Sunteți pe pagina 1din 11

TAYLORISMO, FORDISMO E ESTRUTURAO PRODUTIVA

Alunos: Andressa Amanda,Danielly,Fabiana,Gilvan e Yagnez. Prof.: Mrcia Turma : 2001

TAYLORISMO E FORDISMO
No incio do sculo XX duas formas de organizao de produo industrial provocaram mudanas significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam racionalizao extrema da produo e, consequentemente, maximizao da produo e do lucro.

TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856 1915), engenheiro mecnico, desenvolveu um conjunto de mtodos para a produo industrial que ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionrio deveria apenas exercer sua funo/tarefa em um menor tempo possvel durante o processo produtivo, no havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final. Sendo assim, o taylorismo aperfeioou o processo de diviso tcnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade nica do gerente, que tambm fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produo. Outra caracterstica foi a padronizao e a realizao de atividades simples e repetitivas. Taylor apresentava grande rejeio aos sindicatos, fato que desencadeou diversos movimentos grevistas.

FORD
Henry Ford (1863 1947), por sua vez, desenvolveu o sistema de organizao do trabalho industrial denominado fordismo. A principal caracterstica do fordismo foi a introduo das linhas de montagem, na qual cada operrio ficava em um determinado local realizando uma tarefa especfica, enquanto o automvel (produto fabricado) se deslocava pelo interior da fbrica em uma espcie de esteira. Com isso, as mquinas ditavam o ritmo do trabalho. O funcionrio da fbrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, fato que provocava uma alienao fsica e psicolgica nos operrios, que no tinham noo do processo produtivo do automvel. Essa racionalizao da produo proporcionou a popularizao do automvel de tal forma que os prprios operrios puderam adquirir seus veculos.

TAYLOR E FORD

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliao da produo em um menor espao de tempo e dos lucros dos detentores dos meios de produo atravs da explorao da fora de trabalho dos operrios. O sucesso desses dois modelos fez com que vrias empresas adotassem as tcnicas desenvolvidas por Taylor e Ford, sendo utilizadas at os dias atuais por algumas industrias.

Quando debatemos sobre o processo de desenvolvimento da revoluo industrial, costumamos privilegiar a importncia das inovaes tecnolgicas como elemento central desse fato histrico. Sem dvida, a combinao entre a demanda fabril e o conhecimento aprimorado em laboratrios foi de grande importncia para que enxergssemos como foi possvel a instalao desse novo ritmo de produo e consumo de mercadorias. Contudo, a simples concepo de novas mquinas no pode ser suficiente para que tenhamos uma noo mais ampla sobre o processo de produo na era industrial. Devemos tambm salientar que outras interferncias nas formas de trabalho e na poltica administrativa das indstrias tambm tiveram grande importncia. Nesse sentido, a racionalizao das atividades industriais garantiu a ampliao dos lucros e o sucesso comercial de uma empresa.

Por muito tempo, os problemas ocorridos durante o processo de fabricao encareciam o valor final do produto e limitava o potencial produtivo de uma indstria. Concomitantemente, para que um bem fosse fabricado, vrios funcionrios se reuniam e desempenhavam funes aleatrias que limitavam o aperfeioamento tcnico de cada trabalhador. Em outras situaes, a mo de obra de um operrio era desperdiada no tempo em que esperava pela concluso da tarefa de outro funcionrio.

Tentando solucionar esse problema, o empresrio norte-americano Henry Ford estabeleceu um eficiente modelo desenvolvido segundo as necessidades de expanso da indstria automobilstica. Para tanto, concebeu a chamada linha de produo. Essa linha era composta por uma esteira rolante que movimentava o produto fabricado. A cada movimento, um operrio desempenhava uma pequena parcela da montagem do produto industrial.

Por meio desse modelo, Henry Ford conseguiu diminuir o nmero de problemas que afetavam a qualidade do produto a ser comercializado. Ao mesmo tempo, empreendeu uma nova dinmica de produtividade ao conseguir fabricar uma quantidade de automveis nunca antes observada. O sucesso de sua experincia acabou sendo empregado em outros campos da economia industrial. Consequentemente, a possibilidade lucrativa das indstrias aumentou de forma exorbitante.

Outro importante mtodo de racionalizao do trabalho industrial foi concebido graas aos estudos desenvolvidos pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Uma de suas preocupaes fundamentais era conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e mquinas atingisse seu patamar mximo. Para tanto, ele acreditava que estudos cientficos minuciosos deveriam combater os problemas que impediam o incremento da produo.

Utilizando de uma srie de experimentaes, Taylor provou que o mximo controle sobre o desempenho das mquinas e do trabalho poderia desenvolver uma indstria. As situaes empricas, ou seja, aquelas que no poderiam ser controladas por meio de dados estatsticos e numricos deveriam ser expressamente tolhidas. O treinamento, a especializao e o controle seriam as ferramentas bsicas que concederiam a interferncia positiva na produtividade da indstria.

Ao longo do tempo, a popularizao desses conceitos fez com que a demanda por mercados consumidores, matria prima e mo de obra aumentassem. A indstria que melhor conseguiria atingir e reproduzir as concepes institudas por Ford e Taylor teria oportunidade de conquistar novos mercados e superar os demais concorrentes comerciais. At a segunda metade do sculo XX, estes modelos influenciaram o processo de industrializao em vrias partes do mundo.

FIM.

S-ar putea să vă placă și