Sunteți pe pagina 1din 7

Em eltrica cada carga cria em torno de si um campo eltrico, de modo anlogo o im cria um campo magntico, porm num im no existe

um mono-plo assim sempre o im tem a carga positiva e a negativa. Para representarmos o campo magntico usaremos o smbolo , para determinar o sentido de utilizamos uma bssola ( que s a partir dos estudos do magnetismo pde ser utilizada para a navegao, com grande importncia at nos dias de hoje).

Assim do real para o esquema direita temos que o sentido adotado para o campo magntico sempre do plo norte do im para o plo sul.

Campo magntico por um fio. O campo magntico (B) a permeabilidade magntica do vcuo , multiplicado pela corrente eltrica que passa pelo fio dividido pela distncia ao fio.

Campo magntico na solenide O campo magntico na solenide calculada de forma semelhante ao campo de um fio

Quando uma espira da varias voltas e a distncia entre essas voltas pouca nos a chamamos de bobina chata, que pode ter seu campo calculado atravs da mesma forma que uma espira porm multiplicando pelo numero de voltas da bobina.

Outro caso quando uma espira se enrola em um condutor reto (fio) , criando assim uma solenoide. A formula da solenoide pode ser calculada atravs de:

Um campo magntico no atua sobre cargas eltricas em repouso, mas se pegarmos esta carga e lanarmos com uma velocidade v em direo a uma rea onde h um campo magntico B pode aparecer uma fora F atuando sobre esta carga, denominada fora magntica. As caractersticas desta fora magntica foram determinadas pelo fsico Hendrick Antoon Lorentz (1853-1920). A intensidade da fora magntica pode ser obtida por: F = q . B . v . sen(a) Onde a o ngulo entre os vetores v e B. No SI a unidade de intensidade do campo magntico o tesla representado pelo smbolo T. A fora magntica que age sobre a carga mvel sempre perpendicular ao plano formado pelos vetores v e B. Observando a equao acima veremos que quando a=0 ou a=180 a fora magntica ser nula, portanto quando o lanamento for paralelo ao campo no teremos a fora magntica atuando sobre esta carga, assim descrevendo um movimento retilneo uniforme.

Considere um fio retilneo de tamanho L conduzindo uma corrente eltrica i dentro de uma regio de campo magntico uniforme B. Sobre cada carga eltrica que percorre o condutor atua uma fora magntica. Pode-se mostrar que a intensidade da fora magntica total exercida sobre o fio dado por: F = B . i . L . sen a Onde a o ngulo entre o vetor B e o fio conduzindo corrente. No SI a unidade de intensidade do campo magntico o tesla representado pelo smbolo T. Se o fio condutor estiver paralelo com as linhas do campo magntico a fora magntica ser nula (F=0), pois sen0=0 e sen180=0.

S-ar putea să vă placă și