Sunteți pe pagina 1din 33

SISTEMA MASTIGATRIO

Anatomia e Fisiologia

Profa. Karin Kristina

MASTIGAO

a primeira fase do processo digestivo; sua funo a digesto mecnica, ou seja, a fragmentao do alimento, permitindo a mistura do bolo alimentar com a saliva;
essa ir exercer sua funo de lubrificao e digesto qumica (pela amilase salivar), facilitando a deglutio. Lembrando que, nesse processo, os dentes em bom estado e articulaes eficientes so importantes.

MASTIGAO

Sistema mastigatrio...
Composto por dentes, msculos, ligamentos, nervos e demais rgos) apresenta dois tipos de atividade, a funcional (mastigar,deglutir, falar) e a parafuncional (apertar os dentes, ranger os dentes e outros hbitos bucais anormais).

MASTIGAO

Estes dois tipos de atividades so bem diferentes. As atividades funcionais so controladas e permitem ao sistema mastigatrio realizar as funes necessrias com um dano mnimo estrutura (dentes, msculos,etc).
as atividades parafuncionais no so controladas pelo nosso organismo e portanto so "destruidoras" causando grande dano s estruturas do sistema mastigatrio.

MASTIGAO ...

Um ato fisiolgico e complexo. A ao de:

Morder; Triturar; Mastigar.

A mastigao exige controle sincrnico da musculatura: Mastigatria; Facial; Lingual.

MASTIGAO

O papel dos msculos mastigatrios:

Produzir foras de mordida e ocluso que controle os movimentos da mandbula e equilibrando outras foras que agem sobre ela.

Masseter eleva, protrui e lateraliza a mandbula;


Temporal eleva e retrai mandbula; Pterigideo medial eleva e lateraliza a mandbula; Pterigideo lateral protrui, abre e lateraliza a mandbula.

Pterigideo Medial (Interno):

Origem: Face medial da lmina lateral do processo pterigide do osso esfenide Insero: Face interna do ngulo da mandbula Inervao: Nervo do pterigoideo interno (ramo do nervo facial - 7 par craniano) Ao: Ocluso e protruso

Pterigideo Lateral (Externo):

Origem: Cabea Inferior - Face lateral da lmina lateral do processo pterigide do osso esfenide Cabea Superior - Asa maior do esfenide Insero: Cabea do cndilo da mandbula e face anterior do disco articular Inervao: Nervo do pterigoideo externo (ramo do mandibular do nervo trigmio - 5 par craniano) Ao: Contrao Unilateral - Lateralizao da mandbula contralateral Contrao Bilateral Abertura e protruso da mandbula

Msculos da ATM - Masseter e Temporal

Msculos da ATM Pterigideos Lateral e Medial

Suco

Maturao das estruturas anatmicas e neurais

Mastigao

MASTIGAO

Processo de maturao ps-natal Lquido Pastoso Slido


Necessrio: Aumento do volume intra-oral Irrompimento dos dentes Amadurecimento da neuromusculatura Remodelao da ATM

MASTIGAO

Desenvolvimento:

Incio da mastigao: A partir da erupo dos primeiros dentes... Necessidade de estmulos de alimentos mais consistentes para exercitar e amadurecer o padro mastigatrio. 5 a 6m movimentos verticais; lngua amassa os alimentos contra o palato; 7m incio dos movimentos de lateralizao; lngua comea lateralizar o alimento; 1a a 1,6a mandbula inicia movimentos rotatrios, a mastigao j tem condies de ser bilateral e os lbios ficam selados. PADRO ADULTO DE MASTIGAO

NCLEO MOTOR TRIGMIO


CORTEX CEREBRAL (impulsos) ABERTURA DE BOCA/ENTRADA DO ALIMENTO
ativa

Comando do gerador de padro central

Mm. ABAIXADORES DA MANDBULA


T

C E

R
O

R
E B R A L

Mm. ELEVADORES DA MANDBULA

N C

SEQUENCIA RITMICA (ABAIXAMENTO, ELEVAO E LATERALIZAO)

Mastigao movimentos mandibulares


Abertura Fechamento Protruso Retruso Lateral
Lado Dir Lado Esq

MASTIGAO

Metas preparatrias para deglutio: Reduo dos tamanhos das partculas; Ao bacteriana (qdo fragmentado o alimento); Lubrificao das partculas
Nervos envolvidos durante o processo mastigatrio: trigmio facial

MASTIGAO

Objetivos Fragmentar alimentos para a preparao da deglutio e digesto; Promover ao bacteriana, quando fragmentados os alimentos para formar o bolo; Proporcionar fora e funo para o desenvolvimento normal dos ossos maxilares; Manuteno dos arcos dentais, com a estabilidade da ocluso.

MASTIGAO

Gerador do padro mastigatrio (2 componentes):


1. 2.

Gerador de ritmo Gerador de disparo

MASTIGAO

1. 2.

Comportamento mastigatrio (HIIMAE et al, 1996):


Mordida e estgio de transporte I Triturao Estgio de transporte II Liberao

3.
4.

1.
2. 3.

Comportamento mastigatrio (DOUGLAS, 1998):


Inciso Triturao Pulverizao

MASTIGAO

Comportamento mastigatrio : 1a. Mordida e estgio de transporte I

Abertura de boca de acordo com dimenso do alimento. Ex.: 28 mm para banana e 8 mm para biscoito. Percepo: informaes sensoriais

1b. Estgio de Transporte I

Alimento levado para faces oclusais posteriores, masseter abaixa o nvel de atividade porque a reduo do alimento ainda no est ocorrendo; o msculo geniohiideo = ativo devido atividade lingual.
HIIMAE et al, 1996

MASTIGAO

Comportamento mastigatrio:
2. Triturao:

Atividade do masster aumenta em relao ao


temporal, de acordo com aumento da consistncia do alimento;

Movimentos mastigatrios nesta fase so


afetados pelo tamanho, forma, consistncia e viscosidade do alimento
HIIMAE et al, 1996

MASTIGAO

Comportamento mastigatrio:
3. Estgio de Transporte II:

Transporte do alimento triturado pela lngua


atravs do pilar das fauces/faringe. Alimento pastoso e sorvete, aps mordida direto.

MASTIGAO

Comportamento mastigatrio: 4. Liberao:

Atividade dos msculos geniogloso e geniohiideo,


diminuio do masseter, juntamente com habilidade do bucinador. Tempo de liberao depende do alimento coleta dos restos alimentares no vestbulo pela atividade da lngua e bochechas
HIIMAE et al, 1996

MASTIGAO

1.

Comportamento mastigatrio:
Inciso mandbula eleva-se em protruso e apreende o alimento entre as bordas incisais. Aumenta a intensidade da contrao muscular elevadora da mandbula. H posicionamento do

alimento entre as superfcies oclusais pr-molares


e molares levados por movimentos coordenados da lngua e bochechas;
DOUGLAS, 1998

MASTIGAO

2.

Comportamento mastigatrio:
Triturao transformao dos alimentos em partculas menores pelos pr-molares, pois a presso intercuspidiana mais intensa; Pulverizao moenda das partculas pequenas.

3.

MASTIGAO

IMPORTANTE...

1. Eficincia mastigatria: depende do nmero de contatos oclusais


2. Mandbula realiza movimentos = protruso, retruso, lateralizao, dobradia (abertura e fechamento)

MASTIGAO
3. Abertura = mm. Pterigideos laterais (contrao bilateral), digstrico e infrahiideos (estabilizam osso hiide, para que os supra possam abaixar mandbula)
Fechamento rpido = mm. Temporais (ativao) e pterigideos medial e masseter (esmagamento) Lateralizao = mm. Pterigideo lateral e temporal posterior

MASTIGAO

IMPORTANTE...
4. Na ativao dos msculos elevadores, h desativao dos abaixadores e vice-versa 5. Atividade da lngua = 1o. Abaixa no soalho e posteriormente eleva para esmagar alimento contra palato. Retrao durante o esmagamento.

MASTIGAO
6. M. bucinador = junto com a lngua reconduz o alimento para faces oclusais dos dentes. Obs. Na mordida cruzada o bucinador trabalha mais, pois o alimento vai para o vestbulo sempre.

7. Palato duro = auxilia com a lngua esmagar o alimento, alm de contribuir para sensao de textura e temperatura.
8. Durante todo o processo mastigatrios os lbios devem estar em ocluso

MASTIGAO
9. Importante a alternncia dos lados realizando rotaes mandibulares... Facilita o desgaste simtrico dos dentes, estimulando as duas ATMs igualmente, auxiliando desta forma para o crescimento harmonioso da face; 10. Nas fases anteriores mastigao imprescindvel o contato da criana com diversos sabores, texturas e formas... Auxilia boa funo da mastigao!

MASTIGAO E MORFOLOGIA CRANIOFACIAL

Crescimento, desenvolvimento e equilbrio do S.E. dependem da hereditariedade, funes e hbitos alimentares (alm de outros) Alimentao dura X macia = fora mastigatria maior desenvolvimento do esqueleto maxilofacial Mastigao unilateral assimetria funcional dos msculos e movimentos mandibulares... Mastigao unilateral vinda de mastigao insuficiente

MASTIGAO E MORFOLOGIA CRANIOFACIAL

Tipo facial correlaciona-se com fora de mordida e com volume dos msculos masseteres e pterigideo medial. Ex. fora muscular rebaixada = face longa; fora muscular aumentada = menor altura facial.

Alteraes nas condies do S.E. (SISTEMA ENDODONTICO) = comprometem mastigao


Ex.: crianas com cries ou perdas dentrias precoces tendem diminuir mastigao e ingesto de alimentos que exigem corte e triturao.

ATIVIDADE PARAFUNCIONAL

O bruxismo uma atividade parafuncional que acomete o sistema mastigatrio, e nada mais do que o ranger e apertar de dentes , que pode ocorrer a noite e at mesmo durante o dia.
Podemos dizer que o bruxismo uma disfuno do sistema mastigatrio, de causa desconhecida, sem cura definitiva, que aumenta drasticamente com o aumento da tenso e provoca graves danos a todas as estruturas do sistema mastigatrio, devido aos movimentos desordenados e atrito entre os dentes.

S-ar putea să vă placă și