Sunteți pe pagina 1din 34

A palavra comunicao vem do latim cummunis que traz a ideia de Comunho.

(PEREZ, C. & BAIRON, S. Comunicao & Marketing. So Paulo: Futura, 2002)

Tornar comum, trocar opinies, fazer saber; implica interao, troca de mensagens. um processo de participao de experincias, que modifica a disposio mental das partes envolvidas.
(BOSCO, J. B. Redao Empresarial. SoPaulo: Atlas, 1998)

Ao de pr em comum tudo aquilo que, social, poltica ou existencialmente, no deve permanecer isolado.
(SODR, M. Reinventando a cultura.Petrpolis (RJ): Vozes, 1996)

Informao com feedback


(BEKIN, S. F. Conversando sobre Endomarketing. So Paulo Makron, 1995).;

Processo pelo qual os seres humanos trocam entre si informaes. Nesta breve definio temos j implicitamente presentes os elementos nucleares do ato comunicativo:
O emissor,

O recetor ("seres humanos") e


A mensagem ("informaes").

Em qualquer ato comunicativo encontramos algum que procura transmitir a outrem uma dada informao.

Alm dos trs elementos nucleares, costume considerar outros trs:


o cdigo, o canal e o contexto.

Nenhum ato comunicativo seria possvel, na ausncia de qualquer um desses elementos.

necessria a interveno de, pelo menos, dois Indivduos:


um que emite a informao,
outro que recebe a informao;

necessrio que haja algo para ser transmitido pelo emissor ao receptor;

Para que o emissor e o receptor comuniquem necessrio que esteja disponvel um canal de comunicao; A informao a transmitir tem que estar "traduzida" num cdigo conhecido, quer pelo emissor, quer pelo recetor; Finalmente, todo o ato comunicativo se realiza num determinado contexto e determinado por esse contexto.

Emissor - emite, codifica a mensagem Recetor - recebe, descodifica a mensagem Mensagem - contedo transmitido pelo emissor Cdigo - conjunto de signos usado na transmisso e receo da mensagem Contexto - contexto relacionado a emissor e recetor Canal - meio pelo qual circula a mensagem

POR QUE A COMUNICAO TO IMPORTANTE? Pesquisas revelam que um norte-americano comum gasta cerca de 70% do seu tempo ativo a ouvir, falar, ler e escrever, por esta ordem. Isto quer dizer que se gasta de dez a onze horas, por dia, todos os dias, em comportamentos de comunicao verbal.
Fonte: BEKIN, S. F. Conversando sobre Endomarketing. So Paulo: Makron, 1995.

QUANDO SE COMUNICA COM ALGUM, O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAO?


Quem a pessoa com quem vamos comunicar?
O que queremos dizer? Como estamos a transmitir as informaes?

Como nos certificamos de que conseguimos

convencer o recetor?

PROBLEMAS DE COMUNICAO

Da parte do emissor

Incapacidade verbal; Falta de coerncia; Uso de frases longas para impressionar; Referncia a detalhes irrelevantes; Ausncia de espontaneidade; Manifestao evidente de linguagem pouco clara; Uso de termos tcnicos, grias, regionalismos que so desconhecidos pelos recetores; Excesso de adjetivos, advrbios ou frases feitas.

Da parte do recetor
Nvel de conhecimento insuficiente; Distrao; Falta de disposio para entender; Nveis cultural, social, intelectual,

econmico e de escolaridade diferentes do emissor;

COMUNICAO x INFORMAO

Comunicao envolve interlocutores; Troca de informaes; comea quando a informao acaba. O melhor sistema de informao, por si s, no garante comunicao.
Fonte: BEKIN, S. F. (1995) Conversando sobre Endomarketing. So Paulo: Makron.

ELEMENTOS / PROCESSOS Emissor ou Remetente: Quem emite a mensagem; Codificao: Processo de transformar o pensamento em forma simblica; Linguagem: Dinmica mediadora entre os homens. Tipos: falada e escrita (comunicao verbal), gestual, corporal, por smbolos, cones e sons (comunicao no verbal).

ELEMENTOS/PROCESSOS Meio, canal ou veculo: Suporte material que possibilita veicular uma mensagem a um destinatrio, atravs do espao e do tempo. Ex.: televiso, carta, telefone, rdio etc.

ELEMENTOS/PROCESSOS Mensagem: Sinnimo de contedo; o que est escrito em um texto e o que dito num discurso; o que se passa de significativo na comunicao entre remetente e destinatrio.
Fonte: BOSCO, J. B. Redao Empresarial. So Paulo: Atlas, 1998 e KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. Princpios de Marketing. SODR, M. Reinventando a cultura: a comunicao e seus produtos.

Descodificao: Processo pelo qual o receptor traduz os smbolos emitidos pelo emissor. Traduo que vai depender do nvel econmico, social, cultural e de escolaridade do receptor. Recetor ou Destinatrio: Quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

Resposta: Reao do recetor aps ter sido exposto mensagem. Feedback: Resposta do recetor que chega ao emissor. Em outras palavras, retorno da mensagem que foi enviada pelo emissor.

Rudo: Tudo o que dificulta a comunicao, interfere a transmisso e perturba a receo ou compreenso da mensagem; tudo o que possibilita a perda de informao durante o transporte da mensagem entre o emissor e o recetor.
Fonte: BOSCO, J. B. Redao Empresarial. So Paulo: Atlas, 1998

A comunicao a tarefa ou funo central da vida humana.


A comunicao posssvel, entre os homens, porque todas as coisas, externas ou internas, so representveis.

Mas o ato de representar, para outros, as coisas externas ou internas, no um processo simples. Uma das coisas mais difceis do mundo transmitir as ideas com exatido ,de uma mente para outra escreveu Lewis Carroll no seu livro ALICE NO PAS DAS MARAVILHAS,

Chamamos, genericamente, proceso de comunicao aos fenmenos de troca de informao. Estos fenmenos ocorrem em dois passos:
1) H que compreender e transmitir uma situao ou feito; 2) H que escolher e transmitir bem os diferentes signos que podem expressar a situao ou feito.

Na comunicao humana, a mensagem s pode transmitir-se atravs de uma codificao.

Uma letra ou uma palavra so codificadas num texto, com uma determinada entoao ou escritas de determinada forma. A palavra alma, por exemplo, na frase quero-te com toda a alma, tem um sentido diferente do que na frase : o homem composto de alma e corpo.

Pero la comunicacin no es solamente un intercambio de informacin a travs de cdigos, sino una comunin de significados. En el contacto entre dos o ms personas, tambin se intercambian o crean impresiones y actitudes. La comunicacin es, adems, una concordancia emotiva. Es el hilo invisible que une o desune a los seres humanos.

S-ar putea să vă placă și