Sunteți pe pagina 1din 17

01

A dignidade da vida humana


Educao Moral e Religiosa Catlica 9 ano

1
O incio da vida humana

t
tema

Dentro do conjunto dos seres vivos, ns, os seres humanos, fazemos parte dos animas que possuem coluna vertebral, que so mamferos e que so racionais. Somos inteligentemente superiores, capaz de criar mundos alternativos, de desenvolver uma conscincia tica e de nos reconhecermos numa relao social. Somos, ento, distintos, nicos, singulares, de entre todos os outros seres vivos. Neste nosso percurso, fomos ganhando conscincia da nossa dignidade. Mas a nossa ao ora se orienta para a defesa desta dignidade, ora a fere, pondo em causa a prpria vida humana, a comear pelo seu incio.

t
tema

FORMAO DO SER HUMANO ovcito + espermatozoide incio de uma aventura autnoma, contnua e progressiva, segundo a informao gentica

zigoto (ser vivo com caractersticas genticas humanas, mas vida humana? pg. 11) blastcito
embrio

feto

v
video

2
A vida humana: valor a defender

t
tema

De entre todos os valores, a vida humana o valor primordial, sendo o ponto de partida de todos os direitos da pessoa: sem este valor, os outros no tm sentido. Uma vez que o ser humano , em variadas situaes, agredido, negado e violentado, ficando a vida humana seriamente comprometida, a humanidade elaborou cdigos que tm como objetivo defender expressamente a vida humana e a sua dignidade: - Juramento de Hipcrates - Juramento de Asaph - Declarao de Genebra da Assoc. Mdica Mundial - Declarao Universal dos Direitos Humanos - Carta dos Direitos Fundamentais da UE

t
tema

Em todas as religies, h um forte empenho no respeito e na defesa da vida humana. Embora, depois, alguns dos seus seguidores se contradigam. Na perspetiva judaico-crist e islmica, Deus a vida. Ele que d a vida a todas as coisas. Ele que d a vida ao ser humano. o primeiro dos muitos dons de Deus. Por isso, todo o crente sente que tem para com Deus uma enorme gratido manifestada na orao, no respeito e no cuidado.

3
Atentados vida e sua dignidade

t
O aborto

O aborto consiste na expulso, voluntria (induzido) ou involuntria (espontneo), de um embrio ou feto quando o mesmo no tem condies de vida fora do tero. Os factores que podem originar o aborto espontneo so: desenvolvimento anormal, problemas do tero, sade da me, acidentes... O aborto induzido pode ser realizado atravs de medicamentos (aborto qumico) ou de tcnicas cirrgicas (aborto cirrgico) como a suco, dilatao ou curetagem. O aborto induzido pode ser realizado por motivos teraputicos (malformaes congnitas ou perigo de vida da me) ou voluntrios (violao, me adolescente, falta de condies, beb no desejado)

t
O aborto

Embora o aborto no implique graves riscos para a sade da mulher at s dez semanas, o perigo aumenta progressivamente para alm desse tempo. At 1984, o aborto ou interrupo voluntria da gravidez (IVG) era legalmente proibido em Portugal. A lei n6/84: IVG at s 12 semanas (perigo de vida da me e violao) e at s 16 semanas (perigo de vida da criana). A lei n90/97 alargou os prazos: at s 24 semanas (perigo de vida da criana) e at 16 semanas (violao).

A lei n16/2007: IVG por opo da mulher, sem qualquer justificao, at s 10 semanas.

t
O aborto

Argumentos a favor e contra o aborto (pp. 25-29)

t
O preconceito

Partindo de uma generalizao injustificada, chamada esteretipo, o preconceito sinal de desconhecimento e manifesta-se em atitudes discriminatrias. O esquema o seguinte: ignorncia ameaa medo O preconceito conduz ao autoritarismo, discriminao, marginalizao e violncia.

defesa

possvel encontrar preconceitos de ordem religiosa, econmica, poltica, cultural, racial.

t
O racismo

O racismo uma forma de pensar e de agir fundada num preconceito.

Os racistas opinam que alguns indivduos ou grupos, pelo simples facto de possurem determinadas caractersticas, hereditrias ou culturais, so seres inferiores. Opinam, portanto, que deve haver uma hierarquizao entre as pessoas.
De acordo com esta ideologia, os seres humanos no tm todos o mesmo valor nem so todos dotados da mesma dignidade. O racismo pode dar origem e justificar a escravido, opresso, violncia e genocdio. A xenofobia uma forma de racismo contra os estrangeiros.

t
O nazismo

Adolf Hitler partido nacional socialista dos trabalhadores alemes (Partido Nazi) promessa de transformar a Alemanha num pas rico e poderoso obtm a maioria dos votos nas eleies de 1932 implanta uma cruel ditadura defende a pureza racial do povo alemo e superioridade em relao a todos os outros povos

invade e anexa vrios pases europeus, dando origem 2 Guerra Mundial

t
O nazismo

faz da extino - genocdio - do povo judaico (a soluo final) o seu grande objetivo: submete-o aos campos de concentrao, com trabalhos forados e torturas, a experincias cientficas, e morte estima-se que cerca de 6 milhes de judeus foram vtimas do nazismo. mas o dio de Hitler no se limitava ao povo judeu, inclua: comunistas, sindicalistas, ativistas polticos, homossexuais, ciganos, portadores de deficincia (fsica ou mental), testemunhas de Jeov todos os que se lhe opunham

4
Proteger a vida

S-ar putea să vă placă și