Sunteți pe pagina 1din 17

Introduo ao estudo das Frutas e Hortalias

Disciplina de Tecnologia de Frutas e Hortalias Profa. Tas Toledo 2 termo/FATEC

O que so?
Consumimos diferentes partes da planta Fruta - maioria dos frutos maduros e de sabor doce Hortalia - diferentes partes da planta consumidas frescas como salada ou preparadas de diferentes maneiras.

Hortalias

Hortalias

Escolha, conservao e manuseio obedecem s exigncias de cada grupo

Frutas

quanto mais madura a fruta for colhida mais saborosa ser, porque as frutas s acumulam acares e amido (que se transforma em acar com o amadurecimento) enquanto esto presas planta-me. depois da colheita a fruta no climatrica no fica mais doce. fruta climatrica - com baixa reserva de amido, fica mais colorida e macia; com alta reserva de amido, sofre a transformao do amido em acar.

Respiram, esquentam, perdem gua, brilho, frescor, amadurecem, envelhecem. muito sensveis ao manuseio brusco batidas e cortes, aceleram o seu envelhecimento e permitem a entrada de mo oportunistas, responsveis pela maioria das podrides. frutas e hortalias frescas - vivas depois de colhidas!

Regras gerais

Fruta colorida fruta mais doce?


A cor das frutas nem sempre indica se elas esto doces, no ponto certo para serem consumidas. Frutas cultivadas em regies mais quentes, em geral, tm a casca mais verde que as cultivadas em climas mais amenos e podem ser to doces quanto as outras. existem produtos que, aplicados nas frutas, deixam a casca amarelada, mesmo sem estarem no ponto ideal para comer. No caso do abacaxi, um bom indicativo de doura a abertura da malha (diviso entre os gomos do abacaxi): quanto mais aberta estiver, mais doce est a fruta.

Consideraes
Exija frescor: frutas e hortalias firmes e com cores vivas. No compre frutas e hortalias avariadas. Mesmo que voc retire a parte ruim, a avaria se espalhar rapidamente por todo o produto. S lave ou corte as frutas e hortalias um pouco antes do seu consumo ou preparo. Quando as lavamos retiramos a sua proteo natural. A gua livre facilita o desenvolvimento de microrganismos oportunistas e o desenvolvimento de podrides. As frutas tropicais (climatricas e no climatricas) e as hortalias-fruto imaturas so sensveis ao frio. A melhor temperatura para sua conservao 15oC.

Consideraes
Prefira produtos da regio. Eles chegam mais frescos aos pontos de venda e podem ser colhidos no melhor ponto de consumo. Escolha os produtos de poca. A produo farta, saborosa, barata e mais fcil de conservar. A maioria das hortalias pode ser guardada de 2 a 5 dias, com exceo das hortalias subterrneas, que podem ser guardadas por mais tempo. Rotulagem de frutas e hortalias obrigatria por lei. O rtulo deve informar o produto, a variedade, a origem, (produtor, cidade e estado), a data de colheita e o peso lquido do produto.

Produo de frutas (mundial)

Evoluo da produo mundial de frutas frescas, em milhes de toneladas mtricas Fonte: FAO

produo mundial de frutas cresceu de forma constante e rpida nos ltimos anos. Em 1990 - 400 milhes de toneladas mtricas; 2003 - 580 milhes de toneladas mtricas (variao de 45% e crescimento mdio anual de 3,21%). Area cultivada com frutas no mundo saltou de 44.000.000ha para 56.000.000ha (variao de 27,2%)

Produo de frutas (nacional)

Evoluo da produo brasileira de frutas frescas, em milhes de toneladas

produo de frutas no Brasil tambm se encontra em um ciclo de crescimento, apesar de irregular e em menor intensidade. Em 1990, produziu 29,8 milhes de toneladas de frutas, alcanando, em 2003, 38,9 milhes de toneladas (variao de 30,5%, taxa mdia de 2,2% ao ano). Area cultivada aumentou de 2.024.000.0000ha em 1990 para 2.142.000.000ha em 2003 (incremento de 118.000ha)

Produo de frutas (mundial)

comrcio mundial de frutas - concentrado em poucas espcies (predomnio da banana e pltanos) 2002 - comrcio mundial de bananas e pltanos foi de 14,4 milhes de toneladas mtricas, cujo valor alcanou US$6.000.000.000 As frutas temperadas e subtropicais compem o 2 maior grupo no comrcio internacional (citros, ma, uva, pra e frutas de caroo). Produo de 21,6 milhes de toneladas e US$14.000.000.000. As frutas tropicais (exceto banana e pltanos) ficam limitadas a cerca de 5% do volume total comercializado em todo o mundo.

Produo de frutas (nacional)

So Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais - principais Estados produtores de frutas no Pas (somados, representam cerca de 60% da produo nacional).

Exportaes brasileiras de frutas

Fonte: SECEX/MDIC

Obrigada!!!

S-ar putea să vă placă și