Sunteți pe pagina 1din 47

PRTESE DENTRIA E OCLUSO

Prtese

Conceito Quando h perda de dentes provocadas por cries traumatismos ou qualquer motivo que seja faz se o uso de prtese a fim de reduzir os possveis danos.

Danos esses que podem ser, a movimentao dos dentes nos espaos deixados pelos que se perderam assim como a reabsoro do osso alveolar (desaparecimento por absoro pelo organismo).Desequilbrios nas arcadas dentrias.

Para restaurar essas funes: mastigatria, esttica e fontica, e minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se as prteses dentrias.

Existem prtese dentrias removveis ou fixas. Ambas as prteses podem ser parciais ou fixa (as fixas s podem ser totais no caso de implantes).

As prteses removveis podem ser parciais e totais, as parciais removveis podem ser totalmente em acrlico ou terem uma parte metlica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes.

Prtese removvel Prtese removvel

Prtese totais removveis so normalmente em acrlico e destinam-se substituio de todos os dentes.So suportadas pelos tecidos moles e estrutura ssea subjacente.

Prtese total removvel

Os dentes utilizados quer nas parciais quer nas totais so normalmente dentes pr-fabricados em acrlico. Podem eventualmente ser usados dentes pr-fabricados em porcelana a pedido do paciente.

As prteses fixas so constitudas por coroas, pontes e prteses totais suportadas por implantes. As coroas so capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destrudo.

Prtese fixa (coroa)

A ponte uma restaurao prottica destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espao desdentado. Os elementos ficam suspensos so denominados pnticos.

Ponte

Os implantes utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efetuar prtese fixas. Nestes casos funcionam como razes naturais.Usam-se ainda no caso de doentes desdentados em que a estrutura ssea e a mucosa bucal no permitam a utilizao de uma prtese total com conforto e estabilidade.

Ocluso

A ocluso relao esttica (abrir e fecha) e dinmica (movimentos laterais e dos dentes, que devem estar em harmonia com as demais estruturas do sistema estomatogntico.

O termo ocluso abrange as trs maiores reas da odontologia, a saber: As cincias bsicas A pesquisa clnica A sua aplicao clnica

E para o melhor entendimento do estudante de odontologia, ser feita, neste captulo, uma abordagem fundamentada nos princpios bsicos , que so as Posio e os movimentos mandibulares bsico.

Posies
Relao Cntrica..................................RC Mxima Intercuspidao Habitual.........MIH Relao de Ocluso Cntrica...............ROC Dimenso Vertical de Repouso............DVR Dimenso Vertical de Ocluso.............DVO Espao Funcional Livre........................EFL

Movimentos

Desocluso pelo canino

Trabalho

Lateralidade
Balanceio

Desocluso em grupo

Protruso

Guia anterior

Relao Cntrica uma posio crnio mandibular (cavidade glenoide versus cndilo mandibular), fisiolgica,reproduzvel, praticamente imutvel, independente de contato dental.

Por Figura

Por figura

Por figura

Mxima Intercuspidao Habitual a posio de contatos dentrios com os cndilos fora da posio de RC.

Por figura

Relao de Ocluso Cntrica a posio intermaxilar onde ocorre o maior nmero de contatos dentrios com os cndilos posicionados em RC, isto , existe uma coincidncia da mxima intercuspidao habitual com a relao cntrica.

Dimenso Vertical A dimenso vertical a distncia entre dois pontos localizados na face: um na parte superior e outro, na inferior.

A odontologia classifica a dimenso vertical como sendo de repouso e de ocluso:

Dimenso vertical de repouso A posio de repouso se concebe fisiologicamente como um estado de equilbrio esttico dos tecidos faciais e temporomandibulares, especialmente dos msculos elevadores e depressores, Mantido pelo tnus muscular atravs dos ligamentos articulares.

Dimenso vertical de ocluso e espao funcional livre. a altura facial mantida pelos dentes, em especial pelos posteriores, quando esto ocludos. A diferena existente entre a dimenso vertical de repouso dimenso vertical de ocluso o espao funcional livre.

Dawson*

Por figura

Por figura

Aumento(DVO)
Pela confeco de trabalhos de prteses e placas. Por extruso dos dentes posteriores.

Gaber*

Movimentos
Lateralidade
Lado de trabalho Lado de balanceio

Lado de trabalho
Desocluso pelo canino

Desocluso em grupo ou funo em grupo

Por figura

Por figura

protruso
o movimento que a mandbula faz no sentido posteroanterior.

Guia anterior ou incisiva


Quando, no movimento de protruso, os dentes anteriores inferiores (principalmente os incisivos centrais) deslizam pela concavidade palatina dos dentes anteriores superiores (incisivos centrais), desocluindo os dentes posteriores.

Por figura

Interferncia Oclusal
So os contatos oclusais que produzem desvio da mandbula durante o fechamento para a posio de MHI ou que impedem o suave deslize mandibular nos movimentos laterais e protusivos.

A interferncia oclusal pode ocorrer em quatro situaes:


Contato que desvia a mandbula da posio de RC para a de MIH. Contato prematuro que no promove desvio. Contato prematuro em lateralidade. Contato prematuro em protuso.

O contatos podem ser:


Fisiolgico

Patognico

Manifestaes Clnicas e Radiolgicas de Contato Prematuro Patognico Disfuno musculoarticular Bruxismo Aumento da mobilidade dentria Migrao patolgica dos dentes, principalmente dos anteriores Diastemas em expanso na regio anterior Facetas de desgastes Fraturas de razes, coroas e restauraes Reabsoro radicular Pulpite Necrose Pulpar Relao de topo a topo nos dentes anteriores Mordida cruzada unilateral e anterior

Por Figura

S-ar putea să vă placă și