Sunteți pe pagina 1din 42

ESTRESSE

ESTRESSE
O conceito foi usado na rea da sade, pela primeira vez em 1926, por SELYE, que notou que muitas pessoas sofriam de vrias doenas fsicas, e reclamavam de alguns sintomas em comum. SELYE em 1926, utilizou o termo estresse, para denominar aquele conjunto de reaes que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situao que exige esforo para a adaptao. O organismo, quando exposto a um esforo, desencadeado por um estmulo percebido como ameaador a homeostase, seja ele fsico, qumico, biolgico ou psicossocial, apresenta a tendncia de responder de forma uniforme e inespecfica denominada Sndrome Geral de Adaptao.

ESTRESSE
O Estresse mais antigo que o homem. Quando o Ramapitecus, um pequeno macaco que precedeu o homem na escala evolutiva Darwiniana, fugia de um dinossauro para salvar a vida escondendo-se em grutas, ele tinha essa reao biolgica denominada de estado de estresse.

ESTRESSE
Os profissionais da rea de sade , principalmente os que atuam no ambiente ocupacional, esto engajados nas mudanas que promovam o bem-estar dos trabalhadores, preocupando-se com os determinantes sade-doena, e novas formas de produo, de organizar, e mtodos inovadores para gerenciar e gerir trabalho, pois a combinao de inovaes tecnolgicas, com a intensificao do trabalho, com ritmos acelerados, responsabilidades e complexidade das tarefas, vm repercutindo em manifestaes , como envelhecimento prematuro, doenas cardiovasculares, outras doenas crnico-degenerativas.

ESTRESSE
O homem se realiza atravs da expresso de sua criatividade, da capacidade de transformar o meio ambiente, interagindo com as pessoas e apoiando-se em bases fundamentais da felicidade: amar e trabalhar. Com tudo isso, deparamos com o estresse em nossas vidas, que apesar de ser to antigo quanto o homem, somente em 1992 foi catalogado como mal do sculo, sendo enquadrado pela OMS, como doena associada a resultados desastrosos, com vrias alteraes orgnicas, debilitando o binmio mente-corpo, sendo um dos principais motivo de consulta mdica e queda de produtividade no trabalho.

ESTRESSE
Profissionais da rea de sade esto engajados na transformao progressiva da dinmica das frentes de trabalho, revendo a sua organizao, suas condies, processos de execuo com suas respectivas tecnologias, na tentativa de resgat-lo do seu sentido maior da vida: o engrandecimento do ser humano!

ESTRESSE
Com o desenvolvimento surgiram novos tipos de postos de trabalho que levaram a uma acentuao do isolamento, monotonia, necessitando de um elevado grau de concentrao, respostas rpidas, resultando em fadiga psquica e proporcionando coronariopatias, hipertenso arterial, diabetes mellitus e alteraes mentais. Portanto, a expanso desta nova forma de trabalho robotizada, a chamada Revoluo Ciberntica, leva ao aparecimento de doenas crnico-degenerativas.

ESTRESSE

ESTRESSE
Com isso, fica difcil proteger a sade do homem, sem correlacionar as peculiaridades do trabalho a ser executado com suas implicaes ambientais, sociais, econmicas e, assim, proporcionar o bem-estar das pessoas. A compreenso do que o estresse, seus sintomas e suas fases, pode ajudar o homem a saber utilizar favoravelmente a fora geradora do mesmo, pois quase impossvel evit-lo em nossas vidas, porm mudar as atitudes perante os eventos corriqueiros e/ou adotar um regime anti-stress com exerccios fsicos, boa alimentao, relaxamento, so meios de enfrent-lo de modo mais adequado e inteligente.

ESTRESSE
Trabalhar sem necessariamente adoecer ou morrer, uma possibilidade concreta em um mundo sob rpida transformao, pois trabalhar mesmo com a necessidade de aumento de produtividade, no seria utopia, necessita apenas do conhecimento da dinmica dos fatores associados ao trabalho e ao processo de desencadeamento do estresse, e de uma adequada utilizao de ferramentas para que este ideal se torne realidade.

ESTRESSE
FISIOPATOLOGIA O organismo, ao receber um estmulo, desencadeia uma resposta, como o preparo para fuga ou reao de enfrentamento da situao geradora do mesmo e, de acordo com a vulnerabilidade individual e abrangendo a esfera fsico-psico-social, leva a alteraes orgnicas e mentais, de uma maneira ampla e diversificada.

ESTRESSE
FISIOPATOLOGIA Esta reao decorre da ativao de uma srie de eventos, iniciando na estrutura do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com Sistema Nervoso Autnomo (SNA) e Sistema Lmbico, desencadeando uma cadeia de reaes e com ativao do eixo hipotlamo-hipfise, liberando o hormnio adreno-corticotrpico na corrente sangunea, estimulando as glndulas supra-adrenais, que vo produzir, principalmente, a adrenalina e os corticosterides, levando o homem a seu estado de alerta, pronto para lutar ou fugir, uma manifestao instintiva, desde os primrdios da humanidade.

ESTRESSE
FISIOPATOLIGIA Com isso, um estmulo, que pode ser tanto do ambiente externo e ou interno, atua no psiquismo da pessoa, ativando emoes, como medo, raiva, ambio, culpa e outros, desencadeando uma reao do sistema nervoso e glandular, com conseqncias, principalmente, ao nvel fsico.

ESTRESSE
FISIOPATOLOGIA Baseia-se em todas as modificaes fisiopatolgicas que ocorrem em um organismo estressado, sendo os mais freqentes, em relao ao SNC e psquico: Cansao fsico e mental; Nervosismo; Irritabilidade; Ansiedade; Insnia; Dificuldade de concentrao; Falha de memria; Tristeza; Indeciso; Baixa auto-estima;

ESTRESSE
Sentimento de solido; Sentimento de raiva; Emotividade; Choro fcil; Pesadelos; Depresso; Isolamento; Perda ou excesso de apetite; Pnico; Alteraes de comportamento, como alcoolismo, consumo de drogas ilcitas, uso dos calmantes.

ESTRESSE
As manifestaes cardio respiratrias consistem na elevao da presso arterial, palpitaes, respirao ansiosa, acompanhadas de extremidades frias e suadas. No sistema gastrintestinal, pode haver perturbaes desde a m digesto, gastrites, lceras, colites at diarrias crnicas e, na pele, encontramos micose, psorase, envelhecimento precoce e rush cutneo. H tambm, o comprometimento dos rgos sexuais, levando a impotncia e a frigidez, o aparecimento de osteoporose, de obesidade, de diabetes mellitus, de cncer (diminuio do sistema imunolgico) e, com isso, percebe-se que o estresse deteriora a vida pessoal.

ESTRESSE
Os quatro grandes principais sintomas: Prejuzo da relao consigo e com outros; Tenso fsica e psicolgica; Queda de capacidade intelectual; Perturbaes do sono, levando-se a fadiga.

ESTRESSE
O estresse pode se apresentar em trs fases: ALARME: representa a fase inicial e de fcil tratamento, que ocorre secundrio a vrios estmulos, como resposta fisiolgica do organismo levando a aceleramento cardaco, respirao acelerada, sudorese, extremidades frias e estado de prontido para responder ou fugir. RESISTNCIA: fase intermediria, onde o organismo comea a enfraquecer, pela persistncia dos estmulos estressantes e inadequao aos mesmos com respostas do corpo levando a mudanas de comportamento, insnia e descontentamento. EXAUSTO: comea o aparecimento das doenas crnicas e de difceis reverso, como distrbios emocionais, fadiga, gastrites, hipertenso e outros, havendo uma sobrecarga fisiolgica, podendo levar at a morte.

ESTRESSE
ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO CONCEITO Conjunto de perturbaes psicolgicas ou sofrimento psquico, associado s experincias de trabalho.

ESTRESSE
O estresse ocupacional ocorre quando h percepo do trabalhador da sua inabilidade para atender as demandas solicitadas pelo trabalho, causando sofrimento, mal-estar e um sentimento de incapacidade para enfrent-las. Assim, quando temos um organismo sobre situao de stress, resultam-se distrbios emocionais, mudanas de comportamento, distrbios gastrintestinais, distrbios de sono, sintomas psicopatolgicos, com sofrimento psquico e outros.

ESTRESSE
FONTES DE ESTRESSE OCUPACIONAL

As principais fontes de estresse so: FATORES AMBIENTAIS: rudo, iluminao, temperatura, ventilao em nveis ou limites inadequados. FATORES ORGANIZACIONAIS: envolvimento e participaes no trabalho; suportes organizacionais (estilo de superviso, apoio gerencial, esquemas organizacionais, planos de carreira); organizao do trabalho, com base nos aspectos mentais do mesmo, como monotonia ou sobrecarga de trabalho; ritmo de produo e de trabalho; das presses temporais; do significado do trabalho, da natureza das tarefas

ESTRESSE
As condies de trabalho so geradoras de fatores estressantes, quando h deteriorao das relaes entre funcionrios, com ambiente hostil entre as pessoas, perda de tempo com discusses inteis, trabalho isolado entre os membros, com pouca cooperao, presena de uma inadequada abordagem poltica, com competio no saudvel entre as pessoas. Levando-se tambm em considerao, a dificuldade individual de se adaptar a um meio dinmico, envolvendo os seus interesses pessoais, juntamente com seu contexto psicossocial.

ESTRESSE
Conjuntamente aos fatores estressantes, a vulnerabilidade orgnica e a capacidade de avaliar, de enfrentar situaes conflitantes do trabalho, podem levar a uma ameaa do desequilbrio da homeostase do organismo, com resposta somtica e psicossocial, sendo os efeitos mais conhecidos os cardiovasculares, do sistema nervoso central, psicolgicos e comportamentais.

ESTRESSE
DIAGNSTICO DE ESTRESSE OCUPACIONAL As tenses nos locais de trabalho diminuem a eficincia das pessoas e, conseqentemente, da produtividade, gerando pressa, conflitos interpessoais, desmotivao, agressividade, isolamento, enfim, um ambiente humano destrutivo, com presena de greves, atrasos constantes nos prazo de entrega, ociosidade, sabotagem, absentesmo, alta rotatividade de funcionrios, altas taxas de doenas, baixo nvel de esforo, vnculos entre as pessoas empobrecidas e relacionamentos entre funcionrios caracterizados por rivalidade, desconfiana, desrespeito e desqualificao.

ESTRESSE
Seus principais sinais e sintomas so:

SISTEMA MUSCULAR: dor e tenso. SISTEMA GASTRINTESTINAL: dispepsia, mese, pirose e irritao de clon. SISTEMA CARDIOVASCULAR: palpitaes, arritmias. SISTEMA RESPIRATRIO: dispnia e a hiperventilao. SISTEMA NERVOSO CENTRAL: reaes neurticas, a insnia, desmaios e as dores de cabea. SISTEMA GENITAL: dismenorria, a frigidez e a impotncia.

ESTRESSE
Pode-se, alm dos sinais e sintomas, utilizar-se de critrios de avaliao de desempenho no trabalho, atravs de mtodos quantitativos, indicadores do estresse, tais como questionrios autopreenchidos e escalas. Na abordagem do desempenho, observa-se a adequao, a quantidade e a qualidade de produo, tempo de reao a uma tarefa secundria, respostas tardias, dificuldades em acompanhar o ritmo da mquina, variabilidade na durao dos ciclos de trabalho, nmero e tipo de movimentos no relacionados tarefa.

ESTRESSE
A condio estressante do labor, nem sempre gera a doena, podendo-se manifestar de outras formas, tais como: absentesmo, rotatividade, atrasos, insatisfao, sabotagem e baixos nveis de eficcia no ambiente ocupacional.

ESTRESSE
PRINCIPAIS AGENTES ESTRESSORES OCUPACIONAIS A sobrecarga, tanto quantitativa como qualitativa; Presso; Responsabilidades por pessoas, Inabilidade para desenvolver relacionamentos satisfatrios; Percepo inadequada do desenvolvimento da carreira.

Dentro os transtornos psicossomticos, os mais estudados e destacados so as doenas cardiovasculares, como a hipertenso arterial, aterosclerose, infarto do miocrdio e angina.

ESTRESSE
As profisses, em que so freqentes as exposies ao estresse mental e que representam excessiva responsabilidade ou possuem conflitos constantes entre as pessoas, so as que mais se associam a hipertenso arterial.

ESTRESSE
Na Norma Regulamentadora NR 7, o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) especificado no artigo 7.4.2, que os exames mdicos necessrios compreendem a avaliao clnica, abrangendo a anamnese ocupacional e exames fsico e mental.

Importante destacar todos os sinais e sintomas apresentados pelo trabalhador.


Quando o episdio estressante muito longo, as conseqncias sobre o organismo podem ser mais intensas, levando ao degaste progressivo, s vezes ao esgotamento, o que evidentemente compromete a performance da pessoa.

ESTRESSE
A profisso, que utiliza muito a atividade mental com responsabilidade em lidar com as pessoas e envolvida com os conflitos humanos, apresenta alta associao com doenas do sistema cardiovascular. Alm de diversas outras manifestaes e patologias associadas sobrecarga de estresse ocupacional, como priso de ventre, diarria, lcera, gastrite, dores musculares e na coluna, alergia, doenas de pele, coceiras, queda de cabelo, cefalia tensional, alteraes menstruais, diminuio da libido, impotncia sexual, zumbido, tontura, vertigens, asma, bronquite, diabetes, cncer, doenas auto-imunes entre outras.

ESTRESSE
muito comum ouvir-se isto no nada, s psicolgico. Na verdade, essa afirmao traz um grande engano, pois, dentro da abordagem psicossomtica, nada s psicolgico, pois dores, queixas e outras manifestaes clnicas so respostas a condies de vida, combinadas personalidade e ao seu estado imunolgico

ESTRESSE
Quando se trabalha, o corpo vai se modelando as exigncias e necessidades mentais, fsicas de cada funo.

Entender o nosso desconforto e as queixas, como reaes desse modo de viver, especialmente, dentro do trabalho, o primeiro passo para conhecer nossas necessidades como pessoa e os limites entre capacitao, exigncia de esforo fsico-mental e de realizao.

O s psicolgico uma somatizaes e tem algumas especficas, que a tendncia de queixa, sem diagnstico clnico emocional ao s psicolgico.

interpretao que ocorre de caractersticas culturais muito atribuir qualquer manifestao ou visvel ou dor, com forte carga

Outro aspecto a crena de que as coisas da cabea devem ser resolvidas pela prpria pessoa (quando no se trata de distrbio psicolgico mais grave), ou ento de que sempre so processos benignos, que no fazem adoecer de verdade. Vrios tipos de sintomatologia com forte carga emocional, levam a problemas graves e com muita freqncia, morte, em alguns casos lentamente, em outros de modo fulminante.

AS PRINCIPAIS SNDROMES E DOENAS ASSOCIADAS E OU PROVOCADAS PELO ESTRESSE OCUPACIONAL SO AS SEGUINTES: Somatizaes, fadiga, distrbios do sono, depresso, sndrome do pnico, quadros neurticos ps -traumticos, sndromes paranides. Relacionados ao trabalho (DORT) ou leses por esforos repetitivos (LER), transtornos psicossomticos, sndromes de insensibilidade, alcoolismo, uso de outras drogas ilcitas e outros.

ESTRESSE
FADIGA A fadiga pode ser definida como um estado fsico e mental, resultante de esforo prolongado ou repetido que ter repercusses sobre vrios sistemas do organismo, provocando mltiplas alteraes de funes, que conduz a uma diminuio da performance no trabalho, tanto da forma qualitativa, quanto quantitativa, em graus variveis e tambm ao absentesmo do trabalho, com uma srie de distrbios psicolgicos, familiares e sociais.

ESTRESSE
DISTRBIOS DO SONO Talvez seja, um dos sintomas mais comum, que a pessoa pode apresentar quando passa por uma situao que exija dela esforo, embora este no seja o nico fator etiolgico deste problema.

ESTRESSE
DEPRESSO Momentos de tristeza so reaes comuns a qualquer pessoa e podem emergir em situaes quotidianas, que so desencadeadas por situaes de perda, luto, e decepes importantes. So limitadas, no tempo e na intensidade e no devem ser confundidos com quadro clnico de depresso. Requer tratamento mdico especializado e psiclogo. Podem afetar o humor, com graus variveis de tristeza e at de melancolia, afetar a disposio e o estado de nimo, a qualidade e as perspectivas de vida, o comportamento e at o funcionamento do corpo.

ESTRESSE
Este estado, geralmente, compromete a atividade profissional e o indivduo no consegue desenvolver as suas funes adequadamente e, por vezes, nem conseguem trabalhar, pois tem dificuldade de concentrao e cansao excessivo. Os sintomas mais observados so: Reduo de nvel de energia; Perda de interesse; Dificuldades em iniciar atividades, principalmente pela manh; Diminuio importante do apetite ou aumento de ingesto de alimentos; Perda ou ganho de peso; Insnia inicial ou despertar precoce;

ESTRESSE
Hipersonia durante o dia; Dificuldades em tomar decises; Pessimismo; Diminuio da libido; Ideias negativas sobre si mesmo; Crises de choro; Pensamento de que a morte seria um alvio ou soluo; Idias ou planos de suicdio; Angstia; Diminuio da auto-estima.

ESTRESSE
Depresso no preguia ou falta de vontade. uma doena que precisa ser tratada. Os tratamentos para depresso dependem do grau de comprometimento da pessoa, da histria familiar e pessoal do paciente.

Os recursos disponveis so inmeros, destacando-se o uso de medicamentos antidepressivos e a psicoterapia

S-ar putea să vă placă și