Sunteți pe pagina 1din 49

Hidrulica de Bombas Centrfugas

BOMBAS CENTRFUGAS

INTRODUO

Neste mdulo, abordaremos assuntos de fundamental importncia para o correto dimensionamento de bombas centrfugas, ou seja, estudaremos as curvas caractersticas das bombas. Definiremos altura manomtrica, potncia consumida, vazo, entre outros assuntos, mostraremos como o fabricante traa a curva de uma bomba; os vrios tipos de curvas, etc.

Portanto, a perfeita compreenso deste mdulo de extrema importncia para o pessoal envolvido com bombas centrfugas.

Curvas caractersticas das bombas

Curvas caractersticas das bombas so representaes grficas que traduzem o funcionamento da bomba, obtidas atravs de experincias do fabricante, que fazem a bomba vencer diversas alturas manomtricas com diversas vazes, verificando tambm a potncia absorvida e a eficincia da bomba.

Obteno da curva caracterstica de uma bomba

O levantamento das curvas caractersticas das bombas so realizadas pelo fabricante do equipamento, em bancos de prova equipados para tal servio. De uma maneira simplificada, as curvas so traadas da seguinte forma, conforme esquema abaixo.

Obteno da curva caracterstica de uma bomba

Considerando-se que:

Ps- seja a presso de suco no flange de suco da bomba; Pd- seja a presso de descarga no flange de descarga da bomba; - a bomba em questo esteja com um dimetro de rotor conhecido; - exista uma vlvula situada logo aps a boca de recalque da bomba, com a finalidade de controle de vazo; - exista um medidor de vazo, seja ele qual for, para obtermos os valores da vazo em cada instante.
1 - Coloca-se a bomba em funcionamento, com a vlvula de descarga totalmente fechada (Q = 0); determina-se a presso desenvolvida pela bomba, que ser igual a presso de descarga menos a presso de suco. Com essa presso diferencial, obtm-se a altura manomtrica desenvolvida pela bomba, atravs da frmula:

Obteno da curva caracterstica de uma bomba

Essa altura normalmente conhecida como altura no "shut-off , ou seja, altura desenvolvida pela bomba correspondente a vazo zero, a qual chamaremos de H0. 2 - Abre-se parcialmente a vlvula, obtendo-se assim uma nova vazo, determinada pelo medidor de vazo, a qual chamaremos de Q1 e procede-se de maneira anloga a anterior, para determinarmos a nova altura desenvolvida pela bomba nesta nova condio, a qual chamaremos de H1 3 - Abre-se um pouco mais a vlvula, obtendo-se assim uma vazo Q3 e uma altura H3 , da mesma forma que as anteriormente descritas. 4 - Continuando o processo algumas vezes, obtemos outros pontos de vazo e altura, com os quais colocamos num grfico, onde no eixo das abcissas ou eixo horizontal, os valores das vazes e no eixo das ordenadas ou eixo vertical, os valores das alturas manomtricas.

Obteno da curva caracterstica de uma bomba


vazo (Q) Q0 Q1 altura (H) H0 H1

Q2 Q3

H2 H3

Obteno da curva caracterstica de uma bomba

Normalmente, os fabricantes alteram os dimetros de rotores para um mesmo equipamento, obtendo-se assim a curva caracterstica da bomba com uma famlia de dimetros de rotores, como mostrado abaixo.

Tipos de curvas caractersticas das bombas

Dependendo do tipo de bomba, da largura dos rotores, da quantidade de ps dos rotores, do ngulo de inclinao destas ps, as curvas caractersticas das bombas, tambm chamadas de curvas caractersticas do rotor, podem se apresentar de vrias formas, como mostram as figuras seguintes.

Tipos de curvas caractersticas das bombas

Curva tipo estvel ou tipo Rising

Neste tipo de curva, a altura aumenta continuamente coma diminuio da vazo. A altura correspondente a vazo nula cerca de 10 a 20%maior que a altura para o ponto de maior eficincia.

Tipos de curvas caractersticas das bombas

Curva tipo instvel ou tipo Drooping

Nesta curva, a altura produzida com a vazo zero e menor do que as outras correspondentes a algumas vazes. Neste tipo de curva, verifica-se que para alturas superiores ao shut-off ( altura a que corresponde a vazo zero ), dispomos de duas vazes diferentes, para uma mesma altura.

Tipos de curvas caractersticas das bombas

Curva tipo inclinado acentuado ou tipo Steep

uma curva do tipo estvel, em que existe uma grande diferena entre a altura desenvolvida na vazo zero (shut-off) e a desenvolvida na vazo de projeto, ou seja, cerca de40e50%.

Tipos de curvas caractersticas das bombas

Curva tipo plana ou tipo FLAT

Nesta curva, a altura varia muito pouco com a vazo, desde o shut-off at o ponto de projeto.

Tipos de curvas caractersticas das bombas

Curva tipo instvel

a curva na qual para uma mesma altura, corresponde duas ou mais vazes num certo trecho de instabilidade. idntica a curva drooping.

Curva de potncia consumida pela bomba

Em funo das caractersticas eltricas do motor que aciona a bomba, determina-se a potncia que esta sendo consumida por ela, ou seja, juntamente com o levantamento dos dados para traarmos a curva de vazo versus altura (Q x H), como vimos anteriormente, no painel de comando do motor que aciona a bomba que esta sendo testada, esto instalados instrumentos de medies eltricas, como por exemplo, watmetros, ampermetros, voltmetros, etc, que fornecem dados para podermos traar as curvas de potncia consumida versus vazo (P x Q). Essas curvas so colocadas num grfico, onde no eixo das abcissas ou eixo horizontal, temos os valores de vazo (Q) e no eixo das ordenadas ou eixo vertical os valores de potncia consumida (P).

Curva de potncia consumida pela bomba

Tipos de curvas de potncia consumida


As curvas de potncia versus vazo tambm possuem caractersticas especficas de acordo com a forma que apresentam. As bombas centrfugas se subdividem em trs tipos de fluxos:

de fluxo radial, axial e misto.

Para cada tipo de fluxo, verifica-se a existncia de curvas de potncias consumidas diferentes, conforme segue:

Curva de potncia consumida pela bomba

Curva de potncia consumida de uma bomba de fluxo misto ou semiaxial

Neste tipo de curva, a potncia consumida aumenta at certo ponto, mantendo-se constante at certos valores seguintes de vazo e decresce em seguida. Esta curva tem a vantagem de no sobrecarregar o motor em qualquer ponto de trabalho, entretanto este tipo de curva no obtido em todas bombas. Estas curvas tambm so chamadas de "no over loading"

Curva de potncia consumida pela bomba

Curva de potncia consumida de uma bomba de fluxo radial

Neste tipo de curva, a potncia aumenta continuamente com a vazo. O motor deve ser dimensionado de modo que sua potncia cubra todos os pontos de operao. Nos sistemas com alturas variveis, necessrio verificar as alturas mnimas que podero ocorrer, para se evitar o perigo de sobrecarga. Estas curvas tambm so chamadas "over loading".

Curva de potncia consumida pela bomba

Curva de potncia consumida de uma bomba de fluxo axial Neste tipo de curva, a potncia consumida alta para para pequenas vazes e conforme o aumento de vazo, a potncia diminui gradativamente.

Clculo da potncia consumida pela bomba

Potncia hidrulica
O trabalho til feito por uma bomba centrfuga naturalmente o produto do peso do lquido deslocado pela altura desenvolvida. Se considerarmos este trabalho na unidade de tempo, temos a potncia hidrulica, que expressa pela frmula:

Clculo da potncia consumida pela bomba

Potncia consumida pela bomba

Para calcularmos a potncia consumida pela bomba, basta utilizarmos o valor do rendimento da bomba, pois a potncia hidrulica, no igual a potncia consumida, pois existem perdas por atrito no prprio motor, na bomba, etc.

Rendimento

Chamamos a relao entre potncia hidrulica e potncia consumida pela bomba de rendimento.

Clculo da potncia consumida pela bomba

Analogamente ao tratamento dispensado hidrulica, podemos escrever a seguinte frmula:

potncia

Curvas de rendimento

Como vimos, o rendimento obtido pela diviso da potncia hidrulica pela potncia consumida. A representao grfica do rendimento a seguinte:

Qtima o ponto de melhor eficincia da bomba, para o rotor considerado.

Exemplo de curva caracterstica completa

KSB Meganorm 80 - 250 - IV plos (1750 rpm)

Exemplo de curva caracterstica completa

KSB Meganorm 80 - 250 - IV plos (1750 rpm)

Exemplo de curva caracterstica completa

KSB Meganorm 80 - 250 - IV plos (1750 rpm)

Ponto de trabalho

Se analisarmos a curva do sistema no mesmo grfico onde esto as curvas caractersticas das bombas, obteremos o ponto normal de trabalho na interseco destas curvas.
A curva ao lado mostra que esta bomba teria como ponto normal de trabalho: - Vazo (Qt) - Altura (Ht) - Potncia consumida (Pt) - Rendimento no ponto de trabalho (t)

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Existem diversas maneiras de modificar o ponto de trabalho e deslocar o ponto de encontro das curvas da bomba e do sistema. Estas maneiras consistem em modificar a curva do sistema ou a curva da bomba ou ambas.

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Alterao do ponto de trabalho atuando no sistema


Alterar a curva do sistema consiste basicamente em alterar o sistema para o qual foi levantada a curva e isto pode ser feita de inmeras formas. A alterao mais usual da curva do sistema realizada atravs do fechamento parcial da vlvula de descarga, com isto, aumenta-se a perda de carga, fazendo com que a curva do sistema seja deslocada para a esquerda. Desta forma, obteremos para uma bomba com curva estvel, um decrscimo de vazo.

Fatores que modificam o ponto de trabalho

importante ressaltar que o mesmo efeito seria obtido com o fecho parcial da vlvula de suco; entretanto este procedimento no usado pela influncia indesejvel nas condies de suco, conforme veremos no prximo mdulo. Outras formas existentes alteram substancialmente o sistema e no seria propriamente uma variao no ponto de trabalho do sistema anterior e sim do ponto de trabalho de um novo sistema.

Estas alteraes seriam, por exemplo:


- variao nas presses dos reservatrios; - mudana no dimetro das linhas; - incluso ou excluso de acessrios na linha; - modificao do lay-out das linhas; - mudana das cotas dos lquidos; - etc.

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Alterao do ponto de trabalho atuando na bomba

As maneiras mais usuais de modificar a curva caracterstica de uma bomba so de variar a rotao da bomba ou variar o dimetro do rotor da bomba.
variao da rotao da bomba

rotao 1 > rotao 2

Fatores que modificam o ponto de trabalho

variao do dimetro do rotor da bomba

dimetro 1 > dimetro 2

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Efeito da mudana de rotao nas curvas caractersticas


Existe uma proporcionalidade entre os valores de vazo (Q), altura (H) e potncia (P) com a rotao. Assim sendo, sempre que alterarmos a rotao de uma bomba haver, em consequncia, alterao nas curvas caractersticas, sendo a correo para a nova rotao feitas a partir das seguintes propores: 1 - A vazo proporcional rotao.

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Efeito da mudana de rotao nas curvas caractersticas


2 - A altura manomtrica varia com o quadrado da rotao.

3 - A potncia absorvida varia com o cubo da rotao.

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Efeito da mudana de rotao nas curvas caractersticas


Ou seja:

Assim sendo, sempre que alterarmos a rotao, deve ser feita a correo das curvas caractersticas atravs das relaes anteriormente apresentadas para a determinao do novo ponto de trabalho. As relaes vistas anteriormente tambm so chamadas de leis de semelhana ou leis de similaridade.

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Efeito da variao do dimetro do rotor nas curvas caractersticas

Se reduzirmos o dimetro de um rotor radial de uma bomba, mantendo a mesma rotao, a curva caracterstica da bomba se altera aproximadamente de acordo com as seguintes equaes:

Fatores que modificam o ponto de trabalho

Efeito da variao do dimetro do rotor nas curvas caractersticas

Ou seja:

O procedimento para levantamento das curvas caractersticas para um novo dimetro, em funo das curvas caractersticas fornecidas pelo fabricante para o dimetro original, anlogo ao levantamento das curvas feitas para variao da rotao, como visto no item anterior. De uma forma geral, a reduo mxima permitida de cerca de 20 % do dimetro original. Esta reduo aproximada, visto que existem rotores que podem ser reduzidos em um percentual maior, enquanto que outros no permitem reduo alm de pequenas margens, sem sofrer efeitos adversos. Na realidade, estas redues s so permitidas em bombas centrfugas radiais; nas bombas centrfugas de fluxo misto e, principalmente nas axiais, a diminuio do dimetro do rotor pode alterar substancialmente o projeto inicial, devido a variaes nos ngulos e projetos das ps.

Clculo do dimetro do rotor

Uma maneira de calcular o dimetro do rotor, quando o ponto de operao esta fora de um dimetro conhecido na curva caracterstica da bomba , o seguinte:
1 - Da origem do plano cartesiano, traa-se uma reta at o ponto de operao desejado. Caso o plano cartesiano no apresente a origem, ou seja, altura manomtrica zero (H = 0), basta prolong-lo at encontrarmos sua origem, usando a mesma escala utilizada no plano. 2 - A reta traada dever cortar a curva conhecida mais prxima ao ponto de operao desejado, encontrando uma nova vazo Q1 e uma nova altura H1. 3 - Atravs das frmulas abaixo, encontra-se o valor do dimetro desejado.

4 - interessante utilizar as duas frmulas para clculo. Caso os dimetros encontrados sejam diferentes, optar pelo maior valor.

Clculo do dimetro do rotor

Por exemplo, para uma vazo de 110 m /h e uma altura manomtrica de 25 m, o ponto de

Clculo do dimetro do rotor

Como este plano cartesiano no apresenta a origem, encontramos a origem do plano utilizando a mesma escala; traa-se a reta desta origem encontrada at o ponto de operao, conforme mostrado abaixo, encontrando-se Q1 = 113m3/h e H1= 25,5 m.

Clculo do dimetro do rotor

Utilizando as frmulas apresentadas, calcula-se o dimetro do rotor:

Por motivo de segurana, utiliza-se o dimetro maior, ou seja, D= 244,5 mm.

Formas de reduzir o dimetro do rotor

Vrias so as formas empregadas para reduo do dimetro do rotor, por exemplo:

Rebaixamento total das paredes e palhetas

Rebaixamento somente das palhetas

Formas de reduzir o dimetro do rotor

Vrias so as formas empregadas para reduo do dimetro do rotor, por exemplo:

Rebaixamento em ngulo das palhetas, mantendo as paredes com o dimetro maior

Rebaixamento das paredes paralelamente com rebaixamento das palhetas em ngulo

Formas de reduzir o dimetro do rotor

Vrias so as formas empregadas para reduo do dimetro do rotor, por exemplo:

Rebaixamento das ps em ngulo, rebaixando tambm a parede e palheta traseira do rotor

Rebaixamento de rotor de dupla suco

Formas de reduzir o dimetro do rotor

Vrias so as formas empregadas para reduo do dimetro do rotor, por exemplo:

Rebaixamento de rotor semi-axial

Aplicaes da velocidade especfica

A velocidade especfica tem sido amplamente usada pelos fabricantes e usurios de bombas em funo da importncia prtica de suas trs aplicaes bsicas:

- a primeira permite determinar o tipo de rotor e a eficincia mxima de acordo com as condies operacionais; - a segunda permite, em funo dos resultados existentes para bombas similares, determinar:

a geometria bsica do rotor, conhecidas as caractersticas de desempenho desejadas (Q e H), e a rotao (n); o desempenho aproximado da bomba, conhecidas as caractersticas geomtricas do rotor.

Aplicaes da velocidade especfica

- a terceira permite determinar a rotao mxima que uma bomba pode operar em condies satisfatrias em funo do tipo de bomba e de caractersticas do sistema.

Vamos estudar somente a primeira aplicao, visto que a de maior interesse para usurios de bombas centrfugas:

Conforme mencionado, o conhecimento das condies operacionais (Q, H, n), permite o clculo da velocidade especfica e, em funo desta, determinar o tipo de rotor e a eficincia mxima esperada. Isto possvel atravs da utilizao da figura abaixo e que apresenta valores mdios de eficincia obtidos por um grande nmero de bombas comerciais em funo da velocidade especfica e da vazo.

Tipos de rotores x velocidade especfica

Tipos de rotores x velocidade especfica

FIM

do Captulo

S-ar putea să vă placă și