Sunteți pe pagina 1din 26

Procedimentos de Distribuio de Energia Eltrica no Sistema Eltrico Nacional - PRODIST

Mdulo 07 Clculo de Perdas na Distribuio


Componentes:Cristiane Leite Galantini Diego Bomfim Andrade Professor: Durval

PRODIST

O que ?

Os PRODIST so um conjunto de regras com vistas a subsidiar os agentes e consumidores do sistema eltrico nacional na identificao e classificao de suas necessidades no segmento de energia eltrica.

A elaborao do PRODIST baseou-se no princpio de modicidade tarifria, direitos e deveres equilibrados, funes da distribuio de energia, tratamento isonmico para usurios de rede e um sistema de informaes sistemticas e permanentes de modo a auxiliar nos processos de regulao, fiscalizao e medio da ANEEL. Os mdulos que compem o PRODIST so documentos regulatrios que padronizam as atividades tcnicas relacionadas ao funcionamento e desempenho dos sistemas de distribuio de energia eltrica.

Composio do PRODIST

MDULO 07

CONTEXTO HISTRICO
Mdulo 8: Qualidade de Energia Eltrica Mdulo 7: Metodologia para reviso e atualizao do PRODIST

Seo 8.3: Perdas tcnicas

MDULO 07

CONTEXTO HISTRICO
Mdulo 8: Qualidade de Energia Eltrica

Mdulo 7: Clculo de perdas na distribuio

Seo 8.3: Perdas tcnicas

MDULO 07
As perdas tcnicas de um sistema de distribuio so de difcil mensurao. Uma metodologia de clculo consistente deve pressupor o uso de variadas tcnicas, que interajam entre si, para se obter um resultado que possa ser validado e considerado para fins regulatrios. Neste contexto, o objetivo deste mdulo apresentar a metodologia de clculo e disciplinar os procedimentos para obteno dos dados para apurao das perdas dos sistemas de distribuio.

Perdas no sistema de distribuio

Perdas em SDAT Perdas em SDMT

Perdas em unidades transformadoras Perdas em ramais de ligao e medidores

Perdas em SDBT

NDICE
1

INTRODUO

PREMISSA DE CLCULO E INDICADORES


CLCULO DAS PERDAS TCNICAS DE POTNCIA CLCULO DAS PERDAS TCNICAS DE ENERGIA

REFERENCIAL

Seo 7.0 - INTRODUO

1. Objetivo

2. Abrangncia
3. Contedo

ndice

Objetivo

Estabelecer a metodologia e os procedimentos para obteno dos dados necessrios para apurao das perdas dos sistemas de distribuio de energia eltrica. Definir indicadores para avaliao das perdas nos segmentos de distribuio de energia eltrica. Estabelecer a metodologia e os procedimentos para apurao das perdas dos sistemas de distribuio de energia eltrica.

Abrangncia

So apuradas e avaliadas as perdas tcnicas decorrentes da energia eltrica entregue s unidades consumidoras (includos os consumidores livres), s outras distribuidoras e ao consumo prprio da distribuidora. As perdas no tcnicas so determinadas pela diferena entre a energia injetada e a energia fornecida, incluindo, nessa ltima, os montantes de energia relativos s perdas tcnicas. So consideradas somente as perdas tcnicas de responsabilidade da distribuidora, incluindo seu sistema de distribuio e as demais instalaes de transmisso DIT, quando couber.

Seo 7.1 - PREMISSA DE CLCULO E


INDICADORES

1. Objetivo 2. Premissa de clculo 3. Metodologia 4. Indicadores de perdas 5. Dados e informaes a serem fornecidas para o clculo das perdas

Indce

Objetivo

Definir os indicadores de perdas e estabelecer as disposies gerais sobre os dados necessrios para o clculo das perdas por segmento de distribuio.

Premissa de clculo

Metodologia
Fluxograma simplificado do procedimento de avaliao das perdas

Indicadores de perdas

Dados e informaes a serem fornecidas pra o clculo das perdas

Seo 7.2 - CLCULO DAS PERDAS


TCNICAS DE POTNCIA

1. Objetivos 2. Perdas de potncia em SDMT 3. Perdas de potncia em SDBT 4. Perdas de potncia em unidades transformadoras 5. Perdas de potncia em ramais de ligao e medidores
ndice

Seo 7.3 - CLCULO DAS PERDAS


TCNICAS DE ENERGIA

1. Objetivos 2. Perdas de energia em SDAT 3. Perdas de energia em SDMT 4. Perdas de energia em SDBT 5. Perdas de energia em unidades transformadoras 6. Perdas de energia em ramais de ligao e medidores
ndice

Perdas de energia em SDAT

Para o SDAT as perdas de energia so obtidas dos dados dos sistemas de medio, devendo ser apuradas discriminadamente para os subgrupos A1, A2, A3. A distribuidora deve segregar as perdas dos transformadores e das redes, nos casos onde as perdas medidas inclurem as perdas deste equipamento. As perdas de energia do SDAT s devem ser apuradas por medio quando existem medies em todas as fronteiras do nvel de tenso correspondentes ao subgrupos A1, A2 e A3.

Perdas de energia em SDMT

As perdas de energia variam de acordo com o carregamento disposto na curva de carga da rede ou equipamento. O clculo das perdas tcnicas de potncia realizado na condio de carga mxima. Para o clculo das perdas de energia necessrio um fator que estabelea a relao entre a perda de demanda mdia e a de demanda para condio de carga mxima (FATOR DE PERDAS). As perdas tcnicas podem ser definidas como:

Perdas de energia em SDBT

As perdas tcnicas de energia das redes do SDBT podem ser obtidas por:

Perdas de potncia

Fator de perdas do SDBT

Perdas de energia em unidades transformadoras

As perdas de energia para as unidades transformadoras so obtidas por:

Nmero de transformadores Perdas a vazio pelo perodo de tempo analisado

Fator de perdas mdio da transformao Perdas de potncia no cobre

Perdas de energia em ramais de ligao e medidores

As perdas de energia para os ramais de ligao e medidores so obtidas por:

Perdas de potncia no ramal

Perdas de potncia anos medidores

Fator de perdas

REFERENCIAL

S-ar putea să vă placă și