Sunteți pe pagina 1din 21

Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Curso Sup. de Tec. em Processos Qumicos Manuteno Industrial Professora ngela angelamat@gamil.

l.com Contedo da Segunda Resenha Fazer caneta em folha de caderno, trabalho individual. Entregar dia 26/08/2011

1. GESTO DA MANUTENO A gesto da manuteno tem assumido uma dimenso estratgica, considerando-se a sua importncia para a obteno de vantagens comparativas, em face do papel crescente da disponibilidade operacional para o resultado global das organizaes. Uma viso contempornea da gesto da manuteno considera que essa funo deva englobar todo o ciclo de vida dos equipamentos, iniciando-se desde a etapa de concepo do projeto, passando pela etapa de montagem, at a sua operacionalizao GESTO DA MANUTENO.

O termo manuteno, na literatura especializada, tem origem no vocabulrio militar, cujo sentido manter, nas unidades de combate, o efetivo e o material em um nvel constante. J a definio sobre manter indicada, em vrios dicionrios, como causar continuidade ou reter o estado atual. Isto sugere que manuteno significa preservar algo. manuteno o conjunto de aes que permite manter ou restabelecer um bem, dentro de um estado especfico ou na medida para assegurar um servio determinado. De forma mais abrangente, o termo manuteno engloba os conceitos de preveno (manter) e correo (restabelecer). Sendo assim, o estado especfico ou servio determinado implica na predeterminao do objetivo esperado, com quantificao dos nveis caractersticos.

Na maioria dos casos so enfocados os aspectos de preveno do estado de funcionamento e a recuperao, no caso da ocorrncia de falhas. Na gesto da manuteno, o aspecto econmico, sempre presente na vida das organizaes, deve ainda ser enfocado, considerando-se o compromisso com o retorno do capital investido, com montantes cada vez maiores e escassos. As caractersticas de gesto se equilibram com as caractersticas tcnicas, objetivando um gerenciamento efetivo das atividades, baseando-se em indicadores que espelham o que est acontecendo com o equipamento.

A rea de manuteno deve participar ativamente para que a manufatura cumpra com seus objetivos, contribuindo para manter a competitividade da empresa. Atravs de um planejamento de manuteno de equipamentos industriais, com base em indicadores de criticidade (determinar quo crtica uma determinada situao) de processo, pode-se atuar focado nas reais necessidades da manufatura e obter vantagem competitividade no mercado de atuao da empresa.

2. Objetivos de Manuteno Orientados pelo Planejamento estratgico


O planejamento estratgico, que geralmente contempla o estabelecimento de objetivos e de planos de ao para atingi-los. Os resultados do planejamento estratgico so de mdio e longo prazo, assim, seus objetivos devem ser bem definidos e constantemente medidos e reavaliados.

Aps definido o planejamento estratgico, este subdividido, geralmente, em outros dois nveis de estratgia: um nvel de unidade de negcio e outro nvel funcional ou operacional. A manuteno de equipamentos e o gerenciamento da confiabilidade so associados com uma competitividade da organizao, e deve ser dada ateno adequada no planejamento estratgico da organizao..

3. Qualidade das Atividades Realizadas pela Manuteno


Em geral, o esforo despendido para aumentar a confiabilidade de um processo produtivo de bens tangveis, tem por objetivo principal o atendimento aos prazos de entrega. Assim, interrupes no processo afetam diretamente a confiabilidade, colocando em risco o cumprimento das promessas de entrega. Causas relativas manuteno, falhas por fadiga, falhas por fim da vida til e falhas por manuteno mal feita. confiabilidade humana, principalmente os operadores da produo e equipes de manuteno afetam a segurana e confiabilidade dos equipamentos.

Os aspectos humanos da confiabilidade devem ser levados em considerao durante o projeto de novos equipamentos, apesar de ser bastante difcil prever, nesta etapa, todas as possveis falhas induzidas pelas pessoas. Um aspecto interessante nas atividades de manuteno a dificuldade de se avaliar a qualidade do trabalho realizado: se for mal feito, vai ocasionar uma falha. Entretanto, difcil avaliar se a falha resultou de erros de manuteno ou de peas defeituosas. Para garantir a qualidade do prprio trabalho, os membros da equipe de manuteno devem ter uma noo de responsabilidade e considerar os mtodos de preparao, execuo e validao de seu prprio trabalho.

Erros de manuteno podem ser corrigidos ao se melhorar as condies de trabalho e ao se aprimorar as ferramentas e os equipamentos que a manuteno utiliza na execuo dos reparos. Dentre outros, um planejamento bem elaborado dar maior qualidade execuo da manuteno, proporcionando uso de sobressalentes de qualidade e disponveis no momento necessrio e a melhor utilizao do tempo. Outro elemento importante a ser considerado a documentao tcnica (esquemas eltricos, dados do equipamento) que possibilitam informao necessria para a execuo segura das tarefas. Da mesma forma, o treinamento dos executantes das tarefas fundamental para elevar a qualidade dos reparos.

A aplicao da padronizao s atividades de manuteno visa garantir a previsibilidade do processo de manuteno de modo que todo trabalho repetitivo, crtico ou prioritrio seja executado da mesma forma por todas as pessoas encarregadas. As perdas associadas falta de qualidade do reparo so considerveis, pois o trabalho ter de ser refeito, haver nova troca de peas danificadas e nova realocao de mo-de-obra, quando no provocar problemas maiores, como a parada do equipamento durante a produo e danos ao meio ambiente e segurana, o que pode causar perdas bem

4. Diferenas no Planejamento de Manuteno Referentes ao Tipo de Produo


Existem empresas com processos distintos e uma gama variada de equipamentos. Estas empresas e processos so classificados em sistemas de produo de acordo com o grau de padronizao dos produtos, pelo tipo de operao sobre os produtos e pela natureza do produto. Estes so fatores determinantes para a definio das atividades produtivas. Inerente a estas atividades, o planejamento de manuteno adequado complexidade caracterstica de cada tipo de atividade.

5. Processos Repetitivos em Massa Os processos repetitivos em massa so aqueles empregados na produo em grande escala de produtos altamente padronizados. Normalmente, a demanda pelos produtos estvel fazendo com que seus projetos tenham poucas alteraes no curto prazo, possibilitando a montagem de uma estrutura produtiva altamente especializada e pouco flexvel, onde os altos investimentos possam ser amortizados durante um longo prazo.

Convencionalmente, a produo em massa emprega mo de obra pouco qualificada e pouco polivalente. Este quadro vem se modificando, devolvendo ao empregado funes de gerenciamento do processo, como, por exemplo, a garantia da qualidade e a programao da produo. Dentro desta classificao enquadrada a fabricao de bens padronizados como automveis, eletrodomsticos, produtos txteis, etc.

6. Fatores Vinculados ao Processo de Manuteno O processo ou sistemtica de manuteno pode ser considerado como todo conjunto de recursos e atividades envolvidos desde o planejamento at a execuo da manuteno. Destacam-se a seguir alguns dos fatores que se julgaram fundamentais para a busca da excelncia da manuteno, todos vinculados ao processo de manuteno.

7. Confiabilidade no Processo
A cultura de confiabilidade voltada ao processo permite que a manuteno passe a direcionar seus esforos ao estudo e eliminao das falhas. Usando a engenharia para isso, alm do amplo envolvimento e conduo da mesma. Para se conseguir a confiabilidade plena do equipamento e do processo no basta apenas o esforo da rea de manuteno, toda a organizao deve estar envolvida, necessria uma liderana forte do processo, ou seja, um gerente ou diretor deve estar frente, pois teria o poder e autoridade para efetuar mudanas e teria condies de tomar decises significantes.

8. Fatores Vinculados Manutenabilidade Manutenabilidade a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condies de executar as suas funes requeridas, sob condies de uso especificadas, quando a manuteno executada sob condies determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos. Pode tambm, ser simplesmente definida como facilidade de manuteno.

A Manutenabilidade pode ser medida pelo MTTR (mean time to repair) ou tempo mdio para reparo. A manutenabilidade abrange fatores que conduzem sua maximizao e contribuem na busca da excelncia, podendose citar alguns: - Documentao, j descrito acima; -Sobressalentes, componentes e peas reservas devem ser bem gerenciados, de forma que tenham qualidade, sejam padronizados e estejam disponveis no momento em que se precisa deles.

Outro aspecto importante do gerenciamento de sobressalentes o custo, devendo ser o menor possvel, assim o controle do estoque e da rotatividade dos itens necessita de ateno especial; -Padronizao. A padronizao de componentes um aspecto que deve ser considerado desde o projeto, possibilitando que durante a vida do equipamento, seus componentes sejam de fcil substituio, regulagem e que se necessite o mnimo de ferramentas para a execuo da manuteno, alm de reduzir consideravelmente o nmero de itens de sobressalentes;

- Reprojeto e Melhorias. O conceito de manutenabilidade deveria ser utilizado principalmente na fase de projeto do equipamento, o que tornaria os reparos mais simples e rpidos durante a vida til do equipamento. Entretanto, o reprojeto e a aplicao de melhorias so formas de melhorar a manutenabilidade, atravs da introduo de novas tecnologias e da simplificao de itens do equipamento com o auxilio da Engenharia de Manuteno.

9. Planejamento e Execuo de Manuteno Consiste em: 1) Reduzir ao mximo o nmero de ocorrncias no programadas, das atividades de manuteno devido a falhas inesperadas do equipamento. 2) Realizar atividades para estender ao mximo o perodo do ciclo das atividades de manuteno no planejadas com isso reduzir o nmero de reparos.

S-ar putea să vă placă și