Sunteți pe pagina 1din 44

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM AGRONOMIA

USO DO SILCIO NA AGRICULTURA

Orientador: Prof. Dr. Hamilton Seron Pereira


Co-orientadora: Profa. Dra. Luciana Celeste Carneiro

Doutoranda: Adriana Verginassi


rea De Concentrao: Solo e gua

Silcio na Agricultura

SUMRIO
1 Introduo

2 Microorganismos do solo
3 Transformaes microbianas dos metais pesados

4 Fontes de Silcio
5 O elemento silcio

6 Consideraes Finais

1 Contaminao do Solo

H aproximadamente 2.000 anos a.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minrios, como subproduto da fuso da prata e isso provavelmente tenha sido o incio da utilizao desse metal pelo homem Desenvolvimento industrial

1 Contaminao do Solo
Solo contaminado aquele que apresenta concentraes de determinada espcie qumica acima do esperado em condies naturais Qual a concentrao que determina se um solo considerado contaminado ou no? Contaminantes inorgnicos Contaminantes orgnicos

1 Contaminao do Solo
A presena dos metais pesados nos solos so decorrente da decomposio de rejeitos urbanos e industriais, de vazamentos e derramamentos acidentais de poluentes, muitas vezes recalcitrantes ou com baixa degradabilidade no solo e do uso de agroqumicos. Os metais pesados, pela sua persistncia e pelo seu potencial txico so determinantes do equilbrio microbiolgico nos solos (Klein & Thayer, 1990; Martensson, 1992).

2 Microorganismos do solo

A comunidade microbiana dos solos acentuadamente influenciada pelo ambiente, podendo as populaes ou os seus processos serem inibidos por diversos fatores estressantes (Domsch et al., 1983). Os microrganismos tem sido considerado essenciais para a decomposio de xenobiontes no ambiente (Scheunert, 1994). A influncia dos metais pesados na comunidade microbiana pode ser depressiva ou aditiva, sendo que as concentraes elevadas podem diminuir a diversidade gentica das populaes bacterianas (Hirsch et al., 1993), assim como inibir a atividade das populaes de diversas bactrias e fungos alterando de imediato o equilbrio microbiolgico do ecossistema (Reber, 1992; Landmeyer et al., 1993).

2 Microorganismos do solo

Existem relatos de bactrias resistentes a teores elevados de Hg e organomercuriais. Estas bactrias apresentam mecanismos de desintoxicao que podem incluir: a sntese de grupos tiol que se ligam ao Hg tornando-o menos txico; barreiras de permeabilidade que limitam a velocidade de acesso do Hg clula; e, a eliminao do metal do meio de crescimento pela reduo, chegando volatilizao como Hg (Hungria & Urquiaga, 1992). Cdmio, chumbo e estanho so txicos na forma de ctions, e como mercrio, tendem a ser ainda mais txicos quando esto ligados s substncias orgnicas. A resistncia dos microrganismos a estes metais no depende de crescimento prvio em presena destes elementos, sendo determinada pelos plasmdeos celulares (Summers & Silver, 1978).

2 Microorganismos do solo
Procariticos (bactrias e actinomicetos) so mais sensveis do que os eucariticos (fungos), e as bactrias apresentam maior sensibilidade a poluio do solo causada pelos metais pesados do que os actinomicetos (Doelman et al., 1994).

Os metais pesados so necessrios para o crescimento dos microrganismos, entretanto, Hg e Pb no apresentam funes biolgicas, enquanto que Zn, Cu, Ni, Co, Cd e Cr so essenciais para as plantas, animais e microrganismos, mas requeridos em pequenas quantidades (Chaudri et al., 1992).
Em concentraes elevadas, so potencialmente txicos provocando desnaturao de protenas e bloqueios de stios de ligao de enzimas (Siqueira et al., 1994).

2 Microorganismos do solo

Associaes simbiticas entre fungos e razes (micorrizas), tambm so influenciadas pela presena de metais pesados no solo, sendo que as respostas dos fungos MVA variam da sensibilidade a tolerncia com retardamento das infeces fngicas (Leyval et al., 1997; Joner & Leyval, 2001)
Fungos ectomicorrzicos tambm tm apresentado comportamento bastante diferenciado em relao a presena de metais pesados nos solos. Suillus brevipes apresentou elevada sensibilidade ao Cd, enquanto que Laccaria lacatta e Telephora terrestris mostraram-se mais tolerantes. O crescimento de L. lacatta foi inibido em 50% com 0,2 g/mL de Pb e Suillus lutens apresentou inibio total em 528 g/mL de Pb. Este fungo tambm mostrou elevada tolerncia a Ni, ao contrrio de Rhizopogon roseolus, que foi inibido com menos de 1 g/mL deste elemento (McCreight & Schroeder, 1982).

2 Microorganismos do solo

Pode-se dividir os microrganismos em trs grupos: sensveis, tolerantes e resistentes a metais pesados. Doelman et al (1994), definiram como sensveis a Zn e Cd os microrganismos que no cresceram na presena de 5 e 0,5 mg destes metais/litro de meio de cultura. Resistentes: cresceram na presena de 50 e 16 mg destes elementos/L.

A contaminao do solo sob pastagem na Nova Zelndia com 100 mg de Cu, Cr e As/kg de solo no resultou em depresso significativa na atividade biolgica, que s foi observada na concentrao de 400 mg/kg de solo, e a atividade s foi inibida a 800 mg/kg (Yates et al., 1994).
Os teores de metais pesados e a resistncia dos microrganismos nem sempre esto correlacionados, pois em pH mais elevados a toxidez destes metais reduzida (DeanRoss & Mills, 1989).

3 Transformaes microbianas dos metais pesados

Primeira: Oxidao ou reduo de formas inorgnicas Segunda: resulta na converso dos metais em formas orgnicas ou vice versa. Alguns microrganismos realizam a metilao do Hg, mobilizando-o atravs da formao do monometilmercrio (CH3Hg)+ ou dimetilmercrio (CH3HgCH3), formas orgnicas txicas que so mais rapidamente absorvida e retida nos tecidos animais do que a forma metlica (Paul & Clark, 1989). Existe tambm indicaes de metilao Cd, Pb, Sn e As, havendo a formao de compostos ainda mais txicos. No solo a metilao realizada por bactrias aerbicas e anaerbicas, por fungos e por leveduras (Hungria & Urquiaga, 1992)

Fitorremediao Biorremediao

Soares et al.(? )

rea com teores elevados de Zn, Cd, Cu e Pb no solo, sendo estes responsveis pelo avanado estado de degradao da rea

Espcies herbceas com potencial para fitoextrao de metais pesados.

Pfaffia sp.

(hiperacumuladora de Cd);

Brassica sp. em

semeadura conjunta com gramneas.

4 Fontes de Silcio
O ao uma liga de ferro e carbono.
O ferro encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxignio e slica. O minrio de ferro um xido de ferro, misturado com areia fina. O carbono tambm relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvo mineral, e em alguns casos, o carvo vegetal. O carvo exerce duplo papel na fabricao do ao. Como combustvel, permite alcanar altas temperaturas (cerca de 1.500o Celsius) necessrias fuso do minrio. Como redutor, associa-se ao oxignio que se desprende do minrio com a alta temperatura, deixando livre o ferro.

4 Fontes de Silcio
O processo de remoo do oxignio do ferro para ligarse ao carbono chama-se reduo e ocorre dentro de um equipamento chamado alto forno.
Antes de serem levados ao alto forno, o minrio e o carvo so previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minrio transformado em pelotas e o carvo destilado, para obteno do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboqumicos. No processo de reduo, o ferro se liquefaz e chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fuso. Impurezas como calcrio, slica etc. formam a escria, que matria-prima para a fabricao de cimento.

4 Fontes de Silcio

A etapa seguinte do processo o refino. O ferro gusa levado para a aciaria, ainda em estado lquido, para ser transformado em ao, mediante queima de impurezas e adies. O refino do ao se faz em fornos a oxignio ou eltricos.

Finalmente, a terceira fase clssica do processo de fabricao do ao a laminao. O ao, em processo de solidificao, deformado mecanicamente e transformado em produtos siderrgicos utilizados pela indstria de transformao, como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhes, arames, barras etc.

4 Fontes de Silcio

Escria Agroslicio da Recmix (23% de SiO2, 36% de CaO e 6% de MgO PRNT de 65,36%). oriundo de uma escria da produo de ao inoxidvel (Acesita), que tratada pela Recmix do Brasil, empresa que faz o processo de retirada de metais. Contm alto teor de silcio solvel, alm de clcio, magnsio e poder de correo dos solos (Agronelli, 2005). Termofosfato Magnesiano Yoorin (23% de SiO2, 18% de P2O5, 20% de CaO, 9% de MgO). um fertilizante fosfatado obtido pelo processo de fuso, contm P, Ca, Mg e silicatos de alta eficincia agronmica. O fosfato natural, enriquecido com silicato de magnsio, derretido num forno eltrico temperatura de 1.500C. O produto incandescente obtido submetido a um choque trmico com jato de gua e depois de seco e modo, ensacado (Fertimitsui, 2005) **

4 Fontes de Silcio

Ferro-gusa: obtido pela reao da slica do minrio de ferro com o clcio do calcrio no alto forno. Para 4 T de ferro-gusa produzidas, gerada 1 T de escria de alto Forno (Coelho, 1998); Escrias de siderurgia: fontes mais abundantes e baratas. Originrias do processamento, em altas temperaturas, da reao do calcrio com a slica.

4 Fontes de Silcio

A solubilidade do Si, nos diferentes tipos de escrias bastante varivel.

Escrias de alto forno, normalmente, apresentam maiores teores de Si, mas com baixa solubilidade

Escrias de aciarias (produo de ao) apresentam menores teores de Si, mas de maior solubilidade. Mesmo entre as escrias de aciaria, h variao nos teores e solubilidade do Si. As escrias da produo de ao inox so as que apresentam o Si na forma mais solvel *

Korndorfer et al, 2003

4 Fontes de Silcio

A granulometria fina das escrias permite maior reatividade no solo, tanto nos arenosos como nos argilosos (Novais et al., 1993). Escrias de alto forno com partculas menores que 0,3 mm so mais eficientes no fornecimento de Ca e Mg para o solo, enquanto as mais grosseiras, com partculas maiores que 2 mm, so as menos efetivas (Oliveira et al., 1994). Para a mesma produo de matria seca de Eucalyptus urophylla foram necessrias maiores quantidades de escria de alto forno com granulometria de 2,0 mm em relao de granulometria 0,3 mm (Novais et al.,1993).

4 Fontes de Silcio termofosfatos granular e em p na agricultura agroecolgica (Bull et al., 1997);

escria de mannesman, termofosfato e xisto em tomateiro (Pereira et al., 2003);


escria de alto forno promoveu crescimento radicular e aumento na produtividade de arroz de terras altas irrigado por asperso, no campo (Carvalho-Pupatto et al., 2003); escria de fsforo, wollastonita, escria de forno eltrico e de aciria, argila silicatada e xisto em arroz (Pereira et al., 2004); escria de forno eltrico, em tomateiro (Pereira et al., 2007).

4 Fontes de Silcio

Fonte: Caetano (Prof. Adjunto, CCA-DFI-UFV Relatrio Interno)

Principais fornecedores de Si para a agricultura

5 O elemento Silcio

O Si o segundo elemento mais abundante da litosfera: 28% (Malavolta, 2006)

Cerca de 80% dos minerais das rochas gneas e metamrficas so silicatos, enquanto em rochas sedimentares o contedo menor (Malavolta, 2006).

5 O elemento Silcio
Formas do silcio no solo

Minerais primrios: (olivina, augita, hornblenda, micas, feldspatos, quartzo, entre outros) Minerais secundrios: (caulinita, montmorilonita, haloisita, bentonita, ilita), sendo que quase metade do peso das mesmas representada pelo xido de silcio (SiO2).

5 O elemento Silcio

Adsorvido: o on silicato, resultante da desprotonao do cido silcico Si(OH)4 pode ocupar no complexo de troca com carga positiva os mesmos stios usados pelos ons fosfato. Soluo do solo: O Si na soluo do solo principalmente o cido orto silcico [Si (OH)4]. A concentrao de Si no solo varia entre trs e 40 mg por litro, diminui quando o pH atinge valores acima de 7. (Marschner, 1995)

5 O elemento Silcio
O silcio (Si) no considerado elemento essencial s plantas porque no atende aos critrios diretos e indiretos de essencialidade. Devido abundncia do silcio na natureza e ausncia de sintomas de toxicidade e deficincia, este elemento no foi percebido at o incio do sculo 20. Atualmente, a Legislao Brasileira de Fertilizantes j considera o Si como um micronutriente benfico s diversas culturas e sua incorporao aos fertilizantes NPK tornou-se permitida, de acordo com o Decreto Lei 4.954 de 14 de Janeiro de 2004 (Brasil, 2004).

5 O elemento Silcio

A maioria dos solos da regio central do Brasil, principalmente vegetao de cerrado, so pobres em Si solvel (disponvel para as plantas) (Raij & Camargo, 1973**.
H4SiO4

5 O elemento Silcio

5 O elemento Silcio

Sintomas de brusone nas folhas 96 horas aps inoculao com

Magnaporthe grisea
em plantas de arroz

Rodrigues & Datnoff. Silicon and rice disease management. Fitopatologia brasileira. 30. 5, 2005

5 O elemento Silcio

rea abaixo da curva de progresso da severidade da varola (A. caricae) em funo dos tratamentos, (T1) testemunha; (T2) Fertilizante organomineral; (T3) Argila Silicatada; (T4) Fertilizante Organomineral + Argila Silicatada.
Pratissoli, 2007

5 O elemento Silcio

Mandbulas de lagartas de 1o, 2o, 3o, 4o, 5o e 6 nstares de S. frugiperda, alimentadas com folhas de milho com aplicao de silcio (esquerda) e sem aplicao de silcio (direita)

(Gousain et al., 2002).

5 O elemento Silcio
Testemunha inoculada

Testemunha no inoculada

Doses de silicato de clcio

RYEGRASS University of Florida-IFAS & Penn State University Departments Of Plant Pathology U. Nanayakkara, W. Uddin, & L. Datnoff

5 O elemento Silcio
ACAR - TPH Usina Guara Faz. Sta Cruz Var. Rb80-6043
24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 0 500 1000 2000 4000

Acar, t/ha

Doses de Silicato, t/ha

8 Consideraes Finais

Correo da acidez (aumento do pH); Aumento dos teores de Ca e Mg;

Aumento da disponibilidade de fsforo (P);


Reduo do efeito txico de mangans, ferro e alumnio nas plantas Remoo de metais por aluminossilicatados (zelitas)

Referncias GOUSSAIN, M.M.; MORAES, J.C.; CARVALHO, J.G.; NOGUEIRA, N.L.; ROSSI, M.L. Efeito da aplicao de silcio em plantas de milho no desenvolvimento biolgico da lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). Neotropical Entomology, Londrina, v.31, n.2, p.305-310, 2002.

KORNDRFER, G. H.; PEREIRA, H. S.; CAMARGO, M.S. Papel do Silcio na Produo de Cana-de-Acar. STAB: Piracicaba, v.21 n.2, p. 6-9, 2002.

Referncias

MALAVOLTA, E. Manual de nutrio mineral de plantas. So Paulo: Agronmica Ceres, 2006. 238p. MARSCHNER, H. Mineral Nutrition of Higher Plants. 2ed. San Diego: Academic Press, 1995. 889 p. MIYAKE, Y.; TAKAHASHI, E. Effect of silicon on the growth of soybean plants in the solution culture. Soil Science and Plant Nutrition. Tokyo, v.31, n.4, p.625636, 1985. ONODERA, I. 1917. Chemical studies on rice blast. J. Sci. Agric. Soc. 180:606-617.

Obrigada!!!

Chernossolos

Vertissolos

Cambissolos

Luvissolos

Argissolo Nitossolo Latossolos

Teor total de SiO2, % solvel, SiO2 "solvel" por lixiviao, CaO, MgO e poder de neutralizao (PN) de algumas fontes de silcio.
.

Materiais/Escrias

Origem

SiO2 Total % %* solvel "Solvel" Lix.24h** mg

CaO %

MgO %

PN E.CaCO3 %

Wollastonita Alto-forno Forno LD Escria de P MB-4 Alto-forno

Vansil Mannesman Mannesman Rhodia Mibasa CSN

51,9 38,4 12,3 46,1 48,0 33,4

30,1 6,7 33,1 39,0 1,8 5,1

45,4 17,9 46,3 46,0 4,2 5,4

42,4 30,1 40,9 43,5 2,2 42,5

0,2 7,5 7,3 0,7 19,1 5,2

76,4 72,6 91,3 79,6 51,5 89,1

Forno LD
Forno LD Forno eltrico Ao inox

CSN
Belgo Siderme Recmix

10,9
17,4 15,8 23,2

4,5
27,1 40,7 43,4

26,4
43,6 78,0 80,0

28,2
39,5 25,7 41,0

7,6
9,6 12,6 11,0

69,3
94,4 77,2 100,7

Forno LD

Aominas

11,2

21,0

51,1

27,6

2,9

56,5

* Percentual do Si total solvel em Na2CO3+NH4NO3


** 3g da fonte de Si + 5g de polietileno de baixa densidade. Esta mistura colocada sobre uma coluna de lixiviao e lavada com Tampo Tris (pH 7,0) usando bomba peristltica. Procede-se a determinao do SiO2 no lixiviado depois de 24 e 48 horas.

Quantidades acumulativas ou concentraes mximas permitidas no solo em diversos pases para alguns contaminantes Contaminante
Metais pesados (kg ha-1)

Concentrao
USEPA*: Cd- 39; Cr-3000; Cu-1500; Hg-17; Ni-420; Pb-300; Se-100; Zn2800 Holanda: Cd-10; Cr:500; Cu-200; Hg4; Ni-200; Pb-300; Zn-1000. Sua: Cd-15; Cu-500; Pb-500; Zn1000 1% (10 g kg-1) reas residenciais: 100 mg kg-1 reas industriais: 300 mg kg-1

Referncia
King (1996) King (1996) Saefl (1998)

Hidrocarboneto s derivados do petrleo

Cunningham et al. (1996)

Pentaclorofenol
Hidrocarboneto s aromticos policclicos

> 162 mg kg-1


100 mg kg-1

Ferro et al. (1997b)


Environmental Bio Technologies, Inc. (1999)

*United States Environmental Protection Agency

Alto Forno Minrio de Fe; Mn; carvo Mineral; Calcrio

Misturador

Conversor

Forno eltrico e Arco de Fuso

Conversor

Forno Panela

Lingotamento contnuo

S-ar putea să vă placă și