saturao da capacidade de adsoro superficial, que o principal mecanismo de filtragem neste caso, sendo que o volume de material particulado foi o mesmo para todas as colunas.

Uma primeira etapa da reao d-se a oxidao parcial da atrazina por troca de eltrons com os stios na superfcie reativa do xido. Resultados similares foram observados para a interao da atrazina com xidos presentes no solo (Kovaios et al., 2006). Ringwald & Pemberton (2000), realizaram um estudo sobre a adsoro de compostos aromticos e heteroaromticos com a superfcie da slica (SiO2) hidratada e desidratada concluindo que interaes do tipo ligao de hidrognio predominam na adsoro de compostos aromticos devido protonao do nitrognio (N) do anel, que resulta em espcies tipo cido de Bronste, ou seja, os resultados indicam que os grupos silanis da superfcie vtrea so os stios responsveis pela adsoro desses compostos, podendo-se propor um modelo, como o apresentado na imagem ao lado.

Concluso:
.O propsito do presente estudo avaliar ps de vidro produzidos a partir de material reciclado, como meio alternativo de interao e filtrao de herbicida diludo em gua potvel.

.Este processo ainda est em fase inicial de implementao e j apresenta resultados satisfatrios, desenvolvendo-se novas tecnologias, aumentar a sua eficincia como, por exemplo, o aumento da rea superficial de interao.
. De modo geral se v, em funo das caractersticas examinadas, que a aplicao de vidro modo pode vir a ser promissora no apenas do ponto de vista econmico mas tambm como meio coadjuvante de filtragem, sobretudo na remediao de gua industriais. .O vidro apresentou-se como material de fcil manuseio e potencialmente atraente para uso como meio coadjuvante em filtragem lenta.

Crticas:
.A aplicao do vidro modo como meio filtrante de herbicida no to eficiente para reduzir contaminantes em altas concentraes, principalmente aqueles oriundos da agricultura como, por exemplo, os agrotxicos.

.De modo geral, os ps de vidro fragmentados e modos no seguem um padro definido de formato, ou seja, se constituem de partculas consideravelmente finas. Embora para a formao adequada de um leito seja necessrio um certo grau de uniformidade da partcula para que seja minimizada a segregao de material durante o processo de filtrao.

Referencias adicionais:

. O vidro um dos materiais que mais demora a ser decomposto pela natureza de uma forma natural podendo levar at 4.000(quatro mil) anos. Quando se jogado nos mares, este tempo pode sem ampliado para 1.000.000(um milho) de anos.
. Um importante benefcio gerado pela reciclagem a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) esto buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famlias. . A produo de vidro pela reciclagem reduz em 20% a poluio do ar e em 50% a poluio da gua relacionadas produo. . Cerca de 27,6% das embalagens de vidro so recicladas no Brasil, somando 220 mil toneladas por ano. Desse total, 5% so geradas por engarrafadores de bebidas, 10% por sucateiros e 6% provm das coletas promovidas por vidrarias. Os outros 12% representam refugos de vidro gerados nas fbricas, reaproveitados para compor novas embalagens.

S-ar putea să vă placă și