Sunteți pe pagina 1din 41

SISTEMA NERVOSO 1

FISIOLOGIA

SISTEMA NERVOSO - SN
Sistema envolvido na coordenao e regulao das funes corporais.
Linhagens celulares: neurnios recepo e transmisso dos estmulos do meio externo e interior do corpo. Propriedades - Irritabilidade - Condutibilidade

clulas da glia (neurglia) sustentao, proteo, isolamento e nutrio dos neurnios.

NEURNIOS
Clula composta por: Corpo celular ou soma: onde se localizam o citoplasma, o citoesqueleto e o ncleo. Neuritos: prolongamentos finos que podem ser de dois tipos dendritos e axnios.

NEURNIOS - SOMA
Aproximadamente 20 m de dimetro. Membrana neuronal: 5 nm de espessura repleta de protenas algumas bombeiam substncias de dentro para fora da clula; outras formam poros que regulam a entrada de substncias composio protica varia de acordo com a regio da clula: soma, dendritos ou axnio. Citoplasma: Citosol: fluido aquoso coloidal rico em potssio, que preenche o interior do soma. Organelas citoplasmticas mais abundantes: RE rugoso, RE liso, aparelho de Golgi e mitocndrias. Citoesqueleto: do a forma caracterstica aos neurnios microtbulos, microfilamentos e neurofilamentos (filamentos intermedirios). Ncleo: contm o material gentico e as instrues para a sntese das protenas neuronais.

NEURNIOS - DENDRITOS
Assemelham-se a ramos de uma rvore medida em que se afastam do soma rvore dendrtica. Funcionam como uma antena sua membrana apresenta muitas molculas de protenas receptoras especializados na recepo de informao. Citoplasma: preenchido com elementos do citoesqueleto e mitocndrias; em alguns neurnios: polirribossomos sntese de protenas de forma localizada.

NEURNIOS - AXNIOS
Estrutura altamente especializada na transferncia de informao entre pontos distantes do sistema nervoso. Segmento inicial: cone de implantao. Segmento final: terminal axonal ou boto terminal local onde o axnio entra em contato com outros neurnios ou outras clulas sinapses e passa informao para eles. Ausncia de RE rugoso Ausncia ou carncia No h sntese protica de ribossomos livres. Composio protica da membrana muito diferente da do soma. Apresentam comprimento e dimetro variveis. Podem se ramificar colaterais.

OS NEURNIOS E A ORGANIZAO DO SN
Os corpos celulares dos neurnios so geralmente encontrados em reas restritas do sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC formado pelo encfalo e pela medula espinhal) e gnglios nervosos (localizados prximo coluna vertebral). Do sistema nervoso central partem os prolongamentos dos neurnios, formando feixes chamados nervos, que constituem o Sistema Nervoso Perifrico (SNP).

AXNIO BAINHA DE MIELINA


O axnio est envolvido por um dos tipos celulares seguintes: clula de Schwann: encontrada apenas no SNP; oligodendrcito: encontrado apenas no SNC. Em muitos axnios, esses tipos celulares determinam a formao da bainha de mielina invlucro principalmente lipdico que atua como isolante trmico e facilita a transmisso do impulso nervoso. Em axnios mielinizados existem regies de descontinuidade da bainha de mielina ndulo de Ranvier.

AXNIO BAINHA DE MIELINA


No caso dos axnios mielinizados envolvidos pelas clulas de Schwann, a parte celular da bainha de mielina (citoplasma e ncleo) constitui o chamado neurilema.

POTENCIAL DE REPOUSO
Em repouso: membrana polarizada. canais de sdio fechados membrana praticamente impermevel ao sdio impede sua difuso a favor do gradiente de concentrao. bomba de sdio e potssio ativa sdio bombeado ativamente para fora da clula diferena de cargas eltricas entre os meios intra e extracelular dficit de cargas positivas dentro da clula faces da membrana eletricamente carregadas.

POTENCIAL DE AO
Ao ser estimulada, uma pequena regio da membrana torna-se permevel ao sdio (abertura dos canais de sdio) sdio atravessa a membrana no sentido do interior da clula acompanhado pela pequena sada de potssio. Esta inverso vai sendo transmitida ao longo do axnio onda de despolarizao. Impulso nervoso ou potencial de ao: causado pela despolarizao da membrana alm de um limiar nvel crtico de despolarizao que deve ser alcanado para disparar o potencial de ao.

Canais dependentes de voltagem

IMPULSO NERVOSO
Membrana em repouso:
canais de sdio fechados sdio bombeado ativamente para fora (bomba de sdio e potssio) polarizao potencial de repouso.

Estmulo:
abertura dos canais de sdio, possibilitando sua entrada despolarizao potencial de ao.

REPOLARIZAO
Imediatamente aps a onda de despolarizao ter-se propagado ao longo da fibra nervosa, o interior da fibra torna-se carregado positivamente difuso de ons sdio para o interior. Essa positividade determina a parada do fluxo de ons sdio para o interior da fibra membrana torna-se novamente impermevel aos ons sdio e ainda mais permevel ao potssio. Devido alta concentrao de K+ no interior muitos ons se difundem para o lado de fora cria novamente eletronegatividade no interior da membrana e positividade no exterior repolarizao reestabelece a polaridade normal da membrana.

POTENCIAL DE AO - CARACTERSTICAS
So de tamanho e durao fixos. A aplicao de uma despolarizao crescente a um neurnio no tem qualquer efeito at que se cruze o limiar e, ento, surja o potencial de ao "lei do tudo ou nada". Um potencial de ao iniciado em uma extremidade de um axnio apenas se propaga em uma direo, no retornando pelo caminho j percorrido unidirecional conduo ortodrmica. O potencial de ao se propaga sem decaimento. A velocidade depende do tamanho e do dimetro axonais: axnios menores necessitam de uma maior despolarizao para alcanar o limiar do potencial de ao mais susceptveis aos efeitos da anestesia. a velocidade de conduo aumenta com o dimetro axonal. A bainha de mielina acelera a velocidade da conduo do impulso nervoso conduo saltatria.

IMPULSO NERVOSO - PERCURSO


Sempre no sentido: dendrito corpo celular axnio.

O TERMINAL AXONAL E AS SINAPSES


Os axnios tm muitas ramificaes em suas regies terminais e cada ramificao forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares arborizao terminal. Citoplasma difere do restante do axnio: Microtbulos no se estendem ao terminal sinptico. Terminal sinptico contm numerosos glbulos membranosos vesculas sinpticas. A superfcie interna da membrana da sinapse apresenta um revestimento denso de protenas. Apresenta numerosas mitocndrias alta demanda de energia no local.

A SINAPSE
um tipo de juno especializada em que um terminal axonal faz contato com outro neurnio ou tipo celular. Apresenta dois lados: lado pr-sinptico: consiste de um terminal axonal. lado ps-sinptico: pode ser dendrito ou soma de outro neurnio ou ainda outra clula inervada pelo neurnio. Transmisso sinptica: transferncia de informao atravs de uma sinapse. Podem ser eltricas ou qumicas (maioria).

AS SINAPSES ELTRICAS
Mais simples e evolutivamente antigas permitem a transferncia direta da corrente inica de uma clula para outra. Ocorrem em stios especializados denominados junes gap ou junes comunicantes membranas pr-sinpticas e ps-sinpticas separadas por apenas 3 nm atravessadas por protenas especiais denominadas conexinas formam um canal denominado conexon permite que ons passem diretamente do citoplasma de uma clula para o de outra. Maioria permite que a corrente inica passe adequadamente em ambos os sentidos bidirecionais.

AS SINAPSES QUMICAS
Via de regra, a transmisso sinptica no sistema nervoso humano maduro qumica. As membranas pr e pssinpticas so separadas por uma fenda com largura de 20 a 50 nm - a fenda sinptica. A passagem do impulso nervoso feita por substncias qumicas: os neuro-hormnios ou mediadores qumicos ou neurotransmissores, liberados na fenda sinptica. O terminal axonal tpico contm dzias de pequenas vesculas membranosas esfricas que armazenam neurotransmissores as vesculas sinpticas.

TRANSMISSO SINPTICA
A membrana dendrtica relacionada com as sinapses (ps-sinptica) apresenta molculas de protenas especializadas na deteco dos neurotransmissores na fenda sinptica - os receptores. Nas sinapses qumicas, a informao que viaja na forma de impulsos eltricos ao longo de um axnio convertida, no terminal axonal, em um sinal qumico que atravessa a fenda sinptica. Na membrana pssinptica, este sinal qumico convertido novamente em sinal eltrico.

IMPULSO NERVOSO E SINAPSES


Por meio das sinapses, um neurnio pode passar mensagens (impulsos nervosos) para centenas ou at milhares de neurnios diferentes.

TRANSPORTE AXOPLASMTICO
Protenas axonais sintetizadas no soma, empacotadas em vesculas membranosas e transportadas pela protena cinesina at o axnio desloca sobre os microtbulos, com gasto de ATP transporte axoplasmtico. Cinesina s desloca material do soma para o terminal axonal transporte antergrado.

TRANSPORTE RETRGRADO
Deslocamento de material do terminal axonal para o soma acredita-se que este processo envia sinais sobre as mudanas nas necessidades metablicas do terminal axonal transporte retrgrado.

AS PLACAS MOTORAS
As sinapses qumicas tambm ocorrem nas junes entre as terminaes dos axnios e os msculos placas motoras ou junes neuro-musculares.

NEUROTRANSMISSORES 1
Categorias: aminocidos, aminas e peptdeos. 1- Aminocidos e aminas: pequenas molculas orgnicas com pelo menos um tomo de nitrognio, armazenadas e liberadas em vesculas sinpticas. sntese ocorre no terminal axonal a partir de precursores metablicos ali presentes; enzimas envolvidas na sntese produzidas no soma e transportadas at o terminal axonal; levados para as vesculas sinpticas liberam seus contedos por exocitose membrana vesicular posteriormente recuperada por endocitose vescula reciclada recarregada com neurotransmissores.

NEUROTRANSMISSORES 2
2- Peptdeos: grandes molculas armazenadas e liberadas em grnulos secretores. sntese no retculo endoplasmtico rugoso do soma. clivagem no complexo de golgi neurotransmissores ativos; secreo em grnulos secretores transporte antergrado liberao na fenda sinptica.

TRANSMISSO SINPTICA
Diferentes neurnios no SNC liberam tambm diferentes neurotransmissores. Transmisso sinptica rpida no SNC: mediada pelos neurotransmissores aminocidos: glutamato (GLU) Abundantes em todas as clulas do corpo. glicina (GLI) gama-aminobutrico (GABA) s no SN. Transmisso sinptica rpida nas junes neuromusculares: mediada pela amina acetilcolina s no SN. O mediador qumico adrenalina, alm de servir como neurotransmissor no encfalo, tambm liberado pelas glndulas adrenais (supra-renais) para a circulao sangnea.

GABA
GABA (cido gama-aminobutrico): principal neurotransmissor inibitrio do SNC. Est presente em quase todas as regies do crebro, embora sua concentrao varie conforme a regio.

Envolvido com os processos de ansiedade. A inibio da sntese do GABA ou o bloqueio de seus neurotransmissores no SNC, resultam em estimulao intensa, manifestada atravs de convulses generalizadas.

OUTROS NEUROTRANSMISSORES 1
Endorfinas e encefalinas: bloqueiam a dor, agindo naturalmente no corpo como analgsicos.

OUTROS NEUROTRANSMISSORES 2
Dopamina: neurotransmissor inibitrio derivado da tirosina. Produz sensaes de satisfao e prazer.
NEURNIOS DOPAMINRGICOS
REGULA OS MOVIMENTOS MESOLMBICO MESOCORTICAL

REGULA O COMPORTAMENTO EMOCIONAL

Funes cognitivas, memria, planejamento de comportamento, pensamento abstrato, aspectos emocionais relacionados ao estresse

Distrbios: Esquizofrenia Deficincia: Parkinson

OUTROS NEUROTRANSMISSORES 3
Serotonina: neurotransmissor derivado do triptofano. Regula: humor , sono, atividade sexual , apetite, ritmo circadiano, funes neuroendcrinas, temperatura corporal, sensibilidade dor, atividade motora e funes cognitivas. Atualmente vem sendo intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos age produzindo um aumento da disponibilidade dessa substncia no espao entre um neurnio e outro. Tem efeito inibidor da conduta e modulador geral da atividade psquica. Influi sobre quase todas as funes cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA.

OUTROS NEUROTRANSMISSORES 4
cido glutmico ou glutamato: principal neurotransmissor estimulador do SNC. Sua ativao aumenta a sensibilidade aos estmulos dos outros neurotransmissores.

TIPOS DE NEURNIOS 1
1- De acordo com o nmero de neuritos, os neurnios podem ser classificados em: unipolares: apresentam um nico neurito. bipolares: apresentam dois neuritos. multipolares: apresentam trs ou mais neuritos.

TIPOS DE NEURNIOS 2
2- De acordo com as conexes ou funes na conduo dos impulsos, os neurnios podem ser classificados em: Neurnios receptores ou sensitivos (aferentes): so os que recebem estmulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. Neurnios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estmulo). Neurnios associativos ou interneurnios: estabelecem ligaes entre os neurnios receptores e os neurnios motores.

TIPOS DE NEURNIOS 3

NEURGLIA (GLIA)
As clulas da neurglia cumprem a funo de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurnios. H diversos tipos celulares, distintos quanto morfologia, a origem embrionria e s funes que exercem. Distinguem-se, entre elas, os astrcitos, oligodendrcitos e micrglia.

NEURGLIA (GLIA) 1
Astrcitos: so as maiores clulas da neurglia e esto associados sustentao e nutrio dos neurnios. Outras funes:
preenchem os espaos entre os neurnios; regulam a concentrao de diversas substncias com potencial para interferir nas funes neuronais normais (ex.: concentraes extracelulares de potssio); regulam os neurotransmissores (restringem a difuso de neurotransmissores liberados e possuem protenas especiais em suas membranas que removem os neurotransmissores da fenda sinptica); estudos recentes sugerem que podem ativar a maturao e a proliferao de clulas-tronco nervosas adultas e ainda, que fatores de crescimento produzidos pelos astrcitos podem ser crticos na regenerao dos tecidos cerebrais ou espinhais danificados por traumas ou enfermidades.

NEURGLIA (GLIA) 2
Oligodendrcitos: so encontrados apenas no sistema nervoso central (SNC). Devem exercer papis importantes na manuteno dos neurnios, uma vez que, sem eles, os neurnios no sobrevivem em meio de cultura. No SNC, so as clulas responsveis pela formao da bainha de mielina um nico oligodendrcito contribui para a formao de mielina em vrios neurnios (no sistema nervoso perifrico, cada clula de Schwann mieliniza apenas um nico axnio).

NEURGLIA (GLIA) 3
Micrglia: constituda por clulas fagocitrias, anlogas aos macrfagos e que participam da defesa do sistema nervoso.

MICRGLIA - ORIGEM

S-ar putea să vă placă și