Sunteți pe pagina 1din 37

Importncia para fisioterapeutas Agge Haidar Filho Fisioterapeuta e Prof.

de Educao Fsica

ECOGRAFIA OU ULTRA-SOM

Introduo
O US ou ecografia uma tcnica de imagens que usa ondas sonoras, geralmente na faixa de 2 a 20 milhes de ciclos por segundo(2-20Mhz) bem acima das freqncias audveis por humanos e animais. Esse transdutor envia ondas de US ao corpo e recebe as ondas sonoras refletidas. As informaes do transdutor so comunicadas via cabo para o scanner do US e os dados so mostrados em um monitor.

Ultrassom 3 meses distncia cervical do tero, espessamento cervical, caso esteja- sndrome de Down

O ultra-som do paciente com 5 meses.. De artropatia hemoflica subaguda do joelho - hemartrose , alargamento epifisrio, aumento de partes moles, alargamento do espao intercondilar.

Caracterstica do US
O ecografista utiliza um transdutor manual contendo cristais piezoeltricos, que transformam energia eltrica em ondas sonoras de alta frequncia; O feixe sonoro dirigido regio de interesse e ento refletido de volta ao transdutor nas interfaces entre tecidos diferentes; Impedncia acstica(a qual determinada pela densidade fsica do tecido e pela velocidade do som);

A diferena de impedncia acstica entre dois tecidos aumenta em qualquer dada interface , o som refletido, ou eco, torna-se mais forte. Quando os sons refletidos retornam ao transdutor, so convertidos em sinais eltricos, analisados por computador, produzindo as imagens ecogrficas.

Vantagens das imagens de US


* Imagens vistas em tempo real; * Exibem movimentos do corao e vasos sanguneos; - *Exame comparativo e basto custo financeiro; - * Exame importante para acompanhamento das leses de partes moles durante a reabilitao; * Utilizado nas leses musculares no esporte, enfatizando alteraes na fibra muscular, fscia, endomsio, perimsio e epimsio; * Exames nas leses tendinosas; * Utilizado nos estudos extracapsulares dos ligamentos.

Exame da leso.

Caracterstica do US.
- O US no utiliza radiao ionizante e no produz leso biolgica; - Grande utilidade nas leses musculares, tendinosas, doenas obsttricas, ginecolgicas, peditricas e testiculares; - Pode ser utilizada nos planos transaxial ou sagital, plano oblquo requerido para investigar a regio anatmica e pode ser realizado com aparelhos portteis em pacientes na beira do leito.

Imagens na ecografia ou US
Na ecografia, rgos slidos aparecem como estruturas ecognicas , pois consistem de tecidos com mltiplas interfaces acsticas, enquanto os cistos e as colees de lquidos aparecem livres de ecos(ecotransparentes ou anecicos), pois no possuem refletores acsticos internos. O ar e o osso no podem ser adequadamente visualizados pela ecografia devido a impedncia acstica entre as estruturas e os tecidos moles, onde a maior parte da energia sonora refletida.

RM, seqncia T1, plano sagital. Ultra-sonografia do joelho, plano longitudinal. O tendo patelar encontra-se espessado e heterogneo. O tendo patelar apresenta-se espessado com reas de sinal intermedirio intra-substanciais

Rotura Parcial do Tendo CLB e Bursite SubacromialSubdeltoidea


Paciente 58 anos, sexo feminino, apresentou dor e limitao de movimentos no ombro direito (principalmente abduo do brao)

aps carregar compras muito pesadas.


Manguito rotador de configurao

anatmica.

O tendo biciptal se localiza anatomicamente no sulco intertuberositrio, sem sinais de luxao, mesmo durante a manobra de rotao externa.

Bursa subacromial-subdeltoidea apresenta-se bastante distendida por lquido de aspecto anecico.

Manguito rotador de configurao anatmica.

Manguito rotador de configurao anatmica.

US tridimensional

Diferentes tipos de ultra-som


H dois outros tipos de ultra-som em uso atualmente: a gerao de imagens 3D por ultra-som e o ultra-som Doppler.
O ultra-som que descrevemos at agora apresenta uma imagem bidimensional ou "fatia," de um objeto tridimensional (feto, rgo).

- Gerao de imagens 3D por ultra-som

Nos ltimos dois anos foram desenvolvidas mquinas de ultra-som capazes de gerar imagens tridimensionais. Nessas mquinas, vrias imagens bidimensionais so captadas pelo movimento das sondas ao longo da superfcie do corpo ou girando as sondas inseridas. As varreduras bidimensionais so ento combinadas por um software de computador especializado para formar imagens 3D.

Densitometria
Avalia quadril:DMO colo do fmur;Grande

Trocanter;Regio Intertrocanteriana;Tringulo de Ward Avalia coluna lombar: L1;L2;L3;L4 Score T: Comparado com adulto jovem Score Z: Comparado com indivduos da mesma faixa etria O asterisco representa a posio do paciente OBS: A radiografia s evidencia a perda ssea quando a diminuio est em 30-40%.

Obrigado pela ateno..

S-ar putea să vă placă și