Sunteți pe pagina 1din 42

Equipamentos de Proteco Individual versus Amianto

TRABALHO DO MODULO V EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL DO PROF. DOUTOR SANTIAGO ALFAGEME DIZ 4 PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM HIGIENE SADE E SEGURANA NO TRABALHO

Trabalho dos doutorandos: Maria Jos dos Santos Leito de Lima Santos Pedro Gustavo Duarte

Introduo

O trabalho proposto pelo professor tem como key word EPI, algo que tentei fazer, cruzando-a com uma outra key word, amianto. A abordagem que adoptamos para fazer o trabalho, foi a de descrever os tipos de trabalho que possam envolver amianto, e quais os EPIs que estaro envolvidos nos mesmos. Tentamos tambm enquadrar: as definies; a legislao; e as normas que nos possibilitam fazer a escolha adequada.

Definies
Os equipamentos de proteco individual so dispositivos ou meios destinados a

ser envergados ou manejados com vista a proteger o utilizador contra riscos susceptveis de constituir uma ameaa sua sade ou sua segurana. Para eficazmente preservarem a sade e garantirem a segurana de pessoas e bens, os equipamentos de proteco individual tero de satisfazer, na sua concepo e fabrico, exigncias essenciais de segurana e respeitarem os procedimentos adequados certificao e controlo da sua conformidade com as exigncias essenciais aplicveis. Tais exigncias e procedimentos derivam da Directiva 89/686 CEE, de 21 de Dezembro de 1989, relativa aproximao das legislaes dos Estados membros respeitantes aos equipamentos de proteco individual, a que importa dar cumprimento.
O Decreto-Lei n 128/93, de 22 de Abril Alterado pelo Decreto-Lei n. 139/95, de 14 de Junho e pelo Decreto-Lei n. 374/98, de 24 de Novembro. Transpe para a ordem jurdica interna a Directiva 89/689 CEE, de 21 de Dezembro relativa aos equipamentos de proteco individual

Seleco

Para uma melhor percepo do risco associado ao manuseamento do amianto, temos que o enquadrar mas sem nunca esquecer que a proteco colectiva prioritria; os equipamentos de proteco individual (EPI) quando so a ltima defesa contra os riscos, so obrigatrios !!!

Os EPI so escolhidos de acordo com o tipo de riscos existentes: Riscos fsicos


Mecnicos(quedas, choques, vibraes, etc.) Trmicos Elctricos Radiaes Rudo Aerossis (poeiras, fumos) Lquidos (imerses, salpicos) Gases e vapores Bactrias e vrus patognicos Fungos

Riscos qumicos

Riscos biolgicos

Seleco
Sempre que a eliminao dos riscos com recurso proteco colectiva no seja total ou parcialmente possvel, torna-se necessrio recorrer a medidas de proteco individual.
Neste sentido, os EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL devem ser: Conformes com as normas aplicveis sua concepo e fabrico em matria de segurana e sade (garantidos pela marcao CE e declarao de Conformidade) Utilizados s quando os riscos existentes no puderem ser evitados ou suficientemente limitados por meios tcnicos de proteco colectiva ou por medidas, mtodos ou processos de organizao do trabalho. Adequados ao seu utilizador e de uso pessoal. Adequados preveno dos riscos que visam evitar e s condies existentes no local de trabalho, sem implicar por si prprios um aumento de risco. Cmodos, robustos e leves; Adaptveis, sempre que possam ser usados por mais do que um trabalhador; Fiveis, ao longo de toda a sua vida e de fcil manuteno; Os EPI devem ter obrigatoriamente: Marcao CE Declarao de conformidade Manual de informaes Exame CE de tipo (alguns)

Classificao (como agente cancergeno)

Enquadramento para o amianto


Para se falar de EPIs em relao ao amianto temos que enquadra-lo de varias formas
. Em termos legislativos tem uma directiva prpria (Directiva n 2003/18/CE) transportada para o direito interno pelo Decreto-Lei n 266/2007 de 24 de Julho.

International Agency for Research on Cncer (IARC), da Organizao Mundial de Sade O amianto um agente do grupo 1 Grupo 1 - O agente ou mistura carcinognico para o homem. Para a incluso neste grupo, deve haver evidncia suficiente do agente ser cancergeno em seres humanos. Excepcionalmente, um agente ou mistura classificado quando a evidncia em seres humanos no suficiente, mas existe evidncia experimental suficiente em animais e forte evidncia em seres humanos expostos, de que o agente actua atravs de relevantes mecanismos de carcinognese. A evidncia aqui referida aceite quando comprovada atravs de estudos epidemiolgicos.

Em termos de escolha de EPIs, temos que ter em conta a sua classificao como agente cancergeno e as principais vias de exposio pois so essas que vamos proteger preferencialmente tendo em conta o tipo risco envolvido.

Vias de exposio
Inalatria - Cav.nasais; pulmo; tracto respiratrio Digestiva - Oral; tracto digestivo Drmica Ocular

Dec-Lei 266/2007
transpe para a ordem jurdica interna a Directiva 2003/18/CE que altera a Directiva n. 83/477/CEE relativa proteco sanitria dos trabalhadores contra os riscos de exposio ao amianto durante o trabalho

Equipamentos de proteco individual. O empregador fornece aos trabalhadores equipamentos de proteco individual adequados aos riscos existentes no local de trabalho e que obedea legislao aplicvel. Os equipamentos de proteco individual so: a) Colocados em locais apropriados; b) Verificados e limpos aps cada utilizao; c) Reparados e substitudos antes de nova utilizao caso se encontrem deteriorados ou com defeitos. Vesturio de trabalho ou proteco. O empregador fornece aos trabalhadores vesturio de trabalho ou de proteco adequados, nomeadamente impermeveis a poeiras de amianto. O vesturio de trabalho ou de proteco utilizado pelos trabalhadores e que seja reutilizvel permanece na empresa e lavado em instalao apropriada e equipada para essas operaes. Se o vesturio de trabalho ou de proteco referido no nmero anterior for lavado em instalao exterior empresa, transportado em recipiente fechado e devidamente rotulado.

Informao especfica dos trabalhadores. Sem prejuzo do disposto na legislao geral em matria de informao

e consulta, o empregador assegura aos trabalhadores expostos, assim como aos respectivos representantes para a segurana, higiene e sade no trabalho, informao adequada sobre: As precaues a tomar no transporte e utilizao de equipamentos e de vesturio de trabalho ou de proteco;
O decreto-lei contm ainda uma lista de equipamentos

adequados ao exerccio de trabalhos em edifcios, estruturas, aparelhos, instalaes, bem como em aeronaves, material circulante ferrovirio, navios ou veculos, que envolva demolio ou remoo de amianto ou de materiais que o contenham.

Existem profisses que pela sua natureza podem acarretar o risco de entrar em contacto com o amianto como, mecnicos, trabalhadores da construo civil ou da manuteno e/ou limpeza de edifcios, mas se em qualquer outra actividade ocorrer esse risco o enquadramento legal -nos dado pelo Decreto-Lei n 266/2007 , do qual retirei o Artigo 1. Objecto e mbito (art.1) Aplica-se a todos as actividades em que os trabalhadores esto ou podem estar expostos a poeiras do amianto ou de matrias que contenham amianto como: a) Demolio de construes em que existe amianto ou materiais que contenham amianto; b) Desmontagem de mquinas ou ferramentas em que existe amianto ou materiais que contenham amianto; c) Remoo do amianto ou de materiais que contenham amianto de instalaes, estruturas, edifcios ou equipamentos, bem como aeronaves, material circulante ferrovirio, navios ou veculos; d) Manuteno e reparao de materiais que contenham amianto existentes em instalaes, estruturas, edifcios ou equipamentos, bem como em aeronaves, carruagens de comboios, navios ou veculos; e) Transporte, tratamento e eliminao de resduos que contenham amianto; f) Aterros autorizados para resduos de amianto. O presente Decreto-lei aplicvel aos sectores: privado; cooperativo e social; na administrao pblica central; regional e local e trabalhadores independentes que desenvolvam actividades relacionadas com o amianto.

Decreto-Lei n. 284/89 de 24 de Agosto, Aprova o regime de proteco da sade dos trabalhadores contra os riscos de exposio ao amianto nos locais de trabalho
As entidades patronais devem pr, gratuitamente, disposio dos trabalhadores o equipamento de proteco individual necessrio e adequado s caractersticas e riscos dos respectivos postos de trabalho. No caso de equipamento de proteco das vias respiratrias, as entidades patronais s tm de pr o equipamento disposio dos trabalhadores quando a avaliao demonstrar a existncia de nveis de concentrao de amianto na atmosfera dos locais de trabalho iguais ou superiores ao nvel de aco. Sempre que a aplicao das medidas de proteco colectiva se revele ineficaz para manter a exposio s poeiras de amianto a nvel inferior aos valores limite de concentrao, torna-se obrigatria a utilizao de equipamentos de proteco individual das vias respiratrias nas seguintes situaes: a) Enquanto as medidas correctivas aplicadas sobre as instalaes e os mtodos de trabalho no reduzirem as exposies a nveis inferiores aos valores limite estabelecidos; b) Quando se efectuem operaes de limpeza, reparao ou conservao de que possa resultar um elevado nvel de contaminao e quando se proceda a trabalhos de demolio; c) Quando se trate de situaes excepcionais ou de emergncia.

A utilizao do equipamento de proteco individual das vias respiratrias deve observar os seguintes critrios: a) No utilizao, em qualquer caso, com carcter habitual e permanente; b) Limitao ao mnimo necessrio do tempo de utilizao. Os equipamentos de proteco individual devem, aps cada utilizao, ser verificados, limpos e guardados em locais apropriados, devendo ainda as entidades empregadoras assegurar a sua conservao em bom estado de utilizao, bem como elaborar normas de procedimento que, para cada tipo de equipamento utilizado, indiquem, designadamente, a frequncia das operaes de reviso, conservao, limpeza e substituio. Os equipamentos de proteco individual devem obedecer s normas portuguesas existentes nesta matria.

Conveno n. 162

Organizao Internacional do Trabalho


Esta Conveno de 1986 foca, entre outro assuntos relacionados com o amianto, os cuidados a ter na proteco dos trabalhadores expostos ao amianto atravs da boa utilizao de equipamentos de proteco individuais.

Uma vez que as roupas pessoais dos trabalhadores esto sujeitas a contaminao por amianto, o empregador dever, segundo a legislao nacional e em consulta com os representantes dos trabalhadores, fornecer roupas de trabalho adequadas que no podero ser levadas para fora do local de trabalho. A manipulao e a limpeza das roupas de trabalho e dos trajes de proteco especiais aps o uso, devem ser efectuadas em condies sujeitas a controlo, de acordo com as exigncias da autoridade competente, a fim de evitar a emisso de p de amianto. A legislao nacional dever proibir o transporte das roupas de trabalho, dos trajes de proteco especiais e do equipamento de proteco individual ao domiclio do trabalhador. O empregador deve responsabilizar-se pela limpeza, pela manuteno e pela boa ordem das roupas de trabalho, dos trajes de proteco especial e do equipamento de proteco individual.

Orientaes
Se for empregador ou supervisionador de pessoas cujo trabalho implique a possibilidade de encontrar materiais que contenham amianto, deve de se fazer o seguinte:

Ministrar formao adequada para que os trabalhadores possam reconhecer os materiais susceptveis de conter amianto e saibam como agir no caso de se depararem com esses materiais; Reunir informao fivel e de qualidade sobre a presena ou ausncia de materiais que contenham amianto baseada, por exemplo, em planos de construo e/ou obtida por parte dos arquitectos (alguns Estados-Membros exigem que a pessoa responsvel elabore um inventrio dos materiais com amianto presentes num edifcio); Garantir a elaborao de registos adequados dos materiais para os quais se confirmou a presena ou ausncia de amianto (p. ex. ao nvel interno da empresa ou pelo dono da obra); Afixar no estaleiro informao escrita relativa presena de materiais relativamente aos quais h a certeza de que contm amianto, inclusive um inventrio do amianto e os sinais de aviso necessrios; Dar instrues escritas sobre os procedimentos a seguir no caso de serem encontrados inesperadamente materiais que contenham amianto.

Informao
Relativamente a quaisquer actividades de trabalho em que os trabalhadores sejam ou possam ser expostos a poeiras provenientes de materiais que contenham amianto, a Directiva 83/477/CEE relativa proteco dos trabalhadores contra o amianto, com a ltima redaco que lhe foi dada pela Directiva 2003/18/CE, exige que os trabalhadores e os seus representantes recebam informao adequada sobre:
os riscos potenciais para a sade devidos a uma exposio s poeiras

provenientes do amianto ou dos materiais que contenham amianto; a existncia de valores-limite regulamentares e a necessidade da vigilncia do ar; prescries relativas s medidas de higiene, incluindo a necessidade de no fumar; as precaues a tomar no uso dos equipamentos e do vesturio de proteco; as precaues especiais destinadas a minimizar a exposio ao amianto.

Embora todas estas questes estejam includas no contedo da formao atrs recomendada, a informao sobre estas matrias deve estar imediatamente disponvel no local de trabalho, nos formatos adequados (p. ex., cartazes, fichas ou folhetos).

Decises
Uma vez sabido que contm amianto, existem perguntas obrigatrias para se apurar se o material:
Est em boas condies ou; No pode ser reparado com facilidade; de fcil acesso (potencialmente susceptvel de sofrer estragos

acidentais ou deliberados, enquanto da remoo); Sofreu danos que no podem ser considerados menores ou superficiais (tornando a reparao pouco fivel); Sofreu danos graves (ou seja, danos generalizados que inviabilizam o confinar das partes danificadas); No se presta selagem nem ao isolamento (por quaisquer outras razes).

Decises
Para se poder tomar decises tem de haver um processo coerente que passa por, determinar se mais sensato deixar ficar os materiais que contm amianto (em condies de segurana satisfatrias e sob controlo e gesto adequados) ou prever a sua remoo, ou ainda decidir se certos trabalhos de manuteno podem ser executados com um risco suficientemente baixo de exposio ao amianto para que caiam no mbito das tarefas de exposio espordica e de fraca intensidade susceptveis de ser empreendidas sem notificao prvia da autoridade responsvel. Como evidente, se o material no estiver em boas condies, no puder ser reparado com facilidade, no for de fcil acesso (e, por isso, vulnervel a mais danos e estragos), apresentar danos generalizados e no for possvel sel-lo nem confin-lo, o material tem de ser removido. Isto aplicase a qualquer tipo de material que contenha amianto.

Trabalhos de baixo risco

Em termos gerais, o trabalho situa-se no mbito do presente captulo se a exposio do trabalhador for espordica e de fraca intensidade, e se os Resultados da avaliao dos riscos indicarem que a exposio inferior ao limite de exposio profissional para o amianto (uma mdia ponderada no tempo de 0,1 fibras/ml para um perodo de 8 horas [ou 1 hora ou 4 horas em alguns Estados-Membros]). Entre os eventuais exemplos de trabalhos susceptveis de comportar um baixo risco (e que podem no ter de ser notificados em funo da legislao nacional) incluem-se os trabalhos com materiais no friveis e no danificados que contenham amianto, a remoo por inteiro de materiais com amianto no danificados e ainda a encapsulagem/selagem de alguns materiais que contenham amianto e se Encontrem em boas condies. O manuseamento de materiais que contenham amianto intactos e no friveis susceptvel de dar origem a uma exposio de fraca intensidade.

Equipamentos para trabalhos de baixo risco


Para trabalhos de baixo risco envolvendo o amianto (trabalhos que no so notificveis), o equipamento necessrio inclui:

materiais para vedar e delimitar a zona de trabalho (fitas, barreiras, rtulos, sinalizao); materiais de proteco contra a propagao da contaminao (polietileno resistente com uma espessura de 125 e 250 m [tambm conhecido por polietileno de calibre 500 e 1000] sustentado por bastidores de madeira, plstico ou metal); ensaio de fumo para verificar a estanquidade das pequenas zonas confinadas; Aspirador de tipo H, ou seja, um aspirador com filtros de partculas de alta eficincia (HEPA) fabricados segundo as especificaes internacionais relativas utilizao com amianto; Equipamento de supresso de poeiras, por exemplo ventilao por aspirao local ligada ao aspirador de tipo H para recolher poeiras de brocagem, etc.; contentor adequado para resduos de amianto (p. ex., sacos de plstico correctamente rotulados). equipamento de limpeza e produtos descartveis (panos de limpeza hmidos, panos de captao de poeiras, micro pulverizador de gua sem ar); armazenagem segura para as quantidades de resduos em causa; instalaes sanitrias para descontaminao pessoal (lavabos e, se possvel, chuveiros) que devem incluir armrios para o vesturio de trabalho e o vesturio de proteco independentes dos da roupa de rua (ver seco 8.1.2 no que se refere s instalaes de descontaminao pessoal necessrias para os trabalhos com amianto notificveis); artigos de descontaminao pessoal (gel de banho, escovas de unhas, toalhas); equipamento de filtrao de gua.

Equipamentos para trabalhos de baixo risco


Para trabalhos de baixo risco envolvendo o amianto (trabalhos que no so notificveis) Equipamento de proteco individual :
fatos-macacos descartveis;

botas lavveis;
luvas descartveis; equipamento de proteco respiratria (p.ex., proteces respiratrias

descartveis recomendadas para o amianto EN 149 Tipo FFP3, ou meiasmscaras EN405 com o ensaio de ajuste facial, tendo em vista a adaptao individual, e substituio regular dos filtros sujos);

P.S. Como este trabalho sobre EPIs a descrio visual que se segue sobre os trabalhos no notificveis e notificveis, s para os equipamentos de proteco individual.

Fato-macaco descartveis

As mangas tm de ser compridas e justas, se no forem justas tem se por fita isolante entre as mangas e as luvas

Botas lavveis

As botas so preferveis ao uso de capas descartveis, devido ao risco de escorregar.

Luvas descartveis
Luvas Esterilizadas em Ltex sem p EN 420:2003 Luvas esterilizadas em ltex, sem p. Conforme as normas AQL 1.5 CE Class I Medical Grade Standard

Usar luvas descartveis sem p, depois de usadas retira-las como os como os cirurgies, e coloca-las no saco de luvas, que tratado da mesma maneira do desperdcio de amianto.

Equipamento de proteco respiratria


proteces respiratrias descartveis EN149:2001(tipo FFP3)

Usar EPR com factor de proteco (FP) 20 ou +

Semi-mscaras e quartos de mscara EN140:1998 c/ filtros P3;

Com o ensaio de ajuste facial, tendo em vista a adaptao individual, e substituio regular dos filtros sujos

Meias mascaras filtrantes com vlvula de gases ou gases e partculas EN405:2001 c0m filtros P3.

recomendado que a utilizao de equipamento de proteco respiratria descartvel (EN FFP3) seja limitada a situaes em que as concentraes no sejam 10 vezes superiores ao limite de exposio e o perodo de exposio seja, em princpio, relativamente curto. Uma mscara malevel mais cmoda mas pode deformar-se mais facilmente, especialmente quando o trabalho exige grande esforo fsico, podendo isso pode dar origem a fugas, ao passo que a mscara deveria selar cara.

Uma semi-mscara equipada com um filtro P3 d uma proteco ligeiramente superior que o equipamento de proteco respiratria descartvel, por possuir um vedante facial mais fivel.

Equipamentos para trabalhos de risco (notificveis)


Equipamento suplementar para trabalhos notificveis :

unidade de descontaminao inteiramente lavvel, com chuveiro de gua quente adaptvel e reas separadas para o vesturio limpo e o vesturio de trabalho descartvel contaminado. Tem de haver um certificado que comprove que essa unidade foi testada e considerada isenta de contaminao antes de chegar ao estaleiro. Deve existir no mnimo um chuveiro (unidade de descontaminao) por cada quatro operrios que trabalhem com amianto. A filtrao de guas residuais previne a propagao de amianto; As boas prticas (utilizadas em alguns Estados-Membros) correspondem a uma unidade com cinco compartimentos com dois compartimentos de duche (a seco 12.4 apresenta um diagrama que ilustra a disposio e a correcta utilizao das instalaes de descontaminao). Este sistema de cinco compartimentos destina-se a trabalhadores que usem fatos-macaco impermeveis e selados que so lavados debaixo do chuveiro. Aps a remoo dos fatos-macaco lavados, que podem ser guardados no compartimento central, o trabalhador utiliza o chuveiro do compartimento seguinte. Uma alternativa aceitvel e muito utilizada uma unidade com trs compartimentos com um chuveiro entre a extremidade limpa e a extremidade suja; este sistema adaptado a trabalhadores que usam fatos-macaco descartveis. Um sistema de ventilao por aspirao com um filtro de partculas de alta eficincia (HEPA) produz um fluxo de ar (atravs de grelhas) da extremidade limpa para a extremidade suja da unidade de descontaminao. As seces so separadas por portas automticas. Em tempo de frio, a extremidade limpa deve ser aquecida para que seja possvel mudar de roupa e tomar duche em condies adequadas.

Equipamentos para trabalhos de risco (notificveis)


Equipamento suplementar para trabalhos notificveis :

zona confinada completamente estanque (cobertura de polietileno resistente, bastidores e unidade de presso negativa com equipamento de controlo da presso; a zona confinada deve ser dotada de janelas que permitam uma visualizao clara ou de circuito interno de televiso por forma a permitir a superviso do trabalho e dos trabalhadores sem ser necessrio entrar na zona confinada; boa iluminao (lanternas mveis e lavveis, prprias para serem usadas na zona confinada); gerador de fumo para verificar a estanquidade de uma grande zona confinada; uma unidade de presso negativa (exaustor com filtro de partculas de alta eficincia (HEPA) para manter a ventilao no interior das zonas confinadas, com equipamento de controlo dos nveis de presso. Relativamente aos trabalhos notificveis ,nomeadamente os trabalhos de remoo de amianto frivel, alguns Estados-Membros recomendam um gerador de emergncia de apoio ao equipamento elctrico fundamental (presso negativa, ventilao, iluminao da zona confinada, bem como reservatrios de gua para garantir o abastecimento destinado descontaminao equipamento de supresso de poeiras, para injectar gua em isolamentos que contenham amianto, antes da respectiva remoo, bem como para pulverizao de materiais que contenham amianto; armazenagem segura dos resduos de amianto, adaptada s quantidades em causa. Tambm ser necessrio outro equipamento (a saber, extintores de incndio e estojos de primeiros socorros).

Equipamentos para trabalhos risco (notificveis)


Para trabalhos de baixo risco envolvendo o amianto (trabalhos que so notificveis) Equipamento de proteco individual :
fatos-macacos descartveis;

botas lavveis;
luvas descartveis; respiradores completos de alta eficincia (o pessoal deve ser sujeito a

ensaios de ajuste facial para este tipo de equipamento de proteco respiratria) ou aparelhos respiratrios com eduo de ar;

P.S. So referenciados neste capitulo s os EPIs diferenciados

Fato-macaco descartveis
EN 1149-1 anti-esttico CE Tipo 5 & 6

Luvas
EN 388:2003 Classe 3

Convm que as luvas sejam mais resistentes em trabalhos que exijam mais horas de trabalho continuo e operaes que podem perfurar as luvas descartveis.

Equipamentos de proteco respiratria (EPR)

Os aparelhos respiratrios de aduo de ar comprimido (ou aparelhos autnomos de circuito fechado) devem ser utilizados se as concentraes forem 40 vezes superiores ao limite de exposio.

Seleco do equipamento de proteco respiratria


O desempenho das peas faciais (como por exemplo peas faciais filtrantes, mscaras completas e meias-mscaras) depende de uma selagem eficaz entre a pele do trabalhador e a mscara. Porque a forma do rosto humano varia muito consoante os indivduos, o mesmo tamanho ou tipo de equipamento de proteco respiratria no serve decerto para todos. Por conseguinte, importante que: o ensaio de ajuste facial esteja includo no processo de seleco do equipamento de proteco respiratria; os utentes de equipamento de proteco respiratria sejam consultados na seleco, uma vez que isso contribui para garantir que o equipamento escolhido lhes convm e ir ser aceite e utilizado correctamente. O ensaio de ajuste facial e a consulta dos utentes podem ser exigidos ao abrigo da legislao ou das directrizes nacionais(Decreto-Lei n 348/93, regulamentado pela Portaria n 988/93, de 6 de Outubro.). As patilhas e as barbas, mesmo incipientes, afectam a selagem das mscaras faciais. Para trabalhadores com estas caractersticas, o tipo de equipamento de proteco respiratria escolhido no pode assentar na selagem facial imediata (p. ex., capuzes ou batas com aduo de ar/com ventilao assistida). Os culos convencionais tambm impedem uma selagem facial satisfatria. Existem no entanto mscaras completas que permitem a fixao de armaes especiais dentro da mscara.

Uso adequado dos EPRs


O equipamento de proteco respiratria deve ser

adequada e usado convenientemente de forma a proporcionar uma proteco eficaz. Relativamente aos respiradores descartveis, ambas as tiras elsticas devem ser ajustadas atrs da cabea, devendo a semi-junta nasal apoiar-se na ponte nasal. No caso das mscaras completas, as tiras devem ser suficientemente resistentes para que o equipamento no se desloque e a correia da cabea deve ficar sob o capuz dos fatos-macacos. A proteco respiratria nunca deve ser removida numa rea contaminada, a no ser em caso de emergncia (p. ex., urgncia mdica)

Tipos de EPRs para amianto


Factor de proteco (FP) 20 40 100 200 2000

EPR com aduo de ar fresco EN 138/269:1994


EPR ligeiro c/ aduo de ar comprimido, dotado de mascara EN 14594:2005 EPR ligeiro c/ aduo de ar comprimido, dotado de viseira capacete e capuz EN 14593-1:2005 EPR c/ aduo de ar comprimido a caudal constante, dotado de capuz EN 14593-1:2005 EN 14593-2:2005 EN 14594:2005 EPR c/ aduo de ar comprimido a caudal regulvel, dotado de mascara EN 14593-1:2005 EN 14593-2:2005 EN 14594:2005 EPR autnomo EN 137:2007 LDM1 LDM2 LDH2

Mscara completa
LDM3 LDH3

Semimascara

Capuz e capacete para operaes de projeco de abrasivos Mscara completa de presso negativa e caudal regulvel

Mscara completa

fato

Mscara completa de presso negativa e caudal regulvel

Mscara completa de presso negativa e caudal regulvel

Mscara completa de presso negativa e caudal regulvel

Sinaltica dos EPIs

objectivo da Unio Europeia minimizar os riscos para a sade provocados por substncias perigosas no local de trabalho

Sendo o amianto um produto perigoso e que pode provocar doenas graves, a sua exposio est controlada e harmonizada. Os distintos nveis de exposio vo-se adaptando evoluo dos conhecimentos cientficos.

A aco comunitria no se limita legislao. As instituies europeias levam a efeito numerosas actividades de informao, orientao e promoo de um ambiente de trabalho seguro e saudvel, em colaborao com a Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho e a Fundao Europeia para a Melhoria das Condies de Vida e de Trabalho.
As preocupaes legislativas da Unio Europeia relativamente ao amianto no se ficam pelos equipamentos de proteco individual dos trabalhadores expostos a esta substncia, pelo que interessa fazer uma anlise global da legislao, fazendo depois um enfoque nos textos que se detm especialmente da questo dos EPIs.

DIRECTIVA 2004/37

uma directiva especfica da 89/391 Codifica trs directivas, substituindo-as 90/394 97/42 99/38 Aplica-se aos trabalhadores expostos ao amianto sempre que lhes for mais favorvel do que a directiva 2003/18 Esta directiva estabelece disposies mnimas para a proteco dos trabalhadores expostos a agentes cancergenos e mutgnicos. A fim de reduzir os risgos para a sade e a segurana dos trabalhadores, estabelece valores limite de exposio e medidas preventivas.

Jurisprudncia
A jurisprudncia abordando questes relacionadas com o amianto praticamente inexistente. possvel que alguma inrcia e descrdito na justia estejam na origem deste deserto jurisprudencial, uma vez que a importncia do assunto faz crer que no seja possvel a quase inexistncia de casos.

Tribunal de Justia das Comunidades Europeias Acrdo 9 Novembro 2006 Este acrdo vem esclarecer da aplicao de um subsdio dos trabalhadores expostos ao amianto, dando razo ao pedido do trabalhador. Fabien Nemec contra Caisse rgionale d'assurance maladie du Nord-Est

O litgio ope F. Nemec Caisse rgionale d'assurance maladie du Nord-Est (CRAM) devido recusa de esta ltima ter em conta, para o clculo do montante do subsdio previsto, em caso de cessao antecipada da actividade, a favor dos trabalhadores expostos ao amianto (ACAATA), os salrios auferidos por F. Nemec quando da sua actividade assalariada noutro EstadoMembro que no Frana (Blgica).

A Lei do financiamento da segurana social previu um dispositivo especfico de cessao antecipada de actividade em proveito dos trabalhadores e dos antigos trabalhadores expostos ao amianto: Os trabalhadores e antigos trabalhadores de fbricas de materiais que contm amianto, de flocagem e de isolamento trmico com amianto ou de estaleiros de construo e de reparao navais, tm direito a um subsdio de cessao antecipada de actividade, na condio de cessarem toda e qualquer actividade profissional, sempre que preencham as seguintes condies: 1. Trabalharem ou terem trabalhado numa das instalaes acima referidas que conste da lista estabelecida por decreto dos Ministros do Trabalho, da Segurana Social e do Oramento, durante o perodo em que nelas se fabricavam ou tratavam amianto ou materiais que contivessem amianto; Tm igualmente direito, a partir dos cinquenta anos, ao subsdio de cessao antecipada de actividade os trabalhadores ou antigos trabalhadores em relao aos quais tenha sido diagnosticada e reconhecida, nos termos do regime geral, uma doena profissional provocada pelo amianto que conste da lista estabelecida por decreto dos Ministros do Trabalho e da Segurana Social.

F. Nemec um cidado francs, nascido em 1954, que reside em Frana. Trabalhou durante vrios anos numa empresa com sede neste Estado-Membro. pacfico que, durante esse trabalho, esteve exposto ao amianto. Aps ter sido despedido, em 1994, devido cessao total da actividade da sua entidade patronal em Frana, encontrou, no mesmo ano, um emprego na Blgica, numa empresa estabelecida a uma dezena de quilmetros do seu local de residncia. Durante toda a sua actividade laboral na Blgica, F. Nemec continuou a residir e a pagar os seus impostos em Frana. Em 1995, a autoridade francesa competente reconheceu que F. Nemec sofria de uma doena profissional devido sua exposio ao amianto. Na sequncia do pedido apresentado por F. Nemec em Maro de 2004, a CRAM notificou-lhe, no ms de Maio do mesmo ano, uma deciso de atribuio do ACAATA. Em conformidade com a legislao nacional em vigor, o montante deste subsdio foi calculado em funo da mdia dos salrios auferidos pelo requerente durante os doze ltimos meses da sua actividade assalariada em Frana. O interessado impugnou esta deciso perante a comisso de conciliao da CRAM, sustentando que esta ltima no tinha tido em conta os salrios que auferira nos ltimos anos na Blgica, mais elevados que os tidos em conta para o clculo do ACAATA. A referida comisso negou provimento a este recurso. Foi nestas condies que F. Nemec interps recurso

Jurisprudncia

Neste caso, decidiu o Tribunal, o montante do salrio deve ser actualizado e revalorizado de forma a que corresponda ao que o interessado teria razoavelmente podido auferir, tendo em conta a evoluo da sua carreira profissional, se tivesse continuado a exercer a sua actividade no Estado-Membro em causa.

Foi publicado pelo Comit de Altos Responsveis da Inspeco do Trabalho (CARIT) um Guia de Boas Prticas que alerta para:
A necessidade de contribuir para a identificao do amianto e dos produtos do

amianto durante a utilizao, manuteno e conservao de instalaes fabris, equipamentos e edifcios;

O aumento da sensibilizao relativamente presena deste agente; A descrio das boas prticas de remoo do amianto, por supresso de

poeiras, confinamento e utilizao de equipamentos de proteco;

A difuso de prticas correctas relacionadas com processos de manuseamento

de produtos e resduos de fibrocimento;


proteco.

O incentivo das aces relativas ao equipamento e vesturio de

Concluso
O amianto continua a ser o mais importante agente txico cancergeno

presente nos locais de trabalho.


O problema acentua-se pelo facto de poderem decorrer vrias dezenas

de anos entre a primeira exposio e a apario de sintomas de doenas associadas.


Os equipamentos de proteco individual so subsidirios em relao

aos de proteco colectiva. No entanto, o estudo deste EPI reveste-se de uma importante funo, prvia deciso de utiliz-los: se conhecermos a adequao do seu uso, estaremos tambm mais atentos s medidas gerais de preveno que, a serem tomadas em primeiro lugar, reduziro em muito a necessidade de passar ao nvel seguinte (o dos EPI).
Esta aparente ironia serve, na verdade, uma meta mais elevada: se no

houver necessidade de usar estes EPI, isso poder ser um importante sinal de que a exposio ao amianto est em vias de terminar.

S-ar putea să vă placă și