Sunteți pe pagina 1din 26

CONTRATO DE TRABALHO

Art. 442, CLT ao Art. 456, CLT

CONTRATO DE TRABALHO Conceito:


Art. 442 CLT: Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego.

Experincia prvia
Art. 442-A CLT: Para fins de contratao, o empregador no exigir do candidato a emprego comprovao de experincia prvia por tempo superior a 6 meses no mesmo tipo de atividade.

CONTRATO DE TRABALHO (art. 442, CLT a art. 456, CLT)


morfologia

Em regra, no exige forma especial. Poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado (Art. 443, CLT)

Princpio da Autonomia da Vontade


Art. 444 CLT : As relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos coletivos que lhe sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes.

Requisitos de validade do C.T.


REQUISITOS DE VALIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO

AGENTE CAPAZ Art. 7, XXXIII, CRFB/88

OBJETO LCITO

FORMA PRESCRITA OU NO DEFESA EM LEI

Nulidade do C.T.
Contrato nulo regra: devidos apenas os dias trabalhados. (Princpio do NoEnriquecimento Ilcito) exceto: objeto ilcito. Contrato nulo por ausncia de concurso pblico: dias trabalhados + FGTS. (Smula 363 TST e Art. 19-A Lei 8036/90)

CONTRATO DE TRABALHO : durao (art. 442, CLT)


contrato por prazo indeterminado

Durao
contrato por prazo determinado (a termo)

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO (art. 443, 2, CLT)


De servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo Validade (durao) De atividades empresarias transitrias Contrato de experincia

AT 2 ANOS

AT 2 ANOS

AT 90 DIAS

contrato de aprendizagem
Art. 428 a 433 da CLT: contrato de trabalho especial; ajustado por escrito e por prazo determinado (mximo 2 anos, salvo para aprendizes portadores de deficincia ( 3); maior de 14 anos e menor de 24 anos, salvo para aprendizes portadores de deficincia ( 5) formao tcnico-profissional metdica compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico e o aprendiz, a executar com zelo e diligncia as tarefas necessrias a essa formao.

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO


S pode haver uma nica prorrogao, sob pena de passar a ser por prazo indeterminado. (art. 451, CLT), e no pode ultrapassar o prazo mximo. REGRAS GERAIS Se o contrato continuar aps o determinado, passa a ser por indeterminado (art. 451, CLT) prazo prazo

Entre dois contratos a termo tem que haver um lapso temporal de, no mnimo 6 (seis) meses, em regra, caso contrrio o contrato ser por prazo indeterminado. (art. 452, CLT)

(FCC TRT ALAGOAS -2008) A empresa FIGA celebrou contrato de experincia com Ana pelo prazo de 30 dias. Quando terminar o prazo contratado a empresa pretende prorrogar o referido contrato. Neste caso, a empresa: (A) poder prorrogar o contrato uma nica vez pelo prazo mximo de 60 dias. (B) no poder prorrogar o contrato sob pena de ser considerado o contrato por prazo indeterminado. (C) poder prorrogar o contrato quantas vezes forem necessrias desde que obedea o prazo mximo total de 120 dias. (D) poder prorrogar o contrato uma nica vez pelo prazo mximo de 90 dias. (E) poder prorrogar o contrato quantas vezes forem necessrias desde que obedea o prazo mximo total de 90 dias.

(FCC TRT CEAR -2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do contrato de aprendizagem. I. No poder ser estipulado por mais de dois anos. II. Independe da forma escrita, podendo ser ajustado verbalmente pelas partes. III. contrato no qual o empregador se compromete a assegurar ao maior de dezesseis anos e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem,formao tcnico-profissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico.

IV. Extinguir-se- no seu termo ou quando o aprendiz completar dezoito anos, ou ainda antecipadamente quando houver desempenho insuficiente ou inadaptao do aprendiz.
correto o que se afirma APENAS em:

(A) I. (B) II e III. (C) I, II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV.

(CESPE -2010) Na hiptese de a justia do trabalho declarar nulo contrato de trabalho celebrado entre a administrao pblica e servidor pblico que no tenha sido previamente aprovado em concurso pblico, o empregado
a) ter direito somente ao salrio devido. b) no ter direito a nenhuma verba, dado que o contrato foi declarado nulo. c) ter direito a frias proporcionais ou integrais, saldo de salrio e 13. salrio. d) far jus ao pagamento da contraprestao pactuada em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes ao depsito do FGTS.

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


ALTERAO CONTRATUAL (art. 468, CLT) REGRA: Nos contratos individuais de trabalho S lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e, ainda, assim, desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia.

EXCEO: reverso do empregado ao cargo efetivo anteriormente ocupado. (art. 468, pargrafo nico, CLT)
AULA 3

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


TRANSFERNCIA (art. 469, CLT) REGRA: - BILATERAL (mtuo consentimento) - NO CAUSAR PREJUZOS AO EMPREGADO

REQUISITOS: 1)mudana de localidade (=municpio) 2)mudana de domiclio (=residncia)

EXCEES: 1)art. 469, 1, CLT: cargo de confiana + necessidade servio 2)art. 469, 1, CLT: clusula contratual + necessidade servio 3)art. 469, 2, CLT: extino do estabelecimento AULA 3

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


TRANSFERNCIA (art. 469, CLT) PROVISRIA ou DEFINITIVA

ADICIONAL DE TRANSFERNCIA (25% sobre o salrio do empregado) art. 469, 3, CLT: devido apenas nas transferncias provisrias

AULA 3

(CESPE -2010) Assinale a opo correta acerca da hiptese de alterao do contrato mediante transferncia do empregado, consoante o que dispe a CLT: a) As despesas resultantes da transferncia, segundo regra geral, sero rateadas entre o empregado e o empregador. b) vedada a transferncia do empregado na hiptese de extino do estabelecimento em que ele trabalhar. c) Na hiptese de necessidade do servio, o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, no sendo obrigado a pagar qualquer acrscimo salarial por isso. d) Via de regra, ao empregador vedado transferir o empregado, sem a anuncia deste, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio.

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


SUSPENSO E INTERRUPO CONTRATUAL SUSPENSO INTERRUPO

No h trabalho e No h trabalho no h salrio. mas h salrios. O contrato produz efeitos. no O contrato produz efeitos como se houvesse efetiva prestao dos servios.

AULA 3

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


INTERRUPO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXEMPLOS: Frias; Feriados; Ausncias legais: art. 473 CLT; Afastamento por doena ou acidente at o 15 dia;

AULA 3

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


SUSPENSO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXEMPLOS: Afastamento por doena a partir do 15 dia; Suspenso disciplinar (mx. 30 dias art. 474 CLT) Aposentadoria por invalidez (art. 475 CLT) Suspenso para curso de aperfeioamento custeado pelo empregador (art. 476 A CLT) Empregado eleito diretor (durante o mandato) Empregado eleito dirigente sindical (durante mandato)

AULA 3

PROAB 2010

PREPARATRIO PARA CONCURSOS


SUSPENSO E INTERRUPO: casos controvertidos Servio militar (obrigatrio)

Licena por acidente do trabalho


Licena maternidade (gestante);

CORRENTE MAJORITRIA: INTERRUPO DO CONTRATO DE TRABALHO AULA 3

(FCC TRT ALAGOAS -2008) Mrio, empregado da empresa TITO, ser pai pela segunda vez. Porm, seu segundo filho nascer da unio estvel que mantm com Joana. Neste caso, Mrio (A) ter direito a licena paternidade, podendo no comparecer ao servio pelo prazo de sete dias. (B) no ter direito a licena paternidade uma vez que no casado legalmente com Joana. (C) ter direito a licena paternidade, podendo no comparecer ao servio pelo prazo de trs dias. (D) no ter direito a licena paternidade uma vez que a licena paternidade s devida no nascimento do primeiro filho. (E) ter direito a licena paternidade, podendo no comparecer ao servio pelo prazo de cinco dias.

(FCC TRT MG -2009) A licena remunerada concedida espontaneamente pelo empregador ao empregado hiptese de: (A) interrupo do contrato de trabalho. (B) suspenso do contrato de trabalho. (C) suspenso condicionada do contrato de trabalho. (D) extino do contrato de trabalho. (E) supresso parcial do contrato de trabalho.

(FCC TRT MG -2009) O segurado que aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS:

tem

(A) tem seu contrato suspenso. (B) tem seu contrato extinto. (C) tem seu contrato interrompido. (D) poder trabalhar, mas em turnos reduzidos. (E) no poder trabalhar nunca mais, ainda que se recupere da doena que lhe rendeu a aposentadoria.

S-ar putea să vă placă și