Sunteți pe pagina 1din 8

INVALIDADE DO NEGCIO JURDICO Artigos 171 at 184 NCC

Art. 171 - Alm dos casos expressamente declarados na lei*, anulvel o negcio jurdico: I - por incapacidade** relativa do agente; II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

*O artigo 171 NCC no esgota todos os casos de anulabilidade. **A causa mais comum de incapacidade a idade compreendida entre 16 e 18 anos. ***SIMULAO no caso de anulabilidade, mas de nulidade.

A anulabilidade deve ser argida pelo legtimo interessado, no podendo o juiz conhec-la de ofcio.
Art. 177 NCC - A anulabilidade no tem efeito antes de

julgada por sentena, nem se pronuncia de ofcio; s os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade.

Perceba que o negcio jurdico anulvel, ser negcio

jurdico VLIDO e ter EFICCIA PLENA at que sentena judicial invalide-o, apagando os atos e efeitos praticados (ressalvado 3 de boa-f tem divergncia). Volta-se ao status quo ante. (Ver artigo 182 NCC).

Art. 172 - O negcio anulvel pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro. Ex. Autor de negcio com 17 anos (anulvel) pode confirm-lo aps 18 anos. (Ver art.180 NCC).

Ementa: APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. AO DECLARATRIA DE INEXISTNCIA DE DVIDA E INDENIZATRIA DE DANOS MORAIS. INSCRIO INDEVIDA NO SPC. CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS. CURSO TCNICO DE INFORMTICA FIRMADO POR RELATIVAMENTE INCAPAZ. POSSIBILIDADE DE CONFIRMAO AO ATINGIR A MAIORIDADE. VALIDADE DA CLUSULA PENAL PREVISTA PARA O CASO DE DESISTNCIA DO CURSO APS O INCIO DAS AULAS. ATO LCITO DA R. DANO MORAL INEXISTENTE. I O negcio jurdico celebrado com pessoa relativamente incapaz anulvel, sendo possvel a sua convalidao.Confirmao tcita caracterizada pela freqncia ao curso quando a autora j havia atingida a maioridade. Validade da contratao. II vlida a clusula penal compensatria estipulada para o caso de cancelamento da matrcula aps o incio das aulas, especialmente se considerada a impossibilidade de preenchimento da vaga por outro aluno. III No havendo irregularidade, seja na formao do contrato, seja na clusula que estabelece o pagamento da clusula penal, bem como tendo havido a efetiva prestao do que foi contratado, at o cancelamento, lcito o cadastramento do nome da autora no SPC, no havendo danos morais a serem ressarcidos. IV nus sucumbenciais invertidos. PROVERAM A APELAO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70022155600, Sexta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Odone Sanguin, Julgado em 17/09/2008).

Art. 173 - O ato de confirmao deve conter a substncia do negcio celebrado e a vontade expressa de mant-lo. Art. 174 - escusada a confirmao expressa, quando o negcio j foi cumprido em parte pelo devedor, ciente do vcio que o inquinava. Art. 175 - A confirmao expressa, ou a execuo voluntria de negcio anulvel, nos termos dos arts. 172 a 174, importa a extino de todas as aes, ou excees, de que contra ele dispusesse o devedor. Art. 176 - Quando a anulabilidade do ato resultar da falta de autorizao de terceiro, ser validado se este a der posteriormente.

Negcio Jurdico nulo no pode ser confirmado, mas poder ser convertido em outro negcio vlido atravs do aproveitamento dos elementos materiais vlidos contido no em negcio jurdico inicialmente invlido. A converso a nica medida de saneamento e salvao do negcio jurdico nulo. Ex. Negcios Simulados.

REsp 918643 / RS RECURSO ESPECIAL 2007/0011372-6

...Nessas situaes, no necessrio requerer que seja restabelecido o estado anterior, bastando que o autor da ao requeira a converso do negcio jurdico, de modo que ele corresponda precisamente inteno das partes.

Art. 183 - A invalidade do instrumento no induz a do negcio jurdico sempre que este puder provar-se por outro meio. Art. 184 - Respeitada a inteno das partes, a invalidade parcial de um negcio jurdico no o prejudicar na parte vlida, se esta for separvel; a invalidade da obrigao principal implica a das obrigaes acessrias, mas a destas no induz a da obrigao principal. O acessrio segue o destino do principal. Ex. Se o negcio jurdico de compra e venda for declarado nulo, a garantia ser anulada igualmente.

S-ar putea să vă placă și