Sunteți pe pagina 1din 28

Professora Andressa

O PRIMEIRO PELO Elias, aquele pedacinho de gente, com a cara mais atrevida deste mundo, plantou-se diante do pai, que lia o jornal. - Pai, eu j sou um homem! Como o pai no desse sinal de ter ouvido, repetiu: - Pai, eu j sou um homem! - Voc sempre foi, meu filho. Desde que nasceu respondeu, afinal o pai. - Isso eu sei. Quero dizer, agora j sou grande. - No me parece que voc tenha crescido muito de ontem para hoje ... disse o pai, olhando o garoto de alto a baixo. - que eu sou ... eu sou ... - J sei. Voc quer dizer que se tornou adulto. - , isso mesmo. - E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje? - O senhor est vendo aqui? E apontava um pontinho preto no queixo. Est vendo? - No vejo nada. Venha mais perto. Ahnn! Ser que estou vendo um pelinho a? - o meu fio de barba, pai. Eu j sou um homem. - Ora, meu filho! apenas um fio, e um fio no faz uma barba toda. Alis, lembra-se de sua av, minha me? A vov tinha uma verruguinha no queixo e trs fios de barba. Veja bem: trs fios. Nem por isso ela dizia que era homem!

Mas eu j sou um adul... Isso que o senhor disse. Por isso, preciso de aumento de mesada, quero chegar tarde em casa e levar a chave da porta. - uma pena, uma pena ... lamentou o pai, balanando a cabea. - Pena porque ia dar-lhe um presente agora que voc completa doze anos. Mas ... Preciso mudar de presente. - Mudar, pai? - Claro, quando voc era menino, ia ganhar uma bicicleta dessas que voc sempre quis. Mas, sendo um homem, vou dar a voc um aparelho de barba. O garoto apoiou-se num p, depois no outro, profundamente pensativo. Ah! Ia perder aquela sonhada bicicleta! Resolveu: - Pai, vamos fazer uma coisa. Eu deixo pra ficar homem mais tarde e o senhor me d a bicicleta, certo? - Certo concordou o pai. E pea sua me para tirar esse pelinho da com uma pina. No fica bem um menino com barba de homem. Mrio Donato

1 ) O texto conta uma conversa entre duas pessoas. Quais so elas?

2) Para afirmar que j um homem, Elias dirige-se ao pai com segurana, com humildade ou com medo? Justifique com citaes do texto.
3) Ao responder que o filho era homem desde que nasceu, o pai referia-se ao aspecto fsico, psicolgico ou social? 4) Por que Elias achava que j era adulto? 5) O fato de ser adulto, segundo Elias, dava-lhe alguns direitos. Quais? 6) Por que Elias resolveu deixar para ficar homem mais tarde?

Afinal, qual a diferena entre frase, orao e perodo? Uma dica bsica e inesquecvel considerar que a frase pode ser qualquer enunciado que possua ou no verbo, mas que tenha um sentido completo. A orao um enunciado com sentido completo que se estrutura com base em um verbo.

Estou bem. Como voc est? Que frio! Pare! Al! Bom dia!

Na frase facultativo o uso do verbo.

Viajarei amanh. Saio s quatro. VERBO

Eu vou fazer doces

A palavra conjuno provm de conjunto. Vejamos a definio do ltimo termo no dicionrio Aurlio: Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunio das partes dum todo.

Os dias passam, as prestaes chegam, a vida continua.

Os dias passam e as prestaes chegam, mas a vida continua.

Notamos o seguinte: retiramos a vrgula e substitumos por palavras, e ao faz-lo ligamos uma orao outra, criamos um vnculo, uma unio. A palavra e est ligando as oraes 1 e 2 e a palavra mas est ligando as oraes 2 e 3. Portanto, as palavras e e mas que unem as frases so exemplos de conjuno.

O termo trs (com acento e grafado com s) tem o mesmo significado de atrs, detrs. Tem funo de advrbio de lugar, vem sempre acompanhado de uma preposio, formando com esta uma locuo adverbial.

Exemplos: Ela olhou para trs e se

arrependeu do que fez. O menino surgiu de trs da moita. Na coreografia voc deve passar por trs do seu par e no na frente dele.

O termo traz (sem acento e escrito com z) tem o mesmo significado de conduzir, transportar, causar, ocasionar, oferecer. a conjugao do verbo trazer na terceira pessoa do singular do indicativo ou na primeira pessoa do singular do imperativo.

Exemplos: Ele traz notcias boas para ns!

A gua contaminada da enchente traz doenas populao, como a leptospirose. Ele traz caf da manh todos os dias para mim. S dinheiro no traz felicidade a ningum.

Exemplos: No fique atrs de mim. Deixe tudo atrs da porta. Ele estacionou atrs do seu carro.

Sujeito: o termo da orao que funciona como suporte de uma afirmao feita atravs do predicado. Predicado: o termo da orao que, atravs de um verbo, projeta alguma afirmao sobre o sujeito.

Exemplo: A pequena criana Sujeito

me contou a novidade. Predicado

A me levantou-se aborrecida A carrocinha levou meu cachorro

Emprega-se a letra C: * Tal vocbulo possui som de /s/ em consonncia com as vogais e e i. Exemplos: cidade cedo coice meiguice precioso civilizado...

Emprega-se : * Em palavras de origem rabe, tupi, ou africana. muulmano caula ara

* mediante alguns sufixos terminados em: ncia, -ncia. Exemplos: infncia tolerncia

* Em alguns sufixos representados por -aa, -ao, -ua. Exemplos: mulheraa amigao dentua * Outros terminados em -aar , -iar. Exemplos: estilhaar caar escorraar espreguiar * E ainda, aqueles terminados em: -o, -ana, -ena. Exemplos: cano criana crena

S antes de todas as vogais ex. sapato, ser, sino, sol, suar

S-ar putea să vă placă și