Sunteți pe pagina 1din 1

N Poster: 19

Ttulo: Prevalncia de Dermatose e Sensibilidade ao Ltex nos Mdicos Dentistas Portugueses


Autores: Henriques M 1, Amorim AS2,Coelho L 1, Ferreira JC 1, e Melo P3
Mdico(a) Dentista Aluno(a) de Mestrado de Medicina Dentria Conservadora, FMDUP Docente Voluntrio(a) de Dentisteria Operatria, FMDUP 2 Mdica Dentista Aluna do Mestrado de Medicina Dentria Conservadora, FMDUP 3 Mdico Dentista Prof. Auxiliar Dentisteria Operatria, FMDUP
1

Instituio: Faculdade de Medicina Dentria da Universidade do Porto

Introduo: so vrios os problemas de doenas ocupacionais que os mdicos dentistas podem enfrentar durante o exerccio profissional. As dermatoses e reaces alrgicas ou de hipersensibilidade a diferentes materiais so comuns. Em Portugal no existem dados relativos prevalncia deste tipo de problemas.

Objectivos: estudo epidemiolgico em que se investigou os sintomas de dermatoses e reaces alrgicas ou de hipersensibilidade, particularmente as relacionadas com o ltex nas mos dos mdicos dentistas.

Materiais e mtodos: questionrio enviado em 2005, a 4800 mdicos dentistas portugueses, que continha vrias questes sobre dermatoses e sintomas de reaces alrgicas ou de hipersensibilidade a diferentes materiais, incluindo o ltex.

Resultados: obteve-se um total de 228 (4,75%) questionrios respondidos, dos quais 33,6% pelo sexo masculino e 66,4% pelo sexo feminino (fig. 1), com uma mdia de idades de 34,6 anos (DP = 7,82 anos). Quase metade (40,7%) experimentou sintomas de dermatose nos membros superiores (mos) em alguma fase da sua prtica profissional (fig. 2). O sintoma mais comum foi eczema em mos secas(72%) e o eczema com gretas(20,0%) (fig.3). Somente 11,1% dos mdicos dentistas referem ter tido alergia ao ltex (fig. 4 e 5)

Sexo
20%

Eczema 8% 72%

33,6% 66,4%

Feminino

Masculino
Fig. 1

Dermatose
59% 41%

mos secas

gretas

vesiculas
Fig. 3

Alergia
8% 3% 30% 59%
Fig. 2

Alergia ltex

Sim No
89%

11%

no p ltex ltex+p
Fig. 4

Sim

No

Fig. 5

Discusso: relativamente ao gnero, observou-se neste estudo que as reaces foram mais frequentemente indicadas por mulheres (66.4%), facto que vai de encontro com outras anlises que indicam que nos adultos, a alergia ao ltex se manifesta mais vincadamente no sexo feminino em cerca de 70-90% dos casos; Os sintomas mais frequentes de hipersensibilidade ao ltex e da dermatose de contacto irritante, so a secura das mos, assim como a presena de gretas e vesculas. Os resultados do nosso estudo vo de encontro a estes dados, sendo o eczema em mos secas o mais comum. Relativamente alergia dos profissionais ao ltex, a prevalncia encontrada (11,1% ) idntica de outros estudos que apresentam valores situados entre os 9 e os 15%.

Concluses: este estudo demonstra que a dermatose constitui um problema de doena ocupacional entre os mdicos dentistas em Portugal com elevada prevalncia. A hipersensibilidade ao ltex apresenta-se com uma prevalncia idntica ao dos outros pases mais desenvolvidos. Apesar de a reduo da exposio a potenciais substncias irritantes e alergnicos ser uma importante estratgia, necessria mais pesquisa para identificar os factores ocupacionais e no ocupacionais associados dermatose ocupacional dos profissionais de sade oral.

S-ar putea să vă placă și