Sunteți pe pagina 1din 37

Pode-se dizer que a vida do computador comeou com o Abacus, o qual era utilizado para efectuar contas e clculos

aritmticos. Abacus

John Napier desenvolveu o primeiro sistema de logaritmos, que ajudava a simplificar as operaes aritmticas (Ossos de Napier).

Wilhelm Schickard construiu o que se chamou de Relgio de Calcular, um aparelho que era capaz de fazer contas de somar e de subtrair at seis dgitos, que, foi destruda por um incndio antes de estar totalmente pronta .

Wilhelm Schickard Relgio de Calcular

Blaise Pascal idealizou uma mquina em muito semelhante ao Relgio de Calcular, o qual chamou de Pascaline, capaz de efectuar operaes de somar e subtrair at oito dgitos.

Pascaline Blaise Pascal

Gottfried Wilhelm von Leibnitz inventou um engenho que permitia efectuar operaes de multiplicar e dividir, operaes que no podiam ultrapassar os 16 dgitos.

Gottfried Wilhelm von Leibnitz

Engenho de Leibnitz

Joseph-Marie Jacquard

Joseph-Marie Jacquard inventou um tear que funcionava automaticamente atravs de leitura de cartes previamente perfurados, de modo a realizar um determinado padro impedindo ou no os braos do tear de funcionar. Seriam estes cartes os antepassados dos cartes utilizados at dcada de 80 nos sistemas informticos.

Tear de Jacquard

Charles Xavier Thomas of Colmar, baseado no funcionamento da mquina de Leibnizt, construiu a primeira calculadora com sucesso comercial, a qual eliminava alguns erros de clculo das anteriores, utilizando menos peas mveis.

Charles Xavier Thomas

1 Calculadora com Sucesso Comercial

Charles Babbage/Ada Lovelance idealizaram duas mquinas; Difference Machine e a Analytical Engine. Nenhuma delas passou de pequnos prottipos, devido ao custo e a falta de tecnologia para as construir. A Analytical Engine utilizaria cartes perfurados, com as instrues de funcionamento e poderia suportar at mil nmeros de cinquenta dgitos, com uma estrutura que j se assemelhava aos primeiros computadores.
Charles Babbage

Mquina das Diferenas Mquina Analtica

Herman Hollerith inventava a primeira mquina de somar electromecnica.


Herman Hollerith 1 mquina de somar electromecnica

Dorr E. Felt inventava a primeira Mquina de Calcular de secretria, conhecida como a metralhadora do escritrio.
Dorr Felt
1 Mquina de Calcular de Secretria

William S. Burroughs, seguindo a evoluo conseguida por Felt, constri e comercializa em larga escala uma mquina de calcular de secretria mais robusta.
William S. Burroughs

A IBM apresenta o IBM 601, uma mquina de cartes perfurados, com uma unidade aritmtica baseada em rels, capaz de efectuar multiplicaes num segundo.
IBM 601

John Atanasoft constri o primeiro computador electrnico, feito com vlvulas, um prottipo com a capacidade de adicionar nmeros com 16 bit.

1 Computador Electrnico John Atanasoft

Samuel William e Stibitz finalizam uma calculadora chamada de computador complexo. Construdo por 9000 rels, conseguia efectuar uma adio em trs dcimas de segundo e as instrues de programa e os dados inseridos atravs de papel de fita.
Stibitz

Atanasoff e Berry desenvolvem uma srie de calculadoras capazes de resolver equaes lineares, era constituda por capacitadores, e utilizava tambm cartes perfurados.

Calculadoras de Atanasoff e Berry

Konrad Zuse completa o Z3, considerado o primeiro computador automtico digital utilizava o sistema binrio e conseguia efectuar aritmtica de vrgula flutuante.

Z3

Konrad Zuse

Entre este ano e 1959, os computadores so chamados de Primeira Gerao e so baseados em vlvulas e circuitos elctricos. A primeira calculadora programvel Mark I, construda por Howard Aiken com subsdios da IBM, pesava cinco toneladas, tinha 10 metros de comprimento e 2,5 de altura, era composta por 750 000 peas e era utilizado gelo para arrefec-la.
Howard Aiken

Mark I

construdo na Inglaterra o Colossus I para decifrar os cdigos dos Alemes. Continha 2400 vlvulas, utilizava cartes perfurados para ler os dados e conseguia traduzir 5000 caracteres por segundo.

Colossus I

John von Neumann ficou conhecido por projectar computadores electrnicos de alta velocidade e por delinear os elementos crticos de um computador.
John von Neumann

O Eniac construdo, pesava 35 toneladas e media dois por 33 metros, possua 18000 vlvulas e era capaz de efectuar 100000 clculos por segundo, consumindo a mesma energia por hora que uma pequena aldeia e era utilizada para fazer clculos matemticos, militares, etc. No entanto, sempre que era necessrio efectuar clculos diferentes era necessrio mudar a estrutura.

Mark II

Durante teste com o Mark II, um dos programadores retirou do mecanismo um insecto (BUG).

O Ssem o primeiro computador a utilizar memria RAM para guardar os programas e instrues.
Ssem

O Univac, o primeiro computador que no necessitava que a sua estrutura fosse modificada para efectuar diferentes operaes, estas eram programveis. Foi o primeiro a ser comercializado.

UNIVAC

A IBM implementa a construo dos computadores por mdulos. Nos laboratrios da AT&T-Bell, Walter H. Brattain, William Shockley e John Bardeen inventam o transstor.

1 Transstor John Bardeen

Walter H. Brattain

William Shockley

Maurice Wilkes construiu o EDSAC, o primeiro computador que tinha um programa armazenado para resolver problemas.

EDSAC

A unidade de disco flexvel inventada no Japo.

construdo por Jay Forrester e Ken Olsen o Computador Furaco. Tratava-se de um computador que apresentava os resultados quase instantaneamente no ecr, e foi considerado o primeiro computador de tempo real.

Ken Olsen

Jay Forrester

IBM 701

A IBM lana o modelo 701 com 1Kb de Ram, e com uma unidade de cassetes magntica capaz de conter o equivalente a 12 000 cartes perfurados. editado o primeiro manual de informtica por Fred Gruenberger.

lanado o IBM 650, o primeiro computador produzido em massa, como o 701, e conseguia ler e escrever em cassetes magnticas. desenvolvido o ncleo de memria magntico.
IBM 650

A primeira traduo (de Russo para Ingls) realizada pelo IBM 701, utilizando dicionrios electrnicos e diversos programas com a sintaxe de ambas as lnguas. desenvolvido por Gene Amdahl, o primeiro computador comercivel da IBM, o 704, capaz de efectuar 40000 somas por segundo, pelo mesmo foi desenvolvido o primeiro sistema operativo.

Gene Amdahl IBM 704

John W. Backus

John W. Backus inventa a primeira linguagem de programao o FORTRAN (Tradutor de Frmulas), passando a no ser necessrio mudar fisicamente os computadores.

Jack Tramiel comea a empresa Commodore.

Jack Tramiel

A IBM lana o primeiro computador comercial, apenas construdo com transstores, marcando assim o incio da segunda gerao de computadores. Mas, devido ao elevado custo de construo, o projecto um fracasso. O Laboratrio de semicondutores de William Shockleys a primeira empresa a tomar como base o Silicon Valley, na baa de So Francisco.

A primeira conferncia da Inteligncia Artificial acontece no Colgio Dartmouth, em New Hampshire. A IBM apresenta o que se pode considerar como o primeiro disco rgido, utilizando a tecnologia de ncleo de memria magntico, o RAMAC350. Este era constitudo por 50 placas metlicas mveis, banhadas com uma camada magntica, e era capaz de suportar cinco milhes bytes. A Digital Equipamento Corporation (DEC), que fundada por Ken Olsen e Harlan Anderson, vir a ser uma das mais bem conceituadas empresas de computadores. A linguagem de programao FORTRAN formalmente publicada. A primeira impressora de agulhas vendida pela IBM.

RAMAC350

Jean Hoemi, Kurt Lehovec, Jack Kilby e Roben Noyce desenvolvem o circuito integrado. Com este desenvolvimento comea a chamada terceira gerao de computadores. A primeira linguagem de programao algortmica, baseada em blocos de processos, desenvolvida o ALGOL, servir de base ao Pascal. desenvolvido o LISP, uma linguagem de programao utilizada no desenvolvimento da inteligncia artificial.
Equipa que desenvolveu a Linguagem Algol
Linguagem de Programao LISP

O IBM 7000, o primeiro MainFrame, lanado pela IBM, era todo composto por transstores.

desenvolvido nos laboratrios da Bell, o primeiro modem.

IBM 7000

1 Modem

Linguagem COBOL COBOL (Linguagem comum orientada para o negcio) foi desenvolvida por Grace Murray Hopper. A GE (General Electric) desenvolve o ERMA, um sistema capaz de reconhecer caracteres, vocacionados para os bancos. Como complemento desenvolveu uma fonte especfica.

General Electric

ERMA

A IBM lana o IBM 700, o primeiro computador com BIOS, chamada de IOCS (Input, Output Control System Sistema de Controlo de Input/Output). Este desenvolvimento permitiu, no s ter vrios processos a correr ao mesmo tempo, bem como trocar informaes e controlar computador via linha telefnica. Seria o primeiro passo em direco s redes. Os primeiros discos removveis aparecem.

desenvolvido o ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Com este desenvolvimento foi dado um grande passo para a comunicao entre computadores de diversas marcas.

O Basic desenvolvido por Thomas Kurtz e John Kemeny, e que foi desenvolvido com o intuito de ser utilizado por estudantes de Thomas Kurtz e John programao.
Kemeny

A IBM lana a linguagem de programao PL/1, e a primeira srie de computadores compatveis, o IBM 360.

IBM 360

O primeiro minicomputador lanado pela DEC o PDP-8.

PDP-8

O rato inventado por Douglas Englebart, mas s por volta de 1983 que utilizado pela Apple, e s em 1987 pela IBM.
Douglas Englebart

1 rato

Foi efectuada a primeira experincia com redes de rea global (Wan), a chamada Arpanet.

O primeiro chip de Ram de 256 bits, desenvolvido pela Fairchild Semicondutor Inc, contendo milhares de transstores. Andreas van Dam completa o sistema de edio de hipertexto, um programa que permitia acesso a partes no sequenciais de texto.

Gordon Moore, Robert Noyce e William Shockley criam a Intel. O primeiro modelo de realidade virtual construdo CMOS (Complementary Metal Oxide Silicon), desenvolvido, esta tecnologia utiliza menos electricidade, sendo uma mais-valia para sistemas mveis. Hewlett-Packard cria a HP 9100 uma calculadora produzida em srie.
HP 9100

Intel 4004

O primeiro RFC proposto. O RFC0001 dizia respeito s comunicaes de rede. A Intel desenvolve o primeiro computador num chip, ou seja, o primeiro processador, o Intel 4004 com quatro bits que funcionava velocidade de 108 KHz. Desenvolve tambm um chip de RAM com 1 Kb.

O standard RS232 implementado para comunicao entre o computador e perifricos, e entre computadores. A informao era enviada bit por bit, da o nome de porta srie. O Unix desenvolvido por Ken Thompson e Dennis Ritchey. A ARPA implementada, ser a rede de comunicaes que vir a dar lugar Internet.

Ken Thompson e Dennis Ritchey

A Intel cria o primeiro microprocessador comercializvel. A ROM (Read Only Memory) inventada pela Intel. Esta tecnologia permitia aos computadores guardarem informao mesmo depois de desligados. Ken Thompson desenvolve o que viria a ser chamado de linguagem de programao C. O conceito de Base de Dados relacional implementado pela IBM.

Linguagem C

A linguagem de programao Pascal desenvolvida. A IBM desenvolve a primeira disquete de 8 polegadas. Disquete 8 O Kenbak 1 foi o primeiro computador pessoal, usava perto de 130 circuitos integrados, tinha 256 bytes de memria, comportava palavras at oito bits, e conseguia processar 1000 instrues por segundo.

A Intel desenvolve o processador 8008. Com uma velocidade de 200 KHz, conseguia efectuar 300 000 instrues por segundo. Foi o primeiro a conseguir reconhecer todos os caracteres do Intel 8008 alfabeto. Os computadores desenvolvidos a partir deste ano passam a ser conhecidos como de quarta gerao. Vrias calculadoras de bolso surgem pela Texas Instruments. A Empresa Atari fundada, e apresentam a primeira mquina de jogos, com o jogo Pong.

Pong

O primeiro microcomputador digital comercializvel apresentado, utilizando o processador Intel 8088. Este era, no entanto, um kit para montar, no contendo nem monitor, nem teclado. A Sharp desenvolve o LCD (Display de Cristais Lquidos). utilizado o conceito de Ethernet, utilizado em redes locais.

Sharp

Intel 8080

A Intel apresenta o processador 8080. Continha microcdigo de 75 instrues, o chamado Kernel. A Motorola apresenta o processador 6800 de oito bits utilizado em diversas mquinas industriais. publicada a primeira revista de computadores a Creative Computing.
Motorola 6800

John Cocke desenvolve a primeira mquina RISC para a IBM. Aparece a primeira caixa multibanco.

John Cocke

Altair 8800

Aparece o Altair 8800, baseado no processador Intel 8080, com memria de 256 bits.

A Microsoft criada por Bill Gates e Paul Allen, sendo o primeiro trabalho um programa que permita ao Altair 8800 utilizar o Basic.
Bill Gates Paul Allen

A IBM comercializa a sua primeira impressora laser. Lana tambm o IBM 5100, um computador pessoal com 16 KB de memria, que podia correr Basic e Apl.
IBM 5100

A Apple criada. A IBM desenvolve uma disquete capaz de ser lida dos dois lados, com uma capacidade de 360 KB. A Zilog apresenta o seu microcomputador, o Z80, que tinha Z80 um processador de oito bits, e suportava o Wordstar e DbaseII. O Cray 1, o primeiro supercomputador comercializvel, desenvolvido por Seymour Cray. Continha mais de 200 000 circuitos integrados e era arrefecido por freon.

Cray 1

Apple II

A Apple apresenta o Apple II, era constitudo por um teclado, monitor e ROM que continha Basic. A Commodore apresenta o Pet 2001 com 4KB de memria, podendo ir at 32, um ecr de 40 caracteres Pet 2001 e ROM de 8KB com software Microsoft. Foi o primeiro computador pessoal com ecr a cores. A IBM apresenta as disquetes de 5.25. A Intel desenvolve o processador de 16 bits, o 8086 e o co-processador 8087.

Intel 8086 Disquetes 5,25

Co-processador 8087

Aparece o conceito de sistemas operativos, sendo o CP/M (Control Program of MicroComputers) um programa de controlo de microcomputadores. A primeira BBS aparece pela mo de Ward Christen.

A Sinclair apresenta o ZX80, com 1KB de memria, que podia ser ligado televiso, dava acesso a programas atravs de cassetes. criada a primeira folha de clculo: a VisiCalc. O CD inventado.
Visicalc

ZX80

A Seagate apresenta o Disco rgido, com 5MB. A Commodore apresenta o CBM 8000 com 1MB de disco, e com um monitor de 80 por 80 caracteres.
CBM 8000

A Microsoft compra os direitos do DOS Seattle Computer Products, e adopta o nome de MS-DOS.

A IBM apresenta o seu primeiro computador pessoal, o Datamaster, utiliza o processador 8086 de 16 bit, e era utilizado para processamento de dados. Datamaster

A Apple apresenta o seu primeiro disco rgido de 5 MB. A Novell apresenta o Novell Data Management Computador, que tinha como funo partilhar o espao de disco com outros computadores atravs de software prprio e de placas de rede. A IBM coloca no mercado o PC 5150 equipado com o processador de 8 bit 8088, 64 KB de RAM, 40 KB de ROM, uma drive de 5.25 e com o PC-Dos 1.0.

PC 5150

Intel 8088

A Microsoft apresenta o MS-DOS 1.0, sendo o seu ncleo constitudo pelo Command, Iosys e Sys, e suportava que ocupassem memria at 640 KB. A Sony apresenta a sua unidade de disquetes de 3.5 com capacidade de 800 KB.

Commodore 64

O protocolo TCP/IP estabelecido . A Commodore lana o Commodore 64, com a capacidade para emitir som. A Sinclair lana o ZX Spectrum com memria entre 16-48 KB, com leitor de cassete, e possibilidade de ligar televiso. A Compaq lana o primeiro computador IBM compatvel .

ZX Spectrum

criado o Standard MIDI. A Sony apresenta dois tipos de disquetes de 3.5, de leitura de um s lado, ou de ambos, com as respectivas capacidades de 360 KB e 720 KB. A Hewlett Packard apresenta o que chamou de desktop mainframe, o HP 9000, um minicomputador com capacidade de multiutilizador.
HP 9000

Aparece o Ltus 1-2-3 pela mo de Jonathan Sachs, com capacidade de folha de clculo, base de dados e apresentao grfica de resultados. A Microsoft lana o MS-DOS 1.1. Esta verso suportava as disquetes de dupla densidade.

A IBM lana o IBM PC XT, com um disco rgido de 10MB, e com uma BIOS mais desenvolvida, apresenta tambm o PC-dos 2.0 e 2.1. A Microsoft apresenta o Microsoft Word, assim como o MSDOS com suporte para caracteres no americanos. A Borland criada.

IBM PC XT

O Apple Macintosh apresentado. Tinha como base o processador Motorola 68000, vinha com 128 KB de RAM e podia ser ligado a um monitor monocromtico. introduzido o conceito de DNS (Domain Name Service) . A Borland cria o Turbo Pascal.

Turbo Pascal

Apple Macintosh

A Hewlett Packard apresenta a primeira impressora de jacto de tinta. A IBM apresenta o PC XP, equipado com um processador Intel 80286 com 1 MB de memria, capaz de suportar programas com necessidade de RAM superiores a 640 KB. Para este foi criado o MS-DOS 3.0, com capacidade para ler disquetes de 5.25 com capacidade de 1.2MB, e disco rgido de 20MB.

Intel 80286

Aparece o CD-ROM de dados e o processador 80386 com velocidade de 33MHz, com capacidade de endereamento de memria de 4GB. Intel 80386 A Compaq apresenta o DeskPro 386 e a IBM apresenta o IBM System 2 com o processador 80386 e desenvolve o primeiro 1MB de RAM.

DeskPro 386

IBM System 2

A Microsoft lana o Microsoft Windows, e o MS-DOS 3.1 com capacidade de comunicao em rede . A Hewlett Packard apresenta a sua primeira impressora a laser. O Padro grfico EGA criado.

A Apple lana uma verso do Macintosh que vinha com 4 MB de RAM e com um adaptador SCSI. A Sinclair Apresenta o ZX Spectrum 128 com 128 KB de memria.

ZX Spectrum 128

A IBM lana o primeiro computador Risc. Philip Katz desenvolve um programa de compresso de dados chamado Pkarc, mais tarde Pkzip.

A IBM lana uma nova gama de computadores pessoais, os PS/2, apresentando a norma VGA. Vinham com unidades de disquetes de 3.1/2, e foram os primeiros a utilizar o sistema operativo OS/2 que, para alm de todos os problemas, permitia utilizar o rato.

IBM PS/2

A Microsoft Apresenta o Windows 2, e o MS-DOS 3.3 capaz de criar parties no disco rgido. A drive de disquetes de 1.44 MB desenvolvida.

A norma XMS apresentada assim como a EISA bus.

A Intel desenvolve o processador 80486. Todos os computadores vm agora equipados com pelo menos 256 KB de memria, e com uma placa VGA. Tim Berners Lee inventa o software para a Internet, o mesmo desenvolveu a linguagem HTML.

Tim Berners

Intel 80486

desenvolvido o standard Vesa SVGA. A Microsoft desenvolve o Windows 3.0 que se adaptava ao hardware. A Intel desenvolve o processador 80856 chamado P5. O Macintosh LC lanado, vinha equipado com um processador Motorola 68020 a 16 MHz, uma placa SCSI melhorada e um adaptador de vdeo de 256 cores.

Macintosh LC

Linus Torvalds lana o Linux verso 0.02. 80486SX Aparece o processador 80486SX. A Microsoft lana o MS-DOS 5.0. A Hewlett Packard lana o primeiro palmtop HP95Lxcom, diferente do software guardado em ROM.

Intel

A Microsoft apresenta o Windows 3.1 . Com o desenvolvimento quer da parte da Intel, quer da Motorola, tornam as grandes Mainframes em pequenos computadores.

Os computadores palmtop e laptop vm com placas PCMCIA que no so maiores do que um carto de crdito. Nestas placas so montados diversos perifricos, como perifricos de comunicao e memria extra.

A Intel lana o Pentium a 60 e 66 MHz. O computador standard teria de ter um Processador 486, CD, 250 MB de disco rgido e uma placa grfica SVGA de 8 MB. A Microsft lana o que seria o ltimo MS-DOS, a verso 6.22. Os computadores portteis e os chamados computadores de mo esto em grande desenvolvimento, permitindo ao utilizador quase as mesmas funcionalidades que um computador de mesa. A Hewlett Packard lana o computador porttil HP OmniBook 300 que pesava menos de 1,5 Kg.

HP OmniBook 300

A Intel lana o Pentium 75, 90 e 100MHz. A Internet tem cerca de 25 milhes de utilizadores. As empresas utilizam-na como um mtodo barato de marketing.

A Intel apresenta o Pentium a 120, 133 MHz e o Pentium Pro a 150, 166, 180 200 MHz, com 5.5 milhes de transstores, e capaz de 70000 instrues por segundo. A Microsoft lana o Windows 95.

O Netscape navigator 2.0 lanado, sendo o primeiro broswer a suportar Javaspript. A Intel lana o Pentium a 200 MHz. A Microsoft apresenta o Windows Nt 4.0. Lana tambm o Windows 95 OSR2. A tecnologia que permitiu o desenvolvimento do CD-RW anunciada. A IBM a apresenta o sistema operativo OS2/Warp 4.

A Intel lana o Pentium MMX 166 e 200 MHz. Suporta, entre outras funes, instrues a 64 bits. Um concorrente directo, a AMD, apresenta o AMD K6 MMX, levando ambas as empresas barra do tribunal por causa da sigla MMX. Neste ano, a Intel apresenta ainda o Pentium MMX a 233 MHz, e o Pentium II a 233, 266, 300 MHz, que para alm do nmero de instrues tinha uma cache maior. A IBM fabrica o primeiro supercomputador (Deep Blue), capaz de bater o campeo mundial de xadrez (Kasparov).

Pentium MMX ADM K6 MMX

Pentium II

A Microsoft apresenta o Windows 98, com suporte para USB e FAT 32. Aparecem no mercado as primeiras cmaras digitais a preos mais convidativos. A Apple apresenta o iMac, tendo como principal objectivo o acesso Internet. A Intel lana o Pentium II a 333 MHz, utilizando a nova tecnologia de 0,25 microns, muito mais rpido e que aquecia muito menos.

iMac

O Kernel 2.2.0 para Linux apresentado. Estima-se que 10 milhes de pessoas utilizem o Linux. Surgem os computadores de mo com monitor a cores, a preos convidativos. A AMD lana o K6 III a 400 e 450 MHz, para ser utilizado nas motherboards com socket 7 e com bus de 100 MHz. No final do ano surge o Athlon a 750 MHz.

Computador de Mo

A Apple apresenta o PowerMac G4 a 400, 450, 500 MHz. A Intel lana o Pentium III e o Celeron. O Bug do milnio preocupa grande parte dos pases industrializados.

PowerMac G4

Intel Pentium III

Intel Celeron

A Microsoft apresenta o Windows 2000. A AMD lana o Athlon a 1 GHz, assim como a Intel lana o Pentium III a 1 GHz.

S-ar putea să vă placă și