Sunteți pe pagina 1din 11

Universidade da Regio da Campanha URCAMP. Centro de Cincias da Sade. Curso de Enfermagem.

Diabetes Gestacional

Diabetes Mellitus Gestacional definido como qualquer nvel de intolerncia a carboidratos, resultando em hiperglicemia de gravidade varivel, com incio ou diagnstico durante a gestao, podendo ou no persistir aps o parto. Sua fisiopatologia explicada pela elevao de hormnios contra-reguladores da insulina, pelo estresse fisiolgico imposto pela gravidez e a fatores predeterminantes . O principal hormnio relacionado com a resistncia insulina durante a gravidez o hormnio lactognico placentrio, contudo, sabe-se hoje que outros hormnios hiperglicemiantes como cortisol, estrgeno, progesterona e prolactina tambm esto envolvidos.

Diagnstico de DMG:
O teste inicial recomendado para a triagem a dosagem da glicemia plasmtica 1h aps teste oral com 50g de dextrosol, devendo ser realizado entre a 24a e 28a semanas de gestao. So aceitos como valores de corte tanto 140 mg/dl quanto 130 mg/dl, com cerca de 80% e 90% de sensibilidade, respectivamente.
A dosagem da glicemia plasmtica em jejum tambm pode ser utilizada como rastreamento e diagnstico de DMG. A associao glicemia de jejum (GJ) + fator de risco (FR) mtodo alternativo de rastreamento, orientado pelo Ministrio da Sade do Brasil.

* Importncia do Diagnstico precoce :


A gestante portadora de DMG no tratada tem maior risco de rotura prematura de membranas, parto pr-termo, feto com apresentao plvica, feto macrossmico e elevado risco de pr-eclmpsia.
Com relao ao feto, alm da macrossomia, o risco para o desenvolvimento de sndrome de angstia respiratria, cardiomiopatia, ictericia, hipoglicemia, hipocalcemia e policitemia com hiper viscosidade sanguinea.

Tratamento :
O tratamento do diabetes na gravidez deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar.
O ponto mais importante a organizao alimentar. Quando o tratamento alimentar no suficiente para manter os nveis de glicose sangunea dentro dos valores adequados, a insulina deve ser utilizada. O acompanhamento do tratamento do diabetes na gravidez requer a realizao de automonitorizao glicmica, com medidas de glicemia de jejum e aps as refeies.

* Tratamento alimentar:
Fazer aproximadamente seis refeies por dia (de 3 em 3 horas), sendo trs principais e trs lanches. O lanche noturno muito importante para evitar um perodo de jejum muito longo durante o sono.
No comer acar, doces e frituras! Dietas com baixos teores de calorias so contra-indicadas durante a gestao. Neste perodo a paciente no deve perder peso. A quantidade de calorias determinada individualmente e deve ser orientada por um endocrinologista ou nutricionista com experincia.

*Insulina:
A insulina o nico medicamento que age sobre a glicose que permitido durante a gestao. Ela deve ser indicada quando os nveis de glicose no se estabilizarem apenas com o controle alimentar. Nas diabticas tipo 1 grvidas, muitas vezes ser necessria a intensificao do tratamento insulnico, s vezes at com a instalao de bomba de insulina.

*Antidiabticos Orais: Os medicamentos para tratamento de diabetes ainda no esto liberados para o uso durante a gravidez, devendo os mesmos ser suspensos assim que a gravidez descoberta e substitudos por insulina.

Da mesma forma, eles no so recomendados para uso enquanto a mulher estiver amamentando.

http://www.telessaudebrasil.org.br/lildbi/docsonline/6/3/036Diabetes_Mellitus_Gestacional.pdf

S-ar putea să vă placă și